terça-feira, 25 de maio de 2010

Vacina desenvolvida na UFPR cura doença na pele de cães

Quando atua preventivamente, a vacina alcança um índice de eficácia de 88%

Está em fase de licitação na Agência de Inovação uma vacina inédita no Brasil, produzida por pesquisadores dos cursos de Medicina Veterinária da UFPR em Curitiba e Palotina. A vacina, que funciona tanto de forma preventiva quanto curativa, combate a bactéria que causa a piodermite canina, doença infecciosa que afeta a pele dos animais.

O trabalho durou cerca de quatro anos e analisou a bactéria Staphylococcus pseudintermedius, causadora da doença, e descobriu que ela produz cerca de 15 substâncias nocivas aos cães.

A partir daí, os pesquisadores desenvolveram uma vacina que apresenta tanto propriedades preventivas quanto curativas. Isso porque, segundo o professor José Francisco Warth, ela serve tanto para estimular o animal saudável a produzir anticorpos, quanto para ativar o sistema imune adormecido do cão já infectado.

"Nesse último caso, ocorre o que chamamos de efeito booster: as substância que inoculamos no animal se juntam às que ele adquiriu quando foi infectado, acordando células de memória do sistema imunológico que estavam apenas parcialmente ativadas", explica o professor.

Quando atua preventivamente, a vacina alcança um índice de eficácia de 88%. Os cães já infectados apresentaram rápida melhora, em cerca de uma semana. A fase experimental dessa pesquisa foi desenvolvida em Curitiba, mas o embasamento teórico para tanto foi realizado durante o doutorado da pesquisadora Cybelle de Souza, do campus Palotina, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). "A professora Cybelle já levou para o doutorado essa nossa proposta de desenvolver a vacina", observa o professor Warth.

Na fase experimental, os cães já infectados utilizados pela UFPR estavam sob a tutela da Sociedade Protetora dos Animais, que acolhe animais frequentemente afetados por doenças de pele. Os animais saudáveis pertenciam à própria universidade. De acordo com o professor Warth, existe apenas uma vacina similar à desenvolvida na UFPR, feita nos Estados Unidos. "Mas ela não cura, apenas previne", alerta ele.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=143707&t=vacina-desenvolvida-na-ufpr-cura-doenca-na-pele-de-caes

DOAÇÃO PERMANENTE DOS ANIMAIS DA AMIGO ANIMAL - Curitiba - Pr

Amigos de Curitiba e região, além da campanha da adoção virtual, a Amigo Animal mantém um programa permanente de adoção real dos mais de 2000 animais que abriga.

Acessem pelo nosso site www.amigoanimal.org.br, no link Fotos - Cães da Amigo Animal para Doação, os animais disponíveis para adoção, lista que é atualizada constantemente. Também temos fotos no orkut (procurar como usuário Amigo Animal).

São, em sua maioria, cães adultos e normalmente sem raça definida (nossos famosos e queridos vira-latas), resgatados pela Amigo Animal em estado de abandono, desnutrição, doentes ou atropelados, e que, após recuperados, desverminados, vacinados e esterelizados, hoje saudáveis, estão disponíveis para adoção na tentativa de encontrar um lar definitivo, amoroso e responsável. Raramente resgatamos cadelas grávidas e filhotes, somente em casos extremos, pois estes dificilmente sobrevivem em um ambiente coletivo sujeito a viroses constantes.

Frisamos que, ao contrário do que muitos pensam, animais adultos se adaptam a novos lares até mais facilmente do que filhotes, primeiro pela gratidão de um lar especial, e segundo pela maturidade que já possuem pois compreendem o ambiente ao seu redor, no intuito de agradar a quem os acolheu. Além disto, quando você adota um animal adulto, já sabe seu tamanho, temperamento e personalidade, o que evita surpresas para aqueles que não estão acostumados a ter a companhia de um cão.

