segunda-feira, 12 de maio de 2008

Velha teimosia

Estourou no último dia 28 de abril o prazo limite para que os pecuaristas da Ilha do Bananal, em Tocantins, retirassem seu gado da região. A teimosia vem se arrastando desde 1999, quando saiu a primeira ação contra as mais de 100 mil cabeças que pisoteam o local. Após uma série de recursos ao longo dos anos, no dia 27 de março de 2008 a Justiça Federal do estado lançou mão da última instância contrária ao rebanho. Até hoje a boiada continua por lá, ocupando o Parque Indígena do Araguaia e maltratando os ecossistemas.

http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=66

Tainha

O Ibama editou nesta semana uma instrução normativa que estabelece novas regras para pesca da tainha nas regiões sul e sudeste do país. Entre outras medidas, fica proibida a prática de todas as modalidades de pesca nas desembocaduras de estuários e lagunas entre os dias 15 de março e 15 de agosto

http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=66

Água mineral faz bem para cães e gatos?

Cuidar do seu animalzinho com boa ração e água é fundamental para mantê-lo saudável e feliz. Mas ao contrário do que muitos pensam, água mineral não é a mais indicada para cães e gatos, pois pode causar cálculo renal.

Alguns cachorros, principalmente os de raças pequenas, têm tendência a formar pequenas pedrinhas que podem se instalar no trato urinário. Para prevenir essa doença, alguns cuidados são necessários. A médica veterinária Andrea Cristina Meirelles, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Toledo, comenta que o ideal é que cães e gatos bebam água filtrada, preferencialmente de filtro de barro. “Não é bom dar água mineral todos os dias para cachorros e gatos, porque pode ajudar na formação de pedras nos rins e vias urinárias.”

Isso vale para cães que possuem predisposição a desenvolver doenças renais, como os das raças dachshund, dálmata, poodle, maltês, lhasa e yorkshire terrier. Para os felinos, a freqüência é maior em animais que foram castrados.

Além da água, a comida também pode ajudar na produção de cálculo no organismo do animal. “Excesso de proteínas e comida muito seca também causam cálculo. Por isso é bom, tanto para cães quanto para gatos castrados, variar um pouco a alimentação com aquelas comidas em latinha”, explica Andrea. Água da torneira também pode ser usada, desde que seja tratada e não esteja contaminada.


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/animal/conteudo.phtml?tl=1&id=752778&tit=gua-mineral-faz-bem-para-caes-e-gatos

repassado para mim por:
Ana Cris

Cadela volta a enxergar com córnea de plástico

Dixie, uma cadela de sete anos, da raça Mountain Cur, na cidade de Runnells, no Estado de Iowa, voltou a enxergar após receber uma córnea de plástico com uma cirurgia inédita nos Estados Unidos. O animal estava menos ativo desde que começou a perder a visão, mas agora está de volta a seu ritmo normal de vida.


"Ela costumava caminhar logo atrás de mim quando saíamos pra passear. Ela não podia ver e estava assustada", disse sua dona, Brett Williams, segundo o site LiveScience. "Agora ela quer correr à frente."

Dixie recebeu o primeiro implante de córnea veterinário da América do Norte, e um dos raros já realizados no mundo. Durante a cirurgia, a professora-assistente do centro veterinário da Universidade do Estado de Iowa, Sinisa Grozdanic, removeu a córnea danificada e a substituiu por uma sintética e permanente.

Em transplantes de córneas de outros cachorros, freqüentemente o corpo de receptor rejeita a córnea. Já a sintética, elaborada pela companhia alemã Acrivet, não contém material biológico e, por isso, tem menor chance de rejeição.

"Nós estamos contentes por Dixie", disse Sinisa. "Ela foi nossa paciente por um longo tempo e nada parecia funcionar para ela. Ela estava gradualmente perdendo a visão e finalmente conseguimos fazer algo que melhoraria definitivamente sua qualidade de vida".

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2882725-EI8145,00.html

Gafanhotos formam enxames para não serem devorados

Cientistas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália dizem ter descoberto o que levaria gafanhotos a formarem os imensos enxames que destróem lavouras em alguns dos países mais pobres do mundo. Segundo os especialistas, os insetos se reúnem e saem voando em grandes grupos por temerem ser devorados por outros gafanhotos do grupo. O estudo foi publicado na edição online da revista científica Current Biology.


Gafanhotos são tidos como herbívoros, mas o grupo de cientistas, liderados por Iain Couzin, da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, observou que às vezes estes insetos apresentam comportamento canibal.

Se há escassez de alimento, jovens gafanhotos ainda incapazes de voar começam a comer uns aos outros.

De acordo com a teoria, esse comportamento gera pânico no grupo, levando outros gafanhotos a sair marchando para longe dos "canibais" famintos, que seguem atrás. Os enxames teriam início, portanto, a partir de grandes grupos de gafanhotos em marcha no solo.

Segundo os pesquisadores, os insetos marcham dezenas de quilômetros. Uma vez iniciado, este movimento tende a se manter, até o momento em que, tendo atingido a maturidade, os gafanhotos alçam vôo.

