sexta-feira, 13 de junho de 2008

vídeo com melhores momentos MTV Debate do dia 19/05/2008


http://www.youtube.com/swf/l.swf?video_id=E652nMLRPEA&rel=1&eurl=http%3A//bl133w.blu133.mail.live.com/mail/ReadMessageLight.aspx%3FAux%3D4%257c0%257c8CA9993DD7D61C0%257c%26FolderID%3D00000000-0&iurl=http%3A//i.ytimg.com/vi/E652nMLRPEA/default.jpg&t=OEgsToPDskKHfHaO_l_hrer6palCJoPF

Terceiro Simpósio Vegetariano de Curitiba


sábado, dia 14 de junho, Terceiro Simpósio Vegetariano de Curitiba, com palestras e almoço.

KFC introduz opções veganas - Canadá

280_canada_kfc_victory.jpg
Pode ser o fim da campanha "Kentucky Fried Cruelty", ao menos no Canada.

Depois de cinco anos de protestos, a cadeia de restaurantes KFC (especializada em frango frito) e a ONG PETA (People for Ethical Treatment of Animals) chegaram a um acordo que mistura ações bem-estaristas e a adoção de itens veganos (carne vegetal imitando frango).

Sim, isso mesmo, teremos uma opção 100% VEGANA na rede KFC do Canada.
A imitação de carne de galinha, conhecida por "unchicken", está...

Leia Mais...


http://www.guiavegano.com.br/vegan/noticias/bem-estar-animal/kfc-introduz-opcoes-veganas-2.html

Madeira feita a partir do plástico reciclável.... as famosas sacolinhas banais...

http://www.ecoblock.ind.br/
• exige baixo consumo energético;
• elimina várias bactérias e inertiza partículas eventualmente tóxicas, por encapsulamento
com o componente plástico;
• não gera subprodutos e não polui;
• protege a floresta, uma vez que substitui a madeira natural e remove resíduos do meio ambiente;
• a resultante do processo é um produto que pode ser 100% reciclável.

Tigres alimentados com vitelos vivos, na China!

tigre_presa_viva.gif

Já aqui demos conta da chocante indiferença da China, em relação aos animais, a propósito das Olímpiadas Animais, um monumento ao mau-gosto e à falta de princípios. Nada de admirar. Muito recentemente, um recinto de diversões em Macau preparava-se para abrir ao público com ruas, bares e restaurantes baptizados com nomes relacionados com países estrangeiros. E havia para todos os gostos incluindo o “Bar Ann Frank“. Agora, são imagens de um jardim zoológico, no Nordeste da China, que alimenta os tigres com vitelos vivos, para gáudio dos espectadores chineses. Um espectáculo degradante.

http://maquinazero.wordpress.com/2006/10/03/tortura-chinesa-tigres-alimentados-com-vitelos-vivos/

Brasil, com link para denúncia:
http://osnossosbichinhos.blogs.sapo.pt/10659.html

Suriname, não envergonhe a América Latina: diga não à caça!

Ativistas estendem faixas em frente à embaixada do Suriname, em  Brasília, para protestar contra a posição pró-caça de baleias do país.  As mensagens foram escritas em português e em holandês - língua falada  no Suriname, uma ex-colônia da Holanda.

Ativistas estendem faixas em frente à embaixada do Suriname, em Brasília, para protestar contra a posição pró-caça de baleias do país. As mensagens foram escritas em português e em holandês - língua falada no Suriname, uma ex-colônia da Holanda.


Brasília (DF), Brasil — Protesto realizado em Brasília e Santiago, no Chile, critica apoio do país à caça. O Suriname pretende votar contra a moratória e o Santuário do Atlântico Sul na próxima reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB).

Por ser o único país na América do Sul a apoiar a caça de baleias, o Suriname se tornou alvo de protestos nesta quinta-feira de ativistas do Greenpeace, que pediram no Brasil e no Chile que o país reflita sobre sua posição e não vote contra a moratória à caça comercial e a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul na próxima reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB), que será realizada entre os dias 23 e 27 deste mês em Santiago, do Chile.

