quinta-feira, 5 de junho de 2008

Vinte e quatro anos de torturas financiadas

Na Universidade da Ciência e da Saúde em Oregon, Estados Unidos, um ser que é um monstro, Eliot Spindel, há 24 anos tortura pequenos macacos e suas mães em um experimento sem sentido, que só tem ajudado a indústria do fumo manter o vício que mata milhões de humanos.

O Instituto Nacional de Saúde (NIH) norte-americano tem financiado com milhões de dólares as experiências do monstro Spindel e sua equipe, e lhe tem garantido milhões mais até 2012. O que ele faz? Ele implanta em macacas grávidas em seu laboratório, bombinhas que liberam nicotina no corpo delas durante a gravidez, para ver os efeitos que a nicotina faz no bebê, e extrapolar para os humanos. Durante a gravidez, em muitos casos, os bebês são extraídos do útero, para dissecar seus pulmões e ver os efeitos da nicotina.

Entre 1998 e 2000 o defensor dos animais Matt Rossell atuou como agente encoberto dentro dos laboratórios de Spindel, e presenciou cenas terríveis, algumas ele transmitiu à sociedade “Entre as coisas mais aterrorizantes que vi no laboratório, eu presenciei como os técnicos arrancavam de surpresa os bebês das mães que o amamentavam. Uma mão humana dentro de uma luva grossa de couro penetrava na gaiola, de forma rápida, pegava o bebê pelos braços e ombros, o arrancava da mãe e o colocava para fora, a mãe lutava sem sucesso, chorava, gritava e um pandemônio explodia dentro de toda a comunidade de macacos lá engaiolada”.

Durante a gravidez o implante da bombinha de nicotina deve ser substituído várias vezes, fazendo várias cirurgias nas mães durante esse tempo, causando um trauma imenso. A utilidade dessas experiências monstruosas que já duran 24 anos têm sido nulas. Só o trabalho com humanos é que provou o mal que faz o fumo nas mulheres grávidas e em seus futuros bebês. As experiências com macacos, usando as bombinhas de nicotina, não foram conclusivas e a indústria do fumo as usou por muito tempo como uma prova de que o fumo em grávidas não tinha conseqüências.

Temos que dar um BASTA nestas experiências e desmascarar ante o mundo, este monstro e sua equipe que o acoberta. O Comitê, que segundo a lei cuida, de que as experiências realizadas não sejam cruéis, está formado pelos próprios empregados do laboratório que vive das verbas do Governo que os financia, e são aprovados todos os procedimentos como éticos e morais.

Escreva à Universidade e ao NIH norte-americano, protestando e pedindo o fim das experiências. Reproduzimos o modelo da carta:


Elizabeth G. Nabel, M.D.

Director, National Heart, Lung and Blood Institute
nabele@nhlbi.nih.gov

Joseph Robertson Jr., MD
President OHSU
robertjo@ohsu.edu

Texto:

Dear sir/madam,
I am writing to urge you to end funding for the studies conducted by Oregon Health and Science University (OHSU) experimenter Eliot Spindel.
Cruel is the only way to describe the actual experiments Spindel conducts on female monkeys who are impregnated and subjected to multiple surgeries to implant nicotine pumps in their backs.
I urge you to cut off Spindel's funding, and redirect it into useful efforts to help people stop smoking and to prevent young people from ever starting.
Sincerely.

(SEU NOME/ ESTADO/ PAÍS)

Fonte: Projeto GAP - www.projetogap.com.br
Matéria original em: http://www.oipa.org/vivisection/alerts/thimble_petition.html

Jibóia em cativeiro tem 31 filhotes na Costa Rica

da Folha Online

Uma cobra mantida em cativeiro no Inbio (Instituto Nacional de Biodiversidade) da Costa Rica teve 31 filhotes no último sábado (31). Cada um mede cerca de meio metro.

Roberto Assunção/Folha Imagem
Jibóia pode chegar a três metros e meio de comprimento; espécie está na lista dos animais que correm risco de extinção
Jibóia pode chegar a três metros e meio de comprimento; espécie está na lista dos animais que correm risco de extinção

Eva é uma jibóia de um metro e meio que vive com dois machos --um deles chamado Adão. Ainda não se sabe quem é o pai dos filhotes, nascidos de 33 ovos (dois não vingaram).

O número é o maior já obtido no Inbio, que trabalha para a preservação de diversas espécies. Segundo especialistas do instituto, o número é considerado alto para um animal que vive em cativeiro, devido a condições diferenciadas de temperatura e umidade.

A incubação durou cinco meses. Por enquanto, os filhotes não estão sendo alimentados. Eles devem trocar de pele pela primeira vez quando completarem um mês de vida.

Dez das crias já estão sendo expostas no parque mantido pela entidade.

A Costa Rica tem 139 espécies de cobras vivendo em seu território.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u409224.shtml

CAMPANHA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS CURITIBA-PR 07/06/2008

Ursos voltam a procriar em vale nas Astúrias

O Fundo Asturiano para a Proteção dos Animais Selvagens (Fapas) comemora a recuperação dos ursos como espécie reprodutora. A instituição constatou a presença de pelo menos duas ursas que devem ter cria este ano, nas montanhas dos municípios de Proaza, Quirós e Santo Adriano, zona conhecida como "Vale do Urso" nas Astúrias.

Os ursos estiveram próximos de serem extintos no Vale de Trubia. Mas desde 2004, quando foi detectada a presença de uma fêmea em condições de procriar, a espécie vem tentando se recuperar. Nas proximidades de Proaza, os ursos já voltaram a aparecer, informa a agência Efe.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2929759-EI8145,00.html


Príncipe Charles lança site para lutar contra desmatamento

da Efe, em Londres

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, apresentou nesta quinta-feira seu próprio site para lutar contra o desmatamento do planeta e o aquecimento global.

Em artigo no jornal "The Daily Telegraph", o príncipe, comprometido há anos com as causas ambientais, explica que o site (www.princesrainforestsproject.org) pretende aumentar a conscientização sobre o problema e proporá iniciativas inovadoras em prol das florestas tropicais.

15.nov.2006/Anthony Devlin/Reuters
Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, lança site para lutar contra o desmatamento
Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, lança site para lutar contra o desmatamento

O site inclui vídeos nos quais se explica a importância das florestas tropicais e os efeitos do desmatamento, assim como informações científicas. Em seu artigo, Charles afirma que ainda se está em tempo de deter a mudança climática, "caso se comece a atuar imediatamente".

Uma das maneiras mais eficazes de fazê-lo é evitando a destruição das florestas situadas no equador do planeta, das quais já desapareceram 50% nos últimos anos, afirma.

O primogênito de Elizabeth 2ª afirma que as causas do desmatamento não se encontram nas nações onde estão essas florestas, mas "na demanda, por parte dos países desenvolvidos, de óleo de palma e soja", cujos cultivos ajudam a destruir as árvores.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u409043.shtml