domingo, 19 de outubro de 2008

Justiça suspende "arca de Noé" em Fernando de Noronha

Uma "arca de Noé" moderna está pronta para zarpar do Rio de Janeiro em direção a Fernando de Noronha. Sua missão: retirar da ilha todas as cabras e bodes, ovelhas e carneiros, vacas e bois que lá habitam.

O navio tem mais de 150 metros de comprimento e foi dotado de currais individuais, com espaço para que todos os 500 animais possam deitar durante os dois dias de viagem até Recife, para onde serão removidos.

A "ordem de despejo" foi dada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para quem os animais domésticos ameaçam o ambiente da ilha, onde 70% do território está sob proteção do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e 30% é Área de Preservação Ambiental.

A viagem, no entanto, foi embargada pela Justiça - uma liminar concedida pelo juiz da 10ª Vara Federal de Pernambuco, Flávio Lima, suspendeu temporariamente a operação.

Domésticos X selvagens - O governo insiste na remoção e vai recorrer da liminar. Sondagens do ICMBio mostram que há 180 bovinos e 339 caprinos vivendo soltos na ilha. Segundo o instituo, eles se alimentam de espécies nativas, destroem ninhos de tartarugas e causam danos a trilhas ecológicas.

Para o juiz Flávio Lima, a decisão do instituto não está respaldada em "sérios" estudos de impacto ambiental. Ele também argumenta que a o governo está indo de encontro com o direito de propriedade dos criadores.

Fernando de Noronha tem 16 hectares reservados para o desenvolvimento da agricultura e pecuária. A área é o equivalente a 4% da APA de Fernando de Noronha . A ordem de retirada se deve pelo fato de os animais viverem fora dessa área reservada para agropecuária.

Os criadores reclamam que a área é muito pequena.O aposentado Francisco Paulo de Oliveira, 69, cria 30 carneiros. Diz que não tem como transferir todos os animais para os lotes, por falta de espaço. Ele defendem a pecuária como alternativa para o alto custo de vida na ilha."O bujão de gás custa aqui R$ 70. Carne, arroz, é tudo caro."

Arca de Noé - Para percorrer os 2.228 km que separam o Rio de Janeiro de Fernando de Noronha, o navio da União deve levar sete dias. Para chegar a Recife, serão 540 km e dois dias de viagem.

A "arca" deve consumir 85 mil litros de diesel por dia. A operação toda, que inclui um sobrevôo de helicóptero para acompanhar o embarque, deve custar à União R$ 3 milhões, se realizada. (Fonte: Sofia Fernandes/ Folha Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=41377

Ativista tranca-se em jaula no Chile em protesto contra maus-tratos a animais

A ativista chilena pró-direitos animais Andrea Cabrini tranca-se em jaula de metal durante protesto em praça no centro de Santiago do Chile nesta quarta-feira (8) contra os maus-tratos a animais. Ela ficou presa durante 12 horas. (Foto: AP)

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL790892-5602,00.html

Bombeiros capturam porco espinho em residência

O Corpo de Bombeiros de Cascavel atendeu hoje (19) a uma ocorrência de resgate de animal. Um porco espinho estava em uma residência localizada na rua José Bernardo Rosa, no bairro Santa Felicidade.

Os bombeiros não tiveram dificuldades para capturar o animal, já que ele estava calmo. Mas para prevenção eles usaram as mesmas roupas utilizadas em combate a incêndios para evitar que o animal jogasse espinhos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros o porco espinho foi capturado com um cestinho e solto em uma mata adequada. Na residência ninguém ficou ferido. Ainda segundo os bombeiros, o animal teria amanhecido na lavanderia, que fica aos fundos da casa.

Policia Militar Florestal recolhe animais silvestres na cidade

Todos os animais foram encaminhados para o Flona e passarão por um período de quarentena

Uma série de animais foram recolhidos pela Polícia Militar Florestal do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (15).

A primeira denúncia foi feita por volta das 8 horas da manhã, a respeito de um tamanduá bandeira que foi encontrado na frente de uma casa no Setor Veredas, quadra 5 de Brazlândia.

Depois foi um tamanduá mirim que apareceu no quintal de uma casa na quadra 27 do Park Way. O animal estava pendurado em um bambuzal, cercado pelos três rottweilers do dono da casa, mas não se feriu.

Às 13h30, a polícia recebeu uma ligação de uma funcionária da embaixada da Áustria avisando a respeito de uma capivara dentro da área da embaixada.

Além disso, moradores da Candangolândia entregaram duas corujas buraqueias à Floresta Nacional do IBAMA (Flona).

Todos os animais foram encaminhados para o Flona e passarão por um período de quarentena para saber se poderão ser readaptados à vida selvagem.

http://www.meionorte.com/noticias,Policia-Militar-Florestal-recolhe-animais-silvestres-na-cidade,60515.html