Lembramos que, por absoluta falta de espaço e recursos financeiros, e pelo fato de não recebermos nenhuma ajuda da Prefeitura e de nenhum outro órgão público, não estamos recolhendo novos animais, atendemos raramente e excepcionalmente os casos graves acima relatados. Sobrevivemos de doações de pessoas de bom coração, e, com exceção dos funcionários da chácara, todos que trabalham na Amigo Animal são voluntários.

Também recomendamos o site www.adotebicho.com.br para vocês verificarem os animais que outros protetores estão doando.

Os interessados em adotar um cãozinho deverão apresentar documento de identidade e comprovante de residência, e assinarão um Termo de Responsabilidade de Adoção. Recomendamos que os animais adotados sejam identificados com plaquinha presa à coleira, contendo nome e telefone. Uma Coleira com Medalha de Identificação é o presente mais precioso que você pode dar ao seu cão, é a maneira mais simples de você se precaver de uma angústia por não saber se vai recuperar seu cão que eventualmente fugiu ou foi roubado, a medalha é de fácil utilização e possui baixo custo.

Aceitamos sugestões de locais para realização de feiras de doação de animais em Curitiba, dentro das regras da Amigo Animal.

Informações sobre adoção dos animais da Amigo Animal com Karina (karinahauer@hotmail.com ou 41-9996-0234) ou Luana (luana.ltk@gmail.com ou 41-9971-3447).

Atenciosamente, Diretoria da Amigo Animal.

http://www.amigoanimal.org.br/noticiaview.php?idnoticia=78

Solidariedade com os animais define OP na microrregião 6 - Canoas RS

A demanda mais forte da Assembléia da Microrregião 6 do Orçamento Participativo, realizada na noite fria desta quinta-feira, 20, na AABB, parecia ser a educação. A prioridade da atual administração municipal foi citada em três das sete obras defendidas, mostrando a necessidade de oferecer condições dignas de estudo às crianças. Porém, outra grande reivindicação dos canoenses acabou ganhando o primeiro lugar na votação: a criação de um Centro de Bem Estar dos Animais.

A microrregião 6, que abrange os bairros de Nossa Senhora das Graças, Vila Ideal e Chácara Barreto, surpreendeu com a grande presença na votação. No total, foram 513 inscritos - número muito maior do que o reunido no ano passado (cerca de 150 participantes). Para o prefeito Jairo Jorge, isto é o reconhecimento do valor do OP. "Começamos as etapas em 2009, quando três mil pessoas participaram das assembléias. Neste ano, até agora, com apenas nove das 16 assembléias que faremos, já ultrapassamos este número", comemorou.

Dos 513 inscritos, 159 elegeram a construção do Centro para os animais. Em 2º lugar, com 88 votos, ficou a construção de salas de aula na Escola Jacob Langoni e, em 3º, com 75 votos, a ampliação da Escola Duque de Caxias. Para Anajara, mãe de dois alunos da Duque, a reivindicação é justa, pois falta espaço para atividades. "Quando o tempo está ruim, chovendo, eles acabam sem lugar para lazer", justificou. Já para Rosa, que ajudou a definir a obra final da microrregião, o canil é mais do que urgente: "são muitos animais abandonados na cidade, precisamos ter condições de atendê-los e, quando preciso, tratarmos dos que estão machucados".

Além do prefeito, reforçaram o time de autoridades municipais presentes na ocasião a vice Beth Colombo, o secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, o secretário de Educação Paulo Ritter, a secretária-adjunta de Planejamento e Gestão Astrid Schuster, a primeira-dama Tais Penna e o subprefeito da região Sudeste Paulo Acinelli. Paulo, que representa o prefeito na região, estampava no rosto a satisfação de ver seus vizinhos em peso na assembléia, assim como Jairo. "No OP de 2009, vocês votaram na regularização fundiária da Vila João de Barro, e com recursos do Plano de Ação por Canoas (PAC), a região já conta com a UBS Niterói revitalizada. Aproveitem esta oportunidade de colocar idéias e votar no OP, é a maior manifestação de amor que vocês dão à cidade", finalizou o prefeito.

