sexta-feira, 6 de junho de 2008

Desenvolvida vacina contra flatulência de animais

Cientistas da Nova Zelândia alegam ter desenvolvido uma "vacina para flatulência", para reduzir drasticamente a quantidade de metano produzida por animais ruminantes como carneiros, gado, cabras e veados. Acredita-se que tais animais sejam responsáveis por mais da metade da emissão de gases causadores do efeito estufa, causando grandes problemas ambientais.


De acordo com o Telegraph, o ministro do Comércio do país Phil Goff, afirmou em uma reunião econômica em Paris que a solução está sendo estudada. "Nossa organização de pesquisa em agricultura completou um mapeamento do genoma que causa metano em animais ruminantes na semana passada e nós acreditamos que podemos fzer uma vacinação contra emissões da flatulência", disse Goff.

Esses animais produzem grande quantidade de gás por arrotos e flatulência, conforme seus estômagos digerem pasto. Na Grã-Bretanha, por exemplo, os animais são responsáveis por um quarto do gás metano produzido no país, mas em países com setor de agricultura maior, a proporção é elevada.

Na Nova Zelândia, 45 milhões de carneiros e 10 milhões de cabeças de gado emitiram cerca de 90% das emissões de metano do país, segundo o governo neozelandês.


Nenhum comentário: