"Ter de resistir à dor, sem compreender porque a dor. Ter de suportar viver a dor, sem merecer a dor. Se é esse o meu destino, quem é o algoz que o traçou?"
Fernando Brant
Falando de Rodeio
Por Fátima Borges do Jornal bairro O Itanhangá
Imaginem, se a nova trama de Glória Perez, “AMÉRICA” , vai retratar fielmente um RODEIO em horário nobre!!! Aí não poderia ser a novela das oito, como habitualmente dizemos e, sim novela da meia-noite, com certeza!!!
Não dá pra acreditar que a rede Globo, criadora do Circuito Nacional de Rodeio, em parceria com o CNAR (Confederação Nacional de Rodeio), entidade que tem como objetivo incentivar os rodeios, permita que as brutalidades, como o sedém (artefato de couro ou de crina que é amarrado sobre o pênis ou o saco escrotal do touro e do cavalo que é puxado com força no momento em que o animal sai à arena), os choques elétricos e mecânicos (aplicados nas partes sensíveis do animal, também antes da entrada à arena), sejam exibidos e assim terminem com o mito do “TOURO BANDIDO” e do “CAVALO SELVAGEM”. É óbvio que ao ver o animal MANSO COMO UM CARNEIRO, após a retirada e / ou ausência de tais objetos, o povo que não é bobo, vai logo perceber que rodeio, nada mais é que uma armadilha para se ganhar muito dinheiro através dos animais! E, pior... todos, ou quase todos, já sabem que MALTRATAR ANIMAIS É CRIME (LEI 9605/98 ART. 32). Que me perdoem os mais fortes, mas ter a compressão dos canais que ligam os rins à bexiga, do prepúcio, do pênis e do escroto, não deve ser uma sensação das mais agradáveis, não?
Até hoje a polêmica continua. Se o sedém não é o culpado pelos corcoveios e pinotes enlouquecidos, porque utilizá-lo nos animais, então? Não dá pra entender!!!
Segundo o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, a falsa aparência de bravio advém da tentativa desesperada de livrar-se dos instrumentos que o afligem.
Todas as ONGS (Organizações não Governamentais), que defendem os direitos dos animais no planeta, são unânimes em afirmar que os animais usados nos rodeios, são fisicamente forçados a demonstrarem um comportamento selvagem para que os COWBOYS pareçam corajosos, viris, etc., QUE VERGONHA!!!
Como a rapidez das competições não deixa que o público perceba o que acontece nas várias modalidades de provas, cito abaixo alguns absurdos:
LAÇADA DE BEZERRO: Animal de 40 dias somente, é perseguido em alta velocidade por um cavaleiro que o atira violentamente ao chão, tendo seu pescoço tracionado para trás pelo laço. Na maioria dos casos se o animal não morre na hora ou fica paralítico, sofre ruptura dos órgãos internos tendo uma morte muito lenta e dolorosa.
LAÇO EM DUPLA: Dois cowboys saem em disparada, sendo que um deve laçar a cabeça do animal e, o outro as pernas traseiras. Em seguida os dois peões esticam o boi entre si, resultando em ligamentos e tendões distendidos, além de músculos machucados.
BULLDOG: Ladeados por dois cavaleiros, o animal é derrubado por um deles, segurado pelos chifres e tendo o pescoço torcido. (Já vi essa cena num vídeo investigativo e posso afirmar que é APAVORANTE).
Alguns interessados nos ALTOS LUCROS deste evento macabro, importado dos Estados Unidos, portanto nada brasileiro, chegam a afirmar que agulhadas elétricas, madeiras afiadas, ungüentos cáusticos e outras formas de torturas usadas para enfurecer e irritar os animais dos rodeios são necessárias para um “BOM SHOW”. Ora...ainda julgam o povo por si próprios! Façam-me um favor! Não subestimem a evolução humana...nem todos são iguais, graças a Deus!
E, para finalizar, cito um pensa-mento de Mark Twain que acredito, tem muita relação com os espetáculos dantescos onde a dor e o desespero dos animais andam de braços dados para o deleite de alguns: “De todas as espécies, o homem é o único ser que inflige dor por esporte, sabendo que está causando dor”.
Fonte.: http://www.oitanhanga.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=218
Abaixo um texto da Rita Lee, em defesa aos sofrimentos nos rodeios:
NÃO SOU UMA ET, MAS FICO INDIGNADA SEMPRE QUE OS TERRÁQUEOS DESRESPEITAM OS OUTROS TRÊS REINOS DO PLANETA: O MINERAL, O VEGETAL E O ANIMAL. A TAL DA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS CONFERIDA À RAÇA HUMANA É UMA PIADA.
