sexta-feira, 23 de maio de 2008

ઇ‍ઉ Encontro com pecuaristas vai discutir conservação da onça-pintada no Pantanal

O WWF-Brasil e o Instituto Pró-Carnívoros realizam no próximo dia 26 de maio, na Fazenda San Francisco, no município de Miranda (MS), o encontro Conservação da Onça-pintada e a Pecuária Pantaneira. O evento tem por objetivo apresentar projetos de conservação da onça-pintada ao setor produtivo da pecuária, entidades de pesquisa e órgãos governamentais.

No encontro, serão apresentados os mais recentes dados e as pesquisas feitas para conservação da onça-pintada no Pantanal, os projetos em andamento e perspectivas de futuro. Os participantes também vão conhecer experiências de pecuaristas que apóiam projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal.

A programação inclui a apresentação do pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, sobre os projetos Gadonça e Onça Pantaneira e a visão do proprietário da Fazenda São Bento, Marcos Ermírio de Moraes. Ivens Teixeira, Analista de Conservação do programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil fará uma palestra sobre Certificação e Responsabilidade Socioambiental na Pecuária.

Os participantes também irão conhecer os resultados do Programa de Envolvimento de Pecuaristas do Pantanal e Conservação da Onça-Pintada, que será apresentado por Ricardo Boulhosa, da Wildlife Conservation Society (WCS). A programação inclui espaço para o debate e a participação do setor produtivo e das demais entidades presentes na definição de estratégias conjuntas para futuros projetos que possam minimizar o conflito entre a pecuária e a onça.

O projeto Onça Pantaneira

O projeto Onça Pantaneira é uma parceria do Instituto Pró-Carnívoros e do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil voltado para a consercação da onça-pintada no Pantanal. O objetivo é utilizar o conhecimento científico para encontrar alternativas de produção sustentável nas fazendas das regiões pantaneiras que levem em conta a preservação do animal.

O projeto conta com recursos da Fazenda Real (filial São Bento) e do Departamento de Agricultura, Natureza e Qualidade dos Alimentos, vinculado à Embaixada dos Países Baixos. O trabalho é realizado pelo pesquisador Fernando Azevedo, do Pró-Carnívoros, organização não-governamental que desenvolve pesquisas sobre diferentes espécies de carnívoros em vários dos biomas brasileiros.

Nos próximos anos o pesquisador e sua equipe vão continuar os estudos sobre o comportamento das onças-pintadas do Pantanal para saber como elas vivem, os padrões de predação e outros dados sobre um dos mais belos animais da fauna brasileira. Essas informações serão usadas para desenvolver atividades de manejo nas fazendas de gado nas áreas do Pantanal onde são encontrados os felinos.

Espécie ameaçada de extinção e, ao mesmo tempo, emblemática das florestas brasileiras, a onça muitas vezes é considerada pelos fazendeiros uma ameaça, devido à predação do gado. Diminuir esse conflito é um dos objetivos do projeto, que busca entender melhor os diferentes fatores envolvidos na predação de animais domésticos e as possíveis formas de minimizar essas ocorrências.

Os resultados da pesquisa serão usados para sensibilizar os pecuaristas a encontrar alternativas de convivência pacífica que permitam a sobrevivência da espécie e o desenvolvimento da pecuária, principal atividade econômica da região.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem representam as principais ameaças à população de onças, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças.

A preservação da espécie é muito importante para a conservação da biodiversidade. Por ser um animal com necessidade de áreas grandes e preservadas para sua sobrevivência e por estar no topo da cadeia alimentar, conservar a onça-pintada é conservar o futuro de todos nós.

Onça Pantaneira
© Adriano Gambarin

http://www.wwf.org.br/index.cfm?uNewsID=13520

ઇ‍ઉ Petição ao Prefeito César Maia pedindo terreno p/ SUIPA... Assinem e repassem!

POUQUISSIMAS ASSINATURAS GENTE! VAMOS LÁ!!!! ASSINEM E REPASSEM...

Pessoal, já foi tudo aprovado, só falta o Prefeito Cesar Maia assinar para que o terreno de mais de 10.000 metros quadrados seja finalmente cedido a SUIPA, que possui mais de 6 mil cães e ainda presta assistência veterinária a preços populares para população pobre do Rio.
Vamos lá...assinar e repassar...
Bjs.
Tereza

petição de terreno inativo p/ suipa.
http://www.petitiononline.com/27042008/petition.htmlhttp://www.petitiononline.com/27042008/petition.html>

Georgia de Moraes
21-32082076
http://www.fattoamanobolsas.com <http://www.fattoamanobolsas.com/>

repassado para mim por:Kelly Grassi


ઇ‍ઉ Organização pede mudança sobre mentalidade de proteção ambiental

da Efe, em Berlim

O fundador do conselho ético World Future Council, Jakob von Uexküll, pediu na quinta-feira (22) aos governantes de todo o mundo para que façam "uma mudança radical" em relação à proteção da natureza.

Uexküll afirmou que a crise alimentícia mundial é um "apelo de alerta" à comunidade internacional, ao fim do segundo congresso do conselho, que engloba cientistas, políticos e acadêmicos de todo o mundo.

Fundado há um ano, o World Future Council, com sede em Hamburgo (Alemanha), é formado por especialistas internacionais e seu trabalho inclui buscar respostas à mudança climática e ao desenvolvimento sustentável das cidades e para a agricultura.

"Não podemos continuar vivendo como se não houvesse amanhã. Sem uma mudança de perspectiva, as gerações futuras não poderão se alimentar. Devemos assumir nossa responsabilidade", afirmou.

Jakob von Uexküll afirmou que as leis ambientais "não são de esquerda nem de direitas" e pediu à 9ª Conferência das Partes (COP9) da Convenção de Diversidade Biológica da ONU, realizada em Bonn até o dia 30, a "fundar novas alianças".

A Conferência das Partes é o órgão máximo da CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica), primeiro acordo mundial que aborda integralmente todos os aspectos da biodiversidade, de recursos genéticos a espécies e ecossistemas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u404727.shtml

ઇ‍ઉ Pandas de área do tremor são levados a Pequim; assista

da BBC Brasil

Oito pandas da reserva de pandas-gigantes de Wolong, localizada a 32 quilômetros do epicentro do terremoto que atingiu a China no dia 12 de maio, viajaram para Pequim, onde devem ficar em exibição para o público até novembro. Veja o vídeo.

A viagem dos pandas já estava marcada muito antes dos tremores que deixaram dezenas de milhares de mortos.

Os animais, de dois anos de idade, foram selecionados para mostrar ao mundo os feitos da China na criação e preservação da espécie.

Durante os Jogos Olímpicos, cerca de seis milhões de turistas devem visitar os pandas em Pequim.

Cinco funcionários da reserva de Wolong, na província de Sichuan, morreram durante o terremoto, mas todos os 60 ursos teriam sobrevivido, apesar de dois estarem desaparecidos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u404709.shtml

ઇ‍ઉ Será que alguém vai ter estômago para tomar isso??

Os produtos Dinner in a Bottle são sucos diversas carnes chamados "Meatwaters", para ingerir aquecido ou em temperatura ambiene! Clique na imagem e confira você mesm@:

A imagem “http://www.dinnerinabottle.com/drupal5/files/imagepicker/m/meatwater/openingmeatwaterspill_3.gif” contém erros e não pode ser exibida.



A imagem  “http://img164.imageshack.us/img164/8193/meatwater279bb5pi9.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Na verdade, é gosto de preparados condimentados, porque, como todos sabemos, carne não tem gosto de nada sem tempero. Temperos vegetais e minerais, claro.


passado para mim por Cataclisma

ઇ‍ઉ Bebê de quarenta dias é abandonado em casa em Tatuí

Criança estava acompanhada apenas de um pit bull dentro da casa em que morava.
A menina vai ficar em uma casa de apoio até a decisão da Justiça; ela passa bem.

Um bebê de apenas 40 dias foi abandonado em uma casa em Tatuí, a 137 km de São Paulo, nesta quinta-feira (22). Junto da criança estava apenas um cachorro da raça pit bull.

Os vizinhos estranharam o choro e foram chamar alguém da família. Na casa, deixada aberta, estavam apenas o bebê, no meio da cama, e o cachorro. A menina vai ficar na casa de apoio da cidade até uma decisão da Justiça. Segundo os médicos, ela passou por uma avaliação e está bem.

O casal tem outros cinco filhos - dois encaminhados para adoção. Os pais vão responder por abandono de incapaz e podem pegar até três anos de prisão.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL533697-5605,00.html

repassado para mim por:
Ana Cris