segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As árvores e o aquecimento global

Por: Nilton Kasctin dos Santos

Proteger as árvores, hoje, está longe de ser uma tarefa de ambientalistas sonhadores, ou de aventureiros desocupados que querem apenas protestar contra o governo e a sociedade, como a maioria das pessoas ainda pensa. Proteger as árvores é, na verdade, uma questão de sobrevivência, de vida ou morte. Isso ficou demonstrado, em fevereiro deste ano, em Paris, por ocasião da apresentação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), cujo teor chocou o mundo. As conclusões de tal documento apontam para uma gigantesca catástrofe mundial em razão da degradação histórica do meio ambiente.

Segundo o Relatório citado, em razão do lançamento de gases tóxicos no ar (por indústrias, automóveis e queimadas) e do corte de árvores, a temperatura da Terra subirá a um nível muito alto, nos próximos anos, fazendo com que a vida no Planeta se torne muito difícil e, para milhões de seres vivos, impossível. Milhares de espécies de animais e vegetais irão desaparecer. Com o aumento do calor em até 4,5 graus centígrados, as geleiras do Pólo Norte derreterão, causando elevação do nível dos oceanos. Aumentando o nível das águas oceânicas (em até 59 centímetros), irão desaparecer, pela inundação, grandes cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Florianópolis, Nova Yorque, Xangai etc.

Funções das árvores

É bom lembrar que o tão falado aquecimento global é resultante do lançamento excessivo de gases na atmosfera, principalmente de CO2 (dióxido de carbono), o que provoca um agravamento do chamado efeito estufa. E as árvores funcionam exatamente como controladores dos níveis de CO2 na atmosfera, o que faz concluir, com segurança, que o homem é absolutamente incapaz de continuar vivendo sem a companhia das árvores, já que esse gás (e outros), em excesso, é veneno mortal para a vida animal.

A função principal das árvores é captar e armazenar na madeira os gases tóxicos do ar, principalmente o dióxido de carbono. Logo, quando uma árvore é podada ou cortada, esse carbono que está dentro dela é liberado para a atmosfera, vindo a causar doenças em seres humanos, animais e vegetais e, como já se disse acima, a elevação do calor pelo agravamento do efeito estufa. Em outros termos, quando uma árvore é podada ou cortada, além de parar de captar os venenos do ar, libera os gases tóxicos que estão dentro dela. Assim, não se tem dúvida que a destruição das árvores é a principal causa do grande desastre que ocorrerá muito breve, se o homem não mudar seu comportamento.

Por que não devemos podar as árvores da cidade?


Como já se adiantou anteriormente, as árvores são essenciais à vida do homem, possuindo como principal função equilibrar a temperatura do Planeta, captando e armazenando gases que são tóxicos para nós. Mas elas possuem inúmeras outras funções, como veremos a seguir.

Especificamente em relação ao perímetro urbano, as árvores, entre outros benefícios para o homem: a) reduzem a poluição do ar, provocada principalmente pela queima de combustíveis dos veículos automotores e indústrias; b) minimizam a poluição sonora; c) equilibram a temperatura da cidade; d) amenizam a força do vento; e) servem de habitat para os pássaros que enfeitam nosso dia-a-dia; f) protegem o lençol freático; g) evitam o ressecamento do ar através da transpiração; h) fornecem sombra para os automóveis e pessoas e i) embelezam a paisagem.

Sabe-se que a poluição atmosférica causada por veículos automotores e indústrias (liberando chumbo, dióxido de carbono, benzipireno e outros gases) é algo grave. Os veículos a motor são responsáveis pela produção de 80% do dióxido de carbono encontrado na atmosfera. É em decorrência dessa situação que se recomenda o máximo de cuidado para com a arborização urbana, lembrando-se que um hectare de árvore assimila cerca de cinco toneladas de carbono e libera de oito a dez toneladas de oxigênio por ano.

Há estudo comprovando que apenas uma árvore transpira a média de 400 litros de água por dia. Isso significa que cada árvore do passeio público retira do fundo da terra e lança no ar cerca de 400 litros de água por dia, para que possamos respirar. Sem essa umidade, o ser humano fica exposto a centenas de doenças, como alergia, doenças respiratórias, câncer etc. Além disso, é bom destacar que cada árvore dessas produz o efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar grandes ligados. Logo, preservar as árvores do espaço urbano implica melhor qualidade de vida, sem dúvida. Quando podamos uma árvore da cidade, estamos interrompendo suas funções, que são essenciais à nossa vida.

Todavia, principalmente no inverno, a maioria das cidades do interior gaúcho vira cenário de um nefasto costume. As árvores urbanas são criminosamente decepadas. Isso, à luz da legislação vigente, além de constituir infração e improbidade administrativa do administrador público que não fiscaliza, é crime, com tipificação expressa no artigo 49 da Lei nº 9.605/98 (com pena de até um ano de prisão).

Fonte:
http://www.mp.rs.gov.br/atuacaomp/not_artigos/id14982.htm



CLARINHA FOI ADOTADA E DEVOLVIDA NO DIA SEGUINTE.
SUA INFELICIDADE FOI QUE O LHASA (10 ANOS) DA CASA NÃO A ACEITOU.
A ADOTANTE FICOU MUITO TRISTE MAS,CLARINHA CONTINUA SEM LAR.
SEGUNDO A ADOTANTE CLARINHA ,NÃO CHOROU,COMEU O QUE FOI DADO E NÃO FEZ NENHUMA BAGUNÇA..
ADOTEM CLARINHA /CONTATOS COM SILVIA(11)94284044 OU ANGELA(11)89315772



LOVE
ANIMALS
"Sou um só, mas ainda assim sou um.
Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
(Edward Everett Hale (1823-1909)