segunda-feira, 5 de maio de 2008

Uso de animais - rodeios


"Ter de resistir à dor, sem compreender porque a dor. Ter de suportar viver a dor, sem merecer a dor. Se é esse o meu destino, quem é o algoz que o traçou?"
Fernando Brant


Falando de Rodeio
Por Fátima Borges
do Jornal bairro O Itanhangá


Imaginem, se a nova trama de Glória Perez, “AMÉRICA” , vai retratar fielmente um RODEIO em horário nobre!!! Aí não poderia ser a novela das oito, como habitualmente dizemos e, sim novela da meia-noite, com certeza!!!
Não dá pra acreditar que a rede Globo, criadora do Circuito Nacional de Rodeio, em parceria com o CNAR (Confederação Nacional de Rodeio), entidade que tem como objetivo incentivar os rodeios, permita que as brutalidades, como o sedém (artefato de couro ou de crina que é amarrado sobre o pênis ou o saco escrotal do touro e do cavalo que é puxado com força no momento em que o animal sai à arena), os choques elétricos e mecânicos (aplicados nas partes sensíveis do animal, também antes da entrada à arena), sejam exibidos e assim terminem com o mito do “TOURO BANDIDO” e do “CAVALO SELVAGEM”. É óbvio que ao ver o animal MANSO COMO UM CARNEIRO, após a retirada e / ou ausência de tais objetos, o povo que não é bobo, vai logo perceber que rodeio, nada mais é que uma armadilha para se ganhar muito dinheiro através dos animais! E, pior... todos, ou quase todos, já sabem que MALTRATAR ANIMAIS É CRIME (LEI 9605/98 ART. 32). Que me perdoem os mais fortes, mas ter a compressão dos canais que ligam os rins à bexiga, do prepúcio, do pênis e do escroto, não deve ser uma sensação das mais agradáveis, não?
Até hoje a polêmica continua. Se o sedém não é o culpado pelos corcoveios e pinotes enlouquecidos, porque utilizá-lo nos animais, então? Não dá pra entender!!!
Segundo o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a falsa aparência de bravio advém da tentativa desesperada de livrar-se dos instrumentos que o afligem.
Todas as ONGS (Organizações não Governamentais), que defendem os direitos dos animais no planeta, são unânimes em afirmar que os animais usados nos rodeios, são fisicamente forçados a demonstrarem um comportamento selvagem para que os COWBOYS pareçam corajosos, viris, etc., QUE VERGONHA!!!
Como a rapidez das competições não deixa que o público perceba o que acontece nas várias modalidades de provas, cito abaixo alguns absurdos:
LAÇADA DE BEZERRO: Animal de 40 dias somente, é perseguido em alta velocidade por um cavaleiro que o atira violentamente ao chão, tendo seu pescoço tracionado para trás pelo laço. Na maioria dos casos se o animal não morre na hora ou fica paralítico, sofre ruptura dos órgãos internos tendo uma morte muito lenta e dolorosa.
LAÇO EM DUPLA: Dois cowboys saem em disparada, sendo que um deve laçar a cabeça do animal e, o outro as pernas traseiras. Em seguida os dois peões esticam o boi entre si, resultando em ligamentos e tendões distendidos, além de músculos machucados.
BULLDOG: Ladeados por dois cavaleiros, o animal é derrubado por um deles, segurado pelos chifres e tendo o pescoço torcido. (Já vi essa cena num vídeo investigativo e posso afirmar que é APAVORANTE).
Alguns interessados nos ALTOS LUCROS deste evento macabro, importado dos Estados Unidos, portanto nada brasileiro, chegam a afirmar que agulhadas elétricas, madeiras afiadas, ungüentos cáusticos e outras formas de torturas usadas para enfurecer e irritar os animais dos rodeios são necessárias para um “BOM SHOW”. Ora...ainda julgam o povo por si próprios! Façam-me um favor! Não subestimem a evolução humana...nem todos são iguais, graças a Deus!
E, para finalizar, cito um pensa-mento de Mark Twain que acredito, tem muita relação com os espetáculos dantescos onde a dor e o desespero dos animais andam de braços dados para o deleite de alguns: “De todas as espécies, o homem é o único ser que inflige dor por esporte, sabendo que está causando dor”.

Fonte.: http://www.oitanhanga.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=218



Abaixo um texto da Rita Lee, em defesa aos sofrimentos nos rodeios:


NÃO SOU UMA ET, MAS FICO INDIGNADA SEMPRE QUE OS TERRÁQUEOS DESRESPEITAM OS OUTROS TRÊS REINOS DO PLANETA: O MINERAL, O VEGETAL E O ANIMAL. A TAL DA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS CONFERIDA À RAÇA HUMANA É UMA PIADA.

