quinta-feira, 12 de junho de 2008

Holanda terá teste de agressividade para liberar pit bull


da BBC Brasil

A Holanda vai aplicar um novo teste de agressividade de cachorros como condição para liberar a reprodução, posse e venda de cães da raça pit bull no país.

A chamada Lei Pit Bull, em vigor há 15 anos, vai ser revisada e a proibição de reproduzir, possuir e vender um cão da raça vai ser suspensa, segundo o Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Qualidade Alimentar holandês.


A decisão foi tomada depois que uma comissão especial publicou um relatório constatando que o número de ataques com mordidas de cães --seguidos ou não de morte-- não diminuiu desde que a lei foi implantada em 1993, quando três crianças foram mortas por pit bulls.

A cada ano, cerca de 230 casos de pessoas mordidas por cães são registrados na Holanda. Mas a comissão Van Sluijs concluiu que apenas uma pequena porcentagem dos pit bulls ainda existente no país está envolvida.

Agora, para evitar que novos ataques ocorram, todo animal que tiver mais de 35 cm do chão até o dorso e possuir, em seu histórico, casos de ataque, vai ter de se submeter ao novo teste para medir o seu grau de agressividade. Os que não passarem no teste serão sacrificados.

Teste

O teste aplicado atualmente na Holanda para medir a agressividade de cachorros é feito em um ambiente fechado e dura 45 minutos. Situações como uma pessoa saindo detrás de uma parede ou uma boneca lançada ao animal são reproduzidas para ver se ele reage mais ou menos agressivamente.

Mas o teste não satisfaz nem ao Ministério da Agricultura, nem aos donos e nem à Sociedade Protetora dos Animais e será modificado.

Uma das mudanças será a simplificação do teste e sua aplicação em ambiente aberto, já que a comissão Van Sluijs concluiu que a maior parte dos ataques contra adultos ocorre em locais públicos e abertos.

Há 193 cães com características de pit bull presos em canis na Holanda. Atualmente, se um determinado animal apresentar as características genéricas de pit bull listadas na Lei Pitbull, é aprisionado e possivelmente sacrificado.

Com a mudança na lei, os que não estiverem envolvidos em nenhum caso de ataque serão devolvidos imediatamente ao dono.

"Vitória"

A Sociedade Protetora dos Animais da Holanda comemorou a suspensão da lei que proíbe a reprodução e posse do pitbull.

O porta-voz do grupo, Niels Dorland, disse que "esta é a vitória de uma luta travada há 15 anos, já que até agora os pit bulls estavam sendo julgados pela sua aparência, e não por seu comportamento".

Para ele, a Holanda possui especialistas suficientes para desenvolver um teste eficaz e acabar com mortes inúteis de animais muitas vezes dóceis.

"O regulamento trouxe muito sofrimento e mandou muitos cães para 'asilos' que ficaram superlotados e a sociedade abalada. O novo regulamento não vai olhar para a raça do animal, mas sim se ele apresenta um comportamento agressivo".

Em muitos países europeus, como Dinamarca, França, Noruega, Polônia e Inglaterra, o pit bull é considerado "persona non grata".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u411610.shtml

Nenhum comentário: