quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ibama faz a maior apreensão de aves deste ano: Multa de R$ 33 mil

Aconteceu na noite desta terça-feira (09) uma das maiores apreensões de animais silvestres deste ano em Teresina. Tudo isso ocorreu na rua Manoel Domingos, 2380, no bairro Marquês, onde o proprietário da casa tinha mais de 65 pássaros das mais variadas espécies mantidos em cativeiro.

A assessoria do Ibama revelou que a apreensão foi feita a partir de uma denúncia anônima feita pela Linha Verde do Ibama (0800-61-8080) e que o nome do proprietário da casa não poderia ser divulgado, pois ele ainda está sob investigação, mas já foi obrigado a pagar uma multa de R$ 33.500,00

Fiscais do Ibama e integrantes da polícia ambiental afirmam que a investigação será mais aprofundada, pois o que se percebeu foi que o senhor é apenas um criador, já que cada pássaro possuia sua própria gaiola, com água e alimentos, mas ele ainda será indiciado penalmente por praticar atos ilegais

"Foram apreendidos, aves das espécias sabiá, bigode, abre-e-fecha, canário, galo de acmpina e papa-capim. Os animais serão treinados para conseguirem viver em natureza e serão soltos", afirma Washington Pereira, coordenador de fiscalização do Ibama.

http://www.sistemaodia.com/noticias/ibama-faz-a-maior-apreensao-de-aves-deste-ano-multa-de-r-33-mil-44161.html

Casal de pinguins tidos como gays adota filhote abandonado


Dois pinguins machos tidos como "gays" chocaram um ovo abandonado e agora estão criando o filhote como se fossem pais adotivos, informou o zoológico de Bremerhaven, no norte da Alemanha.

O zoológico entregou aos machos Z e Vielpunkt o ovo, que havia sido rejeitado pelos pais biológicos, depois que o casal foi observado tentando chocar uma pedra.

Segundo o zoológico, o casal parece feliz criando o filhote, nascido há quatro semanas. O zoológico de Bremerhaven ficou conhecido em 2005 por conta de seus planos de "testar" a orientação sexual de pinguins com características homossexuais.

Na época, três casais de pinguins machos foram vistos tentando cruzar um com o outro, e tentando chocar pedras, entre eles Z e Vielpunkt.

O zoológico chegou a providenciar quatro fêmeas em uma tentativa de levar a espécie ameaçada a se reproduzir, mas o plano foi logo abandonado depois de causar revolta entre defensores dos direitos gays, que acusaram o zoo de interferir no comportamento dos animais.

Presente de Páscoa

Os seis pinguins "gays" permanecem no zoológico, e segundo a instituição, Z e Vielpunkt aceitaram o 'presente de Páscoa' e começaram a chocá-lo imediatamente".

"Desde o nascimento do filhote, eles vêm se comportando do modo que você esperaria de um casal heterossexual. Os dois pais felizes passam os dias protegendo, cuidando e alimentando seu filhote adotado."

Os pinguins de Humboldt são normalmente encontrados na costa do Peru e do Chile, mas segundo a agência de notícias AFP, sua população vem decrescendo por causa da pesca intensiva na região.

O comportamento "gay" entre pinguins machos já havia sido observado, inclusive alguns teriam criado filhotes adotivos. O comportamento homossexual é bastante documentado entre várias espécies animais, mas não é compreendido em detalhes, afirma o professor Stuart West, um biólogo especializado em evolução da Universidade de Oxford.

Segundo West, algumas teorias indicam que a atividade homossexual pode servir objetivos diferentes - no caso dos macacos bonobos, por exemplo, poderia estar relacionada à ligação social e ao estabelecimento da dominância. Em algumas espécies de pássaros, fêmeas se juntam para criar os filhotes.

Outros animais podem simplesmente exibir uma "tendência a acasalar", enquanto outros podem, como seres humanos, gostar de sexo sem fins para procriação.

"A homossexualidade não é incomum entre os animais", declarou o zoológico de Bremerhaven. "Sexo e acasalamento no nosso mundo não necessariamente têm algo a ver com reprodução."

http://bichos.uol.com.br/ultnot/bbc/ult4550u709.jhtm

Uso de animais vivos ainda continua vetado na Universidade Federal de Uberlândia - ALUNOS QUEREM A VOLTA DO USO DE CÃES DOADOS PELO CCZ

Determinação partiu da Procuradoria-Geral da República

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia continuam impedidos de usar animais vivos nas aulas práticas de cirurgia. Há 20 dias, eles invadiram a Reitoria no campus Santa Mônica para reivindicar a volta do uso de cães doados pelo Centro de Controle de Zoonoses, suspenso desde outubro do ano passado.

A determinação partiu da Procuradoria-Geral da República, após um procedimento que verificou supostas irregularidades na secção de animais no Hospital Universitário em fevereiro do ano passado. O veterinário responsável pela perícia, na época, sugeriu adequações, entre elas, a retirada dos animais vivos para cirurgia.