Ativistas do Greenpeace Brasil estenderam faixas em frente à embaixada do Suriname, em Brasília, contra esse posicionamento pró-caça do país, e entregaram uma carta à embaixadora Mavie Demon-Belfraf com um pedido para que a posição do país seja revista na reunião da CIB.

"Nosso alvo não é a população do Suriname, mas o governo, que parece representar mais os interesses do Japão do que de seu próprio país”, afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de baleias do Greenpeace Brasil.

O governo do Suriname iniciou sua participação na CIB em 2003 e sempre se posicionou a favor de todas as propostas apresentadas pelo Japão, apesar de não estar envolvido em nenhum tipo de atividade de caça nem contar com a carne de baleia como item de sua dieta. A maior parte da população se opõe à caça e o único órgão favorável no país à atividade é o Ministério da Agricultura e da Pesca, que nunca apresentou justificativas científicas para esse posicionamento.

Os demais países da América do Sul não praticam a caça de baleias e têm sido internacionalmente reconhecidos pelos esforços voltados à pesquisa e uso não-letal, como o turismo de observação - que rende um bilhão de dólares por ano no mundo todo.

"O Suriname deveria buscar reconhecimento pelas suas ações de preservação do meio ambiente e não por ser uma ameaça à conservação", diz Samuel Leiva, ativista do Greenpeace Chile. "“Sua política na CIB é uma vergonha para todos nós e esperamos que essa postura seja mudada."

http://www.greenpeace.org/brasil/oceanos/noticias/suriname-n-o-envergonhe-a-ame

Philips recebe de volta parte do lixo eletrônico que espalha pelo mundo

Ativistas do Greenpeace protestam contra a falta de política de  reciclagem de lixo eletrônico da Philips no escritório da empresa em  Copenhagen, na Dinamarca.

Ativistas do Greenpeace protestam contra a falta de política de reciclagem de lixo eletrônico da Philips no escritório da empresa em Copenhagen, na Dinamarca.


Amsterdã, Holanda — Ativistas visitaram a sede da empresa em quatro países para exigir responsabilidade com destinação dos produtos que fabrica.

O lema da Philips é bonito: "sensibilidade e simplicidade". Realmente, a fabricante holandesa de produtos eletrônicos é famosa pela alta qualidade e inovação de seus aparelhos de imagem e som. Mas e a responsabilidade ambiental, onde fica? Toneladas de lixo eletrônico com a marca Philips ganham lixões mundo afora porque a empresa se recusa a adotar um programa mundial de reciclagem, assumindo responsabilidade pelo que fabrica.

Para protestar contra essa política da Philips, ativistas do Greenpeace devolveram à empresa nesta terça-feira parte do lixo eletrônico produzido nos últimos anos. Pequenos montes de restos de aparelhos foram colocados na frente das sedes da empresa na Holanda, Dinamarca, Rússia e Índia, para mostrar ao mundo a falta de sensibilidade da Philips com a saúde de milhões de pessoas e também do meio ambiente, que sofre com o despejo desse material - muitas vezes tóxico - em lixões e aterros. Boa parte desse lixo acaba em países em desenvolvimento.

"Se a Philips continuar recusando a assumir essa responsabilidade, o resultado será uma grande quantidade de lixo eletrônico se espalhando por todo o mundo, expondo as pessoas e o meio ambiente a um coquetel de substâncias tóxicas", afirma Martin Besieux, da campanha de Tóxicos do Greenpeace Internacional.

E a solução é simples: a Philips deveria criar voluntariamente programas de reciclagem em todos os países em que seus produtos são vendidos, principalmente na Rússia, Índia, Argentina e Tailândia. Esses países têm discutido legislações nacionais para o lixo eletrônico, e a empresa poderia aproveitar o momento para liderar a questão, adotando o princípio de responsabilidade individual do fabricante pelos rejeitos.