HOJE VOU FALAR SOBRE RODEIOS. RODEIO É UM VERGONHOSO LIXO CULTURAL NORTE AMERICANO ONDE OS ANIMAIS SÃO SUBMETIDOS ÀS MAIS CRUÉIS TORTURAS. NÃO ME REFIRO AQUI A CAVALOS E BOIS DE RAÇA. FALO DOS POBRES PANGARÉS VIRALATAS. E NÃO ME VENHAM OS DEFENSORES DESSA INDÚSTRIA, TÃO MILIONÁRIA QUANTO IMBECIL, AFIRMAR QUE PULAM DAQUELA MANEIRA PORQUE SÃO BRAVOS E SELVAGENS. AQUELES POBRES ANIMAIS PULAM DE DOR! NOSSO ROMÂNTICO JECA TATÚ HOJE SE CHAMA JOHN WAYNE, UM PEÃO COWBOY, UM ATLETA PROFISSONAL DA CRUELDADE. O POVO BRASILEIRO É FESTEIRO POR NATUREZA E OS RODEIOS SERIAM ABENÇOADOS NÃO FOSSEM AS BARBARIDADES JÁ FARTAMENTE COMPROVADAS, MAS TODAS FEITAS ÀS ESCONDIDAS DO PÚBLICO.

UMA ARENA COMO ESTA PODERIA APRESENTAR ATRAÇÕES ESPORTIVAS DE VERDADE, VÁRIOS GRANDES ATLETAS DO BRASIL ESTÃO SEM PATROCÍNIO OU INCENTIVO ALGUM. A FESTA NÃO PERDERIA SEU BRILHO, NÃO DEIXARIA DE GERAR EMPREGOS E AS CRIANÇAS PRESENTES APRENDERIAM ALGO MAIS DIGNIFICANTE. NO ENTANTO ESTE ESPAÇO É PREENCHIDO POR UMA CORJA DE SANGUINÁRIOS CUJO “ESPORTE” (!?!) É LAÇAR BEZERRINHOS INDEFESOS, INSTALAR SEDÉM NOS MACHOS, ENFIAR CACOS DE VIDRO E CIGARROS ACESOS NAS FEMEAS, E OUTRAS PRÁTICAS NAZISTAS...PARA QUE AO ABRIREM OS PORTÕES DA LIBERDADE ESSES ANIMAIS ESCRAVOS AINDA SE SUBMETAM A MAIS HUMILHAÇÕES DIANTE DE UM COLISEU IGNORANTE. ABAIXO A DITADURA DO SOFRIMENTO ANIMAL! ABAIXO A TORTURA! EU ODEIO RODEIO!




Entre os algozes dos animais, encontram-se alguns eventos da indústria da diversão.
Um deles, que infelizmente está se alastrando pelo país, é o rodeio, que apesar de não ser da nossa cultura, pois foi importado do Texas, comprovadamente atinge os animais com maus tratos e atos cruéis.

Além da tortura prévia, como choques e espancamentos, animais mansos são levados a saltar e corcovear em desespero numa arena, devido ao uso de artifícios que os induzem a um comportamento anormal, a saber:

. Sedém: tira de couro ou crina usada para comprimir a virilha e os genitais.
. Peiteira: tira de couro amarrada ao redor do tórax dos cavalos, provocando dor e sensação de asfixia.
. Sinos: pendurados na peiteira, os sinos produzem som causando pânico.
. Esporas: aplicadas no baixo-ventre e no pescoço, produzem lesões no couro e até nos olhos.
Quanto mais alto o peão esporear no pescoço do animal, mais pontos ganha.
Sugerimos o touro mecânico para os peões demonstrarem suas habilidades.
O que não aprovamos é que se inclua ato de crueldade contra os animais.


Fonte:adaptação do texto de Sonia Fonseca ( Presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal)



Para repudiar, não vá a festas com rodeios que utilizam animais.
Não compre produto ou serviço de empresas que patrocinam rodeios.

Empresas que apóiam e/ou patrocinam rodeios:

AMBEV (Antarctica, Brahma, Skol, Miller, Carlsberg, Bohemia, Caracu, Marathon, Lipton, Pepsi)

VIVO

Mastercard

Redecard

Bayer

Carrefour

Souza Cruz

Friboi / Minuano

Arroz Rosalito

Supermercado Savegnago


fonte:http://www.institutoninarosa.org.br/rodeio.html

EUA: águia que levou tiro vai ganhar bico artificial


Uma águia americana chamada Bela ganhará no próximo mês um bico artificial criado por uma equipe de voluntários em Idaho, nos Estados Unidos, para ajudá-la a sobreviver. Segundo a AP, a ave foi atingida por um tiro há vários anos e não consegue mais caçar para se alimentar.


