terça-feira, 24 de junho de 2008

Operação do Ibama apreende 39 toneladas de sardinha

Por Kézia Macedo, do Ibama

Itajaí/SC - Operação ‘Sardinha Fora da Lata’ do Ibama apreendeu, na última quinta-feira, 39 toneladas de sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) em Itajaí, maior pólo pesqueiro industrial do país, localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina, a 80 quilômetros de Florianópolis. Ao todo, foram aplicados 450 mil reais em multas.

O produto, considerado ilegal por que os peixes foram capturados durante o primeiro dia do período de defeso da espécie, foi apreendido durante o desembarque no porto. Duas embarcações tiveram suas cargas recolhidas - Marília I e Carlos Francisco I. Os fiscais monitoram, em sistema de plantão, as embarcações pelo PREPS - sistema que rastreia as embarcações por satélite-, e podem afirmar quando esses barcos realizam os lances de pesca. A partir daí, monitoram sua chegada nos portos catarinenses e podem abordar esses barcos assim que atracam no porto.

Segundo o chefe do Escritório Regional de Itajaí, Márcio Burgonovo, “algumas embarcações que estavam na mira dos fiscais se dirigiram para o Porto de Santos para fugir da fiscalização”. Burgonovo avisa, porém, que equipes do Ibama nos Portos da região sul e sudeste já foram informadas a fim de agir para coibir efetivamente a prática desse ilícito.

A operação Sardinha Fora da Lata é conduzida pela equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Itajaí e pretende continuar a monitorar cerca de 99 embarcações da frota de traineiras que pescam sardinha no litoral catarinense até o dia 06 de agosto quando termina o defeso desta espécie. A ação tem o apoio do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) que nos cede as instalações e embarcação para a fiscalização.

Todo o pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas da região. As pessoas fizeram fila para levar sacos com a sardinha, que foi distribuída para populações carentes nas comunidades de Itajaí e municípios vizinhos.

Fonte: Esreg Ibama Itajaí


(Envolverde/Ibama)

http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=4bca161bfe581c200132f03b3ebd91ba

Tribunal rejeita apelo e ativistas japoneses ficarão mais nove dias na prisão

Por Redação Greepeace

Aomori, Japão — Embaixadas do Japão em todo o mundo receberam milhares de cartas-protesto pedindo a liberação dos ambientalistas.
O tribunal de Amori, no Japão, rejeitou apelo para libertar os dois ativistas do Greenpeace detidos na última sexta-feira (20/6) por expor um esquema de contrabando de baleia, envolvendo funcionários do governo japonês. Junichi Sato e Toru Suzuki passarão mais nove dias na prisão.

Mais de cem mil pessoas de todo o mundo enviaram cartas de protesto ao primeiro ministro do Japão, Yasuo Fukuda, e para o Ministo do Exterior, Masahiko Koumura, por meio das embaixadas de 28 países: O conteúdo da carta é o seguinte:

Caros ministros,

Escrevo para protestar, de maneira incisiva, contra a prisão de Junichi Sato e Toru Suzuki, que denunciaram o contrabando de carne de baleias no Japão.

Esses ativistas são inocentes. Eles devolveram a caixa de carne de baleias roubada da população japonesa que paga impostos. Eles cooperaram abertamente com a Polícia devolvendo a carne de baleia e apresentaram um dossiê completo de como ela foi obtida.

Com as evidências apresentadas, o promotor público de Tóquio deu início a uma investigação sobre o contrabando de carne de baleia que levanta sérias dúvidas sobre a escala e a extensão da irregularidade no programa de caça às baleias promovida pelo Japão na Antártica.

Essa investigação pode chegar às mais altas instâncias do governo japonês. Os responsáveis pelo escândalo têm que ser punidos. Prender ativistas que denunciaram o escândalo não é aceitável e sugere que a corrupção que eles revelaram à atenção mundial corre solta no governo japonês.

É um princípio essencial da democracia que aqueles que agem para expor irregularidade de um governo não devem estar sujeitos à intimidação ou ameaças.

Por favor, libertem os ativistas e persigam os criminosos.

Atenciosamente,

(Envolverde/Greenpeace)

http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=4bca161bfe581c200132f03b3ebd91ba

Vídeo do WWF-Brasil conscientiza sobre aquecimento global




O primeiro vídeo da trilogia Pense de Novo, batizado como “MUNDO”, mostra que as ações do homem estão causando o aquecimento do planeta por causa da emissão excessiva de gases de efeito estufa que formam uma espécie de cobertor de fumaça em volta do globo terrestre e impede o calor de sair da atmosfera.

http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=4bca161bfe581c200132f03b3ebd91ba

©
Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por AW4 Tecnologia


Fundação Zoo-Botânica firma parceria com a Vale para a transferência de duas gorilas

Os dias de solidão do gorila Idi, a principal atração da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), estão contados. A vinda de duas fêmeas da Fundação John Aspinall, da Inglaterra, se tornou possível graças à parceria da Sociedade dos Amigos da FZB-BH com a Vale , assinada com o objetivo de patrocinar não só o translado, mas também a reforma das áreas de quarentena, adaptações no recinto de exposição e o intercâmbio entre técnicos da Zoo-Botânica e da instituição européia. A expectativa é que as fêmeas estejam em Belo Horizonte em outubro e que, em dezembro, passem a fazer companhia ao gorila Idi.

