quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Pontos de vacinação anti-rábica em Caraguatatuba
http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/index.php
Peixe-leão causa maior 'invasão marinha da história' no Caribe, dizem cientistas
O animal é nativo dos oceanos Pacífico e Índico e não tem predadores no Caribe. É capaz de cercar peixes e crustáceos de até metade do seu tamanho e engolir de uma vez só. Os pesquisadores observaram apenas um peixe-leão comendo até 20 outros peixes em menos de 30 minutos.
"Essa pode muito bem se tornar a mais devastadora invasão marinha da história", afirmou Mark Hixon, da Universidade Estadual do Oregon. Para ele, o que o peixe-leão está fazendo nos mares caribenhos é comparável ao estrago de uma praga de gafanhotos.
Embora seja chamado de "vermelho", a cor predominante da espécie é o branco, com listras vermelhas e marrons. Seus espinhos venenosos dão uma cara meio alienígena ao bicho. O veneno não é fatal para humanos, embora seja muito dolorido.
Para a União Mundial de Conservação, o peixe-leão vermelho é uma das piores espécies invasoras do mundo. E como ele nada muito fundo para ser pego por redes - a forma mais comum de lidar com espécies invasoras animais na água -, os cientistas estão procurando descobrir o que pode servir como seu predador: tubarões, enguias e até humanos. Embora algumas pessoas garantam que o gosto do peixe não é ruim, os tubarões, em geral, se recusam a comer a espécie. (Fonte: G1)
Le Cirque prepara manifestação em frente ao Congresso Nacional
CONTEÚDO RELACIONADO
O Ibama afirma ter encontrado uma série de evidência de maus-tratos. Após uma operação na manhã de anteontem, dois chimpanzés e um hipopótamo foram retirados do circo e levados ao Jardim Zoológico de Brasília. Com uma guia de trânsito do Ministério do Meio Ambiente, a dupla desembarcou ainda de noite em um santuário de primatas em Sorocaba (SP). O hipopótamo permaneceu no zôo, onde há vaga para a espécie.
Mas uma nova liminar determinou, na tarde de ontem, a devolução dos animais em 24h sob pena de R$ 2 mil por dia. A assessoria do Ibama informou que o órgão está empenhado em fazer cumprir a determinação. O coordenador de Fauna Antônio Ganme viajou hoje para São Paulo para providenciar a volta dos macacos.
Ganme disse ontem que o órgão vai recorrer da decisão. “Temos todas as provas dos maus-tratos e o juiz não leva isso em consideração”, protestou. Ele nega irregularidades no transporte dos macacos para São Paulo. “Os animais foram apreendidos e nossa missão é buscar o melhor lugar para eles. Como não havia vaga no zoológico, procuramos santuários e reservas interessados”. Segundo ele, se a justiça manter a devolução, os bichos só poderão voltar para Brasília em cinco dias, pois devem se recuperar da primeira viagem. Na noite de ontem, Antônio registrou queixa de ameaça contra Augusto Stevanovich, um dos proprietários do circo, na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).
Bem-estar
Os dois chimpanzés adultos que viviam isolados em uma jaula de três metros quadrados no circo — 20 vezes menor que a área mínima exigida pelo Ibama — agora estão em um área verde de 500 metros quadrados, onde convivem com outros 44 primatas. A associação sem fins lucrativos de Proteção aos Grandes Primatas (GAP) fornecerá assitência médica e alimentação adequada. “Fui pessoalmente a Brasília buscar eles, que estão banguelos, tinham correntes nos pescoços e apresentavam altos níveis de estresse”, contou a presidente do GAP, Selma Mandruca. A associação internacional tem quatro santuários no Brasil, e além de recuperar e socializar animais maltratados, ele realizam pesquisas de observação do comportamento dos macacos.
