segunda-feira, 21 de julho de 2008

VOTEM NO NÍCOLAS...ELE MERECE \o/

O Nícolas conseguiu 17.314 votos e se classificou no concurso da Gazeta do Povo. Sei que a final será muito difícil pq todos os cães que se classificaram são lindos e quase todos de raça.... Mas gostaria muito que o cão do ano fosse o Nícolas, pois além da história dele que merece ser capa de jornal, ele teria grande chance de encontrar um lar, pois o Nícolas está para doação desde abril, além de ser um SRD muito lindo, meigo e muito fofo!!!!!
Conto com a colaboração de todos!!!! VOTEM NELE!!!!!! a votação acaba dia 25/07, às 12:00. Se cada um votar uns 30 votos por dia, já terá grande chance dele ser o CÃO DO ANO.


Sheila



VOTE EM MIM:
http://www3.rpc.com.br/portal/gazetadopovo/cachorrodoano2008/votacao2.phtml?id=5016

O Nícolas vivia numa praça pública aqui em Curitiba, ele foi resgatado e está num lar temporário.

Cetas/BA devolve à natureza cerca de 200 pássaros silvestres

Por Emília Oliveira, do Ibama

Salvador - Na manhã de ontem, 17, foram soltos 168 pássaros silvestres na Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN situada na Fazenda Morrinhos no município de Queimadas/BA. As aves das espécies canário, cardeal, coleirinha, pássaro preto e tico-tico passaram pelo período de quarentena em observação no Centro de Triagem de Animais Silvestres Chico Mendes - Cetas e por um período de adaptação no novo habitat antes da soltura.

Os pássaros libertos na Reserva, que tem 460 hectares de área de caatinga preservada, serão monitorados pelos agentes do Projeto de Soltura e Monitoramento das Aves Silvestres Procedentes do Cetas Chico Bahia. O projeto existe desde abril de 2007, com planos de permanecer ativo até abril de 2009.

Esses pássaros são provenientes das ações de fiscalização do Ibama da Bahia, apreensões efetuadas por parceiros como a Polícia Rodoviária Federal e pelo Instituto do Meio Ambiente - IMA, ex CRA, além das entregas espontâneas.

(Envolverde/Ibama)

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=49938&edt=34

Mais de cinco milhões de crianças trabalham na América Latina

Por Redação da Adital

O estudo "O trabalho infantil e os problemas da inserção no trabalho da juventude na América Central, Panamá e República Dominicana: restrições ao desenvolvimento de trajetórias trabalhistas positivas", da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apontou que o trabalho infantil, em suas piores formas, continua sendo um grande desafio na sub-região apesar da expressiva redução observada nos últimos anos e do importante desenvolvimento institucional que vem apresentando os países em relação a esse tema.

Apresentado na X Conferência Ibero-americana de Ministras, Ministros e Altos Responsáveis da Infância e da Adolescência, realizada em junho, em El Salvador, o estudo foi elaborado por diversas organizações que tratam das questões trabalhistas e concluiu que a prevenção e a erradicação do trabalho infantil é fundamental para que as primeiras inserções no mercado de trabalho ocorram em idades mais adequadas e com um nível de escolaridade mais alto.

De acordo com os dados observados, a América Latina e o Caribe possuem cerca de 5,7 milhões de crianças, entre 5 a 14 anos, trabalhando. A América Central, Panamá e República Dominicana registram 1,25 milhões desse total. O estudo traz duas definições em relação à questão da abolição desse tipo de trabalho: trabalho infantil por abolir e trabalho não por abolir.

O trabalho infantil por abolir se concretiza das seguintes formas: trabalho antes da idade mínima de admissão, definida pela legislação nacional em concordância com os padrões internacionais; trabalho que coloca a criança em perigo à sua saúde, segurança e moral, conhecido como trabalho perigoso; as inquestionáveis piores formas de trabalho infantil, como a escravidão, a servidão por dívidas, recrutamento forçado para utiliza-los em conflitos armados, prostituição, utilização de crianças em atividades ilícitas.

O trabalho não por abolir é aquele que tem a forma de trabalho rápido, como afirma o artigo 7 do Convênio 138 da OIT. A idade de ingresso pode estar entre 12 a 14 anos. O tipo de trabalho não pode prejudicar a sua saúde e desenvolvimento nem a freqüência à escola ou programas de formação profissional. O Convênio 33 da OIT estabelece o máximo de 14 horas por semana.

