segunda-feira, 16 de março de 2009

Greenpeace protesta em frente ao hotel de Lula, em Washington

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Washington, passou no sábado (14) por uma demonstração de um pequeno grupo de manifestantes do grupo ambientalista Greenpeace, que pediam atenção dele à questão climática e à Amazônia.

A limusine do presidente passou pelo protesto, realizado em frente ao hotel em que ele está hospedado, após a reunião de Lula com John Sweeney, da AFL-CIO, a maior central sindical dos Estados Unidos.

Os manifestantes seguravam um cartaz com a frase "Lula, salve a Amazônia, salve o clima", em inglês e português. Nesta sexta-feira (13), o grupo publicou em alguns dos principais jornais brasileiros um anúncio em que dois gráficos, de inadimplência no sistema bancário e de emissão de dióxido de carbono, apresentam curvas semelhantes, com o apelo para que não apenas o primeiro problema fosse tratado no encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Barack Obama, neste sábado.

O grupo informou que entregou ao uma carta na embaixada do Brasil em Washington ao conselheiro para Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Everton Frask Lucero, para ser encaminhada ao presidente, com uma série de reivindicações sobre meio ambiente, principalmente em relação à redução da emissão de gases do efeito estufa. (Fonte: Folha Online)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=44299

Triciclo ecológico desenvolvido por estudantes paranaenses é destaque internacional

Três estudantes de Design de Produto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desenvolveram um triciclo elétrico que pode ser utilizado movido também com pedaladas. O trabalho de conclusão de curso ganhou destaque internacional ao ser premiada na categoria de melhor conceito na International Fórum Design (IF Design), realizado na Alemanha durante a feira CeBIT, em Hannover.

O Trivia, como é chamado o produto, concorreu com outros 3.200 projetos do mundo todo. Esta foi a primeira vez que um protótipo brasileiro foi reconhecido nesta categoria pela premiação. “O prêmio é considerado o Oscar do design”, explica Felipe Aranega, um dos criadores do triciclo.

O trabalho começou a ser desenvolvido após uma pesquisa de mercado com a duração de seis meses. Entre as tendências verificadas, Aranega destaca a preocupação com a saúde, bem-estar e ecologia. Inicialmente Aranega e os colegas Felipe Costacurta e Sérgio Almeida pensaram em projetar uma bicicleta. Aos poucos o projeto foi aprimorado chegando ao protótipo do triciclo.

A opção por um veículo fechado permite que seja utilizado tanto para o esporte, na opção de pedaladas, quanto para o transporte. “Em dias de chuva é possível ir trabalhar com o triciclo”, diz Aranega. “A pessoa ainda pode voltar do trabalho, praticando um esporte”.

Se depender do modelo projetado pelos estudantes, os congestionamentos e a disputa por vagas de estacionamento, podem estar com os dias contados. Outro item da pesquisa, destacado pelo designer é o número de ocupantes por veículo. O levantamento apontou que a maioria dos carros tem 1,2 pessoas. “É um espaço desnecessário”, avalia. O triciclo é destinado a apenas um ocupante, o que torna seu tamanho reduzido em comparação com os veículos tradicionais.


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=44314

Ibama apreende mais de 18 mil animais no Amazonas em 2008

Apreensões incluem espécies raras como onças e falcão-peregrino.
Muitos dos animais são soltos imediatamente.

A superintendência do Ibama no Amazonas publicou esta semana um balanço de suas atividades segundo o qual, ao todo, foram apreendidos pelo órgão federal 18.087 animais no estado em 2008.

Muitos dos animais apreendidos, informa o Ibama, são soltos no próprio local da apreensão, quando as condições permitem. Tartarugas, por exemplo, comumente são apreendidas em embarcações nos rios onde foram capturadas e soltas imediatamente.

Foi registrada a entrada de 464 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus. Eles chegaram por meio de entregas espontâneas, apreensões e resgates realizados pelo Ibama ou instituições parceiras, como a Polícia Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Manaus, o Exército e prefeituras do interior.