A veterinária do Jardim Zoológico Lúcia Magalhães trabalhou no GAP por dois anos e cuidou dos animais antes da partida deles para São Paulo. “Quem perde com essa briga são os chimpanzés. Ele dizem que cuidam deles com se fossem filhos. Será que eles deixariam os filhos acorrentados em uma jaula enferrujada?”, questionou. No lugar, as normas do Ibama para a manutenção de animais silvestres são ignoradas. Na vistoria, foi constatado que a girafa usada nos espetáculos não tinha espaço para erguer o pescoço no cativeiro, os seis elefantes vivem em uma área de 25 metros quadrados — tamanho de uma quitinete — e estão abaixo do peso. O rinoceronte africano, com feridas nos olhos, também passa a maior do tempo enjaulado.
Apresentações
A queda-de-braço do Le Cirque para apresentações com animais continua. O advogado do Luiz Saboia informou ainda que vai entrar, logo mais às 14h, com mandado de segurança contra a revogação do alvará do dia 8, que proibia a realização dos espetáculos no circo, que está instalado no estacionamento do Estádio Mané Garrincha.
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2008/08/14/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=25282/noticia_interna.shtml
Reserva ambiental protege aves de rapina em Sergipe
Aves de rapina têm proteção especial em uma reserva ecológica em Itabaiana, em Sergipe. O criador Percílio Costa se dedica a cuidar dos animais, que também são treinados. Muitos deles já foram vítimas de maus-tratos.
Um dos grandes problemas da criação de aves de rapina em cativeiro é que, sem se exercitar, elas engordam e morrem. Para evitar o problema, Costa criou um treinamento para as aves.
No local chegam aves mutiladas levadas pelo Ibama ou pela população. Os animais feridos poderiam morrer se não recebessem cuidados especiais. (Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40066
Todos os cães da Itália terão que ter microchip
De coleira e chip
Na Itália, pet shops terão um novo produto a vender daqui pra frente: chips para mascotes.
E promete ser hit de vendas, a contar por medida baixada no país da massa na íultima semana, pela Sub-Secretaria de Saúde.
A partir de setembro, todos os cães da Itália, com idade superior a dois meses, serão obrigados a ter um microchip eletrônico de identificação, além de registro no anagrafe canino.
Estima-se que a medida vá atingir 6 milhões de peludos.
ANTI-ABANDONO
O governo justificou a imposião como forma de cmbater o abandono dos animais - prática comum por lá durante as férias.
Caberá às administrações municipais identificar e registrar os cães, sendo que os prefeitos ficarão responsáveis pela observância do procedimento.
Mais: para fazer o controle e fiscalização dos animais, as prefeituras terão de dotar as polícias locais de um dispositivo de leitura do microchip.
A medida também veda a venda de filhotes com idade inferior a dois meses e de cães que não estejam identificados e registrados. A aplicação do microchip, como é um ato médico, deverá ser efetuada por um veterinário publico ou veterinários habilitados pela municipalidade.
A previsão é de que o custo ficará entre 7 e 30 euros para cada cão.
Quarta Cãominhada será no dia 17 de agosto em Blumenau
A quarta edição da Cãominhada será realizada em Blumenau no dia 17 de agosto. O evento tem o objetivo de entreter cães e seus proprietários em uma manhã de lazer.
A Cãominhada iniciará às 9h no Parque Vila Germânica em frente ao Setor 1, com a recepção dos participantes. Às 9h30min começará a caminhada com saída da Rua Alberto Stein, passando pelas Ruas João Pessoa, 7 de Setembro e Humberto de Campos e retornando para a Rua Alberto Stein.
Durante toda a manhã, terá uma feira de adoção de animais ainda em frente ao Setor 1. No decorrer da Cãominhada, o grupo Agility, da Clínica Vira-Lata, fará apresentações de cães adestrados.
As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail caominhadablu@hotmail.com ou pelo telefone 3326-6901 até o dia 15 de agosto ou ainda na data e local do evento. Os primeiros 150 inscritos receberão camisetas promocionais. As inscrições gratuitas.