A Guatemala é o país que apresenta o maior índice de trabalho infantil e adolescente, correspondendo a uma em cada cinco crianças. De 2000 a 2006, essa taxa diminuiu quase 2%, o mesmo que em El Salvador. Já na Nicarágua, essa redução foi de apenas 1%. Com isso, o estudo concluiu que está ocorrendo uma diminuição lenta, mas sustentável.

Em El Salvador, a taxa de trabalho infantil por abolir reduziu 1,4 ponto percentual em um período de cinco anos. Há diferenças por sexo: homens reduziram quase dois pontos percentuais enquanto as mulheres apenas 0,6. Um dado que chamou a atenção foi o aumento do trabalho infantil por abolir na Guatemala para o grupo de idade de 15 a 17 anos, o que mostrou que os esforços para erradicar o trabalho infantil devem estar cada vez mais associados a políticas de promoção de trabalho decente para a juventude.

(Envolverde/Adital)

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=49945&edt=34

Ativistas do Greenpeace no Japão são libertados após 26 dias detidos

Carne de baleia obtida pelo Greenpeace no Japão, durante uma  investigação que revelou o contrabando do produto do navio-fábrica  Nisshin Maru, que participa do programa baleeiro no Santuário da  Antártica.

Carne de baleia obtida pelo Greenpeace no Japão, durante uma investigação que revelou o contrabando do produto do navio-fábrica Nisshin Maru, que participa do programa baleeiro no Santuário da Antártica.

Aumentar a Imagem

Tóquio, Japão — Eles foram presos depois de denunciar venda ilegal de carne de baleia. Agora vamos pressionar o governo japonês para prosseguir com as investigações sobre a caça comercial de baleias.

Os dois ativistas do Greenpeace presos no Japão depois de denunciar um esquema de venda ilegal de carne de baleia foram libertados nesta terça-feira mediante pagamento de fiança. Junichi Sato e Toru Suzuki passaram 26 dias detidos sob acusação de interceptar uma caixa de carne de baleia apresentada às autoridades japonesas como evidência da existência da caça comercial de baleia no Japão, prática que fere acordo internacional.

Apenas 10% dos pedidos de liberdade sob fiança são aceitos pelo sistema penal japonês. O julgamento de Sato e Suzuki ainda não foi marcado.

"Estamos extremamente aliviados porque nossos dois ativistas foram finalmente libertados. No entanto, ainda fica a pergunta: porque as investigações sobre a venda ilegal de carne de baleia foram suspensas, apesar de todas as evidências apresentadas?" disse Frode Pleym, da campanha de Baleias do Greenpeace Internacional.

Durante quatro meses o Greenpeace investigou denúncias de antigos e atuais trabalhadores da frota baleeira operada pela empresa Kyodo Senpaku sobre a existência de um esquema de contrabando de carne de baleia. O produto era retirado do navio fábrica Nisshin Maru e enviado para a casa de membros da tripulação entre suas bagagens pessoais.

Uma das quatro caixas de carne de baleia, avaliada em US$ 3 mil, foi interceptada pelos ativistas. A caixa foi exibida em uma conferência de imprensa no dia 15 de maio e encaminhada Ministério Público como evidência das denúncias, que foram arquivadas.

"Apelamos ao governo para seguir com o inquérito sobre a corrupção na frota baleeira", disse Pleym. "A denúncia do Greenpeace expõe um grande escândalo que envolve o dinheiro dos contribuintes japoneses e a violação de um acordo internacional firmado no âmbito Comissão Internacional Baleeira (CIB), que é a proibição da caça comercial de baleias", completou Pleym.

A prisão dos ativistas mobilizou mais 30 organizações não-governamentais de todo o mundo que enviaram cartas para as autoridades japonesas pedindo a liberdade deles e a investigação das denúncias do Greenpeace.

Cerca de 7,5 mil ativistas brasileiros enviaram e-mails de protesto para as autoridades japonesas, que foram impressos e entregues nos consulados do Japão em São Paulo e em Manaus por ativistas do Greenpeace Brasil.