Após quase 25 anos de pesquisa, trabalho e esforço por parte da equipe técnica, Belo Horizonte vai se transformar em um centro de reprodução da espécie Gorilla gorilla gorilla, seriamente ameaçada de extinção .

Para o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Evandro Xavier, a vinda das fêmeas significa a celebração de mais uma grande etapa vencida. "É uma grande conquista , principalmente, para a espécie, que se encontra em risco na natureza. Com o tempo será possível vislumbrar novas estratégias de reprodução da espécie em cativeiro e, com certeza, mudar a história do gorila Idi, tão querido em todo o país", afirma.
Durante a solenidade de assinatura da parceria, realizada no Centro de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero, o diretor de Ferrosos Sudeste da Vale, Silmar Silva, destacou a importância da formação do grupo de gorilas na capital. "É sempre possível transformar idéias em ações , o que demonstra o compromisso institucional com o meio ambiente", diz.

Após a fase de adaptação das duas novas fêmeas, espera-se uma boa convivência entre os três gorilas. Segundo técnicos da FZB-BH, Idi é um animal essencialmente social. Aos 35 anos de idade, ele aguada o tão sonhado "casamento" com as novas fêmeas , que possuem entre oito e nove anos.

Quem quiser mandar mensagens ou tirar dúvidas sobre o gorila Idi pode entrar em contato pelo e-mail gorilaidi@pbh.gov.br .

Histórico

O gorila Idi chegou ao Jardim Zoológico de Belo Horizonte em janeiro de 1975, acompanhado de uma fêmea, de nome Dada. Os dois vieram de um zoológico francês com aproximadamente dois anos de vida. Dada morreu em 1978 por complicações devido a uma otite. Em 1984 chegou ao Zoológico da FZB-BH uma fêmea de gorila chamada Cleópatra, procedente do Zoológico de São Paulo. Cleópatra chegou à Fundação apresentando um quadro clínico de desidratação e diarréia, vindo a óbito 14 dias após sua chegada à capital mineira.

Em 2004 existiam oito exemplares de gorila nas Américas do Sul e Central. Destes, dois primatas viviam no Brasil - Virgulino no Zoológico de São Paulo e Idi na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte . Em 2005 morreu Virgulino e, desde então, Idi passou a ser o único gorila vivo em cativeiro da América do Sul.


(Envolverde/Prefeitura de Belo Horizonte)
http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=4bca161bfe581c200132f03b3ebd91ba

Ucrânia planeja reserva de bisontes perto de Chernobyl

Autoridades pretendem introduzir no local espécie ameaçada de extinção.


- As autoridades da Ucrânia disseram que pretendem introduzir uma espécie ameaçada de extinção, o bisonte europeu, na zona de exclusão em volta do reator nuclear de Chernobyl. Nos próximos dois meses será criada uma reserva natural onde eles possam viver livremente na ausência de seres humanos.

O ministro encarregado de Chernobyl, Volodomir Shandra, disse que há áreas limpas dentro de um raio de 30 quilômetros onde o esquema piloto pode funcionar.

Se o projeto for bem sucedido, Shandra acredita que a reserva pode ser ampliada e aceitar até a visita de turistas.

A Ucrânia já autoriza visitas breves de turistas à zona de Chernobyl. Fauna e flora se desenvolveram em volta de Chernobyl desde que o pior acidente nuclear do mundo, em 1986, forçou a retirada de moradores da área.

Grupos militantes na Ucrânia dizem que o número de bisontes europeus diminuiu e há apenas uma dúzia de indivíduos no oeste do país, onde no passado havia muitos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid193377,0.htm

Paul McCartney defende comida vegetariana para reduzir aquecimento global

da Ansa, em Londres

Para Paul McCartney, existe uma maneira simples de contribuir na luta contra as emissões de CO2 que causam as mudanças climáticas: comer pratos vegetarianos todas as segundas-feiras.

Segundo o ex-Beatle, entrevistado pela revista britânica especializada em alimentos "The Grocer", evitar a carne um dia por semana é um hábito já muito difundido na Austrália, onde os consumidores estão conscientes do impacto ambiental dos grandes rebanhos de gado.

"Muita gente vai às segundas-feiras na academia", explica o músico, que há muitos anos é um vegetariano militante.

"A segunda-feira sem carne é um pouco como esse hábito de ir à academia, e além do mais você ajuda o planeta."

Para Paul, se você não pode renunciar completamente à carne, eliminar por um dia já é um passo a frente. "Uma das conclusões mais significativas do último relatório da ONU sobre mudanças climáticas é que teremos que comer menos carne. Não é a Sociedade Vegetariana que afirma isso, é a ONU", lembra Paul.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u415847.shtml

VAMOS MANDAR EMAIL PARA A EMBAIXADA DA ÍNDIA A FAVOR DO SR. RAM SINGH MUNDA, PRESO E SEPARADO DE SUA FILHA POR CRIAR UMA URSA.


