quinta-feira, 8 de maio de 2008

No topo do ranking

Um estudo divulgado pela revista National Geographic nesta quarta-feira pode fazer a imagem do Brasil melhorar perante o mundo no que diz respeito à conservação da natureza. Segundo o documento, os consumidores brasileiros, empatado com os indianos, são os que mais respeitam o meio ambiente. O trabalho analisou o comportamento de 14 mil consumidores em 14 países e indicou que os cidadãos das nações em desenvolvimento têm hábitos mais ecológicos dos que vivem em lugares mais prósperos, quando analisados fatores como transporte, alimentação, habitação e bens de consumo. China e México ficaram com o terceiro e quarto lugar, respectivamente. Os americanos estão na lanterninha do ranking e seus vizinhos canadenses ganharam o penúltimo lugar. Os dados do desempenho do Brasil no índice Greendex estão no site da National Geografic Brasil. O ranking geral pode ser conferido no site internacional da revista.

fonte:
http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=72

Guarda Civil flagra empresa clandestina cometendo crime ambiental em SP

da Folha Online

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo flagrou nesta quinta-feira uma empresa clandestina na zona leste da cidade que poluía uma área de preservação ambiental.

A empresa funcionava nas proximidades do córrego Inácio Monteiro, no Jardim São Paulo, divisa com a Cidade Tiradentes, na zona leste.

De acordo com a GCM, a descoberta foi graças a uma denúncia anônima feita ao Destacamento Ambiental Leste. Na operação foram presos 14 homens, mais os dois proprietários Lucas Sávio da Silva e Angeval Oliveira Reis. A fábrica beneficiava alumínio, retirando água do córrego e devolvendo os resíduos do tratamento do alumínio de volta ao córrego causando poluição, segundo a GCM.

O caso foi encaminhado à 4ª Delegacia de Polícia Ambiental, na Consolação (região central).

A Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Civil Metropolitana (GCM) é a responsável em cuidar de áreas de reserva de mananciais, de proteção ambiental da cidade e reforçar a fiscalização, para evitar ações depredatórias, ocupações irregulares e proteger o patrimônio ambiental do município.


fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u400029.shtml

Macaca ataca e fere menina em zôo de Recife

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Uma menina de 12 anos foi ferida nesta semana por uma macaca que escapou da ilha onde vivia isolada, no zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife.

A garota, portadora de síndrome de Down, sofreu arranhões na pálpebra inferior do olho esquerdo e cortes no nariz. Deve receber alta médica nesta sexta-feira (9).

O incidente ocorreu ontem (7), quando 30 crianças ligadas a uma instituição de apoio a deficientes visitavam o local. A macaca, da espécie aranha-de-testa-branca, fugiu da ilha atravessando a nado um canal de dez metros de extensão e cinco de profundidade. Invadiu em seguida a área de visitantes.

O animal, de 1,1 metro de altura, agarrou a menina e só a largou quando coordenadores da excursão intervieram. "Foi uma tragédia", disse a presidente da Associação dos Deficientes de Peixinhos, Ivanise Laurentino, organizadora do passeio. "Não havia um único funcionário para nos ajudar, ninguém para nos dar assistência", declarou.

Segundo ela, a instituição e a família da garota entrarão na Justiça com pedidos de indenização. O coordenador do parque, Antonio de Pádua, negou a acusação. Disse que a entidade prestou toda a assistência necessária à vítima e que responderá aos questionamentos.

Pádua afirmou que a macaca, de nome Cristina, é "dócil" e apenas "abraçou" a menina. Os ferimentos teriam ocorrido em decorrência do estresse provocado no animal durante a tentativa de liberação da garota.

Para o coordenador, Cristina pode ter se assustado com a presença de uma cobra ou de um jacaré na ilha e fugiu, nadando até a outra margem. "Um feito incomum para um animal que tem pavor de água."

A macaca, que se abrigou na copa de uma árvore, foi capturada nesta quinta-feira e sedada para exames. Ela retornará à área de exposição, mas em um recinto fechado.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u400043.shtml


Daryl Hannah pede resgate de animais abandonados devido a vulcão chileno

Santiago do Chile, 8 mai (EFE) - A atriz americana Daryl Hannah pediu hoje em Santiago que sejam resgatados os animais abandonados na localidade de Chaitén (sul), afetada pela erupção do vulcão do mesmo nome, que obrigou as autoridades a evacuar toda a população da área.