No entanto, a estratégia da Philips beira o nonsense. A empresa tem afirmado publicamente que a reciclagem é uma responsabilidade compartilhada entre consumidores, governos e fabricantes, e por isso tem feito lobby pesado contra novas leis que tornem as empresas as responsáveis diretas pelo lixo eletrônico. E mais: para a empresa, os consumidores devem pagar pela reciclagem.

"Empresas como a Sony, Samsung e Nokia já iniciaram programas voluntários de reciclagem, até mesmo em países que não têm lei obrigando essa ação. A Philips deveria fazer o mesmo", afirma Besieux.

Os programas voluntários de reciclagem têm ainda o benefício de encorajar as empresas a eliminar o uso de substâncias tóxicas de seus produtos, para permitir uma reciclagem mais segura, além de reduzir custos.

http://www.greenpeace.org/brasil/toxicos/noticias/philips-recebe-de-volta-parte

Igualdade racial na escola

Foi lançada, no início de junho, o livro "Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639/03", editado pela Peirópolis. A publicação é resultado de uma pesquisa realizada pela Ação Educativa, o Programa Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero [Ceafro], do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades [Ceert], em parceria com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil [Mieib] e o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Prefeitura de Belo Horizonte. O trabalho teve apoio do Instituto C&A e da Save The Children UK.

O objetivo do levantamento foi desenhar um cenário sobre o modo como é visto o tema da igualdade racial nas escolas brasileiras e, a partir disso, fazer recomendações para garantir a implementação real da Lei 10.639, que inclui no currículo oficial do ensino básico público e privado a obrigatoriedade do estudo de História e Cultura Afro-brasileira. Outra meta do levantamento foi influenciar práticas e políticas de educação que garantam o reconhecimento da diversidade. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2005 e julho de 2006. Foram ouvidas 492 pessoas, entre alunos, professores e pais de 15 escolas de educação infantil e ensino fundamental das cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

A publicação tem cerca de 90 páginas e tiragem de seis mil exemplares. Ao longo deste ano, o livro será lançado em outras oito capitais e encaminhado para ONGs, gestores municipais e estaduais de educação, órgãos governamentais (municipais, estaduais e federais), secretarias e conselhos de educação.

Entre os resultados encontrados está a percepção de diferentes atores da comunidade escolar sobre a existência de racismo. Para 62% da equipe pedagógica e também para 62% dos alunos da 8ª série, existe discriminação racial na escola; 83% dos pais acreditam que há discriminação racial na escola e para 65% dos funcionários esse comportamento não existe. Sobre a importância do estudo da História e Cultura Afro-brasileira, 96% dos professores ou da equipe pedagógica afirmam ser importante e 98% dos alunos, 4ª a 8ª série, gostariam de estudar o tema.

A pesquisa traz recomendações para o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação (municipais e estaduais), os Conselhos de Educação, as famílias e as escolas. As principais recomendações são: ter empenho na formação e na capacitação de professores para tratar do tema igualdade racial; ter empenho na elaboração e na efetiva distribuição para todo o país de materiais didáticos que tratem dessa questão; reorganizar o currículo e criar parcerias com a comunidade.
http://www.rits.org.br/

GRAACC precisa de doadores/as de sangue

O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer [Graacc] precisa, com urgência, de doações de sangue. Os estoques alcançaram níveis muitos baixos para todos os tipos de sangue. Cada doação consegue ajudar no tratamento de três a quatro crianças atendidas pela instituição.