"É sempre muito importante a participação da sociedade civil em qualquer luta ambiental. Esperamos manter o engajamento dos brasileiros para cobrar do governo brasileiro uma postura mais pró-ativa para a conservação de baleias", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil.

http://www.greenpeace.org/brasil/oceanos/noticias/ativistas-do-greenpeace-no-jap

Apenas 30% das pesquisas da Amazônia são feitas por brasileiros

Se soberania hoje é informação, esse é o tamanho da soberania que temos sobre a região', disse pesquisador

Agência Brasil


SÃO PAULO - Apenas 30% das pesquisas sobre a Amazônia têm a participação de pelo menos um pesquisador com residência no Brasil. O dado foi apresentado nesta quarta-feira, 16, pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Adalberto Luís Val durante a 60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


"Se soberania hoje é informação, esse é o tamanho da soberania que temos sobre a região. Temos que fixar recursos humanos na Amazônia, o que vai proporcionar a retaguarda para uma ação na Amazônia confiável, justa, sustentável, que é o que precisamos", apontou Val, ao defender a necessidade urgente de aumentar a quantidade de doutores na região como uma questão estratégica para o desenvolvimento do país.

O pesquisador, que participou de encontro com parlamentares da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, detalhou a proposta da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - entregue recentemente aos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger - para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na região e atrair pesquisadores de alto nível para a floresta.

Com pequeno aumento do percentual dos investimentos para ciência e tecnologia, Val defende que é possível formar pelos menos 2,1 mil novos doutores na região até 2011 e expandir o número de universidades e centros de pesquisa na Amazônia.

"A Amazônia ocupa quase 60% do território brasileiro e responde por 7,8% do Produto Interno Bruto do país. Mesmo assim, os recursos em ciência e tecnologia para a região são apenas 2% do total nacional. A Amazônia é uma questão nacional, não pode ser tratada isolada do desenvolvimento do país como um todo", argumentou.

A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), afirmou que a proposta da ABC contará com o apoio político do Congresso Nacional e defendeu a adoção de novos parâmetros em ciência e tecnologia para a Amazônia para reduzir as desigualdades regionais da produção de conhecimento do país, com respeito às "características peculiares" da região.

"Essa biodiversidade da Amazônia tem que trazer distribuição da riqueza para as comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, mulheres agricultoras, parteiras, castanheiras e pescadores. Enfim, a população como um todo", ponderou.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid207635,0.htm

Empresa espanhola é proibida de transportar cavalos



A empresa espanhola com o pior histórico de infração às regulamentações de transporte de animais não está mais transportando cavalos depois que a autorização para 5 de seus veículos foi retirada e outros 10 deles foram detidos e multados pelas autoridades.

A empresa transportava animais em excesso e operava caminhões que não dispunham de baias individuais e não faziam paradas de descanso. Essas condições causam intenso sofrimento para os cavalos transportados, que enfrentam o abate no fim da jornada.

Uma vitória para a coalizão “Trate com Cuidado”

As multas são resultantes da recente legislação nacional que penaliza transportadores de animais que não cumprem as regulamentações da União Européia. Essa legislação entrou em vigor depois da pressão da Asociación Nacional para la Defensa de los Animales (ANDA) e da coalizão Trate com Cuidado .

Campanhas da ANDA e da “ Trate com Cuidado ” também encontraram melhorias em outras empresas de transporte, como a implantação de baias individuais nos caminhões.

Porém, as principais mudanças ainda não foram feitas: transportadores continuam superlotando os veículos e mantendo registros enganosos sobre a duração das viagens. Além disso, a parada de descanso após 24 horas, prevista por Lei, não vem sendo respeitada.

Para verificar isso, a ANDA recentemente colaborou com a Animal´s Angels para fiscalizar dois caminhões com destino à Itália. Em um deles, a logística da viagem incluía uma parada de descanso mas, quando questionados, tanto o motorista quanto a sede da companhia admitiram não estar planejada. Outro caminhão, tinha o registro fictício.

Os casos foram reportados às autoridades responsáveis para cumprimento da legislação na Espanha, que tem uma relação amigável com a Animal´s Angels e a ANDA.

Combatendo a crueldade com a lei

A coalizão “ Trate com Cuidado ” clama para que sejam respeitadas as regulamentações do transporte da União Européia na rota de exportação de cavalos Espanha-Itália. Se corretamente aplicadas, tornarão o transporte de cargas vivas pouco proveitoso financeiramente.

Se as regulamentações da União Européia acerca da capacidade de transporte dos caminhões fossem respeitadas, um número máximo de até 19 cavalos seria transportado num caminhão padrão. Atualmente, as companhias forçam 21 cavalos dentro dos veículos, tornando uma situação ruim ainda pior.

A coalizão continuará a trabalhar junto às autoridades espanholas e à União Européia para possibilitar a melhora no cumprimento das regulamentações existentes.

Causando impacto

Após a publicação de um anúncio da coalizão “ Trate com Cuidado ” numa revista espanhola, a ANDA foi convidada a fazer uma apresentação em um fórum público organizado pelas autoridades regionais de agricultura em Zamora, Espanha. O evento é freqüentado por centenas de grandes produtores e negociantes.