"Para Bela, é como usar só um palito para comer. Ela não consegue fazê-lo", disse a bióloga Jane Fink Cantwell, que trabalha num centro de recuperação de aves de rapina na cidade de Saint Maries, no norte do Estado de Idaho. "Ela tem problema em tomar líquidos. Não consegue limpar suas penas. Tudo isso está prestes mudar."

Jane levou dois anos para reunir uma equipe para desenhar e montar um bico articial para a águia. Com o bico, a águia americana, ou ave-de-cabeca-branca, de sete anos poderá viver até os 50 anos, mas não em ambiente natural.

"Ela não poderia sobreviver na natureza sem intervenção humana", afirmou Jane. A águia de 6,8 kg foi achada em 2005 em busca de comida, quase morrendo, no Alasca. Bela foi levada para um centro de recuperação de aves na cidade de Anchorage, onde foi alimentada a mão por dois anos enquanto os cuidadores aguardavam em vão que um novo bico crescesse.

"Eles esgotaram seus recursos e provavelmente ela seria sacrificada" , disse Jane. Com permissão do governo americano, o animal foi levado em 2007 para o abrigo no norte de Idaho onde Jane trabalha. Nate Calvin, engenheiro mecânico, ofereceu-se para criar o bico artificial e um dentista, um veterinário e outros voluntários se comprometeram com o projeto.

Moldes de partes do bico existente foram escaneados e as informações foram inseridas em um computador, para criar o bico biônico com a maior precisão possível. "Um lado está muito mais avariado que o outro", explicou Jane.

O bico feito de nylon, leve e durável, será colado à águia. A equipe decidiu não aparafusar o material porque a região é muito próxima a cérebro e olhos de Bela.

Escola estadual vai ensinar cuidados com os animais

Da Redação A Secretaria de Estado da Educação finalizou capacitação de professores para ensino de cuidados com animais. Chamado de “Animal saudável é o bicho”, o treinamento foi realizado com cerca de 400 educadores, que agora poderão retransmitir conhecimentos aos alunos.

O objetivo da ação é conscientizar professores e alunos e, assim, contribuir para diminuir o abandono de animais, por meio da posse responsável, além de incentivar o cuidado com os bichos (vacinação, banho e tosa).

Universitários que integram o Programa Escola da Família também entraram na capacitação. O objetivo é torná-los agentes multiplicadores em sala de aula do respeito e cuidado com os animais de estimação.


http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_geral.php?codigo=129674

ALGUMAS FRASES

"Eu sou vegetariano e anti-alcoólico, porque assim posso usar melhor meu cérebro."

(Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e do cinema)



"Há doze anos sou vegetariano, e nunca estive seriamente doente.
Alimentação vegetariana reforça o sistema imunológico. Eu creio que comer carne torna você doente."

(Bryan Adams, músico)



"Pode existir algo mais repugnante do que alimentar-se constantemente de carne de cadáver?"

(Voltaire 1694-1778)



"O mesmo pedaço de terra que é usado como pasto, isto é, como alimento para o gado que serve para alimentar dez pessoas através da carne dos animais, serve para manter e alimentar 100 pessoas com painço, ervilhas, lentilhas e cevada."

(Alexander Von Humbold - 1768-1858 - fundador da geografia científica)



"Nada aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto à evolução para uma dieta vegetariana."

(Albert Einstein - 1879-1955 - físico e pai da teoria da relatividade)



"Comer carne é um resto da maior rudez: transição ao vegetarianismo é a primeira e mais natural consequência do iluminismo."

(Leo Tolstoy, escritor)



"De verdade o homem é o rei dos animais, pois sua crueldade supera a deles. Nós vivemos da morte de outros. Nós somos sepulturas caminhantes!"

(Leonardo da Vinci, gênio universal)



"Agora posso observar em paz; eu não mais vos como."

(Franz Kafka, escritor, ao observar peixes num aquário)



"Se o homem moderno tivesse de matar ele mesmo os animais os quais se serve de alimento, então o número de comedores de plantas iria aumentar incomensurávelmente."

(Christian Morgenstern, escritor)



"Porque eu não como irmãos - simplesmente por senso familiar, isto é tudo. Vergonha tem de começar em algum lugar."

