sábado, 4 de outubro de 2008

Final feliz com gosto de recomeço

Nícolas, vencedor do concurso Cachorro do Ano 2008, promovido pelo Caderno Animal, já tem um lar

Nícolas – o Cachorro do Ano 2008 – já ganhou seu tão esperado lar. Quando a aposentada Maria do Carmo Martins da Conceição leu a primeira reportagem feita pela Gazeta do Povo sobre o campeão, ela logo se ofereceu para adotá-lo.

“Quando soube da história dele fiquei sensibilizada, liguei e entrei na fila para a adoção”. Maria diz que agora Nícolas faz parte da família, que tem mais três bichinhos de estimação, um deles também tirado da rua.

Segundo Maria do Carmo, a adaptação foi imediata. “Pedimos à Sheila (voluntária da Probem e guardiã de Nícolas até a adoção) para ficarmos com ele por um período de 40 dias. Meu marido tinha medo de que o Peto, nosso outro cachorro também retirado da rua, não o aceitasse. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário”, relata. Eles brincam juntos o tempo todo e até comem no mesmo pote.

A adoção foi uma decisão em família. Maria do Carmo comenta que sempre foi apaixonada por animais e que este sentimento é hereditário. Sua filha, Simone Maria Martins, foi quem mais se apegou. “Cortamos um pedaço de colchão para fazer uma cama e ele dorme no meu quarto. É muito educado e companheiro. Nem cogito mais a possibilidade de não tê-lo”, afirma Simone.

A história

Nícolas foi resgatado na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, pela Associação de Proteção e Bem-Estar Animal (Probem). Após levá-lo semanalmente a feiras de adoção, sem nenhum sucesso, sua guardiã, Sheila Schneider, decidiu inscrevê-lo no concurso para ver se conseguia alguém que o adotasse. Dito e feito. Ele se classificou para a etapa decisiva, quando protagonizou uma disputa emocionante até os últimos instantes, terminando coroado como o Cachorro do Ano e principal garoto-propaganda da Probem.

Voluntariado

Sheila conta que recebeu mais de 100 e-mails por dia desde a primeira reportagem sobre Nícolas. “Eram pessoas querendo adotá-lo ou para saber se ele estava passando bem. Apareceu até gente pedindo para que não o déssemos para a adoção por medo de que o tratassem mal. Mas o mais importante foi o grande número de pessoas dispostas a se tornar voluntários”, comemora.


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/animal/conteudo.phtml?tl=1&id=814198&tit=Final-feliz-com-gosto-de-recomeco


Transportar animais soltos no veículo pode dar multa

Canja de galinha faz sucesso entre pandas estressados na China

Até os pandas precisam de canja de galinha de vez em quando. É o que descobriu o Zoológico de Wuhan, no centro da China, que está ministrando a dois membros da espécie a sopinha duas vezes por semana para reduzir o estresse e melhorar sua nutrição.

Xiwang e Weiwei, ambos com três anos de idade e cujos nomes querem dizer "Esperança" e "Grandeza", ficaram cansados e estressados depois do começo do Dia Nacional, feriado chinês que dura uma semana. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo zôo, gritando e tentando chamar a atenção dos bichos, o que os deixou inquietos. (Fonte: G1)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41100

Conversão de multas aplicadas pelo Ibama no Paraná irá financiar Plano de Manejo em Refúgio da Vida Silvestre

O superintendente do Ibama no Paraná, José Álvaro Carneiro, assinou na sexta-feira (3)termo de compromisso com proprietários rurais de Palmas e de General Carneiro, no sul do estado, para a conversão de multas aplicadas devido a desmatamentos ilegais no Refúgio da Vida Silvestre Campos de Palmas.

Os valores convertidos deverão financiar a elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação-UC. O Plano de Manejo é o documento que rege a forma como a área protegida deve ser gerida e utilizada. O valor convertido será de R$ 211.900,00.

Esta foi a primeira conversão de multa voltada para elaboração de Plano de Manejo de UC no Brasil. Algumas multas foram readequadas para que os valores fossem convertidos para o Plano de Manejo da UC, o que beneficiou a unidade, os proprietários e principalmente o meio ambiente. Com o Plano de Manejo os proprietários terão regras claras sobre o que poderão ou não fazer na área.

A criação do Refúgio da Vida Silvestre Campos de Palmas, em 2006, foi realizada em clima de desentendimento com os proprietários rurais da área. Na audiência pública realizada em 2005, os representantes do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente tiveram que sair do local do evento sob proteção policial.

O chefe do Refúgio da Vida Silvestre Campos de Palmas, Rodrigo Torres, conta que “os proprietários estavam revoltados com a criação da UC, e o ritmo de destruição da floresta com araucárias e dos campos naturais começou a aumentar na região. O pessoal achava que se a área estivesse descaracterizada, não seria mais criada a UC”.

Em 2005 houve aumento dos desmatamentos na área onde seria criada a UC. A fiscalização do Ibama no Paraná realizou uma operação na qual foram lavrados 40 autos de infração em desfavor dos responsáveis pelo danos ambientais em 15 propriedades. Agora as multas serão aplicadas na viabilização do Plano de Manejo, que entre outras coisas, regra a utilização das áreas particulares dentro da unidade de conservação.

O chefe da UC ressalta que “Refugio de Vida Silvestre é uma categoria de UC de Proteção Integral, que permite a presença das propriedades privadas no seu interior, desde que compatíveis com os objetivos da unidade. Por isso é tão importante o bom relacionamento com os proprietários das áreas.” Segundo Torres, atualmente a relação com os proprietários rurais é excelente, “nesse mês estamos começando oficinas de capacitação dos atores locais para a formação do Conselho Consultivo da UC”, concluiu.

O Superintendente José Álvaro Carneiro ressaltou o papel do Ibama quanto à busca de viabilidade do Refúgio de Vida Silvestre, unidade sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

“Os órgãos são irmãos”, afirmou Carneiro, que em seu discurso de posse comprometeu-se em trabalhar pela melhoria dos parques e UC federais em território paranaense. O superintendente informou que “o deputado federal Airton Roveda, presente ao encontro, aprovou o entendimento.” (Fonte: Ibama)