Munda é um trabalhador oriundo das tribos que vivem nas florestas a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital do Estado, Bhubaneswar. Ele disse que achou o filhote no ano passado enquanto recolhia lenha. Munda levou o animal (uma ursa-beiçuda) para casa e o batizou de Rani (Rainha). Ela tornou-se membro da família, ainda abalada com a morte da mulher do indiano no ano anterior --especialmente sua filha, a pequena Dulki. Ele encontra-se preso, a ursa em um zoológico, onde se recusa comer e a filha de seis anos está num internato.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u415555.shtml

MODELO DO EMAIL:

S.E. Sr. Hardeep Singh Puri, Embaixador da Índia no Brasil
SHIS QL 08 Conjunto 08, Casa 01 Lago Sul, Brasília-DF
71.620-285
Brasil
Sr. Hardeep Singh Puri

Homem é preso por criar ursa-beiçuda para a filha na Índia

Estou escrevendo após tomar conhecimento de notícias da injustiça cometida contra o Sr. Ram Singh Munda, 35, preso por violar leis ambientais.
Munda é um trabalhador oriundo das tribos que vivem nas florestas a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital do Estado, Bhubaneswar. Ele disse que achou o filhote no ano passado enquanto recolhia lenha. Munda levou o animal (uma ursa-beiçuda) para casa e o batizou de Rani (Rainha). Ela tornou-se membro da família, ainda abalada com a morte da mulher do indiano no ano anterior --especialmente sua filha, a pequena Dulki.
Ele encontra-se preso, a ursa em um zoológico, onde se recusa comer e a filha de seis anos está num internato.
Eu gostaria profundamente que a investigação da situação relatada fosse urgente e resolvida, assegurando um fim ao sofrimento tanto do Sr. Ram Singh Munda, de sua filha e do animal em questão.

Devemos lutar pela vida, e não contra ela. Devemos apoiar aqueles que protegem os animais e não puní-los com leis controversas.
Atenciosamente,


para ser enviado à Embaixada. Não esqueça de assinar no final
ambassador@indianembassy.org.br
amb.brasilia@mea.gov.in

SITE DA EMBAIXADA DA ÍNDIA NO BRASIL: http://www.indianembassy.org.br/port/default.htm

Iveco lança caminhão “verde” na Espanha

A Iveco, empresa do Grupo Fiat, apresentou na Espanha um caminhão movido a GNC (Gás Natural Comprimido). O veículo é chamado pela empresa de “o primeiro caminhão verde frigorífico”, por emitir índices de óxidos de nitrogênio (Nox) inferiores aos dos caminhões movidos a diesel. O veículo vai fazer o transporte de produtos alimentícios.

A Iveco considera o gás natural um combustível alternativo, composto por metano, um hidrocarboneto que contém porcentagens de carbono inferiores à gasolina e ao diesel.

Enquanto a gasolina contém 13,5% de hidrogênio e 86,5% de carbono e o diesel, 13,5% e 86,5%, respectivamente, o metano é formado por 25% de hidrogênio e 75% de carbono.

http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=2016&id_tipo_noticia=6&id_secao=111

CRAS/MS - Há 20 anos na Trilha da Preservação

O CRAS/MS – CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES completa este ano duas décadas de trabalho pela preservação da fauna em Mato Grosso do Sul. Ligado ao IMASUL - Instituto de Meio Ambiente do Estado, o órgão executor das políticas ambientais, foi um dos primeiros Centros de Triagem de Animais Silvestres criado no Brasil, e hoje, reconhecido internacionalmente, serve como modelo e referência para outros países e estados brasileiros que possuem ações de conservação da fauna.

O centro foi criado em julho de 1988 para receber, triar, reabilitar e dar um destino adequado aos animais silvestres apreendidos em fiscalizações ou doados pela população. Nestes 20 anos de trabalho, o CRAS/MS já recepcionou mais de 270 espécies, entre aves, répteis e mamíferos, totalizando cerca de 21 mil animais. A maioria foi devolvida à natureza ou encaminhada para projetos de conservação, após um período de cuidados especiais com a equipe do centro, composta por biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores. Eles cuidam dos animais que chegam debilitados, vítimas de maus-tratos, alimentação inadequada, ferimentos ou mutilações.

Os técnicos ainda identificam os diferentes espécimes apreendidos e as áreas de ocorrência natural, bem como realizam avaliações clínicas do estado de cada um, com o objetivo de realizar a soltura de forma adequada na natureza, quando for o caso. A soltura feita aleatória e indiscriminadamente, sem triagem ou reabilitação, não garante a sobrevivência e o bem estar dos animais e também pode resultar na introdução de doenças e de espécies exóticas na região.

O trabalho do CRAS/MS vem mostrando que, embora muitos animais tenham condições de sobreviver depois de reabilitados e soltos em seu ambiente natural, o mais importante é sensibilizar a população e evitar que eles sejam retirados da natureza para servirem como animais de estimação, o que eles não são, garantindo a manutenção da fauna e de seu habitat.

