terça-feira, 22 de julho de 2008

Papagaio salva família de incêndio no Reino Unido

da France Presse, em Londres

Francis Hall, 59, está pensando em recompensar seu papagaio-cinza africano após o animal ter salvado a vida de sua família. Apavorada com o fogo que começou dentro da casa localizada em Hampshire, a mascote gritou até acordar os moradores.

AP
Considerada a mais inteligente das aves, papagaio-cinza pode aprender 5.000 palavras
Considerada a mais inteligente das aves, papagaio-cinza pode aprender 5.000 palavras

Bob, de três anos, deve até ganhar uma companhia depois do feito, ocorrido na manhã do último domingo (20). As chamas tomaram conta da cozinha e, ao chegar perto do local onde o papagaio ficava, ele começou a gritar, despertando Hall e seus dois filhos.

"Com certeza ele terá alguns mimos --brinquedos novos, um balanço, um sino e um espelho", afirmou o dono do animal ao jornal "Southern Daily Echo". "E parece a hora certa para lhe dar uma companhia", completou Hall.

A família sofreu intoxicação por fumaça, mas Bob não se feriu.

"Eu achava Bob muito chato, com esses gritos e barulhos. Mas agora não. Ele é uma lenda. Salvou nossas vidas", disse Sam, 8, filho de Hall.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u424934.shtml

Filipino é suspeito de matar e comer águia rara

O governo das Filipinas instruiu promotores do país a entrar com um processo contra um fazendeiro que teria matado e comido uma das águias mais raras do mundo. O homem de 22 anos, Brian Balaon, poderá ser condenado a até 12 anos de prisão se for considerado culpado da morte da águia.

A águia morta está entre as maiores e mais fortes do planeta, mas também é uma espécie muito ameaçada. Ambientalistas estimam que existem menos de 250 aves adultas na natureza. Por isso, a história do que aconteceu a uma dessas águias, ainda jovem, atraiu a atenção de muitas pessoas.

Restos
Os restos da ave foram encontrados em um parque nacional filipino há duas semanas. A águia tinha sido libertada no local em março de 2008, munida de um dispositivo de rastreamento.

Quando guardas florestais notaram, pelo dispositivo de rastreamento, que a ave não se movia há algum tempo, iniciaram as buscas e encontraram o esqueleto e o transmissor perto de uma árvore.

O fazendeiro Brian Balaon se apresentou depois, afirmando que tinha matado a águia com uma espingarda de ar comprimido e comido a carne com amigos. Balaon afirmou que não sabia que a águia era uma espécie ameaçada. Se for considerado culpado, o fazendeiro poderá ser condenado a uma pena que varia de seis a 12 anos de prisão.

O secretário de Meio Ambiente das Filipinas pediu que a punição do fazendeiro seja severa para mostrar que as autoridades querem aplicar as leis de proteção da vida selvagem no país.

BBC Brasil

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3023793-EI8145,00.html

SÃO BERNARDO PARA DOAÇÃO URGENTE EM SP... FOI ABANDONADO PELA DONA!


QUEM TIVER INTERESSE EM ADOTAR E PUDER OFERECER OS CUIDADOS BÁSICOS QUE ESTE CÃO NECESSITA ENTRAR EM CONTATO COM MARINALVA NOS SEGUINTES TEL:
(11) 47534663
(11) 96495405

A PROBEM atendendo ao convite da protetora Miriam Guzzoni do Antiquário Anjo Barroco,
informa que a partir do mês de agosto realizará Campanha de Adoção de Animais e Ações Educativas para guarda e convívio responsável, (as ações estarão focadas sobretudo para as crianças e terão a supervisão de pedagogas e educadoras).

As campanhas ocorrerão sempre no 1º sábado de cada mês das 10h às 16h, no Antiquário Anjo Barroco, próximo ao Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2189)

O cartaz segue anexo. Contamos mais uma vez com a generosidade de todos na divulgação, para que muitos animais encontrem lares responsáveis.

Aproveitamos para convidar as protetoras e entidades que desejarem participar conosco para que façam o cadastro dos animais pelo telefone: 8406 67 60 ou e-mail: doacaodeanimais@ig.com.br com a Sheila.

Um abraço,
Mirian Gotin
Presidente
PROBEM - Associação de Proteção e Bem Estar Animal
www.doacaodeanimais.com.br

VIVISSECÇÃO - ENQUETE NA REVISTA ÉPOCA

Em entrevista publicada na edição de 21/07/2008 da Revista Época, o pesquisador americano Michael Conn diz que a proibição do uso de animais em experiências científicas pode dificultar o avanço da medicina.

