sexta-feira, 16 de maio de 2008

ઇ‍ઉ Austrália sacrificará até 600 cangurus

Publicada em 16/05/2008 às 14h23m

O Globo Online

Cangurus australianos/Reuters

SYDNEY E CANBERRA - O governo australiano vai sacrificar de 400 a 600 cangurus, que ameaçam ecossistemas locais. O deslocamento desses animais para reservas em que não causem problemas é muito cara, alega o governo, e cruel, segundo alguns cientistas. Grupos ecologistas, entre eles, um apoiado pelo ex-Beattle Paul McCartney, estão enfurecidos com a ação.

- Se eles começarem essa matança, passaremos essas cercas - disse Pat O'Brien, da Associação de Proteção de Vida Silvestre sobre a base militar montada para executar os animais. - Estamos 24 horas por dia de olho.

O governo alega que esses marsupiais destróem o hábitat de outras espécies em extinção, como lagartos e insetos. E o Ministério da Defesa disse que o translado é caro demais e que contratou uma empresa para assessorar em "mortes de acordo com um trato humanitário para os cangurus".

- É um tratamento humano - diz o porta-voz militar Andrew Nikolic said.

Alguns cientistas defendem a matança argumentando que esse deslocamento é difícil, perigoso e cruel par os animais, sem garantias de que sobrevivam.

Das mais de 60 espécies de canguru, as mais numerosas na Austrália são o cinza e o vermelho, com população acima de 50 milhões.

Há um ano, o governo está indeciso sobre o sacrifício, com protestos internacionais influenciando em sua opções.

Paul McCartney apareceu em março no site da ONG britânica Viva! (Voz Internacional dos Vegetarianos pelos Animais) condenando a matança e chamando-a de "massacre vergonhoso". A Viva! lançou uma campanha na Europa e recolheu milhares de assinaturas no mundo todo contra a matança.

Em 2004, foram mortos 900 cangurus que causavam erosão. Na época, também houve enorme comoção, mas as asutoridades não mudaram de idéia.


fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/salvevoceoplaneta/mat/2008/05/16/australia_sacrificara_ate_600_cangurus-427412347.asp

ઇ‍ઉ A carne de porquinho da Índia é muito popular no Equador

A carne de porquinho da Índia é muito popular no Equador e está fazendo sucesso em Nova York.
Comendo porquinho da Índia
Comendo porquinho da Índia

ઇ‍ઉ Estatura ajudou primatas a viver em árvores

Cientistas dos Estados Unidos anunciaram ter concluído que a estatura pode ter permitido que pequenos primatas, ancestrais dos seres humanos, passassem a habitar as copas das árvores - uma mudança decisiva que ocorreu há cerca de 65 milhões de anos.

Há muito os cientistas vinham se questionando por que esses primatas optaram por viver nos galhos, apesar do gasto adicional de energia que a subida representa em relação a permanecer no chão e se locomover andando.

Na pesquisa, realizada na Duke University de Durham, no Estado da Carolina do Norte, os pesquisadores analisaram primatas como os lêmures (uma espécie que habita a ilha de Madagascar) quando estes andavam e se deslocavam verticalmente.

O estudo indicou, pela primeira vez, que não existe um aumento significativo no gasto de energia desses primatas - pequenos como ratazanas - quando eles sobem nas árvores.

Insetos e frutas
Jandy Hanna, da equipe de pesquisadores da Duke University, explicou à BBC que "os primatas mais antigos se diferenciavam de outros mamíferos em parte por explorarem um nicho nas árvores - os galhos nas extremidades".

Para tanto, esses primatas passaram por uma série de mudanças evolutivas, como o desenvolvimento de unhas em vez de garras, e de mãos com a capacidade de agarrar firmemente os galhos.

"O benefício de invadir esse novo habitat foi o acesso a um ambiente rico em insetos e frutas", disse Hanna. Segundo Robin Crompton, do grupo de pesquisa em Evolução e Morfologia de primatas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, a pesquisa mostra que, "para primatas de até cerca de 4 kg, o gasto energético da movimentação vertical sofre um incremento muito pequeno de acordo com o tamanho do animal".

"Por outro lado", ele disse, "estudos anteriores mostraram que isso não ocorre na locomoção por terra". O estudo americano foi divulgado na última edição da revista Science.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2891707-EI8145,00.html

ઇ‍ઉ Estás a favor o en contra de las corridas de toros??

VOTE CONTRA

*clique nas patinhas para votar*
Photobucket

ઇ‍ઉ Filhotes de foca aguardam momento de voltar ao mar

"Nala" é um dos filhotes de foca que espera ganhar peso para voltar ao mar

Filhotes de foca recebem cuidados em uma estação de criação no Mar do Norte, enquanto esperam o momento de poderem voltar ao mar. Nala é uma das foquinhas que está atualmente em Friedrichskoog, no nordeste da Alemanha.


Os filhotes de Phoca vitulina serão devolvidos à natureza quendo tiverem adquirido 25 kg, depois de quase três meses de tratamento, informa a agência AP.


ઇ‍ઉ Cães e gatos fazem teste de personalidade para ganhar donos nos EUA

da Folha Online

Você já deve conhecer a história: uma paixão à primeira vista por um animal de estimação acaba virando um transtorno tempos depois. Para evitar que isso aconteça, um programa norte-americano passou a realizar testes de personalidade em gatos e cachorros.

O objetivo é que eles ganhem donos de acordo com cada perfil, informa a agência de notícias Associated Press. Batizada de Meet Your Match (Encontre seu Companheiro), a iniciativa é da Sociedade Americana para a Prevenção de Maus-Tratos a Animais (ASPCA, na sigla em inglês).

Pat Sullivan/AP
Teste de personalidade criado nos Estados Unidos avalia qual o melhor gato para determinado candidato a dono e vice-versa
Teste de personalidade criado nos Estados Unidos avalia qual o melhor gato para determinado candidato a dono e vice-versa

Jim Monsma, da Liga de Resgate a Animais em Washington, ressalta que as pessoas vão ao gatil em busca de animais com determinada aparência. "Mas gatos não são todos iguais. Eles têm personalidades muito diferentes."

O protetor de animais é um dos 45 que utilizam agora o programa de "felinidade", desenvolvido por Emily Weiss, especialista em comportamento da ASPCA. Nele, são avaliados diversos fatores comportamentais dos gatos, como confiança e sociabilidade.

O animal é então relacionado a uma de nove categorias de personalidade, como "líder do bando", "investigador particular" (para os mais quietos e observadores) e "assistente pessoal" (que quer participar de tudo, como digitar quando você está no computador e "segurar" o jornal quando você está lendo).

Na outra ponta da adoção dos animais, há também um teste com os candidatos a donos, que precisam preencher um questionário. Tudo para evitar a incompatibilidade entre ambos, que, segundo Monsma, é a principal causa de devolução de felinos ao gatil.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u402608.shtml