A estrela, que atuou em "Kill Bill", fez a chamada durante uma entrevista coletiva concedida na capital do Chile, país ao qual viajou convidada pela Fundação Yarur Bascuñán para conhecer a situação dos cães abandonados e denunciar os maus-tratos a que são submetidos.

Ela pediu às autoridades regionais, que até o momento se opuseram à entrada de pessoas à zona, que permitam aos voluntários ter acesso a Chaitén para resgatar os animais que permanecem ali - acredita-se que sejam cerca de 600, principalmente cavalos, cachorros e gatos.

"Sei que é perigoso, mas muita gente atualmente sente dor por ter deixado seus animais ali", disse Daryl, que comparou a situação com a que aconteceu em Nova Orleans quando o furacão "Katrina" atingiu essa cidade americana em agosto de 2005.

Transformada em uma ativa ecologista, a artista ressaltou que é "alarmante ver a quantidade de animais que vivem na rua", muitos deles doentes e com fime, tanto em Santiago como em Valparaíso (120 quilômetros ao oeste da capital), cidades as quais visitou durante sua viagem ao Chile.


Para resolver este problema com implicações sanitárias e de segurança, a atriz defendeu tanto a esterilização das fêmeas como a adoção de animais. EFE frf/db

fonte:
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=229&Itemid=89

Piratas anti-touradas atacam site dos forcados do Aposento da Chamusca

Desconhecidos colocaram imagens e textos contra a festa brava na
página da Internet

Piratas anti-touradas atacam site dos forcados do Aposento da Chamusca


O site do Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca foi "atacado" por
piratas informáticos que alteraram a página de entrada colocando uma
fotografia de três homens abraçados em tronco nu e trajando calças de
cabedal. Foi também colocado um texto em inglês anti-tourada com o
título "Torture" (tortura) e duas imagens de um homem com farpas nas
costas a escorrerem sangue. Manuel Macedo, o forcado responsável pela
actualização da página do grupo na Internet, considera que este acto
de "vandalismo" foi alegadamente protagonizado por defensores dos
animais, mas não apresentou queixa às autoridades por considerar que é
difícil chegar-se aos autores.

A página esteve todo o fim-de-semana com o texto onde se diz que os
toureiros começam cedo nestas andanças de torturar os animais e que
muitas crianças que se iniciam nas escolas de toureio deixam a escola
cedo para se dedicarem à tauromaquia e provêm de famílias com baixa
escolaridade. Acrescenta ainda que os toureiros forçam também os
cavalos a treinos árduos para que estes se tornem obedientes e gentis.

Na segunda-feira de manhã já tinham sido retiradas as imagens e o
texto. Manuel Macedo (Mesquitella) diz que o grupo recebeu vários
e-mails de pessoas a criticarem o que se tinha passado e a darem
palavras de incentivo aos forcados. No texto de abertura do site
( http://aposentodachamusca.jimdo.com) Manuel Macedo explica aos
cibernautas que o site foi "atacado por piratas anti-touradas",
acrescentando que espera que "continuem a desfrutar do site e de todo
o conteúdo (…) porque não será um ataque pelas costas e de mau
carácter que nos fará baixar os braços na divulgação deste nosso
querido grupo".

Já no final do texto assinado por Manuel Macedo a linguagem é mais
agressiva dizendo que "essa gente" que alterou o conteúdo do sítio na
Internet "não merece respeito nem a consideração de ninguém". E
apelida os desconhecidos autores de "escumalha", "drogados" e
"infelizes", realçando que estes "em nada ajudam a manter a boa imagem
do povo português e dos seus belos costumes".

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=338&id=43481&idSeccao=4932&Action=noticia

fonte:
http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=228&Itemid=89

Brasileiros e indianos lideram "ranking verde"

da Efe, em Washington

Brasileiros e indianos são os consumidores que mais respeitam o meio ambiente, seguidos de chineses e mexicanos, segundo um estudo da National Geographic e da GlobeScan publicado na quarta-feira (7).

O relatório, que analisou o comportamento de 14 mil consumidores em 14 países em relação ao meio ambiente, revela que cidadãos das nações em desenvolvimento têm hábitos mais ecológicos que os que vivem em lugares mais prósperos.