Enxame
Os pesquisadores elaboraram esta teoria após estudar gafanhotos jovens. Eles usaram um sistema computadorizado de análise de movimento para acompanhar os insetos em marcha em uma área cercada.

Um enxame de gafanhotos pode conter bilhões de insetos e consumir milhares de toneladas de vegetação em um único dia. O enxame, que soa como chuva, escurece o céu do deserto e desce sobre as lavouras, deixando a terra nua e destruindo toda a vegetação em seu caminho.

O fenômeno ameaça seriamente os suprimentos de alimentos em países afetados. Os pesquisadores dizem esperar que o estudo contribua para a compreensão de quando, onde e por que esses bandos de jovens insetos se formam.

Segundo eles, isso seria crucial para o controle de populações de gafanhotos e a prevenção de desastres ambientais.

BBC Brasil


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2881963-EI8145,00.html



Macacos obesos passam por dieta no Japão

Parque vai colocar cerca para impedir visitantes de jogarem comida
Parque vai colocar cerca para impedir visitantes de jogarem comida

A administração do parque Ohama em Sakai, perto de Osaka, no Japão, se viu obrigada a tomar medidas para combater a obesidade de seus macacos Rhesus. Em junho de 2007, o parque diminuiu a alimentação diária dada a estes primatas, de 10 kg de comida para 2 kg, mas cerca de 30% dos 50 Macaca mulatta parecem estar ainda com sobrepeso, devido à alimentação dada pelos visitantes.


Segundo a agência Reuters, o parque também planeja construir uma cerca que impeça os visitantes de jogarem comida aos macacos. Além da cerca, o parque está colocando placas de "não alimente os animais".

Dicas para sua casa ficar de bem com o planeta


Cada vez é maior a preocupação com o meio ambiente, por isso, aprenda como você pode contribuir no seu dia-a-dia

Anamaria Rinaldi

Muito tem se falado nos últimos anos sobre pequenas atitudes que você pode ter para reduzir a destruição do planeta. Por isso, reunimos uma lista de ações simples que você pode adotar no seu dia-a-dia:

1. Separe o lixo da sua casa, coloque os plásticos, pets, alumínio e vidro em recipientes distintos e leve a um local de reciclagem, caso não haja coleta seletiva na sua rua.2. Esqueça o stand-by: desligue ou tire da tomada os equipamentos eletrônicos quando não estiver usando para economizar com os gastos de energia elétrica.

3. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que reduzem o consumo de energia, ajudando o planeta e o seu bolso.

4. Quando for ao supermercado, evite utilizar sacolas plásticas derivadas de petróleo, que são difíceis de reciclar e levam centenas de anos para se decompor. Leve uma sacola de tecido ou um carrinho ou opte por carregar as compras em caixas de papelão.

5. Não lave a calçada com mangueira. Se for preciso, use água da chuva ou de reuso.

6. Não deixe torneiras e chuveiros abertos desnecessariamente. Tome banhos rápidos e quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, por exemplo, feche a torneira.

7. Não deixe o celular carregando mais do que o tempo necessário.

8. Não jogue o óleo usado na cozinha diretamente no ralo da pia, isso entupe a rede de esgoto e contamina os rios. Coe-o e guarde-o em uma garrafa pet ou vidro e, quando encher, entregue para uma entidade ou pessoas que fazem sabão com o óleo usado.

9. Evite descartar pilhas e baterias no lixo doméstico.

10. Componentes eletrônicos como computadores e celulares também não devem ser jogados no lixo, pois têm uma imensa dificuldade de se degradar na natureza, além de muitos deles conterem substâncias tóxicas. Já existem empresas que recolhem esses aparelhos em casa.

11. Evite usar a impressora, a não ser que seja realmente necessário ter a informação impressa. Nesse caso, prefira sempre usar papel reciclado.

12. Verifique se não há nenhum vazamento na casa, inclusive na descarga do banheiro.

13. Para evitar o desperdício, instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário ao acionar a descarga.

14. Doe as coisas que você não queira ou não use mais, como livros, por exemplo.

15. Procure utilizar lâmpadas com sensores na entrada da casa, assim você evita que esqueçam as luzes acesas à noite.

Fonte: IG casa

http://casa.ig.com.br/noticia/2008/04/30/dicas_para_sua_casa_ficar_de_bem_com_o_planeta_1291933.html

Água: Nosso Ouro Branco

Tarcianne Carvalho Frota, Rildo Santiago Santos, Ana Cláudia Barbosa Viana (*) e Myrian Abecassis Faber

RESUMO

O presente artigo busca elaborar considerações sobre recursos hídricos, bem como a água potável, visualizando para a necessidade de conscientização da humanidade sobre utilização adequada desse bem comum, da preservação do meio ambiente de forma ecologicamente correta e equilibrada para a presente e futuras gerações. Principalmente, entendermos a responsabilidade quanto essa riqueza mundial.