Read more about Handle with Care >>

Saiba mais sobre o Transporte de Animais por Longas Distâncias >>


http://www.wspabrasil.org/news0572.html?newsID=572

Livro abrangente sobre transporte de animais por longas distâncias é lançado



O livro “Transporte por Longas Distâncias e Bem-Estar de Animais de Produção” – o livro que provê a base científica da campanha Trate com Cuidado – foi lançado na 76° Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Paris.

O maior e mais abrangente texto de referência acadêmica sobre transporte de animais por longas distâncias para abate foi apresentado a quase 100 coordenadores de programas veterinários, em uma recepção, dia 26 de maio.

Também estavam na recepção cerca de 250 delegados que participavam do encontro, incluindo o Diretor Geral e o Vice-Diretor Geral da OIE.

No dia seguinte, Peter Davies, Diretor Geral da WSPA, fez um discurso na Sessão Geral da OIE e destacou a campanha internacional contra o Transporte de Animais por Longas Distâncias, promovida pela coalizão Trate com Cuidado.

Saiba mais sobre o livro e como comprá-lo (inglês)>>

Saiba mais sobre a campanha “Trate com Cuidado” >>


http://www.wspabrasil.org/news0571.html?newsID=572

Investigação da WSPA foi fundamental para o bem-estar de baleias


Uma investigação da WSPA ajudou a convencer comissários no encontro anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI) a votar “não” para a inclusão de dez baleias corcundas à quota de caça da Groenlândia.

A investigação secreta da WSPA revelou que 25% das baleias mortas pela Groenlândia – as quais o país tem permissão para caçar apenas para a subsistência aborígine – são vendidas comercialmente, o que resulta em lucro considerável e acaba com o mito de que suas quotas de caça são meramente para subsistência.

Saiba mais >>

Assista ao vídeo da investigação >>

Levando a verdade para os tomadores de decisão

Na semana passada apresentamos aos comissários da CBI nossas provas, fornecendo informações necessárias para garantir que a maioria dos votos fosse “não”, em 26 de junho (36 das 65 nações votantes).

Numa reunião que buscava estabelecer consenso entre os membros da CBI, essa foi uma poderosa mensagem para a Groenlândia.

Claire Bass , da WSPA, comentou:

– Essa é uma notícia fantástica porque menos baleias serão mortas de forma cruel. A investigação da WSPA deu à CBI a informação que ela precisava para ver além dos mitos da caça de baleias na Groenlândia e para tomar a decisão certa.

Sobre a importância da votação, ela disse:

– Essa significativa vitória é parte de uma campanha maior para acabar com a matança de baleias no mundo. Vamos continuar nossa campanha para acabar com a crueldade da caça de baleias.

Investigação incentive mais debates

O relatório da WSPA onde consta o que descobrimos na Groenlândia, Exploding Myths, também gerou pedidos dentro da IWC para que seja devidamente estimulada a diferenciação entre a caça de baleias para a subsistência dos aborígines e a caça para fins comerciais.

Esse é um passo importante para evitar a destruição da proibição internacional da caça comercial de baleias, que existe desde 1986.

O que o futuro reserva

Os comissários dinamarqueses, que representam a Groenlândia na CBI, disseram que no ano que vem retornarão para requisitar outra vez que sua quota de caça de baleias seja aumentada.

A WSPA também estará lá, coberta por sérias pesquisas científicas e grande apoio do público, para colocar o bem-estar acima da caça de baleias.

http://www.wspabrasil.org/news0574.html

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL


No dia 21 agosto, uma audiência pública no Congresso Nacional definirá, em grande parte, o fim ou não do uso de animais em circos no Brasil. Para discutir a questão estarão presentes organizações de proteção animal, por um lado, e donos de circos com animais, por outro.

Atualmente, o PL 7291/2006 está sob análise da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, que o votará em breve. O relator do projeto, deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), já apresentou parecer favorável à proibição, na forma do substitutivo (pág 17 à 20). Entretanto, a pressão dos proprietários de circos pela manutenção da prática é grande e tem influenciado muitos políticos.

http://www.wspabrasil.org/index-2.html

Britânicos usarão cães pára-quedistas no Iraque e no Afeganistão, diz jornal

a Ansa, em Londres

O tablóide inglês "The Sun" afirmou hoje que alguns cães da raça pastor alemão serão utilizados como "espiões" no Iraque e no Afeganistão. Eles participarão das ações militares do Special Air Service (SAS) --força especial do Exército britânico, considerada uma das mais eficientes do mundo-- e serão lançados de pára-quedas junto com as tropas.