Podem colaborar pessoas de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg. Interessados/as em ajudar devem procurar o posto de coleta do hospital São Paulo (Rua Botucatu, 620, Vila Clementino) ou alguma unidade da Associação Beneficente de Coleta de Sangue [Colsan]. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 8h às 17h. Mais informações com o posto de coleta do hospital São Paulo pelo telefone (11) 5539-7289.
http://www.rits.org.br/

Ibama doa 700 quilos de pescado apreendidos nas bacias dos rios Araguaia e Xingu

Vila Rica/ MT (12/06/08) - Em doação de peixesuma fiscalização nas bacias dos rios Araguaia e Xingu, o Ibama apreendeu 700 quilos de pescado, 15 quilos de carne de jacaré, um barco a motor e grande quantidade de equipamentos usados na pesca predatória. Os peixes foram doados a Apae, creches e escolas dos municípios de Canarana e Barra dos Garças, nordeste e leste do estado do Mato Grosso.

Segundo o gerente do Ibama de Barra dos Garças, José Roberto Moreira, embora não seja época da piracema (período de reprodução das espécies), neste ano observa-se uma grande quantidade de cardumes subindo os rios da região em busca de alimentação. “A Lei de Crimes Ambientais proíbe a pesca predatória. A legislação do estado do Mato Grosso é mais restritiva pois não permite a pesca sobre cardumes”, observa Moreira.

A ação contra a pesca predatória se concentrou nos rios Kuluene, principal formador do rio Xingu e Rio das Mortes, afluente do Araguaia, durante um período de quinze dias. Foram recolhidas 14 redes, 2,3 mil metros de linhas de espinhéis (fios com 276 anzóis colocados na largura do rio), 11 tarrafas, 77 galões, 92 bóias (usadas na pesca) e três armas de cano longo. Para atuar de acordo com a lei ambiental, deve-se obter a licença de pesca e utilizar equipamentos permitidos como a vara, linha e anzol.

Foram aplicados R$ 11,7 mil em multas. Com a chegada da fiscalização, muitos pescadores abandonaram os materiais e se evadiram do local. A operação do Ibama foi realizada pela Gerência do Ibama em Barra dos Garças em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso(Sema/MT), Polícia Militar do MT e do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Kézia Macedo

Ascom Fiscalização Ibama

http://www.ibama.gov.br/2008/06/12/ibama-doa-700-quilos-de-pescado-apreendidos-nas-bacias-dos-rios-araguaia-e-xingu/

Após tortura, um ato de carinho

Valquíria Gonçalvez foi ao Centro Veterinário Asa Sul, na quadra 313, para adotar o cachorro Bobby, um poodle de quatro meses que sofreu tortura por seu antigo dono, mas já operado teve alta hoje. O veterinário responsável pela internação e cirurgia, Paulo Henrique Candido, disse que pensou que o animal havia sido atropelado, por causa da gravidade dos ferimentos.

Segundo os vizinhos o rapaz de 18 anos quebrou a pata traseira direita do cachorro com a mão e arremessou o animal três vezes contra a parede de baixo de bloco onde mora. Várias versões foram apresentadas pelo rapaz e pela namorada, mas em um dos depoimentos prestados aos fiscais do Ibama dez vizinhos e a namorada confirmaram que maus tratos já haviam ocorrido. O rapaz não voltou ao apartamento, onde morava com a namorada. Ele está na chácara do pai, pois teme a revolta dos vizinhos. Quando a namorada foi ao apartamento para pegar suas coisas houve confusão.

Além da pata quebrada Bobby sofreu fratura na bacia. Um pino de platina foi colocado cirurgicamente. O analista ambiental Anderson do Valle foi quem fez o auto de infração. O rapaz foi autuado em dois mil reais e o processo vai ser encaminhado ao Ministério Público Federal.

A nova proprietária tinha um poodle que morreu há três meses por uma neuropatia. Ela conta que sentia um vazio e quando viu Bobby pela televisão sentiu enorme vontade de cuidar do cachorro e dar a ele o carinho que merece.