CONCLUSÃO

A água é um elemento essencial à vida. Mas, a água potável não estará disponível infinitamente. Ela é um recurso limitado. Parece inacreditável, já que existe tanta água no planeta. Cada pessoa possui seu estilo de vida e cada um sabe como e o que pode fazer para reduzir os impactos negativos de sua existência. O essencial é que hoje todos tenham consciência da relevância de seus atos e possam repensar estratégias que garantam uma vida digna e com algum conforto para as futuras gerações; pois depende de nossas atitudes hoje, e da forma como estabelecemos os padrões de consumo, o futuro da vida como conhecemos, em nosso planeta.

O homem tem o direito de criar tecnologias e promover o desenvolvimento para suprir suas necessidades, mas não tem o direito de desrespeitar a natureza, nem tampouco destruí-la. Em geral, temos que ter plena consciência de que a água é finita, pois só iremos tomar consciência da importância da água quando faltar. Devemos lutar contra a escassez e eliminar as situações de desperdício, manter o equilíbrio do uso da água, para que no futuro não venhamos a sofre a falta desse “ouro branco” água.

Leia na íntegra:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=38121

Repassado para mim por:
Ana Cris

Polícia Militar Ambiental soltou três jacarés-de-papo-amarelo na Estação Ecológica de Carijós


Na manhã desta quinta-feira, 08.05.2008, a Polícia Militar Ambiental soltou três jacarés-de-papo-amarelo na Estação Ecológica de Carijós, Norte da Ilha de Santa Catarina.

Os animais encontravam-se no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Polícia Ambiental, no Parque do Rio Vermelho, onde receberam alimentação e tratamento adequado, após terem sido capturados em Palhoça, Santo Antônio de Lisboa e outro em Jurerê, em áreas residências próximas ao mangue onde acabaram assuntando os moradores.

A causa dos animais deixarem o seu habitat foram as fortes chuvas que atingiram a região, provocando alagamento dos mangues e riachos.

Segundo o Sgtº Marcelo Duarte da Polícia Ambiental, a população não precisa ter medo dos jacarés, pois não há registro na região de ataque de jacaré-de-papo-amarelo contra as pessoas, a convivência é de absoluta paz.


fonte:
http://ecosul.wordpress.com/

Ajudando a divulgar Animais Procurados: SP - PR - RJ / São Paulo - Praia Grande - Curitiba - Teresópolis

Prezados Amigos,

Continuamos auxiliando na busca dos animais abaixo e solicitamos ajuda para divulgação.

Caso conheçam pessoas que morem nas proximidades dos locais da ocorrências, basta entrar no Cartaz Virtual do animal e fazer fácilmente a divulgação ou ainda imprimir os cartazes:

------------

----------------------------------------------
> REX - Poodle / Preto / Perdido desde 28/11/2007 - Guilhermina - Praia Grande - SP
Cartaz Virtual: www.renad.com.
br/cartaz/cartaz_REX.asp
Álbum de Fotos: http://www.renad.vet.br/galeria/rex
------------
----------------------------------------------
> OLIVE - Mestiça Pastor / Preta / Perdida desde 15/04/2008 - Comary - Teresópolis - RJ
Cartaz Virtual: www.renad.com.
br/cartaz/cartaz_OLIVE.asp
------------
----------------------------------------------
> NINA - Pastora Alemã / Capa Preta / Perdida desde 02/03/2008 - Jd das Américas - Curitiba - SP
Cartaz Virtual: www.renad.com.
br/cartaz/cartaz_NINA_curitiba.asp
------------
----------------------------------------------
> COOCKY - Gato Siamês / Preto/Marrom / Perdido desde 31/03/2008 - Perdizes- S Paulo - SP
Cartaz Virtual: www.renad.com.
br/cartaz/cartaz_COOCKY.asp
------------
----------------------------------------------
> GRENNA - Schnauzer Mini - / Sal/Pimenta / Perdida desde 20/03/2008 - Moema - São Paulo - SP
Cartaz Virtual: www.renad.com.
br/cartaz/cartaz_GRENNA.asp
Álbum de Fotos: http://www.renad.vet.br/galeria/grenna.html
------------
----------------------------------------------
Essas e outras ocorrências podem ser vistas neste Mural: www.renad.com.
br/page/mural.asp
Finais Felizes: www.renad.com.
br/page/finais.asp

Quaisquer notícias sobre o animail acima pode ser informadas diretamente ao proprietário, através de email ou formulário que se encontra na página dos dados da ocorrência, ou para achei@renad.com.br

Grato

Clara Dias
Equipe RENAD
Ajudando Animais e Pessoas
www.renad.com.
br

Petição pelos animais que foram abandonados no Chile por causa do vulcão

Com um vulcão em atividade na cidade de Chaitén, as pessoas estão evacuando a área por vontade própria ou obrigadas pelo governo, e os animais estão sendo ABANDONADOS.
Imagina a situação desses bichinhos.
Uma ONG local estava tentando resgatá-los, mas não foi permitida.

*clique nas patinhas para assinar a petição*

Photobucket