Os animais foram adestrados para saltar de uma altura de mais de 7.000 metros, equipados com máscara de oxigênio. Imediatamente após a aterrissagem, os pastores serão enviados em buscas de reconhecimento para encontrar os esconderijos inimigos com pequenas câmeras de vídeo presas às suas cabeças. Graças às imagens dessas câmeras, as tropas poderão visualizar com antecipação a localização dos inimigos e, assim, evitar emboscadas.

A novidade tática foi criada para tentar deter o crescente número de baixas entre os militares britânicos durante suas ações. Nos últimos dois anos, nessas emboscadas, morreram três membros do SAS e oito ficaram gravemente feridos.

Um porta-voz, justificando a discutível utilização de cães em operações de guerra, explicou que "os cães são expostos a elevados níveis de perigo. Nenhum de nós espera que sejam mortos, mas entre a vida deles e a de um ser humano, escolhemos obviamente a segunda".

O plano prevê que os cães aterrissem a uma distância de 32 quilômetros do objetivo, após terem planado por meia hora. Os primeiros a utilizar essa técnica foram os soldados da Delta Force norte-americana. Na Segunda Guerra Mundial, alguns cães já eram adestrados com objetivo similar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u424562.shtml

Ursos polares se refrescam com 'picolés de frutas'


Há nove dias, o calor de mais de 32 graus do verão japonês vem fazendo os ursos polares do jardim zoológico de Ueno, em Tóquio, sofrer.


No último fim de semana os tratadores decidiram tentar diminuir o sofrimento dos animais acostumados a temperaturas abaixo de zero com picolés improvisados.

Dentro de grandes blocos de gelo estão frutas e outras iguarias. Com suas poderosas patas e dentes afiados, os ursos rapidamente encontram as surpresas dentro do gelo.

Empurrados pelos animais polares, os blocos chegam a parecer leves, mas cada um pesa cerca de 70 quilos. A nova diversão dos ursos acabou se transformando também em uma atração para os visitantes.

BBC Brasil

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3020447-EI8145,00.html

Centenas de pingüins chegam mortos ao Rio


Centenas de filhotes de pingüins arrastados da Antártida e da Patagônia estão chegando e morrendo nas praias do Rio de Janeiro, informaram os especialistas e envolvidos nos resgates à agência AP. Segundo Eduardo Pimenta, superintendente da agência de proteção ambiental da costa estadual, mais de 400 pingüins, a maior parte deles bem novos, foram encontrados mortos nas praias nos últimos dois meses.


É comum encontrar alguns exemplares vivos ou mortos, trazidos pelas fortes correntes oceânicas, porém, Pimenta adiantou que este ano o número de pingüins é maior do que o de qualquer outro ano.

Para o veterinário do Zoológico de Niterói, Thiago Muniz, "a pesca excessiva forçou os pingüins a nadarem ainda mais longe para obter comida, deixando-os vulneráveis às fortes correntes oceânicas". Muniz confirmou que mais de 100 exemplares já chegaram este ano ao zôo de Niterói, o maior do Estado.

O veterinário assegurou que não viu os animais sofrendo com os efeitos de outros poluentes, mas disse que animais já mortos não são levados ao local. Apesar disso, Pimenta acredita que a culpa é da poluição, já que "ela baixa a imunidade dos animais, facilitando a entrada de fungos e bactérias nos pulmões".

O biólogo Erli Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não crê que os níveis de poluição estejam tão altos para afetar os pássaros com tanta rapidez. "Acredito que estamos vendo pequenos pingüins doentes devido ao aquecimento global, que afeta as correntes oceânicas e cria mais ciclones", considerou. Além disso, as águas turbulentas impedem que os filhotes nadem em busca de comida.

O Brasil devolve em aviões à Patagônia e à Antártida dezenas de pingüins resgatados no País.


Guerreiros sem armas

O Instituto Elos BR, em Santos (SP), iniciou o processo seletivo para jovens que queiram participar do programa Guerreiros Sem Armas. Trata-se de uma tecnologia social, reconhecida pela Unesco, de alto impacto na formação de jovens para serem agentes de transformação em suas próprias realidades. Para isso, o programa imerge, durante 30 dias, os/as participantes numa favela ou cortiço para trabalharem lado a lado com moradores/as para planejar e construir algo que tenha importância cultural e social para aquela comunidade, tal como: um centro cultural, uma praça, uma creche etc.