Dentre os animais que passaram pelo Cetas em 2008, há espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), a onça-pintada (Panthera onca), a onça-parda (Puma concolor), o peixe-boi (Trichechus inunguis) e o falcão-peregrino (Falco peregrinus).

Ao todo foram aplicados 1.007 autos de infração ligados a irregularidades contra a flora e a fauna no Amazonas no ano passado, incluindo todos os tipos de poluição ou degradação do meio ambiente. São mais de R$ 521,4 milhões em multas.

O estado do Amazonas tem 62 municípios e em 49 deles foi registrado algum tipo de sanção administrativa aplicada pelo Ibama. Manaus foi o município com maior número das multas aplicadas, seguido de Lábrea, Tefé, Parintins e Novo Airão. A maior parte das multas aplicadas no ano passado é ligada à utilização ilegal de recursos florestais.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1042539-16052,00.html

Macaco-prego abandonado em Belém é levado a zoológico


Animal foi encontrado acorrentado em área deserta.
Uma pessoa que passou no local chamou as autoridades.

Este macaco-prego (Cebus apella) foi levado nesta sexta-feira (6) a um zoológico em Belém por agentes do Ibama. Ele foi encontrado preso por correntes em uma área abandonada da capital paraense, na última segunda-feira, por uma pessoa que passava pelo local. Segundo o órgão federal, ele apresentava sinais de maus-tratos.


http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1032684-16052,00.html

Frango adota ema em zoológico de Curitiba


Adoção é acompanhada por veterinários, que monitoram aproximações.
Ema rejeitada pelos pais biológicos é a única sobrevivente de ninhada.

No Passeio Público de Curitiba, um frango de granja adotou um filhote de ema, como parte de um projeto de incentivo à adoção entre animais de diferentes espécies. A adoação é acompanhada por veterinários e biólogos, que ajudam a monitorar as aproximações. De acordo com a prefeitura, a ema é a única sobrevivente de uma ninhada que nasceu no zoológico. Como houve rejeição, o filhote foi levado para ser tratado no Passeio Público e voltará para seu grupo assim que se desenvolver um pouco mais (Foto: Orlando Kissner/SMCS)


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1024217-5598,00.html

Cachorros vão parar na delegacia no RS

Síndico de condomínio contratou pessoa para recolher animais de rua.
Prefeitura informou que canil está superlotado e bichos foram soltos.

Pelo menos 13 cachorros de rua foram encontrados pela Brigada Militar dentro de um reboque em um condomínio de Esteio (RS). A denúncia foi feita por moradores. De acordo com eles, o síndico de 74 anos determinou o confinamento. Ele nega que tinha a intenção de matar os bichos.

O conjunto de prédios tem 704 apartamentos. De acordo com o síndico, os cachorros passam pelas grades e invadem os pátios. Ele afirma que contratou uma pessoa para recolher os bichos e colocá-los no reboque, que foi emprestado. Depois, os animais seriam levados para outro ponto da cidade. "Já liguei várias vezes para a prefeitura e falam que o canil não tem mais capacidade. Já fiz isso outras vezes e nunca maltratei ninguém. Eles são animais doentes, com pulga e sarna. Defecam pelas ruas, infestando tudo. Ninguém aguenta mais. É a solução que encontrei", disse.

Mesmo assim, o síndico foi até a delegacia se explicar. Os policiais registraram a ocorrência e liberaram o síndico e a pessoa contratada por ele para transportar os cachorros.

Depois disso, os agentes foram informados pela prefeitura que o canil municipal está superlotado. Sem alternativas, os policiais liberaram os cachorros, que voltaram às ruas.

A chefe de gabinete da prefeitura de Esteio, Elise Müller, disse que há projetos em estudo para aumentar a área do canil.

*(Com informações do Zero Hora)


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1023412-5598,00.html