quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pele artificial substituirá animais nos testes de cosméticos

Pele de animais

Antes de serem postos no mercado, produtos como cremes de beleza, sabonetes, detergentes, medicamentos e até curativos precisam ser avaliados para se ter certeza de que eles são compatíveis com a pele humana ou se suas fórmulas poderão causar alergias e irritações.

Hoje esses produtos são inicialmente testados em animais, antes de serem avaliados na pele de voluntários. É certo que seria muito mais seguro para todos se eles pudessem ser testados em modelos sintéticos que reproduzissem mais adequadamente a textura, a consistência e a composição da pele humana.

Fabricação de peles artificiais

Isto agora está mais perto de se tornar realidade, graças a um sistema totalmente automatizado para a fabricação de peles artificiais de dupla camada.

Atualmente as empresas conseguem produzir apenas peles artificiais formadas por um único tipo de célula e esta produção é extremamente reduzida e cara. A oferta mundial não supera as 2.000 unidades de minúsculas peças de pele artificial por mês.

"Graças ao desenvolvimento de nosso instituto, os pesquisadores agora têm acesso a um modelo de pele que consiste de duas camadas com diferentes tipos de células. Isto nos dá uma cópia quase perfeita da pele humana, de um tipo que dá mais informações do que qualquer outro disponível no mercado," diz o pesquisador Jörg Saxler, do Fraunhofer Institute, na Alemanha.

Linha de produção automatizada

Além de permitir a fabricação de produtos de beleza mais seguros e eficazes, o novo método de fabricação de pele artificial deverá diminuir a necessidade de experiências com animais, que vêm enfrentando críticas crescentes por parte da sociedade.

A técnica de criação da pele artificial de dupla camada já era dominada e havia sido testada com sucesso. Contudo, seu processo de fabricação é extremamente complexo, o que inviabilizava sua execução em escala industrial.

Esse processo agora foi totalmente automatizado e robotizado, tornando o processo contínuo, do isolamento das amostras de tecidos que serão cultivados até a embalagem das peles artificiais totalmente prontas.

Pele para transplantes

Mas as indústrias cosméticas e farmacêuticas não são as únicas interessadas na nova linha de produção automatizada de pele artificial. Na medicina dos transplantes, os cirurgiões têm constante necessidade de tecidos saudáveis para substituir partes da pele destruídas por queimaduras ou em cirurgias plásticas.

As peles artificiais produzidas pelo novo equipamento ainda não são adequadas para os transplantes porque elas não possuem um sistema de vascularização, por meio do qual o sangue possa chegar às diversas partes do tecido.

Mas os engenheiros já estão trabalhando em um modelo integral da pele humana que deverá incluir até mesmo os vasos sanguíneos. Ainda não há previsão sobre a disponibilidade dessa nova tecnologia.

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=pele-artificial-substituira-animais-testes-cosmeticos&id=4208


Dono de Pit-Bulls é condenado pela fuga dos cães, que tentaram atacar pedestres

Por omissão na guarda de animais perigosos, homem foi condenado pela fuga de seus dois cães da raça Pit-Bull que tentaram atacar duas pessoas em via pública. As vítimas conseguiram escapar do ataque porque subiram em uma árvore.

A Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais do Estado confirmaram a condenação de 10 dias de prisão simples, em regime aberto, imposta ao proprietário dos cachorros. A pena foi substituída por pagamento de multa no valor de um salário mínimo.

A Juíza-relatora do recurso do réu, Laís Ethel Corrêa Pias, salientou que o recorrente não guardou com a devida cautela animais perigosos pela sua agressividade. O delito, frisou, está previsto no art. 31, caput, da Lei de Contravenções Penais.

Conforme a magistrada, para a condenação do réu é necessária a prova da potencialidade lesiva do animal. Nesse ponto, destacou ser de conhecimento público e notório a agressividade dos cães da raça Pit-Bull. “Também não se exige a demonstração do dano efetivo causado pelos animais perigosos, mas apenas a probabilidade concreta de dano, caso esse venham a se soltar.”

Considerou que os dois Pit-Bull foram presos inadequadamente. O fato permitiu que eles se soltassem e atacassem pessoas que transitavam em via pública. “Permitindo a ocorrência de risco pessoal às duas vítimas.” Os dois homens correram e subiram em uma árvore, conseguindo escapar das mordidas dos cães.

Para a magistrada, ao contrário do afirmado pela defesa, o réu sabia que a corrente que prendia os cães era muito fraca. Ele admitiu que os animais já tinham se soltado, atacado e matado o cachorro de uma das vítimas. Para a magistrada, o recorrente agiu sem a devida diligência, ficando bem caracterizado o delito de omissão de cautela na guarda de animais violentos.