Maiores informações: Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS pelo telefone: 67 3326 6003 ou Unidade de Educação Ambiental 67 3318 6025 e-mail: emgarcia@imasul.ms.gov.br

*Jornalista

Fonte: Heloisa Vasconcelos.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/junho/24/4.asp

Sea Shepherd constrange Ibama e MPF/RS a cumprir lei ambiental

Os dois feitos históricos promovidos pela Sea Shepherd Brasil no Tribunal Regional Federal da 4ª Região nos dias 16 e 29 de abril com condenação histórica da indústria pesqueira em valor superior a R$ 1.100.000,00 - já estão produzindo frutos e reflexos que vão muito alem do efeito pedagógico da indenização pecuniária. A repercussão nacional e internacional das decisões judiciais acabou trazendo grande embaraço ao Poder Público – diga-se Ministério Público Federal e IBAMA-RS – que parece agora finalmente saírem de um "longo período de letargia institucional" no que refere à proteção da costa marinha gaúcha.

A Constituição Federal é clara pelo art. 225: o Poder Público é obrigado a promover a proteção do meio ambiente e a lei ambiental inclusive prevê punição pela omissão. A notícia de que uma ONG pequena como a nossa está fazendo com sucesso o que o Ministério Público e o IBAMA-RS deveriam estar fazendo, sem dúvida causou certo desconforto para essas instituições. Sabidamente os cidadãos brasileiros pagam pesados impostos, que remuneram com altíssimos salários os servidores do Poder Publico. Isso evidentemente cria uma expectativa no cidadão mais atento, no sentido de ver o dinheiro pago aos cofres públicos sendo bem investido, ou seja, na proteção do meio ambiente. A sociedade civil precisa saber que não há nada de novo nisso, a efetiva proteção do meio ambiente é um direito constitucional fundamental de todo cidadão. Temos ótimas parcerias com o Poder Público no RS. Como exemplos podemos citar o Batalhão da Brigada Militar - PATRAM, com o Major Duarte; o Sr. Albio Cruz, Fiscal do IBAMA-RS de Santa Vitória do Palmar, sempre ativos e vigilantes na proteção do ambiente marinho. Infelizmente isso não é a regra, precisamos de maior comprometimento.

No mês de julho de 2008 o Ministério Público Federal de Rio Grande, RS, ingressou com 11 ações civis públicas contra a pesca de arrasto ilegal, com ampla divulgação na mídia. O IBAMA-RS também ingressou com ação judicial idêntica no dia 5 de junho de 2008, Dia Mundial do Meio Ambiente. A Sea Shepherd Brasil foi informada que o IBAMA-RS estará ingressando com mais uma dezena de processos judiciais contra a pesca de arrasto nos próximos dias.

Não é exagero afirmar que a Sea Shepherd Brasil foi responsável por toda esta mobilização. A verdade precisa ser dita: tanto o Ministério Público Federal quanto o IBAMA-RS estão de costas para o problema da pesca predatória de arrasto no Estado do RS! Ignoram também que mais de 8 mil famílias vivem direta ou indiretamente da pesca neste Estado. Estamos falando de peixe como fonte de comida para comunidades de pescadores artesanais. Não somos contra a pesca, mas é notório que a pesca industrial comercial precisa ser revista, pois está na contramão dos esforços mundiais de conservação. Nestes moldes ela é intolerável.

Este é um problema antigo no Brasil que vem se agravando desde 1950. Os métodos extrativistas pesqueiros são medievais e nunca foram debatidos de forma objetiva e produtiva. Temos plena consciência da importância do trabalho da Sea Shepherd Brasil para forçar o cumprimento da lei e promover mudanças no setor pesqueiro. Estamos muito felizes com os resultados. Nossa meta até o final deste ano é dar início aos cursos de capacitação na área jurídica para que outros advogados voluntários de outros Estados também tenham condições técnicas de promover ações civis publicas contra a pesca de arrasto marinho, porque como cidadãos temos o dever constitucional de proteger nosso patrimônio para as presentes e futuras e gerações.

Cristiano Pacheco é advogado e Diretor Jurídico do Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar, Pós-Graduado em Direito Ambiental pela UFPEL, Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RS, autor de livros e artigos em congressos nacionais e internacionais, advogado do escritório Siqueira Castro Advogados – Porto Alegre.

Informações pelo telefone (51) 9969-7300.

O Instituto Sea Shepherd Brasil - Guardiões do Mar, integra a Sea Shepherd Conservation Society que também tem escritórios na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Francça e África do Sul. A Sea Shepherd Conservation Society foi fundada em 1977, nos Estados Unidos, pelos fundadores do Greenpeace, que, ao engajarem-se nesse novo projeto, criaram um movimento de caráter mais ágil, objetivo e ativista. Atualmente, a SSCS conta com a participação de milhares de voluntários em todo o mundo.