Felipe Bello

Ascom Ibama/sede

http://www.ibama.gov.br/2008/06/10/apos-tortura-um-ato-de-carinho/

Sábado é dia de vacinação contra paralisia infantil

Crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar no sábado (14) 2,9 milhões de crianças com menos de cinco anos contra a paralisia infantil (poliomielite). O número corresponde a 95% dos 3,08 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Para essa fase da campanha, serão mobilizados 18,2 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar das 8 às 17h. Haverá 52,9 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. Se você não mora no Estado de São Paulo, informe-se no posto de saúde mais próximo.

A segunda etapa acontece em 9 de agosto. Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulgará a vacinação nas principais cidades paulistas.

Há 20 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde no dia 14 para receber uma dose da vacina Sabin, que é a garantia de proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Doses de vacinas atrasadas como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também estarão disponíveis nos postos de saúde.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Crédito de imagem: Paulo Alexandrowitsch/ Divulgação

(Envolverde/Governo do Estado de São Paulo)
http://envolverde.ig.com.br/#

Égua bate à porta de casa para pedir ajuda no Novo México

da Folha Online

Uma égua que ganhou o nome de Miracle (milagre em inglês) ganhou fama no Novo México (EUA), em um caso que ficou marcado pela crueldade praticada contra animais. Ela bateu à porta de uma casa para pedir ajuda após ser baleada três vezes na cabeça.

Na última segunda-feira (9), uma mulher (cuja identidade não foi revelada pela polícia) ouviu alguém bater na porta da frente de sua casa, na região de Radium Springs. Ao abrir a porta, surpreendeu-se com o animal ferido.

"Seguimos seus rastros por alguns quilômetros e vimos que a égua foi direto para essa casa", afirmou Curtis Childress, supervisor da divisão de controle de animais do condado de Dona Ana, ao jornal "Las Cruces Sun". "Não sabemos se ela caiu à porta ou se escorou na casa, mas foi o suficiente para a moradora pensar que havia chegado uma visita."

O autor dos disparos, Brian Drake, 36, irá responder em liberdade por crueldade extrema contra animais, crime que tem pena mínima de 18 meses de prisão.

O animal, que foi batizado de Miracle pela polícia local, está sob cuidados de uma família da região.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u412239.shtml

Macaco-aranha usa mangueira de jardim para escapar de zôo

da Folha Online

Inteligente e ágil, um macaco-aranha pegou de surpresa os funcionários do zoológico Washington Park, na cidade de Michigan, nesta semana. Ele usou uma mangueira de jardim para fugir.

O macaco aproveitou uma brecha na segurança do zôo. O fosso foi esvaziado para limpeza e, num descuido dos funcionários, o animal se agarrou à mangueira que estava pendurada e a utilizou para escalar o muro.

Após subir no teto da estação de tratamento de água do local, o macaco foi para a marina que fica ao lado do zoológico. Pulando de barco em barco, ele deu trabalho para ser recapturado --o que só ocorreu após uma hora.

Este e outro macaco-aranha chegaram ao zôo há pouco tempo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u412216.shtml

Orangotango que sofreu cirurgia faz 16 anos


Um orangatango que foi o primeiro a ser submetido a uma cirurgia aberta de coração para reparar um sopro no coração, comemorou ontem seu aniversário de 16 anos, no zoológico de San Diego, na Califórnia.


Karen, uma orangotango-de-Sumatra, ganhou decoração em rosa para sua festa. Ao abrir seu presente, ela encontrou nozes, uva seca e cereais integrais na embalagem.

A fêmea nasceu no zoológico de San Diego em 11 de junho de 1992 e foi operada em 1994. Os orangotangos são nativos das florestas tropicais do norte de Sumatra e parte de Bornéu mas estão extintos em grande parte da Ásia devido à agricultura e plantações que destroem seu habitat natural e fonte de alimentação.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2945871-EI8145,00.html


Macaco-prego entende valor do dinheiro

RICARDO BONALUME NETO
da Folha de S.Paulo

Mesmo separado do homem por 35 milhões de anos de evolução biológica, o macaco-prego demonstrou em experimentos na Itália possuir uma capacidade demasiado humana: o bicho entendeu o valor simbólico do "dinheiro". Foi a primeira evidência clara de que macacos também conseguem raciocinar com símbolos.