O estudo analisa quatro pontos onde o impacto ambiental é maior: transporte, habitação, alimentação e bens de consumo, dos quais os dois primeiros têm peso maior.

O índice Greendex concedeu aos brasileiros e aos indianos 60 pontos no ranking, enquanto a China recebeu 56,1 pontos e o México 54,3.

Os consumidores norte-americanos registram a pior pontuação e seus vizinhos canadenses se situam em penúltimo lugar.

Entre o G7 --as sete nações mais industrializadas--, os cidadãos de Reino Unido e Alemanha tiveram a maior pontuação, empatados em sétimo lugar. Os franceses, por sua vez, tiveram a pior qualificação entre os países europeus.

Nas últimas posições do ranking geral estão os consumidores espanhóis, com o 10º lugar, à frente de japoneses, franceses, canadenses e americanos.

Casa pequena

O estudo, elaborado este ano pela primeira vez e que será publicado anualmente a partir de agora, revela que os brasileiros recebem a maior pontuação na área de habitação.

Isto se deve ao pequeno tamanho de suas casas, medido pelo número de quartos por membros da família. Considera também o pouco uso de calefação e a disposição de uma ampla penetração de energia renovável.

No que se refere a transporte, os consumidores chineses lideram a classificação devido ao baixo número de automóveis utilizados entre a população.

Também neste caso, os brasileiros se sobressaem ao ocupar o segundo lugar, na frente dos indianos, enquanto o México conquistou o sexto lugar.

Na área de bens, a China lidera o ranking, seguida de Índia, Brasil e México, porque preferem produtos "verdes" e possuem relativamente poucos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos mais baratos.

Por último, no quesito alimentação se destacam os cidadãos indianos, que têm um nível relativamente baixo de consumo de carne e comem grandes quantidades de frutas e verduras.

Neste caso, os brasileiros se situam no décimo lugar, à frente de Espanha, Estados Unidos, México e Japão.

Mudança climática

O estudo também avalia a postura dos consumidores sobre o meio ambiente em relação à mudança climática, seu impacto em sua vida e em sua saúde, entre outros pontos de vista.

Os brasileiros ocupam o primeiro lugar entre os que afirmam que estão muito preocupados com os problemas ambientais, seguidos dos chineses e dos mexicanos.

Os mexicanos, por sua vez, conquistaram o primeiro posto dos que consideram que é preciso consumir muito menos para melhorar o meio ambiente para gerações futuras.

O estudo pretende inspirar os consumidores a adotarem um estilo de vida mais sustentável com o meio ambiente, afirmou na apresentação Terry García, vice-presidente executivo do Mission Programs da Nacional Geografic Society.

O vice-presidente executivo da GlobeScan, Lloyd Hetherington, afirmou que o índice demonstra que um estilo de vida "verde" é possível.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u399781.shtml


POSTOS DE CASTRAÇÃO GRATUITA - RJ

POSTOS DE CASTRAÇÃO GRATUITA DA PREFEITURA

BONSUCESSO - Av. Brasil, esquina com a Teixeira Ribeiro, ao lado do Bob's, na altura da passarela 9, pista de descida.

JACAREPAGUÁ - na Praça Seca

MÉIER - dentro da praça do Méier, próximo ao hospital Salgado Filho.

RECREIO - Rua Guiomar de Novaes 133, dentro do Posto de Saúde.

VISTA ALEGRE - Praça Vista Alegre, em frente a subprefeitura.

O agendamento é as sextas, pela manhã. Leve identidade, comprovante de residência e CPF. A esterilização é realizada a partir dos seis meses de idade. O animal não pode estar no cio, amamentando ou usando coleira antipulga.
Informações: 0xx (21) 2503 4577 ou 0xx (21) 2503 4654

repassado para mim por:
Édina Pereira

Governo quer mudar regra para identificar cão de raça

O Ministério da Agricultura estuda editar um decreto que altera as regras de identificação dos cães de raça, de acordo com reportagem de Angela Pinho publicada na Folha de S.Paulo deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).

De acordo com a reportagem, atualmente, "o governo fiscaliza as entidades que registram as principais características dos cães de raça e de seus ancestrais". O registro não é obrigatório para todos os cachorros, mas é condição para o pedigree. O decreto incluiria a execução de testes de paternidade em cães para saber se o registro de seus ancestrais está correto.

