terça-feira, 9 de setembro de 2008

09 de Setembro - Dia do Médico Veterinário

Tucano-de-bico-verde morre por falta de atendimento


Um tucano-de-bico-verde acabou morrendo em Curitiba no fim de semana por falta de atendimento. O publicitário que encontrou o animal afirma que tentou contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar, mas que ninguém assumiu a responsabilidade pelo animal.

Marcelo Mainardy encontrou o tucano no sábado (6), no sítio que tem em Campo Magro, na região metropolitana. A ave estava com as asas, uma das patas e o bico quebrados – ferimentos que podem ter sido provocados por pedradas, de acordo com informações do telejornal Bom Dia Paraná. O animal foi tratado em uma clínica particular, mas não resistiu aos machucados e ao estresse.

O publicitário decidiu pagar por um atendimento particular depois de uma longa espera. Logo que encontrou o tucano machucado, ele procurou o Ibama, o IAP, e a Força Verde mas ninguém assumiu a responsabilidade pelo animal. Ele disse que ficou nove horas atrás de auxílio, até buscar o socorro por conta, e que saiu de casa com medo de ser multado por transportar um animal silvestre. “É difícil, é decepcionante saber que não teve nenhuma entidade que pudesse acolher esse tucano”, afirmou ao Bom Dia Paraná.

A Força Verde se dispôs às 17h do sábado, a apurar a origem do ferimento e levar o pássaro para ser tratado no Centro de Tratamento de Animais Silvestre, em Tijucas do Sul. Ao Bom Dia Paraná os policiais disseram que tentaram buscar o bicho, mas que não encontraram o endereço do publicitário. “É possível que o erro seja de quem pegou a informação. Vamos apurar durante a semana para ver onde está o erro”, explicou o tenente Plácido.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=806152&tit=Tucano-de-bico-verde-morre-por-falta-de-atendimento

Relator da Lei Arouca na Comissão de C&T do Senado apresenta parecer favorável à proposição

O projeto de lei que regulamenta o uso de animais em pesquisa científica, conhecido como Lei Arouca, está pronto para ser apreciado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

Nesta quinta-feira, dia 4, o relator do projeto na CCT, senador Renato Casagrande, apresentou parecer favorável à proposição. A Comissão de C&T, última parada antes de o projeto ir ao plenário do Senado, deve apreciar o parecer na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro.

Histórico

Após ser aprovado, em maio, na Câmara dos Deputados, o projeto da Lei Arouca foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação do Senado.

O projeto (PLC 93/08) cria o Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea) e prevê, entre as suas atribuições, a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com a finalidade de ensino e pesquisa científica. Caberá a esse conselho também o credenciamento de instituições para criação e utilização de animais a serem submetidos à Ciência.

O conselho terá ainda a atribuição de monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais tanto no ensino quanto na pesquisa. A proposta estabelece critérios para utilização de animais em pesquisa científica.

A meta do projeto é evitar ao máximo o sofrimento e a dor do animal submetido a procedimentos em laboratórios para fins de ensino e pesquisa. Não estão incluídas entre as atividades de pesquisa as zootécnicas relacionadas à agropecuária.

De acordo com o projeto, os animais só poderão ser submetidos a intervenções recomendadas nos protocolos dos experimentos que constituem a pesquisa ou programa de aprendizado. Os animais utilizados nas pesquisas deverão receber cuidados especiais antes, durante e após o experimento, conforme determinação estabelecida pelo Concea.
(Daniela Oliveira)


Fonte: Jornal da Ciência (SBPC)

BM encontra carro abandonado cheio de animais em Santa Maria

Ao todo, estavam no Monza 12 animais, entre ovelhas, terneiros, galinhas e porco

Ao chegar no bairro Boi Morto, em Santa Maria, depois de receber uma denúncia anônima, uma equipe da Brigada Militar (BM) mal acreditou no que viu. Em um Monza que recém havia sido abandonado por duas pessoas, se amontoavam diversos animais, por volta das 3h desta terça-feira.

— No banco da frente, tinha uma ovelha viva. Entre o banco do motorista e do caroneiro, um porco morto. No banco de trás, mais três ovelhas e duas galinhas, vivas. No porta-malas, que estava trancado, a gente ouvia berros de terneiro — descreve o soldado Carlos Alexandre Pereira Gomes, que ajudou a apreender o veículo com os animais.

O veículo foi guinchado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), na Rua dos Andradas, em Santa Maria. Lá, policiais tiveram outra surpresa ao abrir o porta-malas do veículo. Ali, havia mais dois terneiros e uma ovelha vivos. Na parte da frente, mais duas galinhas mortas. Ao todo, no veículo, portanto, havia 12 animais.

— Os animais estavam bem maneados, como se diz. Desamarramos eles e retiramos do carro, que também estava cheio de fezes dos bichos — relata um dos policiais da equipe de abigeato da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas da Polícia Civil (Defrec), Marco Antonio Burlamaqui.

