terça-feira, 26 de agosto de 2008

RESERVA AMBIENTAL ESTÁ VIRANDO DEPÓSITO DE LIXO

Nossa reportagem na data de ontem, segunda-feira (25), em mais uma matéria sobre o auto-índice de incêndios que está acontecendo nas matas secas no município de pimenta Bueno, contatou que a reserva ambiental que fica situada próximo aos Bairros Vila Nova e Nova Pimenta está sendo alvo de descarregamento de lixo.


Fotos: Omégeni Ramos

O descuido vem por parte de alguns “cidadãos” que por ser uma reserva florestal acham que se deve jogar lixo na mesma, porem não sabem o prejuízo que estão causando ao meio ambiente e até mesmo tendo que suportar o mau cheiro de ossos e bichos mortos jogados naquela localidade.


Segundo informações existe uma mina de água na reserva a qual se não for cuidada futuramente será mina de água contaminada devido aos vários tipos de lixos jogados na área.

www.folhapimentense.com.br

INCENDIO MATA VARIOS ANIMAIS EM PIMENTA BUENO-RO

Ainda não se sabe a causa do incêndio que causou a destruição de uma área florestal próximo à associação dos funcionários públicos municipais nesta ultima sexta-feira (22), no município de Pimenta Bueno, causando a morte de vários animais.


Fotos: Omégeni Ramos

O incêndio começou por volta das 12 horas, o vento estava muito forte jogando faíscas de fogo para todos os lados, chegando a atingir uma área de mata seca próximo ao Centro de Atendimento a pessoas Especiais – CENAPE.



O corpo de bombeiros de Pimenta Bueno fez o que pode para evitar que o fogo atingisse algumas casas, porem não tinha com controlar o incêndio na mata, pois o vento estava muito forte e corpo de bombeiros do município de Pimenta Bueno não tem estrutura “caminhões de combate a incêndio” para atender tamanho incêndio.



“Os caminhões” de combate a incêndio que o corpo de bombeiros de Pimenta Bueno tem, servem mais como transporte de água, isso quando conseguem chegar com água no local do incêndio, pois sempre esta vazando em algum lugar.

Os rumores que um caminhão de combate a incêndio virá para o município, só rumores por enquanto, mais os incêndios estão acontecendo tanto na área urbana quanto na zona Rural.

www.folhapimentense.com.br

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá analisar, em reunião marcada para as 10h30 desta quarta-feira (27)

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá analisar, em reunião marcada para as 10h30 desta quarta-feira (27), projeto de lei da Câmara queregulamenta procedimentos para uso de animais em experiências científicas. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O projeto (PLC 93/08) estabelece rigorosos critérios para utilização de animaisem pesquisa científica. A proposição tem por meta evitar ao máximo o sofrimento e a dor do animal submetido a procedimentos em laboratórios para fins de ensino e pesquisa. A proposta foi apresentada em 1995 pelo então deputado Sérgio Arouca, que era médico sanitarista, com o propósito de regulamentar teste emanimais em todas as atividades científicas. Não estão incluídas entre as atividades de pesquisa as zootécnicas relacionadas à agropecuária.

O projeto cria o Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea) e prevê, entre as suas atribuições, a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com a finalidade de ensino e pesquisa científica, além do credenciamento de instituições para criação e utilização de animais a serem submetidos à Ciência. Também caberá ao órgão monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais tanto no ensino quanto na pesquisa.

A proposta determina ainda que os animais só poderão ser submetidos a intervenções recomendadas nos protocolos dos experimentos que constituem a pesquisa ou programa de aprendizado. Além disso, os animais utilizados nas pesquisas deverão receber cuidados especiais antes, durante e após o experimento, conforme determinação estabelecida pelo Concea.

Entre as recomendações do texto, está a proibição do uso de bloqueadores neuromusculares ou de relaxantes musculares em substituição a substâncias sedativas, analgésicas ou anestésicas. O projeto será ainda analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) antes de ir a Plenário.


http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=77810&codAplicativo=2&parametros=CE+vota+projeto+que+regulamenta+procedimentos+para+uso+de+animais+em+pesquisas

Ibama divulga relatório sobre fiscalização no Lê Cirque

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou ontem o relatório sobre operação Arca de Noé, para apreender os animais que vinham sendo maltratados no Lê Cirque, que estava em Brasília. Segundo a nota, "o circo 'Lê Cirque' não apresenta condições mínimas de segurança e sanidade públicas, bem como um mínimo de adequação quanto a nutrição, saúde e conforto aos animais, incidindo em maus-tratos."

Quanto à segurança, o relatório apontou que o risco de acidentes é constante, não existindo qualquer plano para minimizar os danos ou vítimas. Considerando os maus-tratos verificados, o texto recomenda a autuação por espécime. Assim, o relatório determinou que os animais devem ser apreendidos e destinados a local com segurança e condições melhores.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/08/26/ult4469u30072.jhtm

EUA querem menor velocidade de navios para proteger baleias

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos recomendou nesta segunda-feira, 25, um limite de velocidade para navios comerciais na costa atlântica onde colisões com baleias francas ameaça a sobrevivência da espécie em extinção.