A equipe de cinco pesquisadores da Itália e dos EUA testou cinco desses pequenos macacos brasileiros com opções de comida e de objetos usados para simbolizá-la, que serviam como uma espécie de "dinheiro" que os animais podiam trocar por um lanche.

O ser humano já foi definido como a "espécie simbólica", dizem os autores do estudo, liderado por Elisa Addessi e Elisabetta Visalberghi, do Instituto de Ciências e Tecnologias Cognitivas, de Roma.

A compreensão de símbolos "transformou drasticamente nossos ancestrais hominídeos ao longo da evolução", escreveram os cientistas em artigo na revista "PLoS One" (www.plosone.org). A capacidade culminou numa linguagem complexa que auxilia acumulação e transmissão de cultura entre gerações.

O aprendizado de símbolos já foi observado antes em experimentos com chimpanzés, "parentes" mais próximos do ser humano. Mas que isso fosse possível com animais bem mais distantes evolutivamente, como o macaco-prego (nome científico Cebus apella), foi a grande surpresa agora.

Cinco macacos foram testados em gaiolas nas quais tinham a possibilidade de puxar uma entre duas gavetas com comida ou com o "dinheiro" --objetos não-comestíveis, como fichas de pôquer, que as representassem.

Os macacos já tinham previamente aprendido a trocar o "dinheiro" por comida; agora o objetivo era testar se isso derivava de um mero condicionamento ou se de fato raciocinavam usando o objeto como símbolo da comida.

Primeiro, os pesquisadores testaram suas preferências entre três tipos de alimentos, ordenados como "A", "B" e "C".

A idéia era checar um importante traço do processo de decisão, a chamada "transitividade": se prefiro comer "A" a comer "B", e prefiro "B" a "C", certamente vou preferir "A" em relação a "C". Depois, os macacos eram testados com quantidades diferentes tanto de comida quanto de objetos.

Os resultados mostraram que os macacos-pregos de fato se comportavam de acordo com a transitividade. Fosse com a comida, fosse com o "dinheiro", eles preferiam "A" a "B", "B" a "C" e "A" a "C".

Simbólico e concreto

"É um resultado muito interessante", afirma o pesquisador brasileiro Eduardo Ottoni, do Instituto de Psicologia da USP, comentando o estudo. Ottoni colabora com os italianos em pesquisas de campo com macacos-pregos no Piauí.

"Ainda que com algum viés ou dificuldade, os macacos conseguiram lidar com o problema simbólico de maneira comparável à maneira com que lidaram com o problema concreto --o ranking qualitativo de preferências e a transitividade se mantém", diz Ottoni.

Ou, nas palavras dos autores, "no geral, os resultados sugerem que os macacos-pregos usam mecanismos cognitivos similares quando avaliam opções em ambos os contextos, real e simbólico".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u411970.shtml

Crueldade: 'Peixe-chaveiro' vira moda nas ruas de Pequim


'Peixe-chaveiro' vira moda nas ruas de Pequim
Sem oxigênio e alimento, no entanto, bicho sobrevive poucas horas.
Vejam a foto do "peixe-chaveiro" em
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL599200-6091,00-PEIXECHAVEIRO+VIRA+MODA+NAS+RUAS+DE+PEQUIM.html