O procurador Cléber Eustáquio Neves propôs um termo de ajustamento de conduta (TAC) à UFU, que ofereceu uma contraproposta. As negociações entre os órgãos para um TAC definitivo continuam. “A UFU está ao lado dos estudantes, reconhecemos a necessidade das aulas práticas. Os alunos estão sendo prejudicados, mas temos que seguir as ordens legais”, afirmou o diretor da faculdade de Medicina Veterinária, César Augusto Garcia.

De acordo com Garcia, a faculdade não proíbe os professores de usarem os animais vivos nas práticas. “Nós não fiscalizamos, não vou entrar no meio da aula e proibir. Isso fica por conta de cada professor. Se eles quiserem, há toda uma estrutura da universidade por trás, para tentar protegê-lo. Mas também não incentivamos o uso destes animais”, disse.
Ainda não há um prazo para que a situação seja resolvida e o TAC assinado.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia, 09/06/2009, por Lygia Calil.

Vereador cobra ações contra o tráfico de animais em Campina

Tramita na Câmara Municipal de Campina grande, requerimento nº993 de 03 de junho de 2009, de autoria do vereador Fernando Carvalho (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal de Campina Grande solicitando ao IBAMA a adoção de medidas de combate ao tráfico de animais em nossa cidade.
O tráfico de animais silvestres é um crime que, apesar de cruel, parece não ser levado muito a sério pela população.

As feiras livres abarrotadas de gaiolas com esses bichinhos e a livre comercialização comprovam que os maus-tratos não chegam a comover muita gente, que até mesmo se diz admiradora das espécies. Sem se importar com os danos que podem causar, as pessoas teimam em dar vida a essa atividade ilegal.

Tanto quem vende, quanto quem compra está contribuindo da mesma forma para impulsionar o crescimento de uma das atividades ilegais que mais movimentam dinheiro sujo no país. Casos de interceptação de aves e outras espécies regularmente viram notícia. Embora haja campanhas de conscientização e intensa fiscalização, a prática deste tipo de comércio ilegal ainda permanece sem controle.


Até o dia 29 de maio deste ano, haviam sido apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) 1.740 animais da fauna brasileira. Para se ter uma noção de que a atividade continua sendo exercida livremente, os números dos cinco primeiros meses de 2009 equivalem a 56,8% dos bichos interceptados durante todo o ano de 2007, em que o órgão conseguiu deter o carregamento de 3.062 animais que iriam ser vendidos ilegalmente.

Os criminosos utilizam moldes cruéis de transporte e armazenamento dos bichos. A maior parte dos animais não resiste aos maus-tratos e acaba morrendo no trajeto. As rotas são as mais variadas e o local onde o comércio é praticado vai das feiras livres a grandes traficantes.


No ano passado, o Instituto identificou 4.050 aves, mamíferos e répteis que seguiam com traficantes pelas rodovias da Paraíba, ou seja, 988 a mais do que o observado no ano anterior. Entre janeiro e dezembro de 2008, foram 3.746 aves, 130 répteis e 154 mamíferos que foram pegos nas mãos dos infratores.


As condições nas quais são conduzidos os animais são as mais impróprias possíveis. É tanto que a estimativa aponta que de cada dez animais retirados da natureza somente um sobrevive.
“Pensando em inibir esta prática inaceitável, vimos solicitar uma ação mais intensiva, tendo em vista acreditarmos que este é um problema possível de sanar” concluiu Fernando Carvalho.


http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?95917

Caçadores buscam beija-flor raro para comer seu coração

Pesquisadores calculam que restam apenas 2 mil exemplares do mirabilis.
Pássaro da Amazônia peruana é mistura de colibri com pavão.

Em um dos pontos mais altos da Amazônia, onde ela se mistura com a Cordilheira dos Andes, agricultores peruanos convivem com uma raridade da fauna: o beija-flor mirabilis. O maravilhoso, como preferem chamar os especialistas em pássaros. Não é fácil encontrá-lo. É um animal exclusivo desta área. Ocupa uma faixa de 200 quilômetros de extensão, entre dois e três mil metros de altitude.
De acordo com os biólogos, atualmente não há mais do que 2 mil colibris mirabilis em toda a natureza. A população tem diminuído muito nos últimos anos. É que, embora seja uma espécie raríssima, é um animal muito perseguido pelos caçadores. O bichinho foi parar na lista dos mais ameaçados de extinção. A caça é para comer o coração do mirabilis - onde, segundo uma lenda, há propriedades afrodisíacas.

Um engenheiro agrônomo da região transformou seu sítio em reserva particular. Quer ajudar a proteger o animal. O beija-flor gosta muito de uma espécie de orégano da montanha que tem bastante na reserva. Gosta também de vasos com água açucarada. É desse jeito que alguns produtores costumam atrair colibris para suas chácaras.