Fonte: Sea Shepherd.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/junho/24/7.asp

Multinacionais começam a abandonar patrocínio de touradas

Desde o final de abril, no seguimento de iniciativas de protesto e de pré-aviso de boicote promovidas pela ANIMAL e com participação de centenas de portugueses e estrangeiros, bem como por várias organizações estrangeiras parceiras da ANIMAL, sete empresas nacionais e multinacionais que mantinham algum tipo de envolvimento comercial ou apoio, sob a forma de patrocínio ou outro, com touradas em Portugal afastaram-se dos eventos tauromáquicos com os quais estavam envolvidas. Algumas tomaram uma posição forte de condenação da crueldade contra animais quando anunciaram o fim da sua relação com o evento tauromáquico com o qual estavam relacionadas.
1 - A 23 de abril, menos de 24 horas depois do início dos protestos, a cadeia internacional Ben & Jerry\'s - que estava a surgir como patrocinadora da Garraiada Académica de Lisboa - comunicou, através da sua sede no Reino Unido, o fim desse patrocínio. Segundo a Ben & Jerry\'s Reino Unido, a empresa em Portugal estava a patrocinar as festas acadêmicas de Lisboa e não tinha conhecimento de que estas incorporavam uma \'garraiada\' - tourada com garraios, touros de um a três anos de idade. A Ben & Jerry\'s afirmou ter sido indevidamente associada à garraiada e ordenou aos promotores que retirassem qualquer referência à marca dos cartazes e de todos os elementos, uma vez que não a apoiava nem queria ter qualquer envolvimento com esse evento de violência contra animais.

2 - No mesmo dia, os promotores da Garraiada Acadêmica de Lisboa apresentaram a Caixa Geral de Depósitos como empresa patrocinadora da garraiada. Mais uma vez, em resposta aos protestos gerados pela ANIMAL, também esta empresa - ainda no dia 23 de abril - esclareceu sua posição, afastando-se da garraiada. Segundo um relações públicas da Caixa de Geral de Depósitos que contactou a ANIMAL, a CGD patrocinou as festas de Lisboa, Porto e Coimbra, apoiando as associações acadêmicas que as promoveram, mas declarou especificamente não querer apoiar as garraiadas ou ver a sua marca e imagem surgir de algum modo associada a estas. A Garraiada Acadêmica de Lisboa aconteceu, infelizmente, em 30 de abril, mas sem patrocinadores.


3 - No dia 8 de maio, a Unicer / Super Bock respondeu aos pedidos que lhe foram endereçados para que deixasse de patrocinar a \'Corrida da Flor de Homenagem à Mulher Alentejana\', uma tourada que estava anunciada para acontecer em 10 de maio, em Moura. No comunicado emitido pela empresa, a Unicer afirmou que "a presença de Super Bock Mini nos materiais promocionais da Corrida da Flor de Homenagem à Mulher Alentejana resulta de um infeliz equívoco operacional", e declarou que iria "proceder ao recolhimento dos materiais promocionais que associam a marca a este evento", explicando ainda que "a Unicer e as suas marcas sempre respeitaram e respeitarão os direitos e garantias dos animais e nunca, em circunstância alguma, foi cometida qualquer ilegalidade, provocação ou ameaça sobre os mesmos", estabelecendo, finalmente, que "a associação ou apoio a este tipo de eventos não faz parte da estratégia de comunicação de Super Bock ou de qualquer marca da Unicer", assegurando também "que não existem planos para que esta posição seja alterada no futuro". Ao tomar esta feliz posição, a Unicer distanciou-se positivamente da crueldade contra animais, deixando a tourada, que supostamente iria patrocinar, sem patrocinadores.

4 - Depois de ter sido alvo de protestos nacionais e internacionais por surgir como apoiadora do vergonhoso programa de propaganda pró-tauromáquica semanal \'Arte & Emoção\', emitido pelo canal 2 da RTP, a Kodak não só se afastou completamente de qualquer envolvimento com as touradas, como foi mais longe. Em 26 de maio, o presidente da Kodak Reino Unido, Julian Baust, escreveu que "a Kodak não aceita de modo algum a crueldade contra animais", tendo adiantado que, "logo após ter sido informada desta situação, a Kodak pediu que a associação da marca Kodak ao dito programa Arte & Emoção fosse encerrada".

5 - Em 28 de maio, dois dias depois da Kodak ter se afastado comercial e promocionalmente das touradas e ter condenado a crueldade contra animais, a cadeia internacional de hotéis Marriott International respondia aos protestos pelo fato de sua unidade das Caldas da Rainha, o \'Marriott Praya d\'El Rey Golf & Beach Resort\' estar oferecendo um pacote turístico tauromáquico a seus clientes, impulsionando o turismo de touradas na cidade, onde aconteciam as \'Primeiras Jornadas Taurinas das Caldas da Rainha\'. Na resposta do grupo de hotéis aos protestos, a vice-presidente de Vendas & Marketing para a Europa Continental do Marriott International informou que o pacote que estava a motivar os protestos havia sido cancelado, depois de "ter sido revisto" pela administração.