A Cãominhada é uma parceria entre a Aprablu, a Ong Focinho Feliz, Paraíso Pet Shop, Agroavícola Itoupava Norte e a Clínica Vira-Lata.
Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau
http://www.belasantacatarina.com.br/noticias/2008/07/30/Quarta-Caominhada-sera-no-dia-17-de-agosto-em-Blumenau-3308.htmlSecretário pede que pobres da Índia comam ratos para salvar grãos
Vijay Prakash diz que pobres devem comer roedor para salvar plantação de grãos.
Uma autoridade indiana quer incentivar os pobres do Estado de Bihar a comer carne de rato como forma de combater a crise dos alimentos na região.
O secretário do Departamento Estadual do Bem-Estar Social, Vijay Prakash, disse que a proposta é fundamentada em "muita pesquisa e trabalho de campo".
"Há duas vantagens nesta proposta. Primeiro, podemos salvar pelo menos metade dos nossos estoques de grãos e, em segundo, podemos melhorar as condições econômicas da comunidade de Musahar", disse ele à BBC.
A comunidade de Musahar é considerada a casta mais pobre do Estado e, segundo o secretário, já tem por tradição cozinhar pratos à base de carne de rato.
De acordo com Prakash, cerca de 50% do total da produção de grãos é devastada pelos roedores.
Nutrientes
Ele argumenta que ao estimular o consumo de ratos uma quantidade maior de grãos será preservada o que possibilitará um melhor combate da fome entre os moradores da comunidade.
O secretário afirmou que a carne do roedor, além de muito delicada, é rica em proteínas e muito popular "na Tailândia e na França".
"Ratos quase não têm ossos e são ricos em nutrientes", disse ele.
O secretário disse ter receitas para pratos à base de rato e vai distribui-las entre os hotéis de Bihar.
Ele ainda disse que quer incentivar a produção de ratos para o abate da mesma forma como é feito com aves.
Esta não é a primeira vez que o secretário propõe "idéias inovadoras". Ele já propôs a contratação de eunucos para fazer a segurança de maternidades e diz que a próxima iniciativa da secretaria é estimular a caça a cobras.
"Eu quero popularizar a caça às cobras por causa do valor econômico de seus venenos", disse ele.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentID=9325657
Apreensão de animais silvestres em Brejetuba
Após a residência ser revistada, foram apreendidas tarrafas, 32 tubos com pólvora para carregamento de cartuchos, varetas para limpeza de canos de espingarda, um revólver calibre .22, munição, cinco pássaros da espécie trinca-ferro, dois da espécie Gaturama e um coleiro, além de armadilhas para captura de pássaros.
Todo o material apreendido foi encaminhado ao DPJ de Conceição do Castelo.
Informações Adicionais:Assessoria de Imprensa da PMES
Mirela Marcarini / Marcos Sacramento
(27) 3380-2700 / 9975-7858 / 9901-9862
jornalista.pm5@pm.es.gov.br
http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99684857
Animais passam fome, abandonados no Jardim São Marcos, em Cubatão-SP, Brasil.
ASSINEM A PETIÇÃO:
http://www.petitiononline.com/cubatao/
MP-PB denuncia ex-gerente do Ibama por improbidade
O Ministério Público Federal da Paraíba denunciou o ex-gerente executivo do Instituto Brasileiro do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado, Erasmo Rocha Lucena, por improbidade administrativa e apropriação e desvio de animais silvestres. Segundo a denúncia, Lucena utilizou-se de recursos do Ibama em atividades particulares e causou danos ao patrimônio da União.
De acordo com informações do Ibama, Lucena teria oferecido a políticos e jornalistas espécimes ameaçados de extinção da fauna local apreendidos pelo órgão e pela Polícia Federal. O ex-gerente teria determinado a doação dos animais mesmo com parecer contrário de técnicos do Ibama.