De 300 a 400 baleias dessa espécie existem fora do cativeiro, e elas migram anualmente entre o sudeste do Atlântico, seu local de reprodução, para áreas próximas à costa, cheia de navios, de Massachusetts, onde se alimentam.

O chefe da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) disse nesta segunda-feira, 25, que o novo limite, o primeiro a ser instituído na costa oeste por causa de uma criatura marinha, é necessário para assegurar sua sobrevivência. A regra determinaria um limite de 10 nós entre 37 quilômetros de portos atlânticos e nas proximidades das regiões de reprodução e alimentação das baleias. A nova regulação expirará em cinco anos, se não for renovada.

"O ponto importante é que animais em grande perigo precisam de nossa ajuda", disse o almirante Conrad C. Lautenbacher, administrador da agência.

Mas a última versão das regulações para navios são diferentes dos rascunhos divulgados há mais de um ano e adiados devido a questionamentos do gabinete do vice-presidente Dick Cheney, a respeito da exatidão científica dos números.

A opção escolhida nesta segunda-feira, 25, e divulgada com uma análise de 850 páginas sobre seus impactos ambientais e econômicos, atinge uma área menor que os 55 quilômetros de zona costeira para o limite de velocidade inicialmente proposta.

Ambientalistas disseram que as mudanças foram a última das atitudes de uma administração que constantemente ignora a ciência.

"O que temos visto sempre é que, se interesses econômicos e políticos se chocam com a ciência, a ciência perde", disse Francesca Grifo, diretora do Union of Concerned Scientist's Scientific Integrity Project.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid230643,0.htm

Quase 1.900 cães e gatos abandonados - Portugal


Situação “vergonhosa” e “nunca vista” corresponde aos meses de Janeiro a Julho

Um ano “caótico”, em termos de abandono de animais domésticos. Mesmo para quem trabalha há anos na Sociedade Protectora dos Animais Domésticos (SPAD), não há memória de uma situação assim – cerca de 1900 animais (cães e gatos) abandonados de Janeiro a Julho de 2008. Com uma agravante: Agosto apresta-se para engrossar ainda mais a pesada lista.

O cenário é preocupante, mas na SPAD é proibido desistir mesmo quando o desânimo parece querer puxar os braços para baixo. A realidade não deixa contudo de comportar alguma “desilusão” e “frustração” porque, para os responsáveis da SPAD, o que se tem passado este ano significa que a população ainda não compreendeu a mensagem.

“Em termos do bem-estar dos animais, verificamos que as pessoas têm melhorado, que os tratam com mais afecto, mas ao nível do abandono a situação é caótica”, lamenta-se ao Tribuna Maria José Gonçalves, responsável da SPAD para a área do abandono.

Em 20 anos de trabalho e dedicação aos animais, admite que 2008 está a ser dos “piores” anos que tem memória, e diz que a situação só não apresenta números mais dramáticos porque uma das armas que costuma utilizar é a “negociação” com as pessoas que ligam para a SPAD a pedir ajuda. “É das primeiras coisas que faço, para evitar que as pessoas abandonem os animais”, explica-nos.

Com 2008 a revelar-se terrível, a mudança de mentalidade, de cultura e uma maior responsabilidade individual e colectiva revelam-se fundamentais para que a SPAD possa responder de forma mais eficaz à sua função primordial, que é proteger os animais domésticos e zelar pelo seu bem-estar. “A vida de um cão não é atrás das grades”, lembra Maria José Gonçalves.

O crónico abandono de cães e gatos (também por aqui se mede o nosso grau civilizacional) tem trazido à liça novos factores comportamentais. Pensava-se que os animais deixados na via pública constituíam o maior problema para a Sociedade Protectora, mas a realidade é bem mais cruel.

Com efeito, a maior percentagem de abandono vem de dentro das casas, das famílias. Ou seja, conforme nos explica Maria José Gonçalvez, a SPAD está cheia de animais que as pessoas deixam pelas seguintes razões: mudança de apartamento; porque embarcaram; porque o animal cresceu muito; porque o condomínio não autoriza. Da rua é de onde vêm menos, até porque normalmente os bombeiros e as autarquias só recolhem as ninhadas e os animais feridos, doentes ou em perigo de vida.

http://www.tribunadamadeira.pt/?article=7763&visual=2&layout=25&id=2

Três pandas nascem na China durante o último fim de semana olímpico

Três pandas gigantes nasceram no sudoeste da China durante o último fim de semana olímpico, e assim o número destes animais ameaçados de extinção nascidos em 2008 sobe para 19.

Os três pandinhas nasceram na reserva da província de Sichuan.

Uma ursa panda de oito anos deu à luz gêmeos no sábado e outro exemplar de 18 anos deu uma cria no mesmo dia (seu 12º filhote).

Os pandas são uma das espécies animais mais ameaçadas no mundo, com inúmeras dificuldades para procriar.