O fato de não ter ocorrido qualquer dano físico às vítimas, frisou, não descaracteriza o delito praticado pelo réu segundo a Lei das Contravenções Penais. A meta legislativa, disse, “é punir o proprietário ou pessoa que tem sob seu cuidado um animal, que, em virtude de sua tendência característica, coloca em risco a integridade física de terceiros.”

Votaram de acordo com a relatora, os Juízes Cristina Pereira Gonzales e Volcir Antonio Casal.

Proc. 71002096931


http://www.tjrs.jus.br/site_php/noticias/mostranoticia.php?assunto=1&categoria=1&item=81056

Petrobras é multada em meio milhão de reais pelo Ibama no Espírito Santo

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis multaram a Petrobras em meio milhão de reais no município de Linhares, no Espírito Santo.

Segundo o Ibama a medida fez parte da Operação Bicho Solto e se refere ao descumprimento de uma condicionante da Licença Ambiental para levantamento sísmico terrestre na área de Pontal do Ipiranga.

Todo o manejo da fauna exige autorização prévia do órgão, de acordo com a Licença. Segundo informações do Ibama alguns animais foram retirados do local e encaminhados ao Projeto Cereias, em Aracruz, sem comunicação.

Em até vinte dias a empresa deve apresentar sua defesa.
* Com informações do Ibama

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46310

Mais de 140 tartarugas são soltas em reserva de Manaus/AM

Mais de 140 tartarugas e uma cobra de três metros de comprimento foram soltas, nesta terça-feira (16), em um igapó da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, em Manaus, por biólogos e fiscais da Prefeitura de Manaus.

As tartarugas foram resgatadas na comunidade do Bariri, no último domingo (14), pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Segundo a Prefeitura de Manaus, dois homens que estavam transportando os animais em um saco fugiram ao perceber a presença dos policiais.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé tem mais de 11 mil hectares.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46329

Japão tenta entender misteriosa chuva de girinos em Hiroshima

Um mistério ronda as cidades japonesas de Hiroshima e Iwate: bizarras ocasiões de chuva de girinos, afirma o jornal britânico "The Guardian". Peixes e sapos formados também foram encontrados na estranha forma de precipitação.

Segundo o "Guardian", os meteorologistas japoneses ainda não sabem como explicar o fenômeno, no qual os girinos mortos parecem despencar dos céus. Os animais muitas vezes cobrem casas, plantações, pátios de escolas e carros.

Alguns chegaram a propor que os bichos foram arrancados de seu local de origem por trombas d'água, mas não há registros de ventos fortes que tenham acompanhado o fenômeno. Outra hipótese é que aves aquáticas tenham capturado os bichos e depois deixado que eles caíssem de seu bico em pleno vôo. O mistério, no entanto, persiste.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46322

Novas espécies de animais são descobertas no Equador

Uma expedição organizada pela ONG americana Conservação Internacional (CI) descobriu 12 potenciais novas espécies de animais em uma floresta no sudeste do Equador.Ao todo, quatro tipos de anfíbios, um réptil e sete insetos foram encontrados, incluindo uma salamandra de olhos esbugalhados e um sapo-ponta-de-flecha venenoso.

Os cientistas atribuíram a descoberta ao fato de a região explorada, a bacia do alto rio Nangaritza, na Cordilheira do Condor, ter um acesso difícil e por ter sido alvo de décadas de disputas entre o Equador e o Peru.

"As espécies que descobrimos mostram a importância biológica dessa área", afirma Leeanne Alonson, vice-presidente do Programa de Avaliação Rápida da Conservação Internacional. "É fundamental que os ecossistemas da região sejam protegidos de maneira adequada."

A expedição também encontrou representantes de 11 espécies em vias de extinção no mundo, como a perereca-de-vidro e algumas aves.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/ult4550u716.jhtm

Saber Viver

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome…Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é…Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de… Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é… Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama… Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é… Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a… Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é…Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é… Saber viver

Reflexão

Certo dia, depois de uma ressaca, milhares de estrelas-do-mar
foram lançadas a uma praia deserta e iam secando e morrendo ao sol.
Um garotinho ia caminhando, apanhando as estrelas uma a uma e as
lançava de volta ao mar.
Um velho pescador que assistia a cena disse ao garoto:
- Menino, não percebe que o que você faz é inútil?
São milhares de estrelas! Não faz diferença jogar uma de volta ao mar.
O garoto se abaixou, pegou mais uma estrela e disse:
- Para essa aqui, faz toda a diferença do mundo.
E lançou-a de volta ao mar.