Amanda Utzig Zulke


http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=9510

CCZ de Itatiba: Mais um modelo exemplar

Um lugar onde os animais são castrados, identificados e inseridos em um eficiente programa de adoção. Este exemplar modelo foi desenvolvido pelo CCZ de Itatiba, conforme constatou o deputado Feliciano Filho. Em visita ao local nesta quinta-feira, 20 de maio, o parlamentar celebrou o pleno cumprimento da Lei 12.916/08, de sua autoria, que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos no Estado de São Paulo.

O CCZ de Itatiba registrou um histórico obscuro adotando a matança indiscriminada de animais até meados de 2001, quando o ativista Feliciano Filho interveio propondo novas políticas públicas para o local. Após anos de intenso trabalho, o município conquistou o status de referência no Estado de São Paulo junto às cidades de Taubaté e São Carlos, no que diz respeito ao tratamento digno oferecido aos animais.

Um dos pontos de destaque no programa desenvolvido pelo CCZ de Itatiba é a abertura do local aos finais de semana, quando acontecem feiras de adoções fixas. Graças a este trabalho contínuo, o órgão público não sofre com problemas de superlotação.

Com objetivo de enriquecer ainda mais os conhecimentos das autoridades que trabalham em prol do animais em Itatiba, foi realizada a palestra “A nova era da Proteção Animal”, na Câmara Municipal. O principal tema destacado no encontro foi a importância da guarda responsável.

Fonte: ANDA

Deputado reivindica à criação de Promotoria de Defesa dos Animais

A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (24) a visita do deputado estadual e procurador de Justiça Fernando Capez, que reivindica o encaminhamento, à Assembleia Legislativa, de projeto de lei criando a Promotoria de Justiça de Defesa Animal.


Capez estava acompanhado de Maurício Varallo, presidente da organização não-governamental Sentiens Defesa Animal, e da advogada Maria Stela Garcia. Os três foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, a quem entregaram um dossiê sobre a criação da primeira organização de defesa animal do Brasil, a UIPA – União Internacional Protetora dos Animais, com 115 anos de existência, e com estudos e publicações sobre crueldade contra animais.

Na audiência, Capez, Varallo e Maria Stella ressaltaram ao procurador-geral a importância da iniciativa, que seria pioneira no País. A Promotoria de Defesa dos Animais, uma vez criada, teria como atribuição específica a tutela dos animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Fonte: Ministério Público de São Paulo

Protetor de Animais brasileiro irá receber prêmio internacional

Acontece no próximo dia 28 de maio (sexta-feira), às 20 horas, no Tênis Clube de Campinas (rua Coronel Quirino, 1.346 - Cambuí - Campinas/SP) a entrega do prêmio: "Liderança Mundial Brilhante" ao ativista da proteção animal Feliciano Filho, atual deputado estadual por São Paulo e fundador da União Protetora dos Animais (UPA).

O prêmio "Liderança Mundial Brilhante" foi instituído em março de 2006 e visa reconhecer pessoas, associações e organizações que atuam de forma positiva em prol do planeta.

No Brasil já foram premiados: a médica sanitarista e fundadora da Pastoral do menor Zilda Arns, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Governo Brasileiro e a cidade de Curitiba.

Em nove anos de existência a UPA se tornou uma referência nacional e realizou mais de 1.400 feiras de adoção, dando uma oportunidade de vida, com carinho e amor para mais de 14.000 animais, motivo pelo qual também será premiada.

Para a cerimônia de premiação são esperadas mais de 500 pessoas entre protetores independentes e representantes de ONG´s de todo o país.

Serviço:
Entrega do prêmio internacional: "Liderança Mundial Brilhante"
Local: Tênis Clube de Campinas (rua Coronel Quirino, 1.346 - Cambuí - Campinas/SP)
Data: 28/05/2010 (sexta-feira)
Horário: 20 horas

http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=100525000312

Santo André realiza feira de adoção de animais

Evento será realizado no domingo no Parque Central

A ESPA (Equipe Singulariana de Proteção aos Animais) vai promover no próximo domingo (30/05) feira de adoção de animais em Santo André. O evento, realizado todo último domingo de cada mês, é promovido em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da cidade. A feira começa às 10h e termina às 16h, no Parque Central (rua Gamboa, próximo ao Hospital Mário Covas e ao Shopping ABC).