Se o governo editar o decreto --a minuta já está na Casa Civil--, o documento de identidade continuará existindo, mas o ministério deixará de fiscalizar o registro feito pelas sociedades de cinofilia. O governo diz não ter capacidade operacional e que há outras prioridades.

Wilson Protásio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães, argumenta que, com o decreto atual, o governo pode controlar as raças consideradas perigosas, como pit bull.


fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u398394.shtml


Homem é preso nos EUA após polícia achar 300 gatos na geladeira

da France Presse, em São Francisco

Quase 300 gatos mortos foram encontrados em três geladeiras quando a polícia revistou a casa de um homem no norte da Califórnia, informou a imprensa local nesta segunda-feira.

O homem, de 47 anos, foi detido no sábado (3), depois que a polícia descobriu os gatos em uma casa particular em Sacramento, capital da Califórnia, de acordo com o jornal "The Sacramento Bee".

Ao menos 30 gatos foram encontrados com vida e levados para um centro de cuidados de animais da cidade.

Segundo a polícia, havia fezes de gato espalhadas pela casa.

Uma vizinha de 81 anos relatou que a mãe do detido também morava no local.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u398929.shtml

Sem injeção letal, prefeituras deixam de retirar animais da rua em SP

do Agora

Em vigor há apenas 20 dias, a lei estadual que proíbe o sacrifício de animais sadios já alterou a rotina dos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) do Estado de São Paulo. Como agora é impossível abrigar o grande número de animais que antes eram recolhidos, a solução adotada foi a restrição da coleta de cães e gatos de rua.

Na capital, por exemplo, foram recolhidos 541 animais em março. No mês passado, quando a lei foi sancionada pelo governador José Serra (PSDB), o número caiu para 301, segundo balanço parcial de abril.

Em Santo André (ABC), onde eram recolhidos de 30 a 40 cães todo mês, o número caiu para apenas dez cachorros em abril. "Agora que todo animal só sai [do CCZ] se for adotado, estamos restringindo mesmo. Não é todo animal que pode ir para a adoção. Só recolhemos em casos muitos graves, quando há um pit bull solto na rua, por exemplo", diz a veterinária Juliana Oliveira Antunes, responsável pela profilaxia da raiva no CCZ.

"Nenhuma prefeitura tem espaço. A eutanásia era antes feita com critérios. É complicado liberar para adoção um animal que possa oferecer algum risco", afirmou o veterinário Eduardo Rodrigues de Oliveira, chefe da seção de controle da raiva do CCZ de Guarulhos (Grande SP).


fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u399024.shtml


ADOTE ESSA IDÉIA!! 5ª FEIRA DO CÃO USADO CURITIBA-PR

Filhote para adoção - Curitiba-Pr

Colegas, na semana passada, recolhi da rua um filhote SRD (sem raça definida, ou simplesmente vira-lata).
Ele tem aproximadamente 3-4 meses, é muito ativo, esperto, inteligente e carinhoso.
Pesa mais ou menos 1,5 ou 2 kg.
Não pára quieto, vive correndo e brincando.
Já está acostumado com ração.
É bem cuidadoso com o território dele, late no portão quando vê alguma coisa que não gosta (mas não fica latindo à toa),sendo um EXCELENTE cão de alarme, pelo que vi até agora.
É bem dócil, adora atenção e brinquedos.
Dorme bem à noite, e não nos incomodou em nada.
Aprendeu rápido os poucos comandos que ensinei.
Só não posso ficar com ele porque uma de minhas cadelas não aceitou de maneira alguma.
O encontrei junto com o mãe (não sei se biológica ou adotiva), uma poodle.
Já encontrei dono para ela - é muito difícil doar o dois juntos.
Deve ficar de porte pequeno a médio, mas mais para pequeno.
Se alguém estiver disposto a adotá-lo, ou souber de alguma bom dono para ele, me avise, ok? Peço que, se puderem, repassem esta mensagem. Obrigado a todos
Dados para contato:
Alessander Fecchio
email: afecchio@gmail.com
Telefones: (41)3331-2201 (coml) /(41) 3075-0851 (resl) / (41)9106-6193

O gatil GatosMil precisa de ajuda! Curitiba-Pr


O gatil GatosMil hoje abriga cerca de 150 gatos.
O pet shop City Cão está realizando uma campanha em prol desses animais.
E você pode fazer toda a diferença doando:
Rações
Medicamentos
Caminhas
Cobertores
E materiais de limpeza

As doaçoes podem ser feitas no pet shop mesmo e não é necessário que a compra dos itens sejam feitas lá. Você pode levar e depositar na caixa de solidariedade que existe lá.

