da France Presse, em Quito
O vulcão Cerro Azul, nas ilhas equatorianas Galápagos, não está mais em erupção, mantendo a salvo a fauna local --incluindo as famosas tartarugas gigantes, que vivem nos arredores do vulcão.
Guilhermo Granja/Reuters |
Tartarugas gigantes não foram afetadas pelas lavas do vulcão Cerro Azul, segundo comunicado do Parque Nacional Galápagos |
De acordo com o PNG (Parque Nacional Galápagos), depois de uma intensa elevação de lava, entre quinta-feira (29) e domingo (1º), paralisou-se o processo eruptivo do Cerro Azul, situado na ilha Isabela (a maior do arquipélago), onde a população está a cerca de 40 km da cratera.
O PNG anunciou que a lava percorreu cerca de 10 km sem provocar incêndios florestais e afetou, unicamente, espécies de flora.
Ainda segundo a nota do parque, guardas florestais e vulcanologistas confirmaram que o vulcão deu uma trégua após caminharem durante um dia e meio para chegar ao local, acrescentando que o novo fluxo de lava se juntou aos já solidificados das erupções de 1978 e 1998.
Além do Cerro Azul, há outros quatro vulcões ativos em Galápagos, entre eles o Sierra Negra, que registrou uma erupção importante em outubro de 2006, e La Cumbre, que lançou material durante três meses em 1995.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u408698.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário