sábado, 28 de junho de 2008

Mais de 40 pingüins são encontrados sujos de óleo no RS

Animais foram localizados entre municípios de Tramandaí e Chuí.
Segundo pesquisadores, derramamento de combustível pode ter atingido pingüins.

Do G1, em São Paulo, com informações da RBS TV

Quarenta e dois pingüins foram encontrados sujos de óleo no litoral gaúcho na quarta-feira (25). Segundo os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande, os animais foram localizados à beira da praia entre os municípios de Tramandaí (RS) e de Chuí (RS).

A principal hipótese é de que os pingüins tenham sido atingidos pela mancha de óleo que se espalhou pelo Oceano Atlântico, depois do derramamento do combustível de um navio no Uruguai há cerca de 20 dias.

Equipes do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) da universidade estão no Uruguai participando do trabalho de reabilitação dos animais.

http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2266

Ibama inaugura novo Centro de triagem de animais silvestres em Catalão

Brasília (27/06/08) - O Ibama inaugura amanhã, na cidade de Catalão, em Goiás, um novo Centro de Triagem de Animais Silvestres-Cetas. Agora, já são 24 unidades em todo o país, adaptadas para receber animais silvestres, comercializados ilegalmente e que são apreendidos pelo Ibama em operações de fiscalização. Os Cetas estão vinculados à Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas-DBFLO. O diretor, Antônio Carlos Hummel, diz que prioritariamente eles são construídos nas áreas onde ocorre o maior número de crimes ambientais. “A cidade de Catalão é uma das que estão na rota do tráfico de animais silvestres e, além disso, é também uma área onde estão sendo construídas hidrelétricas e, portanto, são necessárias ações de resgate, salvamento e destinação dos animais”, esclarece.

A estratégia adotada pela Ibama de fortalecimento dos Cetas é o reconhecimento da importância desses Centros para gestão da fauna silvestre no Brasil. Segundo João Pessoa, coordenador de gestão de fauna, o Projeto Cetas Brasil propõe ampliar suas atividades de pesquisa, reintrodução e monitoramento dos animais na natureza. E Hummel faz um alerta: “são altos os custos ambientais e sociais do comércio ilegal de animais silvestres no país, a população precisa fazer sua parte e não adquirir animais de fornecedores ilegais.” O Cetas de Catalão foi construído em parceria com a empresa Serra do Facão Energia S.A.

Janete Porto
Ascom/Ibama

http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2267

Conservação sob ameaça

Romeu de Bruns*

A ONG SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), do Paraná, acaba de divulgar resultado do censo 2008 de uma das aves-símbolo do estado, o papagaio-de-cara-roxa, ou chauá, que habita a região norte do litoral paranaense, um dos mais preservados remanescentes da Floresta Atlântica no país. Os números representam uma redução em relação ao ano anterior: de 4.821 em 2007, para 4.039 neste ano.
Esse dado não é suficiente para afirmar que a população está diminuindo. Nos três dias em que a contagem foi realizada (31 de maio a 1 de junho), com a participação de 25 voluntários, fez muito frio, o que deve ter levado muitos papagaios a ficarem nas árvores em que se alimentam, no continente. “É uma logística e tanto fazer um censo como esse. Tem de providenciar transporte, hospedagem, alimentação, contratar barqueiro. Uma vez que esteja tudo encaminhado, não se pode voltar atrás, mesmo que o tempo vire, como foi o caso neste ano”, explica a bióloga Elenise Sipinski, coordenadora do projeto, que acompanha a empreitada desde o início, há 10 anos.

Ela conta que a metodologia de contagem é relativamente simples. Os chauás têm o hábito de se deslocar, ao final da tarde, para as ilhas-dormitório (Ilha do Cotinga, Ilha do Mel, Pinheiro, Guaratuba e Ilha Rasa). Voam geralmente em casais e formando grupos pequenos. Os participantes do censo são colocados em pontos estratégicos e anotam em uma ficha a passagem das aves. “A melhor época para a contagem é o outono, quando há maior concentração de papagaios”, diz a bióloga.
Para saber mesmo se a população de chauás diminuiu, só mesmo com uma nova contagem, o que irá ocorrer em 2009. Em épocas de vacas mais gordas, o projeto já chegou a promover mais de um censo por ano. Mas houve uma redução do número de patrocinadores, que hoje se limitam à fundação espanhola Loro Parque, Fundo Nacional do Meio Ambiente e à Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Esse apoio permite manter a contagem anual de chauás e remunerar dois moradores da região que fazem o monitoramento dos ninhos permanentemente. Outras ações, no entanto, como pesquisas científicas e ações de educação ambiental, foram paralisadas. “Mantivemos o que consideramos prioritário”, afirma Elenise.
Os chauás, que têm como principal ameaça a captura para criação em cativeiro, utilizam espaços ocos de árvores para fazerem seus ninhos. Para favorecer a reprodução da espécie, a SPVS instalou na região, entre 2003 e 2007, 70 ninhos artificiais, alcançando a ocupação de mais da metade deles. As pesquisas indicaram que os animais que utilizaram a estrutura artificial obtiveram mais sucesso reprodutivo que os demais. Em 40 ninhos naturais monitorados em 2007, nasceram 40 papagaios, mas somente 20 chegaram à idade adulta. Já nos 70 ninhos artificiais nasceram 63 papagaios e o índice de sobrevivência dos filhotes chegou a 89%.
A realização do censo é, portanto, a medida de verificar a eficiência das medidas conservacionistas adotadas. E um trabalho desse tipo, que elege uma “espécie-bandeira” para ser trabalhada, na realidade traz benefícios para todo o meio ambiente. “Para que a espécie se mantenha, a floresta precisa ser conservada”, resume Elenise. Esse era o principal enfoque do ramo de educação ambiental do projeto, que agora está engavetado.

* Romeu de Bruns é jornalista free-lancer no Paraná.

http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2269

Suspeitos são presos com cerca de 400 pássaros silvestres

egundo a polícia, eles iam abastecer uma feira em Caxias.
Um dos criminosos vinha de ônibus da Bahia.
Do G1, no Rio
Fot André Teixeira/Ag. O Globo
Cerca de 400 pássaros são apreendidos
(Foto André Teixeira/Ag. O Globo)

Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico prenderam, na madrugada deste sábado (28), quatro suspeitos de tráfico de animais silvestres durante uma operação de rotina. Segundo a polícia, eles iam abastecer uma feira em Caxias.

Ainda de acordo com a polícia, foram apreendidos cerca de 400 pássaros, sendo que pelo menos dez morreram. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção.

Três pessoas foram presas, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, com parte da carga. E o quarto suspeito foi detido na divisa do estado do Rio com Minas Gerais. Ele vinha da Bahia de ônibus e também transportava pássaros.

Os presos foram indiciados por receptação e crime de maus tratos a animais silvestres.

http://www.renctas.org.br/pt/informese/noticias_nacional_detail.asp?id=2270