12/06/2008 - 17h51 - Atualizado em 12/06/2008 - 18h14
'Peixe-chaveiro' vira moda nas ruas de Pequim
Sem oxigênio e alimento, no entanto, bicho sobrevive poucas horas.
Defensores dos animais já começaram a fazer protestos pela internet.
Do G1, em São Paulo
Em Pequim, na China, chaveiro contendo peixinho vivo virou moda, e é
vendido até como lembrança dos Jogos Olímpicos, que acontecem na
cidade em agosto. Como não dá para alimentar o peixe, sua vida é
curta. Grupos de defesa dos direitos dos animais já iniciaram
protestos pela internet contra a venda do souvenir. (Foto:
Reprodução/Telegraph.co.uk)
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=305&Itemid=89

Campinas: CCZ vira corredor da morte para cães

A superlotação e uma infra-estrutura deficitária
transformam os canis do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de
Campinas em uma espécie de corredor da morte para a maior parte dos 84
animais que estão presos lá. Mal alimentados, sem tomar sol e se
exercitar, os cães emagrecem a ponto de quase não conseguirem se
levantar e andar. "Isso aqui é um grande corredor da morte. O cachorro
vem pra cá para morrer", define um funcionário do local que não quis
se identificar. A lei proíbe o extermínio de cachorros saudáveis e
determina que os animais abandonados e alojados no CCZ sejam
castrados, identificados e doados. Mas isso não vem ocorrendo e os
cães acabam abandonados à própria sorte no canil.

Segundo funcionários do CCZ, os animais são alimentados com ração de
baixíssima qualidade e, por isso, perdem peso. "Tem muito cachorro que
recusa a ração e só come quando está no limite da fome mesmo", conta
um empregado. A reportagem esteve no local e constatou que, apesar de
magérrimos, os cães estão recebendo alimentação.

A diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maria
Filomena de Gouveia Vilela, reconhece que o confinamento está
adoecendo os animais e que eles estão condenados à morte. "Na prática,
o que está acontecendo é isso (a morte)", diz. Maria conta que o CCZ
não foi criado para abrigar animais por muito tempo e que há cachorro
que está lá há quase um ano. "Na nossa avaliação, o grande problema é
que esses animais estão confinados há muito tempo e o confinamento
adoece e deprime", disse. Ela contou que a ração oferecida segue os
padrões técnicos previstos para alimentação de animais daquele porte.

Ao todo, o CCZ tem capacidade para 70 cães. Dessas vagas, 12 são para
o setor de isolamento destinado aos animais perigosos. Hoje, 24
cachorros estavam alojados nesse espaço. O problema da superlotação é
antigo e de conhecimento da Prefeitura de Campinas. O próprio
secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva,
reconheceu, em várias ocasiões, a superlotação na instituição. Mas,
até hoje, nada foi feito para amenizar o sofrimento dos animais e
melhorar as condições de trabalho dos servidores.

Leia matéria completa na edição de sexta-feira (13/06/2008) do Correio Popular

http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=228344#comentario
****************************************************************
Sindicato fiscaliza Centro de Zoonoses de Campinas
Entidade aponta disse falta de equipamentos de segurança e de
estrutura para os trabalhadores
EPTV Campinas


Publicidade
12/06/2008 - 12:59 - O Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas
constatou várias irregularidades no Centro de Controle de Zoonoses da
Prefeitura de Campinas, durante vistoria na manhã desta quinta-feira
(12). Os fiscais voltaram ao centro sete meses depois de uma série de
protestos que o sindicato fez devido as más condições de trabalho.

Na época, os funcionários do Centro de Zoonoses passaram a recusar o
recebimento de novos animais porque o espaço estava superlotado. Dois
trabalhadores chegaram a ser mordidos pelos cachorros e o sindicato
pedia mais contratações, grades no canil e a manutenção nas redes de
esgoto.