O endereço do City Cão é:
Av. Monteiro Tourinho , 439

Maiores informações:
(41) 3257 1913

PETA oferece um milhão por carne fabricada em laboratório

WASHINGTON (AFP) — A associação de defesa dos animais PETA está oferecendo um milhão de dólares ao primeiro cientista a produzir até 2012 carne de frango em laboratório a um custo viável.

Numerosos pesquisadores, em todo o mundo, já tentam produzir carne em laboratório a partir de células-tronco, explica a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) em seu site.

Já existem progressos notáveis, mas os consumidores estão longe de ver estes pratos de "carne" artificial nas prateleiras dos supermercados, assinala a organização.

Os participantes do concurso devem criar carne de frango que tenha o mesmo gosto e textura do produto natural até 30 de junho de 2012, e conseguir produzi-la em quantidades suficientes para que possa ser comercializada a um preço competitivo em ao menos dez estados americanos.

A carne artificial será analisada por dez juízes da PETA e deverá obter uma nota média igual ou superior a 8 para levar o milhão de dólares.

Os integrantes da PETA estimam que a carne artificial evitará o sofrimento dos animais e "reduzirá consideravelmente os efeitos devastadores da indústria agroalimentar sobre o meio ambiente.

A PETA só não explica que diferença fará um milhão de dólares para o cientista que conseguir criar carne artificial, com gosto e textura de carne natural, a preços competitivos.


fonte;
http://afp.google.com/article/ALeqM5gZu8wJlQIomIKEII2ffb7rH0B6rg

repassado para mim por:
Ana Cris

Coalas estão em perigo devido ao aumento da poluição do ar

Coalas estão ameaçados pelo constante aumento do nível de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera porque essa poluição diminui os nutrientes das folhas de eucalipto, principal fonte de alimentação desses animais. Foi o que disse o pesquisador Ian Hume nesta quarta-feira (7) em apresentação à Academia Australiana de Ciência em Camberra.

O professor emérito de biologia na Universidade de Sydney, disse ter encontrado, juntamente com sua equipe, que o nível de toxicidade - equilíbrio de nutrientes e "anti-nutrientes" (substâncias tóxicas ou que interferem na digestão de nutrientes) - nas folhas de eucalipto das mudas aumentou quando o nível de CO2 nas estufas cresceu.

Algumas espécies de eucalipto têm altos níveis de proteínas, mas alguns anti-nutrientes "amarram" as proteínas, de forma que os coalas não conseguem digerir.

Hume disse que sua equipe não fez modelos de previsão sobre como o aquecimento global afetará o habitat dos coalas no futuro, mas ele estima que no nível de poluição atual haverá uma diminuição sensível na população australiana de coalas em 50 anos, devido à falta de folhas nutritivas.

Dos mais de 600 tipos de eucaliptos australianos, coalas apenas comem as folhas de cerca de 25, disse o pesquisador, quantidade que pode diminuir ainda mais caso os níveis de poluição permaneçam os mesmos.

Hugh Tyndale-Biscoe, especialista em marsupiais, explicou que as folhas de eucaliptos já têm baixo valor nutritivo, a que a espécie de adaptou dormindo 20 horas por dia para guardar energia. (Fonte: Estadão Online)

do site:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=38053

Curitiba deve ganhar um 'jardim suspenso' até junho

Talvez não chegue a ser tão majestoso quanto aquele que garantiu à Babilônia uma das sete maravilhas da antigüidade, mas Curitiba também terá o seu jardim aéreo. O monumento será colocado na entrada da cidade para quem vem do interior do Paraná, próximo ao Parque Barigüi. A intenção da prefeitura é inaugurar a obra em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com 12 metros de altura, a torre terá placas de aço, que funcionarão como vasos para cerca de mil plantas de 15 espécies ornamentais nativas. A intenção é que seja um chamariz para pássaros e insetos. "O monumento vai estar vivo e em constante construção", disse o arquiteto Fernando Canalli, responsável pelo projeto.