O corpo tem cinco centímetros apenas. Mas medindo tudo, chega a 15. É que este colibri tem duas espátulas curiosas na cauda. Os estudiosos dizem que são armas de proteção contra os predadores naturais. É um pássaro diferente de todos os outros, único no mundo inteiro.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1175442-16052,00.html

Enquete sobre experimentos em animais no blog do Colégio Bandeirantes

Vote em defesa dos animais em:
http://redacao3as.colband.blog.br/2009/05/22/animais-prestes-a-serem-vitimas-de-experimentos/

resultado da enquete no dia 10/06/2009
  • Sou radicamente contrário aos experimentos (46,0%, 87 votos)
  • Percebo os benefícios advindos da experimentação científica com cobaias, porém sou contra os maus tratos a animais (29,0%, 55 votos)

  • Percebo os problemas relativos à ética, porém sou a favor da experimentação científica com animais (22,0%, 42 votos)
  • Sou radicalmente a favor dos experimentos (4,0%, 7 votos)

Total de votos: 191


Organização cancela rodeio em Festa do Peão de Descalvado

Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo proibiu a utilização de qualquer equipamento que cause dor ou inquietação aos animais na Festa do Peão de Descalvado. Segundo os organizadores, sem os acessórios, os animais não pulam, por isso as provas foram canceladas.

O TJ manteve uma liminar da 1ª Vara Cível da cidade com a proibição. A ação foi proposta pelo Ministério Público e, entre os argumentos da promotoria, está que os rodeios prejudicam a educação ambiental já que vinculam o sofrimento dos animais com a diversão.

O veterinário responsável pela festa, Paulo Campos, explica que o equipamento não machuca o animal. “No Brasil, é feita uma roseta lisa e o material não causa dor e nem ferimento”, destacou.

O empresário Cosme Camilo é dono da companhia de rodeio contratada para fornecer os touros. Com a decisão, o serviço de sua empresa foi cancelado. “Já rodamos o Brasil inteiro e eu nunca vi uma situação dessas”, afirmou.

A organização pretende recorrer mais uma vez para garantir o rodeio nas próximas edições do evento. O secretário de Esportes e Turismo da cidade, Paulo Saggiorato, afirmou que nesta edição o rodeio será substituído por outras atrações. “Nós estamos trazendo outras modalidades de rodeio, demonstração de cão de pastoreio, adestramento de cavalos e também um show com motociclistas”, afirmou.

A população está dividida com relação à realização do rodeio, mas a maioria das pessoas entrevistadas pela equipe da EPTV é favorável à decisão. “Eu achei a decisão boa, porque eu não gosto e acho que os animais sofrem”, afirmou a empregada doméstica Márcia Moraes.

“A gente tem que ver as duas partes. A parte da diversão e a parte do animal”, destacou o mecânico de manutenção Luiz Carlos da Silva.

A Festa segue até domingo (14). Em São Carlos, a prefeitura também não liberou a realização de rodeios por recomendação do Ministério Público.

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?260679

Polícia apreende no Pará 21 aves que seriam contrabandeadas para o Ceará

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta segunda-feira (8) no município de Capanema (PA) um homem que tentava levar 15 papagaios e seis curiós para o Ceará. Acionado, o Ibama multou o acusado em R$ 78 mil. De acordo com o órgão ambiental, os animais foram trazidos da região da Ilha de Marajó e eram transportados em uma van.

Os animais foram encaminhados a um zoológico de Belém para receberem cuidados veterinários. Três deles receberão tratamento especial porque se encontram em péssimo estado de saúde, informa o Ibama. (Fonte: Globo Amazônia)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46163

Entidades ambientalistas lançam campanha e alertam: hoje, 10, é o último dia para tentar impedir aprovação da MP 458

Mensagens circularam esta semana na internet com um apelo de entidades ambientalistas para que os brasileiros entrem em contato com o presidente Luís Inácio Lula da Silva pedindo que ele vete a Medida Provisória 458, aprovada no Senado na semana passada.

E-mails, blogs, twitter e outras ferramentas serviram para a divulgação desta campanha. Segundo os ambientalistas a medida premia grileiros e pode representar grandes perdas para o meio ambiente.

Veja abaixo a campanha divulgada ontem, 09, pelo Greenpeace em seu blog e pelo Twitter:

Na quarta-feira, dia 02/06, o senado brasileiro aprovou a MP 458. Esta medida presenteia todos aqueles que fizeram grilagem na Amazônia com a regularização de terras ocupadas ilegalmente.

Se o presidente assinar a MP 458, 67 milhões de hectares de terras públicas da Amazônia serão privatizados. Um patrimônio estimado em 70 bilhões de reais irá parar nas mãos dos grileiros.

Amanhã, dia 10/06, é o último dia para reverberar nossa voz. O Gabinete de Lula está recebendo milhares de ligações pedindo para que a MP 458 não seja aprovada. Faça sua parte, ligue e espalhe os números e o e-mail do presidente Lula para seus amigos. Peça para que eles digam NÃO A MP 458.

Telefone do Gabinete do Lula:

(61) 3411.1200 ou (61) 3411.1201

Ou envie um e-mail através do link:

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos os links:

http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/ruralistas-privatizam-a-amaz-n

http://www.avaaz.org/po/nao_privatize_a_amazonia/


fonte:
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46164