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger223850,0.htm
Adote um Amiguinho.org São Paulo
Todos foram pegos das ruas, muitos em situação de risco ou maltratados e são doados castrados, vermifugados e com remédio anti-pulgas. O Adote Um Amiguinho está com muitos animais e isso dificulta o recolhimento de outros que precisam de ajuda, então se você quiser adotar um amiguinho, visite o blog ou ligue. Se você souber de alguém que quer adotar um animalzinho divulgue o blog.
Link do blog:
http://www.adoteumamiguinhoorg.blogspot.
Contato com os responsáveis pelo blog:
(11) 3755-1037 com Dra. Maria Estrela
ou adoteumamiguinho@yahoo.com.br .
Estamos em SÃO PAULO, no Morumbi.
repassado para mim por:
Rosana
(Banda Aip)
http://www.aiprock.com/home.html
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?idp=879873
Ambientalistas fazem abaixo-assinado contra estola do papa (JÁ FOI POSTADO NO BLOG, MAS Ñ CUSTA POSTAR DE NOVO)
A Aidaa apresentará ao pontífice, no final de setembro, uma carta acompanhada das assinaturas que começaram a recolherem 21 de julho em sua página na internet.
Nessa carta, o presidente da Aidaa, Lorenzo Croce, explica que essa "pequena e significativa renúncia pessoal" por parte do papa se converterá em um "forte sinal para o cuidado dos animais e do meio ambiente."
Alguns cidadãos que assinaram a petição acompanharam suas assinaturas de mensagens para o pontífice.
"Existe uma diferença entre nutrir-se e adornar-se. Jesus Cristo saciou materialmente e espiritualmente aos homens, mais recorde que o único 'adorno' que levou foi sua coroa de espinhos, que recebeu para ser humilhado", escreveu um dos participantes.
Até o momento, o Vaticano não respondeu a nenhuma das diversas petições já feias contra o uso de pele animal. (Fonte: Estadão Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40025
POST ANTERIOR:
http://fasesefacesanimais.blogspot.com/2008/07/itlia-defensores-dos-animais-fazem.html
FICA AQUI MAIS UMA VEZ O LINK PARA ASSINAR A PETIÇÃO:
Briga de galo é proibida nos EUA, mas tradição se mantém
Com a ajuda de grupos de direitos dos animais, a polícia investiga e organiza as batidas. A última grande ação, em dezembro, levou duas semanas de preparação e utilizou até um helicóptero. Mas ao contrário da expectativa de prisão de 200 envolvidos, apenas uma meia dúzia foi indiciada. Os praticantes contam com a ajuda de olheiros, que avisam quando a polícia está a caminho.
A prática da briga de galo é um hábito muito antigo em comunidades rurais e hispânicas, o que torna difícil a aceitação da nova lei. Os oficiais destinados para a fiscalização reclamam que as penas ainda são muito brandas e pedem mais recursos para combater o delito.
Famílias inteiras viviam dos rendimentos gerados pela atividade e a proibição representou um duro golpe na economia do estado. Os lucros obtidos com as brigas de galo, como hotéis, lojas de alimentos e material especializado sofreram queda de 70% em média. Enquanto lutam na justiça para tentar reverter a lei, os donos de galos de briga e arenas ainda não se desfizeram dos animais ou da estrutura dos criadouros na esperança de voltar a legalidade. (Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40033
CRAS 20 anos: crianças conhecem de perto fauna de MS
Antes de assistirem a palestra da bióloga Mariana Mirault, os estudantes foram ver de perto os animais que fazem parte da fauna de Mato Grosso do Sul. Tamanduás, macacos, tatus, jaguatiricas, cágados e diversas aves como araras e papagaios foram levados até à escola. “São animais que morreram no Cras e então foram empalhados para que possamos ensinar melhor sobre eles”, explica o biólogo e coordenador do Cras, Vinicius Andrade Lopes.
As crianças são curiosas e perguntam ao biólogo como se empalha os animais. A maior parte das espécies é conhecida dos alunos. “Eles ficam encantados porque os bichos parecem de verdade”, comenta Vinícius Lopes.