6 - No dia 12 de maio, o jornal 24 Horas deixou de ser anunciado como apoiador da \'1ª Grande Corrida Vidas / Correio da Manhã\', uma tourada que iria acontecer no Campo Pequeno no dia 15 de maio e da qual, originalmente, o \'24 Horas\' seria uma das entidades patrocinadoras. Esta dissociação surgiu, mais uma vez, no seguimento de protestos gerados pela ANIMAL e dirigidos ao grupo Controlinveste, que detém o \'24 Horas\'. O \'24 Horas\' já tinha apoiado outras touradas que tinham decorrido naquela praça antes desta de 15 de maio e, infelizmente, voltou a apoiar touradas depois de se ter dissociado daquela tourada, estando atualmente a ser já anunciada a \'3ª Grande Corrida 24 Horas\', o que fez com que o \'24 Horas\' e o grupo Controlinveste voltassem a estar no centro dos protestos e das ameaças de boicote. A verdade, porém, é que o jornal hesitou em seu aparente compromisso com o apoio às touradas e deixou de patrocinar aquela tourada em particular, quando antes esse apoio estava anunciado.

7 - No dia 17 de junho, foi a vez da Melka. Esta marca sueca de roupa estava a surgir como apoiadora do programa tauromáquico \'Arte & Emoção\', que já tinha perdido o apoio da Kodak. Em face dos protestos que se fizeram sentir, o administrador regional ibérico da Melka comunicou ontem à ANIMAL que "a Melka não teve nem tem intenção de associar-se a nenhum evento de natureza cruel e muito menos contra os animais", tendo acrescentado que "as pessoas que estão à frente da marca são humanas e sensíveis", encontrando-se "do outro lado", onde, segundo o mesmo responsável, "também estão pessoas com as mesmas preocupações de defesa dos animais, o que é o meu caso", afirmou. Nesta comunicação, o porta-voz acrescentou que a empresa aproveitava "esta oportunidade para apresentar desculpas sobre o acontecido e termos, sem intenção, ferido qualquer susceptibilidade", tendo especificado que, à data desta comunicação, tinham sido já "dadas instruções específicas ao apresentador do programa para ser retirada qualquer identificação da marca no programa em causa". Mais uma vez, o programa \'Arte & Emoção\' perdeu um importante patrocinador.



Neste momento, outras empresas estão ainda a ser alvo de protestos e pedidos para que terminem as suas associações presentes com a tauromaquia. Entre estas, contam-se a cerveja Sagres, do grupo Central de Cervejas, o banco Crédito Agrícola, a marca de vestuário Guess?, a rádio Cidade FM, a Worten e a Ticketline.

Segundo Rita Silva, vice-presidente da ANIMAL, "a mensagem que queremos passar a estas e a todas as outras empresas é que apoiar a tortura de animais que faz parte do que é a tourada, além de eticamente inaceitável, é também uma opção ruinosa, em termos publicitários, promocionais e comerciais. Por todo o mundo e certamente em Portugal, os consumidores estão cada vez mais conscientes, mais informados, mais preocupados e mais activos. Dispõem-se a boicotar um produto, marca ou empresa quando há uma associação destes a violações dos direitos humanos, dos direitos dos animais e/ou a comportamentos ambientalmente incorrectos e irresponsáveis - mas também se dispõem e têm um especial interesse em consumir os produtos e serviços de marcas e empresas ética, ecológica e socialmente responsáveis, premiando as suas boas condutas. Isto significa que as empresas que se afastaram das touradas ou que não estão envolvidas com estas são agora empresas preferidas pelos consumidores que se preocupam com os direitos dos animais, enquanto as empresas que não se afastarem das touradas e as que se vierem a envolver com estas e mantiverem este envolvimento serão boicotadas em detrimento daquelas cuja conduta e posicionamento éticos a este respeito forem positivos e respeitadores dos direitos dos animais".

"Sem todos estes patrocínios perdidos e sem aqueles que já não surgirão porque muitas outras empresas perceberão, através destes exemplos, que é ética e comercialmente mais compensador ficar longe da tauromaquia, a existência de touradas em Portugal está felizmente ainda mais fortemente ameaçada. O seu fim já não tardará a chegar", afirmou a dirigente da ANIMAL.
* www.animal.org.pt

http://gaepoa.org/site/?m=Noticia&id=121


Reunião no Chile discute futuro das baleias

Cerca de 500 delegados de 78 países participam na capital do Chile, Santiago, da 60ª reunião anual da Comissão Internacional Baleeira (CIB).

Na abertura do encontro, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou ao Congresso um projeto de lei para a criação de um santuário de baleias na costa chilena, onde a caça será proibida.

O encontro, com duração de cinco dias, reúne países favoráveis e contrários à caça de baleias.

Durante a reunião, os participantes vão debater se a caça e o comércio de baleias devem ser regulamentados ou se é necessário pôr um fim definitivo à prática.


BBC Brasil

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2967983-EI8145,00.html

Baleia de 20 m é encontrada morta na Espanha


Uma baleia cachalote de cerca de 20 m foi encontrada morta na beira da praia de Font de Sa Cala, em Mallorca, na Espanha, informou o site do El Mundo. O animal ficou preso em redes de pesca soltas em alto mar, que causam a morte de muitos cetáceos na costa de Capdepera.


Biólogos realizarão uma autópsia somente amanhã, já que o animal se encontra em um local de difícil acesso. Após o exame, a baleia será retirada da beira da praia.