(O. W. Fischer, ator)



"Eu acho que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros-criaturas, os animais, para a satisfação dos nossos desejos corpóreos."

(Mahatama Gandhi, vencedor do prêmio Nobel)



"A carne que comemos é um cadáver de no mínimo 2 a 5 dias velho."

(Volker Elis Pilgrim, autor)



"A minha opinião é que nós, os que nos erquemos pela proteção dos animais, temos de renunciar completamente o comer carne, assim como temos de falar contra isso. Assim o faço eu mesmo. E desta maneira muitos se interessam por um problema que se mostra tardiamente."

(Albert Schweitzer, médico, prêmio Nobel da paz)



"Não se deve comer nada que tem rosto."

(Paul McCartney, cantor)



"A verdadeira cultura humana só existirá quando não somente o comer de seres humanos for considerado canibalismo, mas também todo usufruto de carne."

(Wilhelm Busch, escritor)



"Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, certamente não pensaria duas vezes. Preserve a vida. Não coma carne."

(Kim Basinger, atriz)


Coréia do Sul sacrificará 400 mil aves por gripe aviária

As autoridades sul-coreanas anunciaram hoje que outras 400 mil aves serão sacrificadas pela possibilidade que se tenha registrado um novo foco de gripe aviária em uma fazenda de Anseong, informou a agência local Yonhap.

No total, desde abril foram sacrificadas na Coréia do Sul seis milhões de aves por causa de diversos focos de gripe aviária, entre o temor que possa se estender por todo o país como ocorreu no inverno de 2003-2004.

O Ministério da Agricultura anunciou que serão sacrificadas 400 mil aves de 12 fazendas de Anseong, cerca de 77 km de Seul, depois que em uma delas foi detectado um possível foco da doença.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2865952-EI298,00-Coreia+do+Sul+sacrificara+mil+aves+por+gripe+aviaria.html

O que diz a lei sobre o abandono de animais

O abandono de animais é considerado um atentado ao animal e, além disso, coloca em risco a vida das pessoas. Os atos de maus tratos mais comuns previstos em lei e passíveis de punição são:

· Abandono;

· Manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;

· Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;

· Envenenamento;

· agressão física, covarde e exagerada;

· Mutilação;

· utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;

· não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

O QUE FAZER?

Se você presenciar alguém abandonando um animal, na estrada, anote a placa do automóvel e denuncie na delegacia mais próxima.

No caso de comunicado à SUIPA, esta só endossa a denúncia e faz carta e registro para as autoridades caso o denunciante se identifique e se disponha a comparecer como testemunha, comprometendo-se pessoalmente com o caso.

SE VOCÊ VAI VIAJAR...

Solicite ajuda de familiares, amigos ou vizinhos que possam ficar com o animal.

Você pode também recorrer aos serviços de hotéis, oferecidos por inúmeras veterinárias e Pet Shops. Antes, porém, certifique-se de que o local dispõe de boas condições para receber seu animalzinho, com conforto, higiene e segurança.

SUIPA - http://www.suipa.org.br

ONG OITO VIDAS: http://www.oitovidas.org.br

Centro de Controle de Zoonoses: http://www.saude.rio.rj.gov.br/servidor/cgi/public/cgilua.exe/sys/reader/htm/preindexview.htm?editionsectionid=186

Deputados discutem Reforma Tributária Ecológica

5/5/2008

Na terça-feira passada (29/4), os deputados do PV estiveram reunidos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio do Planalto. Sarney Filho (MA), Marcelo Ortiz (SP), Edigar Mão Branca (BA) e Dr. Talmir (SP) defenderam a Reforma Tributária Ecológica, que pretende incluir no texto da PEC em tramitação na Câmara a concessão de incentivos fiscais às empresas que reduzem os impactos e a criação da contabilidade ambiental da União, com a definição de valores do patrimônio natural do País. A idéia, de acordo com Sarney Filho, é instituir o princípio do poluidor-pagador, para que aqueles que produzam danos ao meio ambiente paguem mais impostos por conta disso. A medida vai incentivar os empresários a se adequarem a regras ambientais na busca de incentivos fiscais. Outra proposta é a incorporação da contabilidade ambiental - pela qual se faz um registro de todo o patrimônio ambiental de uma entidade (incluindo todos os bens, direitos e obrigações), a ser expresso monetariamente. Na prática, esse mecanismo permite que sejam feitas correções para reduzir os níveis de agressão ao meio ambiente durante os processos produtivos; estimulando, por exemplo, redução de gastos com água, energia e outros recursos.

Fonte: Anna Caroline Siqueira Campos Santos.


www.portaldomeioambiente.org.br