Os resultados esperados nesse projeto são: formar 60 jovens empreendedores entre 18 e 25 anos; construir três espaços comunitários; criar três projetos de desenvolvimento local; produzir um livro e um vídeo com a experiência e a metodologia para serem disseminados; e criar uma rede de guerreiros que apóie o jovem nos seus desafios na “volta para casa”. O público-alvo é composto por jovens de 18 a 30 anos, moradores/as de comunidades de Santos. O projeto será realizado de 5 de janeiro a 5 de fevereiro.

O processo de seleção dos jovens que participarão da Edição 2009 do programa Guerreiros Sem Armas acontecerá num jogo virtual. Durante o mês de agosto de 2009, os jovens interessados, terão que criar seus próprios blogs e postarão os resultados das tarefas do jogo em seu blog. Assim, todos os jovens e qualquer pessoa poderão acompanhar a evolução do jogo. As tarefas (ainda confidenciais) farão com que os jovens vivenciem ações que já trazem em si desafios relacionados com o espírito do programa. Informações estão em www.guerreirossemarmas.net ou podem ser obtidas pelo e-mail rodrigoalvarez@institutoelosbr.org.br.

http://arruda.rits.org.br/rets/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=6&dataDoJornal=atual

Polícia Ambiental apreende 63 pássaros silvestres em SP

domingo que levou à apreensão de 63 pássaros silvestres. Os animais estavam em uma propriedade do município de Roseira (169 km de SP), no Vale do Paraíba, e de acordo com uma denúncia anônima seriam vendidos ilegalmente.

Segundo a polícia, não houve resistência do proprietário da casa, que autorizou a entrada dos PMs e auxiliou a busca. No local, foram encontrados 54 gaiolas com pássaros silvestres e um viveiro. O dono da casa alegou que criava os bichos e que a maior parte recebeu de presente de amigos.

O homem que abrigava os pássaros não chegou a ser preso, segundo a Polícia Ambiental, porque o crime por manter os animais em cativeiro prevê pena de até dois anos. O caso foi registrado no local e seguirá para a Justiça.

Os animais serão encaminhados para o Ibama de Lorena, mas como o local não funciona de fim de semana, eles permanecem na base da Polícia Ambiental de Guaratinguetá.

http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2317

TV britânica será punida por documentário sobre efeito estufa

A emissora de televisão Channel 4, do Reino Unido, será punida por ter distorcido o trabalho de alguns dos principais climatologistas do mundo, ao produzir um documentário afirmando que o aquecimento global não passa de uma conspiração e uma fraude, informa o jornal The Guardian.

A comissão reguladora de telecomunicações britânica, Ofcom, deverá punir a emissora pela forma como cientistas foram tratados no documentário The Great Global Warming Swindle ("A Grande Trapaça do Aquecimento Global"), após 15 meses de inquérito.

Queixas quanto à forma como o documentário foi montado foram apresentadas pelo ex-cientista-chefe do governo, Sir David King, e pelo Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPPC), da ONU, serão consideradas procedentes, afirma o jornal britânico.

Mas, afirma o Guardian, o Channel 4 também poderá clamar vitória, já que o veredicto de uma queixa em separado, contendo 131 pontos específicos, determinará que a emissora não quebrou a legislação de radiodifusão e não mentiu para os telespectadores.
(Fonte: Estadao.com.br)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39539

Rede de Cooperativas coleta óleo de fritura que, depois, vira biodiesel

O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) lança hoje às 9h30 o “Cata-Vida - Divisão Óleo” - Rede Solidária das Cooperativas de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso), Votorantim (Coopervot), Capão Bonito (Acamar), Itapeva (Coamari), Salto de Pirapora (Coresp), Alumínio (Cooperal), Laranjal Paulista (Corelpa), Pilar do Sul (Comarps), São Miguel Arcanjo (CooperArcanjo), Piedade (Cotmap), Itararé (Nova Esperança) e Guapiara (Núcleo Acamar).

A “Divisão Óleo” da Rede Cata-Vida faz parte da IV Fase do projeto que, em parceria com a Petrobras, visa a verticalização da coleta seletiva, agregando valores aos materiais recicláveis coletados pelos catadores.

Nessa fase, os catadores estão coletando nas residências e geradores coletivos óleo residual de fritura e encaminhando para “Divisão Óleo”, onde é feita a clarificação desse material que, depois de beneficiado, será vendido para as empresas de Biodiesel.