Qual sua opinião sobre o emprego de cobaias em laboratórios? Participe da enquete da revista acessando

http://revistaepoca.globo.com:80/

Sacolas “ecologicamente corretas” geram renda para mulheres em comunidade de Curitiba (PR)

O hábito de levar às compras sacolas não descartáveis, em substituição às de plástico fornecidas pelos estabelecimentos, criou um mercado que viceja entre os mais variados públicos. A Tok&Stok, por exemplo, está divulgando um linha de sacolas elaboradas com “materiais ecologicamente corretos, de vinil, fibra natural e tecido, que além de ajudar a preservar a natureza, são opções versáteis com grande durabilidade, que evitam o desperdício”.

Essa “moda” positiva do ponto de vista ambiental acompanha uma tendência planetária, de rechaçar o uso desenfreado das sacolinhas plásticas. Em Curitiba (PR), porém, a produção de sacolas não descartáveis tornou-se instrumento para a elevação da renda e – sobretudo – da auto-estima de mulheres residentes no bairro Cidade Industrial, na chamada Vila Verde.

Lá, uma cooperativa que hoje reúne 17 costureiras confecciona até 25 mil sacolas por mês, a depender da demanda. O produto é feito em algodão cru, que em geral recebe aplicação de logomarcas em serigrafia, também a gosto do cliente, operação feita com tinta à base de água.

Inicialmente, quando de sua fundação, há oito anos, a cooperativa tinha a proposta de atuar no ramo de panificação. Depois, por iniciativa de sua presidente, Julieta Maria Cerri, já experiente em costura, voltou-se para esse trabalho.

Ela conseguiu o apoio da unidade fabril da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa desenvolve um projeto social – o Peça por Peça -, que incluiu, entre outras, oficina de corte e costura. Com isso, foram treinadas mais mulheres que juntas, a partir desse aprendizado, começaram a fornecer uniformes para a empresa. A Bosch uniu-se a outros empreendimentos da região para doar o maquinário com que hoje opera a cooperativa, batizada de Coopercostura.

Daí para as sacolas foi um passo pensado empresarialmente por Maurício Rogério Moskven, o gerente contratado para profissionalizar as atividades do grupo. “Já estava na hora da cooperativa ocupar outros espaços”, disse ele a AmbienteBrasil.

Em meados de 2007, o projeto se concretizou. De uma pequena quantidade produzida e comercializada a princípio junto ao setor de panificação de Joinville (SC), que já procurava uma alternativa aos sacos plásticos, a Coopercostura alçou vôos grandiosos. Só para cinco supermercados em Santa Catarina, vende hoje de 4 mil a 5 mil sacolas em algodão por mês.

A produção já chegou a vários estados do país, sendo significativa parcela destinada a São Paulo e também ao Paraná, onde os principais clientes estão em Curitiba e na Região Metropolitana da cidade. Lá, escolas particulares tornaram-se clientes ocasionais, distribuindo as sacolas como brindes em suas respectivas feiras de Ciências, eventos que, de modo geral, incluem algum apelo em prol da preservação do meio ambiente.

“Começamos a conscientizar as crianças e isso já gerou um mercado diferenciado”, diz Maurício.

Somadas as encomendas da clientela mais fixa, a cooperativa que nasceu modesta hoje comercializa entre 15 mil e 20 mil sacolas todos os meses. Isso quando não há demandas especiais. Nesse momento, por exemplo, o grupo trabalha a todo vapor para atender um de seus clientes, o Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Vão ser distribuídas 12 mil sacolas – chamadas pela divulgação de “eco bags” – na II Mostra Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que acontece entre 13 e 15 de agosto, na Fundação Bienal, em São Paulo.

Essa performance invejável não rende, contudo, o desejável em qualidade de vida para as cooperadas. Como na iniciativa privada, o vilão é a excessiva carga tributária com que o empreendedor brasileiro é obrigado a conviver.

Até 2007, a Coopercostura era beneficiada pela adesão ao programa Simples do Estado do Paraná. Com o advento do Simples Federal, um item na lei barra o enquadramento de cooperativas e, por conta dele, o grupo passou a ter que destinar cerca de 35% de seu faturamento a impostos. “É um absurdo, porque isso é um projeto de distribuição de renda”, diz Maurício. “Já tentamos várias formas de reverter essa cobrança, mas não tivemos eco em lugar nenhum”, lamenta.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39568

Abolição da Pasta de Fígado de Ganso e de Pato (Foie-Gras) na União Européia

Assine a Petição:
http://www.stopgavage.com/pt/assinar.php

Doação para pingüins

Continuam chegando pingüins a Salvador e o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) já opera quase no limite. Já são 41 aves e a demanda é crescente. (...)

Diante das limitações, o instituto está recebendo doações de peixes (manjuba ou sardinha), jornais e mantas para manter as aves aquecidas...