Já na palestra, as fotografias projetadas num telão ajudam os estudantes a entender o trabalho. São mostradas imagens de animais maltratados, atropelados ou resgatados das mãos de traficantes, tática que assusta e ao mesmo tempo conscientiza as crianças sobre a necessidade de preservação e o os riscos que a ação do homem traz à fauna.
De olhos bem abertos, Cláudio Silva, 10 anos, ficou impressionado em ver como as queimadas afetam os animais. “Você viu a onça, com o rosto e a orelha queimada?”, ele conta, sobre a foto de um felino apresentada pela bióloga. Com a mesma idade, Marcos dos Santos mostra que entendeu bem o quanto a criação ilegal de animais silvestre é errada. Se perguntar a ele o que é preciso para garantir a sobrevivência das espécies, a resposta vem rápido: “não matar e não pegar o animal da natureza e vender”.
O programa com as escolas vai ser permanente a partir deste ano. “Antes fazíamos palestras esporádicas, atendendo a pedidos das escolas, mas agora vai ser uma ação continuada”, explica o coordenador do Cras. A intenção é visitar ao menos quatro colégios a cada mês. “Vimos que faltava fazer um trabalho assim. É esse também o nosso papel”, afirma.
Segundo Lopes, as crianças são o alvo da campanha por terem condições de mudar o comportamento da sociedade. “É muito mais fácil educar e conscientizar crianças porque, quando adulto, o ser humano já tem uma série de idéias pré-concebidas que interferem no aprendizado. Essas crianças ainda vão servir como multiplicadoras porque elas ensinam e cobram dos pais um comportamento correto”, justificou.
Outras duas escolas já estão agendadas para receber as palestras neste mês. No dia 20 a palestra será na Escola Municipal Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis e dia 27 na Escola Nazira Anache, no Jardim Anache.
As escolas interessadas em agendar a palestra do Cras devem entrar em contato com o centro pelo telefone (67) 3226-6003 ou no Imasul através do número (67) 3318-6025. São disponibilizadas as quartas-feiras para esse trabalho educativo.
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=1395
Leões mal alimentados no Paraná dão fôlego ao movimento pró-circos sem animais
O movimento favorável à aprovação do Projeto de Lei que proíbe o uso de animais em circos está capitalizando um novo impulso. Circula pela internet matéria do jornal paranaense Gazeta do Povo, edição do dia 31 passado, informando que “uma força-tarefa integrada por orgãos estaduais, federais e municipais retirou cinco leões abrigados em condições precárias pelo circo Cassaly, instalado em Antonina, e multou o estabelecimento por maus-tratos”.
“Os animais foram levados ao zoológico do Parque Iguaçu, em Curitiba, onde permanecerão até que se defina a logística de transferência para seus novos lares: os dois machos seguem para Volta Redonda, no Sul fluminense, e as três fêmeas para Pomerode, em Santa Catarina”, diz a publicação.
Todos estavam na fase adulta, mas três deles apresentavam tamanho inadequado para a idade – cerca de seis anos. “Eles foram mal alimentados por muito tempo e tiveram pouco espaço para se exercitar, o que inibiu o crescimento”, explicou ao jornal a coordenadora do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Eunice de Souza. “Além disso, estão com os pêlos ralos e numa coloração apagada, situação típica de animais que foram mal alimentados ou que não receberam comida por muito tempo”, declarou ainda.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40049
Instituto pede doações para salvar pingüins em Salvador/BA
Já chega a quase 200 o número de pingüins mortos em Salvador. A entidade, que é uma ONG credenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está pedindo ajuda para que esse número não aumente.
Ao todo chegaram a Salvador 582 pingüins. Como quase 200 já morreram, o instituto está pedindo ajuda para cuidar dos bichos. Os telefones para contato são os seguintes: (71) 3461-1490 e (71) 8132-2799. (Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40050