A torre será formada por duas placas verticais de concreto de 2,5 metros de largura cada uma. Elas serão revestidas de aço patinável, que não necessita de manutenção. "Quando oxida, o próprio óxido forma uma película de proteção", acentuou Canalli. "Ele adquire uma coloração marrom-avermelhada, dando aparência mais natural."

As placas serão dispostas de forma triangular numa base de cerca de 3 metros. No centro ficarão dez grandes floreiras, também feitas de aço, que formarão o jardim aéreo. As floreiras ficarão inclinadas de forma a permitir que todo excesso de água escorra.

O monumento será colocado dentro de um espelho d'água com cerca de 200 metros quadrados. É desse espelho que a água será bombeada para a irrigação das plantas. Mas tem também a função de proteger os esperados pássaros de predadores, como gatos e raposinhas. "Acreditamos que será uma espécie de viveiro", ressaltou o arquiteto.

O monumento é vazado de alto a baixo permitindo que trepadeiras façam uma espécie de bordado. "Queremos que a natureza trabalhe e construa sua própria estética", destacou Canalli. A iluminação será feita de baixo para cima para não tirar o "conforto" dos pássaros, que terão os ninhos em zonas de sombra.

A construção do monumento, que terá um custo estimado em R$ 150 mil, é financiada pelo Grupo Barigüi, numa medida compensatória por ter aberto nova concessionária na região. À prefeitura caberá apenas a manutenção, que será pouca, segundo o arquiteto. "A própria vegetação vai bordando, acomodando e conduzindo o desenvolvimento", afirmou.

Está previsto o plantio de espécies como helicônia, espiga dourada, cipó de São João e peixinho, entre outras selecionadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "É uma homenagem à biodiversidade urbana", destacou o secretário José Andreguetto. (Fonte: Estadão Online)

do site:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=38051

Entidade dos criadores de pássaros nativos aciona judicialmente o Ibama

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

A Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (Cobrap) acaba de divulgar um comunicado a seus associados, informando que acionou em juízo o Ibama e, pessoalmente, o presidente do órgão, Bazileu Alves Margarido Neto, “para que elucidem diversas questões que estão pendentes de compreensão acerca da Instrução Normativa n. 169/2008, recentemente editada pela autarquia”.

A IN institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território brasileiro, “visando atender às finalidades socioculturais, de pesquisa científica, de conservação, de exposição, de manutenção, de criação, de reprodução, de comercialização, de abate e de beneficiamento de produtos e subprodutos, constantes do Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Naturais”.

A Cobrap quer que o Ibama esclareça o motivo pelo qual não se trata da criação amadorística nesse ato normativo e em que condição jurídica estarão as pessoas que adquirirem pássaros de criadores comerciais e não quiserem cadastrar-se como criador amador ou em qualquer outra categoria da IN 169/2008.

Questiona ainda “o verdadeiro motivo para a suspensão de novos projetos de criadouros comerciais que estavam pendentes de aprovação na data de edição da IN 169/2008”, mais um ponto tratado na ação cautelar que a entidade ajuizou contra o Ibama.

A Cobrap também acionou judicialmente o Ibama e seu presidente para que informem o “verdadeiro motivo” pelo qual foi suspenso, há mais de um ano, o ingresso de novos criadores amadores no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes, o Sispass.

Pela ação jurídica, o Ibama e sua Presidência são formal e solenemente instados a retomarem o registro desses criadores, “medida esta imprescindível para garantir a todos o direito de agirem de acordo com a lei e de não resvalarem para a clandestinidade”, conforme a nota da Cobrap.

“As medidas tomadas são justamente para evitar que os criadores venham a resvalar para ilegalidade, pois várias pessoas tiveram negados seus direitos de se cadastrarem no Sispass para receber pássaros de outros criadores registrados no sistema, ou de terem dificultada a aprovação de seus projetos de criatório comercial”, disse a AmbienteBrasil o diretor da Cobrap, Rogério Fujiura.

Ele destaca que todo o esforço da entidade, no sentido de que as pessoas tivessem ciência da importância de ter um pássaro oriundo de um criadouro legal – seja amador ou comercial - e de não adquirir pássaros oriundos do tráfico ilegal, esbarra nas dificuldades criadas pelo próprio Ibama.

