Ativistas que condenam a crueldade com animais têm se manifestado na internet contra uma empresa chinesa que retira o bílis de ursos mantidos em cativeiro para produzir medicamentos. Os protestos contra a Gui Zhen Tang Pharmaceuticals Company se intensificaram depois de circularem notícias sobre a intenção de empresa em se lançar no mercado de ações.
A companhia transforma a bílis de ursos negros asiáticos em pó. O medicamento serviria para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado. Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa “sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China”, diz em nota o grupo ativista Animals Asia.
Internautas em toda a China espalham a notícia em blogs e sugerem um boicote aos produtos da empresa farmacêutica, baseada na província de Fujian, para tentar impedir a entrada da marca no mercado de ações.
A Gui Zhen Tang não comentou a reação dos ativistas nem deu detalhes sobre a abertura de capital em seu site, mas afirmou ser a maior empresa do ramo no sul do país. Segundo o comunicado, cerca de 400 ursos são mantidos em cativeiro atualmente, mas a empresa pretende expandir o número de animais para 1.200.
A nota também afirma que a companhia usa “métodos avançados e civilizados” para extrair o bílis dos ursos, sem a necessidade de usar tubos. “Essa é a primeira vez que vemos tantos chineses protestarem contra esse tipo de indústria”, disse Zhang Xiaohai à Reuters, diretor de assuntos externos da Animals Asia. (Fonte: Globo Natureza)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/17/66531-ativistas-boicotam-empresa-que-faz-remedio-com-bilis-de-urso-na-china.html
Um comentário:
Li uma materia hoje na revista Veja sobre a crueldade a que são submetidos esses animais, confesso que fiquei descrente da raça humana, principalmente em relação aos asiaticos. Mas, com essa noticia de que muitos chineses estão contra essas empresas, acho que existe uma luz no fim do túnel. Por via das dúvidas, participarei de alguma forma contra essa crueldade extrema!!!!!
Postar um comentário