Os 450 catadores da Rede Cata-Vida coletam hoje 10 mil litros de óleo residual de fritura por mês nas residências e estabelecimentos comerciais dos 12 municípios envolvidos.

Ciência pela proteção

O Centro de Proteção de Primatas Brasileiros, órgão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, está sediando em João Pessoa/PB, até amanhã, uma oficina inédita no Brasil reunindo membros do Grupo de Especialistas em Conservação e Reprodução (CBSG), ligados a IUCN, organismo mundial voltado para conservação da natureza e dos recursos naturais, com mais de 7 mil voluntários espalhados em todo mundo.

Trata-se da primeira oficina de trabalho para Análises de Viabilidade Populacional de Primatas Brasileiros Ameaçados de Extinção. O objetivo é realizar uma formatação única para avaliação de quatro espécies nordestinas escolhidas pelo Centro Primatas e aplicar técnicas e programas de conservação como o Vortex. - moderna ferramenta de trabalho do CBSG, utilizada pelo grupo em várias partes do planeta.

Além do seu aspecto analítico e de prognóstico, a oficina vai capacitar primatólogos brasileiros na utilização desse novo programa, ampliando a desenvoltura da técnica de conservação das espécies no país. Foram escolhidas para estudo as seguintes espécies: Chiropotes satanas (cuxiú), Alouatta ululatta (guariba), Callicebus coimbrai (guigó) e Cebus flavius (macaco-prego-dourado).

Parceria

A Fundação Zoobotânica do RS assinou, no dia 16 passado, protocolo de Intenções com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM). A parceria tem como objetivo o diagnóstico, a conservação e recuperação do ambiente natural e a realização de ações voltadas para a educação ambiental.

A primeira ação já definida será o apoio da empresa à exposição “Esponjas Marinhas”, mostra temática que estará acontecendo no início do segundo semestre deste ano, sob a coordenação do Museu de Ciências Naturais, órgão executivo da Fundação Zoobotânica.

Agende-se

De 24 a 27 de setembro próximo, acontece em Bento Gonçalves (RS), no Hotel Dall´ Onder, o Fórum Brasileiro de Energia, que pretende debater tecnologias inovadoras, opções renováveis e eficiência energética, com mostra de produtos e serviços. Para maiores informações, visite o site do evento.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39547

Boicote aos Jogos da China: parece “postura radical”, mas razões são muitas e lícitas

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Os Jogos Olímpicos da China, de 8 a 24 de agosto, despertam, em muita gente, mais revolta do que euforia. Numa deformação atípica, o evento que tornou-se tradicionalmente sinônimo de valores elevados para os seres humanos, ao acontecer nesse país, mais os nega do que reforça.

Em 1993, Pequim pleiteou sediar os Jogos, sendo preterida, entre outras razões, pelo alto nível de poluição registrado na cidade. Em julho de 2001, convenceu o Comitê Olímpico Internacional de que realizaria “Olimpíadas Verdes” – uma promessa até agora não cumprida, conforme divulgado recentemente pela imprensa (leia em Pequim não atinge padrões de poluição a um mês das Olimpíadas).

Atletas de diversos países já externaram preocupação quanto às respectivas performances e a expectativa generalizada é que os Jogos na China não registrem grandes quebras de recordes. Pior que isso, a péssima qualidade do ar pode resultar até na morte de competidores, dado o extremo esforço a que se submetem.

Justiça seja feita, a China até que tentou. Fechou fábricas altamente poluidoras; promoveu “dias sem carro”, implantou técnicas para provocar chuva e dispersar poluentes, entre outras iniciativas.

Mas seus problemas em termos de imagem vão muito além da fumaça visível em Pequim. No campo dos direitos humanos, a Anistia Internacional aponta que a China continua ferindo as convenções globais e perseguindo de forma implacável seus dissidentes e opositores. Os prisioneiros políticos lotam o sistema penitenciário e são submetidos à tortura, cárceres precários e julgamentos sem direito à defesa. As execuções ainda são comuns, há denúncias sobre campos de trabalho em condições degradantes e sobre alto índice de exploração de mão-de-obra infantil.

A causa da independência do Tibet, um tanto esquecida desde o massacre de manifestantes pelo exército chinês na praça da Paz Celestial, em 1989, renasceu perante a opinião pública ocidental. A passagem da Tocha Olímpica foi marcada por manifestações pró-Tibet em diversos países. Diretamente, os membros do COI vivenciaram constrangimento em protestos de ativistas em frente ao hotel onde se reuniam em junho passado, na Grécia.