HOJE VOU FALAR SOBRE RODEIOS. RODEIO É UM VERGONHOSO LIXO CULTURAL NORTE AMERICANO ONDE OS ANIMAIS SÃO SUBMETIDOS ÀS MAIS CRUÉIS TORTURAS. NÃO ME REFIRO AQUI A CAVALOS E BOIS DE RAÇA. FALO DOS POBRES PANGARÉS VIRALATAS. E NÃO ME VENHAM OS DEFENSORES DESSA INDÚSTRIA, TÃO MILIONÁRIA QUANTO IMBECIL, AFIRMAR QUE PULAM DAQUELA MANEIRA PORQUE SÃO BRAVOS E SELVAGENS. AQUELES POBRES ANIMAIS PULAM DE DOR! NOSSO ROMÂNTICO JECA TATÚ HOJE SE CHAMA JOHN WAYNE, UM PEÃO COWBOY, UM ATLETA PROFISSONAL DA CRUELDADE. O POVO BRASILEIRO É FESTEIRO POR NATUREZA E OS RODEIOS SERIAM ABENÇOADOS NÃO FOSSEM AS BARBARIDADES JÁ FARTAMENTE COMPROVADAS, MAS TODAS FEITAS ÀS ESCONDIDAS DO PÚBLICO.
UMA ARENA COMO ESTA PODERIA APRESENTAR ATRAÇÕES ESPORTIVAS DE VERDADE, VÁRIOS GRANDES ATLETAS DO BRASIL ESTÃO SEM PATROCÍNIO OU INCENTIVO ALGUM. A FESTA NÃO PERDERIA SEU BRILHO, NÃO DEIXARIA DE GERAR EMPREGOS E AS CRIANÇAS PRESENTES APRENDERIAM ALGO MAIS DIGNIFICANTE. NO ENTANTO ESTE ESPAÇO É PREENCHIDO POR UMA CORJA DE SANGUINÁRIOS CUJO “ESPORTE” (!?!) É LAÇAR BEZERRINHOS INDEFESOS, INSTALAR SEDÉM NOS MACHOS, ENFIAR CACOS DE VIDRO E CIGARROS ACESOS NAS FEMEAS, E OUTRAS PRÁTICAS NAZISTAS...PARA QUE AO ABRIREM OS PORTÕES DA LIBERDADE ESSES ANIMAIS ESCRAVOS AINDA SE SUBMETAM A MAIS HUMILHAÇÕES DIANTE DE UM COLISEU IGNORANTE. ABAIXO A DITADURA DO SOFRIMENTO ANIMAL! ABAIXO A TORTURA! EU ODEIO RODEIO!
Entre os algozes dos animais, encontram-se alguns eventos da indústria da diversão.
Um deles, que infelizmente está se alastrando pelo país, é o rodeio, que apesar de não ser da nossa cultura, pois foi importado do Texas, comprovadamente atinge os animais com maus tratos e atos cruéis.
Além da tortura prévia, como choques e espancamentos, animais mansos são levados a saltar e corcovear em desespero numa arena, devido ao uso de artifícios que os induzem a um comportamento anormal, a saber:
. Sedém: tira de couro ou crina usada para comprimir a virilha e os genitais.
. Peiteira: tira de couro amarrada ao redor do tórax dos cavalos, provocando dor e sensação de asfixia.
. Sinos: pendurados na peiteira, os sinos produzem som causando pânico.
. Esporas: aplicadas no baixo-ventre e no pescoço, produzem lesões no couro e até nos olhos.
Quanto mais alto o peão esporear no pescoço do animal, mais pontos ganha.
Sugerimos o touro mecânico para os peões demonstrarem suas habilidades.
O que não aprovamos é que se inclua ato de crueldade contra os animais.
Fonte:adaptação do texto de Sonia Fonseca ( Presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal)
Para repudiar, não vá a festas com rodeios que utilizam animais.
Não compre produto ou serviço de empresas que patrocinam rodeios.
Empresas que apóiam e/ou patrocinam rodeios:
AMBEV (Antarctica, Brahma, Skol, Miller, Carlsberg, Bohemia, Caracu, Marathon, Lipton, Pepsi)
VIVO
Mastercard
Redecard
Bayer
Carrefour
Souza Cruz
Friboi / Minuano
Arroz Rosalito
Supermercado Savegnago
fonte:http://www.institutoninarosa.org.br/rodeio.html