A parceria ESPA-CCZ de Santo André teve início em março deste ano. Preocupados com o grave problema social que é o abandono de animais nas ruas, professores e funcionários do Colégio Singular formaram em 2008 a Equipe Singulariana de Proteção aos Animais. Com o trabalho, o Colégio Singular inseriu o tema na programação pedagógica do Ensino Fundamental e procura orientar os alunos para que respeitem e cuidem dos animais, além de incentivar as famílias a priorizar a adoção de animais, ao invés de comprá-los.

A ESPA também organiza campanhas periódicas de arrecadação de ração, arroz e medicamentos, que são entregues a ONGs, associações de proteção animal de todo o ABCD e para pessoas que abrigam grande quantidade de animais abandonados. Promove ainda castrações, cirurgias e tratamentos de animais doentes ou acidentados, recolhidos por protetoras que não possuem condições financeiras de arcar com essas despesas.


http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=21046

Mortalidade de cães na Suipa é de 99%, diz MP após vistoria

Órgão investiga desvio de verbas da ONG.
Representantes estiveram no local para apurar denúncia de maus-tratos.


Uma vistoria após uma denúncia de maus-tratos a animais na sede da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) levou o Ministério Público do Rio a investigar desvio de verbas na unidade, que arrecadou R$ 12 milhões só nos últimos dois anos. Mesmo com a receita, cães vivem sem condições de higiene, alguns em gaiolas e com a mortalidade chegando a 99%, segundo dados da própria ONG enviados ao MP.

Esses mesmos dados mostram que a receita da Suípa em 2008 foi de R$ 5,8 milhões e R$ 6,4 milhões no ano passado. O MP agora quer o detalhamento dos gastos que ultrapassaram o valor, fazendo com que a ONG fechasse 2009 com um déficit de mais de R$ 1 milhão. Segundo o MP, a presidente Izabel Nascimento sacou em apenas dois dias, R$ 324 mil da conta da entidade.

A versão da Suipa
Em entrevista ao G1, Izabel Nascimento confirmou que a mortalidade é alta e que o espaço é pequeno no local para a grande demanda de animais que chegam todos os dias. Segundo ela, cerca de 60 animais dão entrada no local todos os dias, somando cerca de 1.800 por mês.

"Maus-tratos é deixar os animais com fome, bater nos animais. Se existe isso, porque os 30 veterinários que trabalham aqui seriam coniventes? Se eles (os promotores do MP) constataram isso aqui, porque não recolheram os animais?. Maltratados eles chegam aqui, subnutridos, com ferimentos graves, até com tiros e é natural, pelas condições que chegam, que a mortalidade seja alta", conta a presidente da Suipa.

Segundo ela, no dia seguinte à vistoria, a ONG entregou um balanço dos últimos cinco anos ao MP. "A gente precisa de espaço e de verba. A promotora tem que provar que a gente sumiu com esse dinheiro. O MP teve em novembro uma ação civil pública que exigiu que o prefeito fizesse um espaço maior e a prefeitura já tem até o projeto dos canis. No Rio, não outra instituição para receber animais, nem mesmo a prefeitura", pondera Izabel.

Cães são queimados, dizem funcionários
A vistoria do MP contou com o reforço de dois veterinários do Centro municipal de Controle de Zoonoses, dois biólogos do Grupo de Apoio técnico (GAT) e de equipes do Batalhão Florestal da Polícia Militar. Empregados da ONG afirmaram que diariamente animais mortos são queimados num forno crematório no fundo do canil.

Ainda segundo o MP, durante a vistoria, a presidente da unidade chegou a dizer que havia 5 mil cães no local, mas depois corrigiu o número para 2.800. No local, os promotores ouviram de alguns funcionários que a contagem de animais só é feita uma vez por semestre e que o número costuma ser superestimado para justificar os gastos.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/mortalidade-de-caes-na-suipa-e-de-99-diz-mp-apos-vistoria.html