segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Policiais apreendem animais silvestres em feira de Duque de Caxias


Cerca de cem pássaros estavam acomodados em pequenas gaiolas. Também foram encontradas duas cobras e uma iguana. Os animais foram levados para a delegacia e serão encaminhados para o Ibama.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM919018-7823-POLICIAIS+APREENDEM+ANIMAIS+SILVESTRES+EM+FEIRA+DE+DUQUE+DE+CAXIAS,00.html

150 baleias encalham e morrem na costa da Austrália

Pelo menos 150 baleias morreram ao encalhar na costa oeste da Tasmânia, disseram autoridades australianas no domingo. As mortes aconteceram apesar dos esforços de equipes de resgate que conseguiram levar alguns animais de volta para o oceano.

O governo estatal explicou que o número de baleias mortas subiu para 150 após uma contagem no domingo, quase o dobro da estimativa inicial de 80.

As baleias encalhadas foram encontradas no sábado e membros da comunidade local e autoridades do governo trabalharam para resgatá-las, mas os animais estavam bastante feridos devido às rochas.

O porta-voz do Departamento de Indústrias Primárias e Águas, Warwick Brennan, disse segundo a mídia australiana que equipes de resgate em um barco conseguiram conduzir 30 das baleias-piloto para fora da baía.

As baleias-piloto estão entre as menores, com até 5 metros de comprimentos e com a parte de baixo na cor cinza.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=42290

Mais de 800 animais mortos em SC são enterrados, diz Defesa Civil

Pelo menos 159 ovelhas, dez eqüinos e 650 bovinos morreram.
Eles estavam em propriedades rurais de Itajaí.

Animais que estavam em propriedades rurais de Itajaí (SC) e morreram durante as enchentes que atingiram a cidade na semana passada estão sendo enterrados. De acordo com o gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Itajaí, João Carlos Batista dos Santos, já foram enterrados 819 animais. Desse total, foram 159 ovelhas, dez eqüinos e 650 bovinos. Todos seriam destinados ao corte e comercialização.

Saiba como ajudar as vítimas

O vice-governador Leonel Pavan determinou a organização de uma operação envolvendo órgãos do estado e do município para dar destino correto aos animais.

Participaram representantes da Cidasc, da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e da Vigilância Sanitária do município. Segundo o governo estadual, integrantes da Cidasc avaliaram a situação e decidiram pelo enterro dos animais, orientação que foi passada aos proprietários.

Na operação, foram utilizadas três escavadeiras e um trator. A preocupação era com o estado avançado de decomposição que os animais estavam.

A Cidasc alerta que ainda devem existir mais animais mortos, e que o total pode chegar a mil. Os produtores rurais devem entrar em contato com a companhia, com a Famai e com a Secretaria de Obras.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL884513-5598,00.html