segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

REPASSANDO E DIVULGANDO: Behind The Mask - Por trás da Máscara (A história das pessoas que arriscam tudo para salvar os animais)

Vejam o documentário Behind The Mask - Por trás da Máscara (A história das pessoas que arriscam tudo para salvar os animais)

www.vista-se.com.br/btm

Veterinária denuncia omissão de municípios no socorro à fauna em áreas de risco

A veterinária Andrea Lambert, da Comissão Especial de Defesa e Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), denunciou hoje (23) a omissão dos governos municipais no socorro aos animais que se encontram em áreas de risco na serra fluminense, após as fortes chuvas que devastaram a região há 12 dias.

“Quando acontecem esses desastres naturais, não há nenhum envolvimento do Poder Público em relação ao resgate dos animais. Pelo contrário. Eles até se recusam a socorrer os animais, que ficam abandonados nas áreas de risco”, disse Andrea.

Essa atitude, afirmou a veterinária, fere as constituições federal e estadual. “Ele (o governo municipal) é omisso até em nível constitucional. Está na Constituição proteger a fauna. É dever dele”. Segundo Andrea, o único apoio foi recebido do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado à Secretaria do Ambiente do Estado do Rio.

A Comissão Especial da Alerj entrou em contato com organizações não governamentais (ONGs) protetoras de animais e está apoiando o trabalho de resgate. “Tudo sem nenhum apoio da prefeitura, como geralmente acontece”, enfatizou Andrea. Os cães e gatos, entre outros animais abandonados, estão sendo encaminhados pelas ONGs para abrigos montados em galpões e centros integrados de Educação Pública (CIEPs), onde recebem doações de pessoas sensíveis à causa.

Andréa Lambert informou que no Vale do Cuiabá, distrito de Itaipava, na cidade de Petrópolis, a comissão da Alerj esteve vistoriando a situação dos haras, por solicitação do Inea. Constatou que os próprios proprietários se encarregaram de enviar veterinários à região para atender os cavalos feridos e providenciar os cuidados necessários.

Segundo ela, no restante das áreas de risco, “continua a omissão” por parte das administrações municipais. A comissão da Alerj vai realizar novas visitas à região serrana para avaliar as condições de socorro aos animais, sempre que for solicitada.

Andrea observou que a comissão não tem função executiva, mas somente fiscalizadora. “A gente está tentando melhorar as condições dos protetores para que eles façam um dever que nem é deles. É do governo, da prefeitura”.

Hoje (23), foram realizadas no Rio feiras para adoção de animais resgatados das chuvas na região serrana. No Parcão da Lagoa, zona sul da cidade, somente de manhã foram distribuídas cerca de 300 senhas para a adoção de 40 animais. O organizador da feira, Marco Antonio Totó, anunciou que a partir de 5 de fevereiro as feiras serão realizadas em todos os bairros das zonas sul e oeste cariocas, com o objetivo de reduzir a superlotação de animais nos abrigos dos municípios afetados pela tragédia.

Autor: Agência Brasil
Data: 23/01/2011


http://www.jornaltribunalivre.com/noticias/index.php?id=1295803839

Mais de 360 animais estão à espera de um lar em Maringá-Pr

Maringá tem ao menos 365 animais para adoção, a maioria cães, acolhidos em organizações não governamentais e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Só as três ONGs da cidade têm 335 bichos à espera de um lar.

No CCZ há 30 cães – 11 adultos e 19 filhotes. Antes de serem doados, os animais são castrados. A Associação de Proteção aos Animais de Rua (Aparu) consegue doar até cinco cães por mês.

A ONG Anjos dos Animais promove feiras de adoção aos sábados e já chegou a doar 100 animais em 30 dias. A Sociedade Protetora dos Animais (Spam) abriga 110 animais, a maioria cachorros. Quem adota um cão junto à Spam, que tem parceria com a Pedigree, recebe um kit com ração, patês, prato e bolinha.

O CCZ informa que consegue um dono para 70% dos animais abrigados na entidade. Os demais são eutanasiados, mesmo saudáveis. "Nosso espaço é pequeno e quando precisamos abrir vagas para receber mais cães, os mais antigos, infelizmente, são eutanasiados", lamenta o oficial de controle animal, Alexandre Aparecido Pinto.

Serviço

Quem quiser adotar um dos animais do CCZ pode entrar em contato pelos telefones 3901-2204 ou 3901-1176, de segunda a sexta-feira, das 18 às 17 horas. O único requisito para a adoção é apresentar o CPF e o RG.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/386140/mais-de-360-animais-estao-a-espera-de-um-lar-em-maringa.html


Animais de estimação que sobreviveram à tragédia são adotadas no Rio

Rio de Janeiro, 23 jan (EFE).- Uma centena de cachorros e gatos que sobreviveram à tragédia ocasionada pelas fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, onde morreram 809 pessoas, foi adotada.

Os 60 cachorros e 40 gatos resgatados pelas equipes de socorro nas seis cidades afetadas pelo temporal foram entregues entre sábado e domingo a famílias que compareceram a uma feira de adoção de animais de estimação realizada no Rio de Janeiro.

A feira, organizada por ONGs protetoras dos animais, também arrecadou remédios e alimentos para os bichos de estimação, muitos deles hospitalizados.

As entidades acompanharão o processo de adoção dos animais de estimação mediante um seguimento veterinário gratuito.

As autoridades calculam que pelo menos 500 animais de estimação morreram por causa das inundações e dos deslizamentos, e outros 300 estão com seus donos nos abrigos para os desamparados ou em clínicas veterinárias.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/01/23/animais-de-estimacao-que-sobreviveram-a-tragedia-sao-adotadas-no-rio.jhtm