No mesmo mês, as autoridades chinesas encurtaram em três dias a etapa da chama olímpica no Tibet, cenário, em março passado, de uma violenta revolta antichinesa. No discurso oficial, a modificação se deu por causa do terremoto que devastou o sudoeste da China.

Liberdade de imprensa – ou melhor, a falta dela – é outro acinte aos direitos do cidadão naquele país. Em toda a porção democrática do planeta, a Internet é território livre. A China exerce um controle rígido na rede. Os internautas têm acesso a uma versão cheia de páginas censuradas, especialmente as de notícias, como a da BBC, fora as de organizações de defesa dos Direitos Humanos e todas as que forem consideradas subversivas pelo poder comunista.

Boicote organizado

Em 2005, a China já figurava como vilã número um em relação aos direitos animais. Em novembro daquele ano, por exemplo, o ex-Beatle Paul McCartney anunciou que jamais se apresentaria no país, indignado com o massacre de cachorros e gatos para a retirada de suas peles.

Esse é um mercado que encontra guarida em vários locais, mas, na China, chama especial atenção pela crueldade absolutamente desnecessária com que se processa. McCartney fez a declaração após assistir a um vídeo, gravado com câmara oculta em um mercado de Cantão, ao sul do país. As cenas, feitas pela entidade Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), mostram atrocidades como o lançamento de gatos e cachorros do teto de um ônibus até o chão de cimento; gatos em sacos sendo colocados vivos em água fervente e homens rindo enquanto batem com paus em gatos e cachorros até a morte destes.

Desde 2006 – portanto há três anos consecutivos -, entidades de proteção aos animais de todo o mundo manifestam-se, no dia 13 de fevereiro, contra a indústria de peles na China. E o Brasil participa desse movimento.

“Um governo que não respeita os direitos humanos, não tem nenhuma legislação referente aos animais, um dos maiores poluidores do planeta, sem dúvida alguma, não tem moral para sediar uma Olimpíada. Trata-se de um grande equívoco ou de um grande golpe”, disse a AmbienteBrasil Fábio Paiva, líder do grupo “Pelo Fim do Holocausto Animal”, um dos organizadores dos protestos em território brasileiro.

”Os alienados e aqueles que estão de alguma forma envolvidos financeiramente com os Jogos Olímpicos, bem como os atletas, podem até não perceber ou fazer de conta que nada disso é verdade. Mas, aos olhos das centenas de entidades espalhadas ao redor do mundo, que lutam pelos direitos humanos e direitos animais, a Olimpíada de Pequim não será motivo para que amenizemos a pressão”, completa.

Essa pressão vem sendo concretizada pelo convite a um boicote completo aos Jogos.

Não precisa se ir muito longe para encontrar reprovação aos, digamos, métodos do país. No dia 18 passado, AmbienteBrasil publicou em seu clipping notícia com o título COI ameaça cancelar provas em Pequim por causa da poluição.

Vários leitores se manifestaram no espaço apropriado. Adriana Bastos disse: “Penso que o COI deveria boicotar as Olimpíadas pelas atrocidades que estão sendo cometidas com os tibetanos. Liberdade ao Tibet!!!”

A leitora Tereza opinou que “a China ainda vai se arrepender em querer sediar as Olimpíadas, pois ela esta se mostrando ao mundo e o que nós estamos vendo não é o que os chineses queriam nos mostrar...”.

Para completar o pacote de contradições dos jogos vindouros, mais uma informação: o evento que faz da busca pela superação sua marca; que festeja a saúde em todos os seus aspectos, é patrocinado por um ícone da chamada junk food (termo utilizado para definir alimentos com alto teor calórico e níveis reduzidos de nutrientes) – o McDonald’s.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=39546

PROJETO DE LEI 7213/06

Aprovado o Projeto de Lei 7213/06, que obriga empresas a informar no rótulo de produtos químicos, farmacêuticos, cosméticos, agrícolas, pesticidas, herbicidas, de higiene e limpeza, se foram utilizados testes em animais vivos para a sua elaboração. A proposta é do deputado Carlos Nader (PL-RJ)e o relator é o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Com fiscalização e punição em caso de descumprimento (Lei de Crimes Ambientais 9605/98), detenção de 3 meses a 1 ano e multa, incluindo os casos em que a experiência tenha fins didáticos ou científicos, desde que existam recursos alternativos.
A melhor forma das empresas mudarem suas condutas em relação à experimentação científica é o protesto dos consumidores, que devem condenar essa prática e comprar produtos de empresas que não realizem testes em animais..

repassado para mim por:
Lara