O objetivo dos especialistas é complementar um informe anual, com amostras e arquivos fotográficos de cetáceos encontrados mortos.


ONG quer que comissão defenda baleias, não baleeiros

A Comissão Internacional Baleeira (CIB) se reúne hoje em Santiago, no Chile, para discutir temas como a manutenção da moratória à caça comercial de baleias e a criação do Santuário do Atlântico Sul. Para a organização não-governamental Greenpeace, que participa do encontro, a CIB precisa converter-se em uma entidade que protege as baleias e não os baleeiros.


A comissão foi criada em 1946 com o propósito de oferecer métodos eficazes para a conservação de baleias e, ao mesmo tempo, de tornar possível o desenvolvimento ordenado da indústria baleeira. Integram o CIB países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, França, Nova Zelândia, Peru, Estados Unidos e África do Sul.

Para a coordenadora do Programa de Baleias do Greenpeace, Leandra Gonçalves, o "real objetivo" do CIB consistia em fortalecer a indústria baleeira. Ela explica que, dos anos 80 para cá, com a entrada de países com visão conservacionista, a caça de baleias começou a ser questionada. Atualmente, 75 países integram a CIB 42 são conservacionistas e 33, "baleeiros".

Os únicos que, segundo Leandra, praticam a caça de baleias são Japão, Islândia e Noruega. O destaque negativo, de acordo com o grupo ambientalista, é direcionado ao Japão. Leandra acusa o país de praticar a compra de votos, sobretudo, de países pequenos africanos e caribenhos. "Eles acabam votando a favor de interesses baleeiros."

Além da moratória e da criação do santuário, o Greenpeace irá exigir, durante o encontro, que se mantenha uma maioria de países conservacionistas durante as discussões da comissão. "Para que leve a comissão a defender as baleias e não os baleeiros."

O grupo ambiental defende ainda a ação imediata dos países membros para reduzir as ameaças modernas às baleias, como a poluição, os sons subaquáticos e sonares, as colisões com navios, as mudanças climáticas e as redes de pesca.

Dados do grupo ambientalista apontam que só as redes de pesca matam 300 mil baleias e golfinhos todos os anos o equivalente a um animal morto a cada 90 segundos.

Outra medida proposta pelos ativistas é que o governo japonês anuncie o fim do programa de caça científica no Santuário de Baleias do Oceano Antártico. Segundo a ONG, os estudos provocam a morte de mil baleias a cada temporada. A contra-proposta do grupo é que o Japão realize pesquisas não-letais, que possam beneficiar o meio ambiente da região.

"Eles usam uma brecha no texto da convenção que permite fazer caça com fins científicos mas não deixa de ser uma caça comercial, porque eles acabam utilizando esse material de pesquisa para venda comercial. A gente sabe que existem cerca de 4 mil toneladas estocadas em congeladores no Japão, o que faz com que já não tenha uma saída ou um mercado muito forte para a carne de baleia no mundo."

Leandra reforça que, já no primeiro dia de reunião, há um clima de possível consenso e de diálogo pacífico entre os países membros. "O que a gente ainda não sabe é se isso vai ser bom ou ruim". O encontro termina na próxima sexta-feira.


Homem é preso por criar ursa-beiçuda para a filha na Índia



da Associated Press, em Nova Déli

Esta deveria ser a comovente história de um homem que adotou uma ursa órfã das florestas no leste da Índia para torná-la parte da família, confortando a filha pequena que havia acabado de perder a mãe. Mas, quando as autoridades ambientais viram a notícia na mídia local na semana passada, virou uma tragédia.


Ram Singh Munda, 35, foi preso por violar leis ambientais. A ursa foi mandada para um zoológico, onde se recusa a comer. E a filha de seis anos está em um internato.

Agora, ativistas, sensibilizados com a compaixão de Munda, tentam libertá-lo e reunir a família.

"Condenamos fortemente o modo como as autoridades prenderam esse homem pobre e analfabeto que não sabia das normas oficiais", afirma Jiban Ballav Das, líder da entidade People for Animals no Estado de Orissa.

Munda é um trabalhador oriundo das tribos que vivem nas florestas a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital do Estado, Bhubaneswar. Ele disse que achou o filhote no ano passado enquanto recolhia lenha.

Munda levou o animal (uma ursa-beiçuda) para casa e o batizou de Rani (Rainha).

Ele tornou-se membro da família, ainda abalada com a morte da mulher do indiano no ano anterior --especialmente sua filha, a pequena Dulki.

"Eles me prenderam. Como minha filha vai sobreviver?", perguntou o indiano no canal CNN-IBN enquanto era levado para a prisão. "Não consigo entender por que fui punido por cuidar bem de um urso que estava perdido na floresta e poderia ter morrido se eu não o tivesse levado para minha casa."

A ursa está em uma área isolada do zoológico da região.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u415555.shtml

Portugal: Encontro nacional quer plano para salvar animais

Reforçar e Modernizar a Protecção dos Cães e Gatos em Portugal
Encontro nacional quer plano para salvar animais
A associação Animal promove no próximo sábado, em Lisboa, uma reunião
aberta a todos os que se interessam pelos animais. A inscrição termina
amanhã.

