quinta-feira, 17 de março de 2011

Cão Pinpoo é encontrado 14 dias depois de desaparecer no Aeroporto Salgado Filho


Foto:Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Pinpoo foi entregue pelo sargento Ribas para Nair na noite de quarta-feira




http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3242974.xml

Campanha quer combater os maus tratos e o abandono de animais

Umuarama – Discutir soluções para o aumento da população de animais abandonados e combater a prática do mau trato, são alguns dos focos do Seminário de Guarda Responsável que acontece hoje, às 19hs no Anfiteatro do Campus III da Unipar.
A campanha criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) nasceu em Curitiba e chega a Umuarama, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre questões como: relação homem, animal e meio ambiente; a população de animais de rua; maus tratos e o risco a saúde pública. “Algumas pessoas simplesmente não se preocupam com as condições necessárias para manter um animal antes de comprar ou adotar um, e quando resolvem que não querem mais ficar com ele, simplesmente o descartam. A partir daí esse animal abandonado se transforma um problema de todos, inclusive de saúde pública”, destacou o representante umuaramense da CRMV-PR e médico veterinário, Sérgio Toshihiko Eko.
Ao falar sobre saúde pública, Eko cita como exemplo os frequentes ataques de animais. “Existes animais de raças que são naturalmente mais agressivas, e eles exigem cuidados especiais. Se o dono não souber como tratá-lo poderá abrir precedentes para que ele fuja e cause sérios riscos à vida”, alertou.

Único abrigo da cidade está superlotado

Umuarama - Cães e gatos abandonados em Umuarama têm um só destino: a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), o canil da dona Iracema. O problema é que há anos o local não é revitalizado e os recursos para sua manutenção são escassos. Sem melhorias na estrutura e sem dinheiro para manter os mais de 700 animais que abriga atualmente, Iracema já não pode receber novos bichinhos. “Abrimos exceção apenas para animais doentes, filhotes e fêmeas com cria”, informou ela.
Para sustentar o Saau, Iracema recebe da Prefeitura Municipal a quantia de R$1 mil por mês, o município também paga a conta de luz e água, mas a ajuda significativa vem mesmo, de acordo com Iracema, das doações da comunidade. “Tenho muito que agradecer, pois a comunidade tem nos ajudado muito. Sem essas doações não teríamos como comprar alimento e medicamentos”, acrescentou Iracema Prado Drumont.

Projeto de castração gratuita está em fase de estudo

Umuarama – Permitir a castração gratuita de cães é o objetivo do projeto de autoria do vereador municipal Hermes Pimentel.
O vereador pretende concluir o projeto dentro de aproximadamente 90 dias e então submetê-lo à votação na Câmara Municipal de Vereadores.
Caso seja aprovado, o projeto prevê a liberação de verbas municipais para o procedimento que objetiva o controle de natalidade dos animais. “Seria aberto um processo licitatório para escolha de uma clínica de tratamento animal. A que oferecer um menor preço, passaria a ser responsável pelos procedimentos”, explicou Pimentel.
Ainda em fase de estudo, o projeto indicará um limite de castrações mensal e critérios para escolha dos beneficiados. “Teremos que ter um número limite para que o convênio possa ser firmado e também a fixação de uma renda para que o benefício seja concedido. Do cadastro só poderiam participar famílias que não tem condições financeiras para arcar com as custas do procedimento”, completou o vereador.


http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Campanha%20quer%20combater%20os%20maus%20tratos%20e%20o%20abandono%20de%20animais%20&NotID=1108

Aposentada não reconhece Pinpoo e retoma busca

Porto Alegre - A aposentada Nair Flores, de 64 anos, não retirou o cão que lhe foi apresentado como Pinpoo, seu animal de estimação, da clínica na qual o animal foi internado pela Gollog na zona norte de Porto Alegre. Ela optou por não ficar com o cachorro porque está convicta de que ele não é o bicho extraviado pela transportadora no dia 2 de março.

"Assinar o termo de recebimento seria reconhecer que o cão é o Pinpoo e isentaria a empresa da responsabilidade pela perda do meu animal de estimação", justificou Nair. Mesmo que esteja impedida por uma torção de tornozelo de sair às ruas para colar cartazes, a aposentada anunciou que vai retomar as buscas do jeito que for possível, com ajuda de pessoas que gostam de animais.

A angústia da aposentada começou no dia 2 de março, quando ela foi informada de que o cão que havia despachado de Porto Alegre para Vitória não chegaria ao seu destino porque teria fugido da gaiola no pátio do aeroporto. De volta à capital gaúcha, ela passou a procurá-lo nos arredores do Salgado Filho. Na segunda-feira, um cachorro quase igual a Pinpoo foi mostrado à aposentada no aeroporto e encaminhado pela Gollog a uma clínica para tratamento e banho. Na noite de ontem, ao visitar o animal, Nair percebeu que ele era diferente do que estava extraviado, por ter pelo mais claro e não reagir com alegria à presença dela.

Diante do impasse, o suposto Pinpoo ficou internado à espera de uma decisão da Gollog. Um exame de DNA, oferecido pela empresa e também por um programa de televisão, pode esclarecer se o animal é o que foi extraviado ou não. Se for, o caso será encerrado. Se não for, como diz acreditar a aposentada, o animal, que está sob responsabilidade da companhia aérea, será encaminhado à adoção. A assessoria de imprensa da Gollog informou também que a empresa considera o caso "atípico" porque já transportou mais de cem mil animais sem ter qualquer problema semelhante.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/03/16/aposentada-nao-reconhece-pinpoo-e-retoma-busca.jhtm