Source/Quelle: Doação para pingüins

Link: Pingüins em marcha
Link: Pingüins invadem litoral brasileiro; Espírito Santo registra 220 animais
Link: Pingüins são encontrados em praias de Salvador


http://www.centrovegetariano.org/index.php?id=35702

Igualdad Animal expõe modo como empresa de carnes CampoFrío mantém e trata os animais‏

La empresa de productos cárnicos Campofrío ha lanzado una campaña publicitaria ridiculizando el vegetarianismo. Desde Igualdad Animal hemos decidido responder realizando una investigación en una de las granjas que les suministran.

Varios activistas de la organización entramos en dos ocasiones en la granja Degapor, situada en Burgos y que suministra cerdos a Campofrío. Tras examinar las 9 naves de que consta, obtuvimos cientos de imágenes y varias horas de vídeo que documentan cuál es la realidad que se oculta tras los anuncios que promueven el consumo de productos animales.

A través de nuestra sección de vídeos, podrás visualizar el vídeo en respuesta a su campaña publicitaria o visitar la galería de imágenes y difundirlo entre tus amistades.

http://www.investigacionesanimales.org/

Itália: Defensores dos animais fazem petição para Papa renunciar a estola de arminho

Roma, 22 Jul (Lusa) - Uma das principais associações italianas de defesa dos animais revelou segunda-feira que colocou uma petição na Internet a solicitar ao Papa Bento XVI que deixe de usar a estola de arminho nas celebrações litúrgicas no Vaticano.

Lorenzo Croce, presidente da Associação Italiana de Defesa dos Animais e do Ambiente, esclareceu que a petição não pretende ser um acto provocatório e disse que não quer organizar uma manifestação anti-religiosa.

"Queremos apenas levá-lo, numa mensagem de amor e paz, a dar um sinal importante no sentido da protecção dos animais e do ambiente, ao realizar um pequeno mas muito significativo sacrifício pessoal", declarou o activista à agência Ansa.

A associação abriu um sítio na Internet (cujo endereço é www.firmiamo.it/papasenzaermellino) para recolher assinaturas e Lorenzo Croce prevê apresentar a petição ao Papa em Setembro.

Joseph Ratzinger resgatou do vestuário papal peças como o "camauro" (um gorro) ou a "mozzetta" (uma capa comum entre os cardeais), ambos com um rebordo em pele de arminho.

HSF.

Lusa/fim

keywords: ambiente
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200807228573456


ASSINE A PETIÇÃO:


Veneno de cobra da Amazônia é vendido por US$ 31 mil no exterior

Por Chico Araújo, da Agência Amazônia

Animais, plantas, essências, sangue humano e até veneno de cobras da Amazônia tornaram-se negócio lucrativo.

BRASÍLIA – O comércio de animais, plantas, essências, sangue humano e até veneno de serpentes da Amazônia tornou-se um negócio bastante lucrativo no planeta. A constatação está no relatório da CPI da Biopirataria, encerrada em 2005.

Depoimentos revelam que o grama do veneno da cobra coral é comercializado por US$ 31 mil e uma arara canindé custa US$ 1,8 mil. A venda de veneno de cobra e essências de plantas tornou-se corriqueira em algumas regiões brasileiras. Ele aponta a pouca fiscalização como causa principal.

Durante as investigações, a CPI da Biopirataria se deparou com outros dados preocupantes. Os deputados ficaram sabendo que uma espécie de cobra jararaca contrabandeada da Amazônia vale hoje mais de US$ 1 mil , e uma aranha-marrom, US$ 800. Eles também descobriram que sapos amazônicos podem custar de US$ 300 a US$ 1,5 mil e besouros coletados na região do rio Solimões, no Amazonas, podem valer até US$ 8 mil.

O professor Gonzalo Enriquez, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), avalia esse tipo de comércio só vai diminuir quando o governo investir no controle da biopirataria. Para ele, “a inércia governamental tornou o Brasil refém dos detentores das tecnologias da ponta, que buscam de forma arbitrária a transferência de recursos genéticos para suas indústrias, principalmente a farmacêutica”.

Enriquez lembra que o tráfico de animais silvestres movimenta hoje de US$ 10 a US$ 20 bilhões no mundo. No Brasil, segundo os cálculos do professor, a cifra atingiu US$ 1,5 bilhão ao ano. Isso representa cerca de 40 mil animais silvestres. “A situação é muito grave”, reconhece o coronel Antônio Carlos de Brito Azevedo, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará. Azevedo diz que as extensas fronteiras amazônicas, aliado à pouca fiscalização e à documentação esquentada, facilitam a prática da biopirataria.