Depois de soltar os animais que estavam amontoados, os policiais tinham um dilema a resolver: o que fazer com eles? Como não há, em Santa Maria, um local adequado para acolher "apreensões" deste tipo, como um centro de zoonoses, os passageiros nada comuns do veículo transformaram o pátio da DPPA em uma espécie de chácara urbana.

As galinhas ciscavam entre uma brita e outra - uma delas chegou até a pôr um ovo, as ovelhas passeavam na escassa grama e terneiros descansavam depois do desconfortável passeio no porta-malas.

— Arrumamos até uma bacia com água para os animais. A gente não sabia o que fazer com eles — conta Burlamaqui.

Produtor reconheceu animais

No começo da tarde desta terça, um morador de Dilermando de Aguiar foi até a DPPA para registrar que, de madrugada, sete ovelhas de sua propriedade foram furtadas. Para a surpresa dele e para a sorte dos policiais, as ovelhas que estavam no estacionamento foram reconhecidas por ele como suas.

O agricultor também reconheceu os terneiros, que eram de um vizinho seu que é açougueiro, e as galinhas, de outro morador de Dilermando de Aguiar. Os outros donos chegaram ao local mais tarde e os animais foram imediatamente levados de volta para a cidade vizinha.

Desta vez, de forma bem mais confortável, na carroceria da caminhonete de um deles.

Os policiais militares que atenderam à ocorrência acreditam que os dois homens que furtaram os animais abandonaram o veículo ao ouvir uma sirene qualquer e acreditar que estavam sendo perseguidos.

O dono do Monza também foi até a delegacia de tarde, para registrar o furto do carro. Morador da Vila Lídia, ele contou que o carro teve problemas mecânicos enquanto ele andava na Rua Venâncio Aires, na noite de segunda-feira. Então, ele deixou o Monza lá e, nesta terça, o carro não estava mais no local. Os furtos são investigados pela Defrec.

Dúvida

Depois de toda a confusão, os policiais civis e militares que, de alguma forma, participaram da operação, continuam com uma dúvida:

— Gostaria de saber como, além de todos esses animais, duas pessoas conseguiram se enfiar naquele carro — brinca o soldado da BM.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2171373.xml

Macaco sem pernas e um braço vive com coelho em Bangcoc


Há três anos, ‘BoonLua’ foi atacado por cães.
Ele se arrastou para um templo e recebeu tratamento médico.

O macaco “BoonLua”, de 6 anos, que há três anos sofreu amputação das pernas e de um braço após ser atacado por cães em Bangcoc, convive agora, harmoniosamente, com o coelho “Toby”. Ao quase ser destroçado, ele se arrastou para um templo da província de Ayuthaya, foi acolhido, recebeu tratamento médico e sobrevive com a ajuda de seu “novo amigo”. (Foto: Sukree Sukplang/Reuters)

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL750356-5602,00.html

Tanque com algas deixa ursos polares verdes no Japão

Três ursos polares "verdes" têm chamado a atenção de visitantes de um zoológico no Japão. Os animais, que normalmente são brancos, mudaram de cor depois de nadar em um tanque de água com excesso de algas.

Espera-se que os ursos voltem à cor natural quando a quantidade de algas no tanque diminuir, em novembro.

http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/09/09/ult4909u5506.jhtm

Pônei de circo morre no Distrito Federal 26/08/2008

Animais foram levados para Campo Grande após início de disputa judicial.
Circo teve os shows suspensos porque o Ibama constatou maus-tratos.

Um dos pôneis do circo Le Cirque morreu na madrugada desta terça-feira (26) no Zoológico da Brasília. Os animais - quatro elefantes, duas girafas, uma zebra, sete pôneis, duas lhamas e dois camelos -, levados para Campo Grande (MS), depois do início de uma disputa judicial, foram apreendidos e trazidos para o Distrito Federal, onde chegaram na noite de domingo (24).

Segundo veterinários e funcionários do Ibama, um dos pôneis não suportou o estresse causado pela viagem que o fez ficar até dez dias preso em uma carreta que fez o transporte dos animais. A camela, por exemplo, está com anemia e insuficiência renal. Ela mal consegue se levantar. Os outros bichos já estão em recintos adequados. Na manhã desta terça-feira foi feito o desembarque dos quatro elefantes.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL737385-5598,00.html

Filhote de tamanduá é resgatado em Goiás


Animal foi entregue por trabalhadores rurais ao Corpo de Bombeiros de Goiânia.
Filhote foi encaminhado para Centro de Triagem de Animais Silvestres.
Um filhote de tamanduá foi resgatado por trabalhadores rurais no município de Bonfinópolis (GO), na sexta-feira (8). O animal, que tem cerca de duas semanas de vida, foi entregue ao Corpo de Bombeiros de Goiânia. (Foto: Divulgação/CBMGO )
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL718045-5598,00.html