Isabel Lopes
11:33 | Segunda-feira, 23 de Jun de 2008



Os canis/gatis municipais são o destino de milhares de animais
Criar um plano de princípios e de acção para mudar "a situação de
calamidade nacional que afecta os cães e gatos em Portugal " é o
objectivo de um encontro nacional que a associação Animal promove no
próximo sábado, em Lisboa.

Sob o lema "Reforçar e Modernizar a Protecção dos Cães e Gatos em
Portugal", o encontro é aberto a todas as pessoas, grupos e
organizações que se interessam pelo tema e que são convidadas a
apresentar propostas e sugestões para "benefício exclusivo" dos
animais.

No quadro traçado pela Animal sobre a situação actual, é sublinhado
que "todos os anos muitas centenas de milhares de cães e gatos em
Portugal continuam à espera de um melhor futuro, de sistemas eficazes
de protecção, de estruturas de qualidade que ofereçam respostas para
os problemas que os afectam". Um plano que, sublinha a associação,
nunca chega, pese embora os animais continuem a ser "abandonados pelas
suas famílias ou nascendo nas ruas, vítimas de crueldade e/ou
negligência, incluindo no domicílio, aprisionados à espera da morte em
canis/gatis municipais, alojados em abrigos sobrelotados de
instituições de protecção dos animais que não têm mãos a medir para
lidar com tantas necessidades".

Para participar neste encontro nacional é obrigatório, devido a
questões logísticas (razão pela qual o local ainda não foi divulgado),
efectuar uma inscrição (gratuita) para rita.silva@animal.org.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=342&Itemid=89

Guarulhos: Zoonoses não apanha pit bull solto na rua

Moradora solicita captura, mas órgão só pega animais doentes e invasores


O Centro de Controle de Zoonose de Guarulhos rejeitou um pedido para
capturar um pit bull que estava solto e sem focinheira, assustando
moradores em Cumbica. A Prefeitura confirmou a rejeição e disse que o
CCZ só é obrigado a capturar animais doentes ou que tenham invadido
residências.

O cachorro, sem dono, estava na rua Renato Ometi, onde funciona um
projeto de atendimento a crianças. A lei estadual 12.353/2005 obriga
que pit bulls, considerados bravos, saiam à rua de focinheira. A
moradora Cida Maranhão disse que o cachorro estava agitado e apareceu
na hora em que 250 crianças de 7 a 10 anos saíam da instituição para
tomar lanche do outro lado da rua.

Ela ligou para a polícia e foi orientada a ligar para o CCZ. "Liguei
no 190 e o policial pediu para ligar na Zoonoses. Liguei e a senhora
Cida me disse que não podia fazer nada porque a Zoonoses não captura
mais animais sadios, só doentes. Disse a ela que as crianças estavam
correndo perigo, mas ela respondeu que não podia fazer nada e que
procurássemos outros órgãos, mas não me falou quais. A sorte é que um
vizinho laçou o cachorro e levou-o para outro lugar", disse.

Por meio da assessoria de imprensa, o CCZ informou que "a lei estadual
12.916, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, proíbe a
captura e sacrifício de animais sadios. Só podem ser capturados
animais invasores (que entram nas residências) ou em sofrimento, que
possam transmitir qualquer tipo de doença."

Segundo Feliciano Filho (PV), a lei de sua autoria não tem nenhum
artigo sobre captura. "A lei estadual não trata da captura, e sim da
matança. Para isso é necessário o bom senso, pois caso esse cão
denunciado venha atacar alguém a responsabilidade será da Zoonose",
disse. Feliciano disse que moradores de Guarulhos estão ligando em seu
gabinete, orientados por funcionários do CCZ. A assessoria informou
que averiguaria a informação.

ISABELLE A menina de Isabelle, de um ano e seis meses, que no sábado,
14, foi atacada na cabeça por um pit bull no quintal da casa onde mora
com a mãe, no Jardim Elisabete, faleceu ontem.

http://www.olhao.com.br/geral_23062008103921.shtml
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=340&Itemid=89

PMA prende caçadores com animal silvestre em extinção

O mutum-de-penacho, ave silvestre na lista de extinção, estava preso
em gaiolas

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bataguassú prendeu ontem dois
caçadores no município de Santa Rita do Pardo.

João de Souza, de 48 anos e Sérgio de Araújo Holsback, de 26 anos,
estavam na Fazenda São Francisco, onde foram presos em flagrante.

Com eles foram apreendidas várias armas, entre elas um revolver
calibre 38, duas espingardas, sendo um rifle marca Winchester calibre
22 e uma cartucheira calibre 36, além de 23 munições, frascos com
pólvora, chumbo e espoleta.

Os policiais apreenderam ainda gaiolas com três pássaros Curiós, um
crânio de veado e uma ave da espécie "mutum-de-penacho", que está na
lista da fauna em extinção.

Os caçadores foram encaminhados à delegacia de Santa Rita do Pardo,
onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, manter
animais silvestres em cativeiro e posse de subproduto (crânio do
veado) da fauna.


http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=230022
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=338&Itemid=89