“Para combater a biopirataria, a saída é promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento para o conhecimento e a exploração da diversidade biológica do País”, sugeriu Ione Egler ao depor na CPI. Egler atuava como coordenadora de Políticas e Programas de Pesquisa em Biodiversidade, Ministério da Ciência e Tecnologia.


Terra preta contrabandeada

Outro tipo de saque foi revelado pelo professor Frederico Arruda, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com ele, a terra preta, uma espécie de rocha que só existe ao longo dos rios Negro e Nhamundá, no Amazonas, vem sendo saqueada de nós, juntamente com o material arqueológico nela contido. Essa terra estaria sendo levada para os Estados Unidos e Europa para melhorar a qualidade de solo nas regiões agricultáveis.

Arruda também que as rãs Phyllomedusa bicolor, conhecida popularmente por sapo kampô, têm sido alvo de biopiratas. Esse tipo de rã é contrabandeado devido a seu potencial farmacológico. A Phyllomedusa contém demorfinas e foi contrabandeada para a Europa, especificamente para a Itália, a partir do rio Javari, pela antropóloga Katharine Milton, da Universidade da Califórnia. Segundo Arruda, os biopiratas têm usado índios para retirar material genético e essências de plantas e animais da Amazônia.

No seu depoimento à CPI, o professor Frederico Arruda contou ter sido alvo, há mais de duas décadas, de tentativa de cooptação para a prática de biopirataria. Segundo Arruda, os aliciadores seriam os italianos Franco Caneva, da empresa Simes, de Milão, Itália, e Vittorio Krispamer, do Istituto di Farmacologia Médica da Universidade de Roma. “Eles queriam que eu enviasse para o exterior, pelos correios, plantas e peles da rã Phyllomedusa”, contou. Em troca do serviço, os italianos teriam prometido dinheiro e co-autoria em trabalhos científicos.

(Envolverde/Agência Amazônia)


http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=9aee017361ce618a1b6427a515eb449a

Governo regulamenta Lei de Crimes Ambientais

Brasília - A regulamentação da Lei de Crimes Ambientais será assinada hoje (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será às 15h, durante a inauguração do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Floresta Nacional de Brasília, no entroncamento das rodovias BR-070 e DF-001.

O governo lança, na mesma solenidade, o Programa Nacional de Segurança Ambiental e cria o Corpo de Guarda-Parque e a Guarda Nacional Ambiental.


Os centros de Triagem de Animais Silvestres são dotados de sala para receber animais apreendidos, área de quarentena para acomodação e recuperação e viveiros de reabilitação. Eles permitem o desenvolvimento de pesquisas e o aperfeiçoamento técnico por meio de parcerias com as universidades.


De acordo com o Ibama, são apreendidos, em média, 45 mil animais silvestres por ano em todo o país. As aves representam a maior parte dos animais traficados. Em segundo lugar vêm os répteis, seguidos pelos mamíferos.


(Envolverde/Agência Brasil)


http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=9aee017361ce618a1b6427a515eb449a


Programa vai orientar ações de educação ambiental e mobilização social

Brasília - O Ministério das Cidades apresenta nesta terça-feira (22), programa destinado a orientar o aperfeiçoamento das ações de educação ambiental e mobilização social que integram projetos de saneamento financiados ou custeados pelo governo federal.

O trabalho, que será apresentado de 10h ao meio-dia no auditório do ministério, foi desenvolvido por um grupo de trabalho interinstitucional. Além de técnicos de ministérios, integraram a equipe representantes da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

(Envolverde/Agência Brasil)

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=49990&edt=34

VIII GREENMEETING OF THE AMERICAS

Precisamos assumir a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e com o equilíbrio ambiental e climático do planeta.

NESTE SENTIDO a capital federal de Brasília sediará nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2008, o VIII Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”, “Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Um importante Fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões sócio-ambientais locais e globais.

Temas como: Aquecimento Global, Águas Subterrâneas, Energia Renovável, entre outros, serão discutidos neste Fórum. Chamando a atenção para a importância da proteção da atmosfera terrestre, fundamental ao equilíbrio de uma série de fenômenos que se processam em sua superfície e vital á perpetuação da vida no planeta.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais.

Local: Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília DF – Brasil.

Participação Gratuita, desde que previamente credenciados, no Link: Credenciamento do site: www.greenmeeting.org

Os participantes mediante freqüência receberão certificado de participação.


VIII Encontro Verde das Américas - GREENMEETING
Secretaria: SCS, Qd. 04, Bloco A, Ed. Anápolis, 304, Cep. 70304-910 –
Brasília, DF. Brazil
Tel. + 61. 3033.3654, – Fax: + 61. 3967.3653

Site: www.greenmeeting.org - Email: secretaria@greenmeeting.org


http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/julho/22/10.asp