Segundo o coordenador do Sindicato dos Servidores, Jadirson Cohen,
nesta quinta-feira o centro estava com 24 cachorros em observação, o
dobro da capacidade. Ele disse ainda que faltam equipamentos de
segurança e estrutura para os trabalhadores. A denúncia vai ser
encaminhada para o Ministério Público.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que as denúncias
feitas pelo sindicato serão verificadas. A assessoria informou ainda
que os novos equipamentos de segurança já foram comprados. Sobre a
superlotação, eles confirmam o problema, mas dizem que não há outra
alternativa já que a eutanásia é proibida.


http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?215853
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=304&Itemid=89

Comedores de gato são censurados em rede social

Censurados!
Comedores de gato são censurados em rede social
JB Online
Um grupo de universitários dinamarqueses dizem que suas contas no site
de relacionamentos Facebook foram deletadas depois de terem publicado
fotos em que apareciam comendo um gato.

Segundo os estudantes, administradores da rede social fecharam suas
contas logo depois que as fotos foram ao ar.

Os estudantes afirmam ter cozinhado e comido um gato em sinal de
protesto contra o abate de porcos, vacas e outros animais para
consumo.

Segundo a agência UPI, os jovens declararam que o objetivo era mostrar
a hipocrisia de comer a carne de animais maltratados, mas dar tanta
importância aos bichos de estimação. "Por que seria pior comer um gato
do que um porco?", questionou um dos jovens à UPI.

O grupo garante que o gato foi morto humanamente e preparado por um
chef profissional.

Laura Mortensen, que faz parte do grupo envolvido, contou ao jornal
Copenhagen Post que foi preciso "contar até três" antes de se sentarem
para comer. "Mas cada um comeu um pouquinho," garante.

http://emsergipe.globo.com/nesseinstante/exibir_noticia.asp?id=97985&tit=CENSURADOS!+COMEDORES+DE+GATO+SÃO+CENSURADOS+EM+REDE+SOCIAL
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=303&Itemid=89

Porto Alegre: Votação sobre fim de carroças deve ser na segunda-feira

Votação sobre fim de carroças deve ser na segunda-feira
Falta de quórum determinou o encerramento da tumultuada sessão
Atualizada às 19h05min

Nilson Mariano | nilson.mariano@zerohora.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Após serem derrotados na votação do requerimento que pedia o adiamento
da votação do projeto que prevê a retirada gradativa das carroças das
ruas de Porto Alegre por 17 a 16, vereadores do PT, PCdoB, PTB, PDT e
PSDB se retiraram do plenário da Câmara de Vereadores e, por falta de
quórum, a sessão foi encerrada — restaram 14 vereadores e o mínimo
exigido é 19. O projeto deve ir à votação na segunda-feira.

A sessão desta quinta-feira foi tumultuada. Carroceiros e entidades em
defesa dos animais lotaram as galerias da Câmara, e se manifestavam
durante os discursos dos parlamentares. Carroceiros vaiavam os
vereadores a favor do projeto, gritando "máfia do lixo". A Câmara de
Vereadores reforçou a segurança para a sessão, com 38 guardas e
detectores de metal.

O vereador do PP Beto Moesch queria que a votação ocorresse nesta quinta:

— A bancada do PT retirou o quórum, conseguiu liderar este movimento,
mas o que eles realmente queriam, que era procrastinar (adiar) o
projeto, não conseguiram. Nós conseguimos manter a pauta. Portanto, só
existe uma coisa agora pautada na Câmara de Vereadores de Porto
Alegre, que é regrar, disciplinar para sempre o uso de carroças na
cidade de Porto Alegre.

Já Carlos Comassetto, do PT, diz que os cinco partidos utilizaram um
artifício regimental:

— Nós propusemos que a sessão fosse adiada para que as 13 emendas que
fossem resentadas pudessem ser equalizadas, inclusive dar a chance
para que o Executivo mandasse o projeto para cá. Como fomos derrotados
por um voto, utilizamos um artifício regimental, de não dar quórum,
para dar chance até segunda-feira para ter mais diálogo sobre o
projeto, que tem que ser qualificado. Não basta forçar uma solução que
não vai resolver o problema na totalidade.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?newsID=a1966334.xml&tab=00014&uf=1
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=302&Itemid=89