Os especialistas asseguram que restam apenas 1.600 exemplares vivindo de maneira selvagem na China, a maioria deles nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu. Outros 180 pandas vivem em cativeiro na China. (Fonte: Yahoo!)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40273


Estudantes da rede estadual de São Paulo vão aprender que “nossas matas e animais ainda têm futuro”

A jornalista Elizabeth Oliveira assina o livro “Biodiversidade no Brasil – Nossas matas e animais ainda têm futuro”, lançado recentemente pelas editoras Albatroz, Loqüi e Terceiro Nome dentro da coleção Repórter Especial.

Essa primeira edição foi adquirida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para distribuição gratuita nas escolas da rede pública estadual. “O que mais me deixou feliz foi saber que o resultado deste trabalho contribuirá como fonte de pesquisa para estudantes e será usado como ferramenta pedagógica, já que foi escrito em linguagem muito simples, uma das características desta coleção”, disse Elizabeth a AmbienteBrasil.

Segundo ela, a proposta do livro é de mostrar que existem no país iniciativas positivas de conservação e uso sustentável da biodiversidade, “sendo desenvolvidas com muita determinação por ONGs, universidades, institutos de pesquisa, entre outros segmentos”.

“Esse movimento, que vai na contramão da onda de destruição do patrimônio natural brasileiro, nem sempre encontra espaços suficientes na mídia, onde, em geral, as notícias negativas envolvendo questões ambientais são as que aparecem com maior destaque”, diz Elizabeth.

Na visão da jornalista, a publicação é, acima de tudo, uma demonstração de crença na capacidade de mobilização da sociedade brasileira para lutar pela proteção desse patrimônio tão grandioso e cada vez mais ameaçado por inúmeras pressões econômicas e sociais. “Espero que saiam outras edições, futuramente, para que o público em geral e, não somente os estudantes paulistas, tenham acesso a este conteúdo”.

Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal

O Serviço Florestal Brasileiro vai ouvir a população sobre a minuta do decreto que vai regulamentar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF). As sugestões e contribuições para o aprimoramento do documento podem ser envidas para o email fomento@florestal.gov.br até 19 de setembro.

A população poderá opinar sobre as diretrizes que vão regulamentar o FNDF, como a forma de aplicação dos recursos, mecanismos de planejamento anual dos investimentos e de avaliação dos resultados obtidos e também sobre participação da sociedade em sua gestão.

As sugestões recebidas serão sistematizadas e levadas à Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP) para aprimoramento na próxima reunião técnica com o Serviço Florestal, nos dias 23 e 24 de setembro.

Para saber mais sobre o FNDF e ter acesso à minuta do decreto que o regulamenta, clique aqui.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40274

Cobra mata estudante no zoológico de Caracas


Um estudante que trabalhava em um zoológico em Caracas, na Venezuela, foi morto por uma cobra de mais de três metros de comprimento e 30 quilos, no último sábado (23). O administrador do zoológico Parque del Este disse que o estudante Erick Arrieta, de 29 anos, não tomou as precauções necessárias e violou orientações de segurança ao entrar na cova da cobra durante o turno da madrugada.

A píton asiática picou o estudante e em seguida enrolou-se no corpo dele, sufocando-o. Os colegas de trabalho só descobriram o incidente no dia seguinte, quando a cobra tentava devorar o corpo de Arrieta. Segundo o jornal venezuelano "El Universal", Arrieta havia dito a colegas que pretendia "domesticar" o animal. "Esse animal eu domino, vão ver logo", teria dito Arrieta em diversas ocasiões.

Estudante do último ano de biologia, ele trabalhava no zoológico desde 1999 tirando fotos dos visitantes com as espécies exibidas. De acordo com o jornal, nem toda a experiência que tinha impediu Arrieta de cometer a imprudência ao entrar sozinho no local onde ficava a píton da Birmânia.

A investigação policial indica que a vítima tinha um interesse especial pelo animal que está há dois meses no zoológico e ainda não foi colocado em exibição. De acordo com o "El Universal", a polícia acredita que Arrieta entrou sem roupa na jaula e foi atacado.

No entanto, de acordo com o diretor do serpentário, Saúl Gutiérrez, Arrieta não era autorizado a manipular os animais e errou ao fazê-lo sem usar as ferramentas adequadas. "Ele não mediu os riscos", disse Gutiérrez.

A píton da Birmânia é um animal exótico comum na Ásia. Segundo o diretor do parque, Javier Hernández, o incidente é inédito e apenas aconteceu devido à violação das regras. "O jovem subestimou o instinto do animal", disse Hernández ao "El Universal".

A cobra foi doada ao parque por usuários do parque Ávila, que a encontraram na montanha. É comum turistas trazerem filhotes de cobras de países asiáticos como souvenirs, para depois jogá-los em regiões de montanhas, explicou Hernández. Esse tipo de animal não costuma atacar seres humanos, a menos quando ameaçados.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/08/26/ult1859u325.jhtm