O Sispass reúne hoje em torno de 270 mil criadores amadores. “Os criadores comerciais são em torno de 600, um número estimado, pois o próprio Ibama não tem essa informação de forma segura”, diz Fujiura.

É da competência do Ibama a normatização do setor, e o Sispass, assim como o recente Sisfauna, nada mais são do que ferramentas para controle, via internet. O que norteia a atividade são as Instruções Normativas, mais um motivo de queixa da Cobrap. Fujiura aponta que constantes modificações são feitas nos sistemas sem o devido respaldo de uma Instrução Normativa e, em vários casos, a Instruções normativas não respeitam o princípio maior, que é o da Lei.

Ele atribui as indefinições por parte do Ibama à falta de uma diretriz segura de manejo sustentável da fauna. “As medidas tomadas pela Cobrap são justamente para resgatar um Estado de Direito, que foi subtraído dos criadores”, diz Fujiura. “Temos ciência das dificuldades orçamentárias da autarquia para poderem realizar de forma satisfatória seu trabalho, mas que não justificam as medidas que vêm sendo adotadas”, completa o diretor da Cobrap, para quem é mais fácil e cômodo inviabilizar o trabalho da criação em cativeiro do que combater o tráfico ilegal.

Ganho ambiental

A Cobrap afirma que o trabalho dos criadores legalizados é benéfico à fauna. Em média -, já que existem variações por espécie -, um casal de matrizes pode gerar em torno de seis filhotes por ano. Na prática, são seis passeriformes que podem ser transacionados de forma legal, em contraponto ao comércio clandestino.

Muitas espécies já se encontram mais em cativeiro do que na Natureza, em função da devastação de seus habitats. “Não há praticamente mais a necessidade de retirada de animais da Natureza para composição de plantéis, pelo contrário, existe um estoque suficiente inclusive para atender a programas de reintrodução de espécies já praticamente extintas, caso do Bicudo verdadeiro (Oryzoborus Maximiliani)”, diz Fujiura.

Segundo ele, um grande criador pode atingir a marca dos 3 mil filhotes /ano, não sendo raro os que conseguem reproduzir em cativeiro de 400 a 600 pássaros.

O Ibama recebe relatórios anuais dos criadouros comerciais e do Sispass, que tem os números dos criadores amadores. “Porém, não há a transparência através da divulgação desses dados, em detrimento dos números fantasiosos das ONGs em relação ao tráfico ilegal e que tentam de toda forma vincular essa ação nefasta aos criadores legais”, afirma Fujiura.

do site:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=37984

Ararajubas resgatadas do tráfico fazem primeira postura de ovos na Flona Carajás

Um casal de Ararajubas (Guarouba guaruba) resgatado do tráfico de animais silvestres pelo Ibama fez a primeira postura de ovos, no último dia 21, no Parque Zoobotânico da Flona de Carajás. O macho foi apreendido em Belém, e a fêmea, resgatada pelo Ibama em Marabá. São 28 dias entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes.

Os animais foram encaminhados ao Parque Zoobotânico devido ao trabalho que é realizado visando à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, o que envolve a sexagem e posterior pareamento. A espécie está ameaçada de extinção e seu habitat está restrito ao Pará e parte do Maranhão. Segundo a analista ambiental Franciléia Lobo, do Núcleo de Fauna do Ibama em Marabá, é de grande importância “o fato do bicho estar sendo reproduzido aqui no seu estado de ocorrência, com a finalidade de subsidiar posteriores programas de repovoamento”.

O Programa de Reprodução é uma das condicionantes do licenciamento das minas de ferro e manganês na Serra dos Carajás. Além do trabalho de reprodução de espécies em risco de extinção, o local recebe alguns exemplares silvestres apreendidos em operações contra o tráfico de animais na região. (Fonte: Ibama)

do site:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=38037


Enquete: Os animais devem ser utilizados em experimentos??

Caros Defensores,
A Revista Galileu de maio, que já está nas bancas,
trás como tema de capa a questão das experiências científicas em animais.
Peço a vocês que não somente leiam a matéria,
mas também votem na enquete aberta sobre o assunto.
Basta acessar www.galileu.globo.com clicar em Enquete e votar.
Você acha que a ciência deve continuar usando cobaias?
Vamos ajudar estas vítimas que não têm voz!
Vamos exigir ética também na ciência!

repassado para mim por:
Débora Borges