quarta-feira, 1 de julho de 2009

Inglaterra manda lixo para o Brasil

Desde a última sexta-feira (27) estão parados no Porto de Santos, litoral sul paulista, 16 containers carregados de lixo doméstico vindos da inglaterra. A empresa responsável pela carga violou a Convenção de Basiléia, que proíbe o transporte de resíduos perigosos entre países, conforme estabelece a Resolução nº 23/96 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O Ibama em São Paulo vai autuar a empresa que importou o lixo e solicitar junto à Receita Federal que a carga seja devolvida imediatamente ao país de origem. A multa varia de R$ 500 a R$ 2 milhões, dependendo da análise feita na carga. A denúncia foi feita pela empresa que importou a carga. O pedido era para que fossem enviados resíduos plásticos para reciclagem.

Além do lixo enviado pela Inglaterra, o fato traz à tona outra questão. Segundo levantamento do Instituto Socio-ambiental Plastivida, atualmente o Brasil recicla cerca de 960 mil toneladas de plastico por ano. O número representa aproximadamente 20% do total de lixo plástico produzido.


http://www.oeco.com.br/curtas/38-curtas/22035-inglaterra-manda-lixo-para-o-brasil

Serpente escapa da jaula e estrangula criança na Flórida

Miami, 1 jul (EFE).- Uma serpente píton birmanesa de 3,6 metros escapou da jaula e matou hoje por estrangulamento uma menina de 2 anos na Flórida, informa a imprensa.

O incidente aconteceu esta manhã em uma casa no condado de Sumter, ao norte de Orlando, quando aparentemente uma píton birmanesa, que tinha escapado à noite de sua jaula, estrangulou e mordeu a menina, filha da namorada do proprietário do animal de estimação, Charles Darnell.

Darnell apunhalou a serpente, que tinha se enroscado em volta do pescoço da criança, conseguiu separá-la e, em seguida, chamou o serviço de emergência.

Os médicos tentaram reanimar a menina, mas não conseguiram salvá-la. Jaren Hare, mãe da menina, também estava na casa de Darnell no momento do ataque, como assinalou a Polícia do condado.

Segundo a Comissão para a Conservação da Flora, a Fauna e a Pesca da Flórida, a píton não é uma espécie de serpente original do estado.

As pítons birmanesas, répteis não venenosos que podem alcançar mais de seis metros de comprimento, se tornaram um sério problema para as autoridades do estado ao se adaptarem às condições dos pântanos de Everglades e se reproduzirem.

Sua presença no sul da Flórida é atribuída a pessoas que as adquirem como animais de estimação e que, quando os animais crescem, os soltam nos pântanos.

No sul da Flórida calcula-se que haja mais de 30 mil pítons, de acordo com dados de Skip Snow, biólogo do parque nacional de Everglades.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/07/01/ult1766u32112.jhtm

Trabalhadores argentinos teriam transmitido gripe H1N1 a animais

BUENOS AIRES (Reuters) - Trabalhadores de uma fazenda na Argentina teriam aparentemente contagiado suínos com a nova gripe H1N1, o que seria o segundo caso de infecção de animais por humanos pelo vírus H1N1, disse nesta quarta-feira um porta-voz da área agrícola da Argentina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia no mês passado em um esforço para controlar a propagação da gripe, que foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos e no México e então se espalhou por todo o mundo causando a morte de mais de 300 pessoas.

Exames genéticos mostraram que a nova cepa H1N1 é de origem suína e não-humana, apesar de a infecção se dar de pessoa para pessoa e não a partir de animais.

No entanto, a situação na Argentina contribui para a teoria de que os suínos podem ser infectados por humanos.

No Canadá, havia suspeitas de que um agricultor poderia ter transmitido o vírus a um rebanho suíno. Exames de sangue detectaram o contágio, mas as autoridades sanitárias não descartam a possibilidade de que um homem havia transmitido o vírus a animais.

"A teoria é que foram infectados por humanos que trabalham na fazenda e que tiveram os sintomas da gripe uma semana antes que os sintomas fossem declarados nos suínos", disse um porta-voz do governo, que pediu para não ser identificado.

A fonte explicou que os testes realizados em 800 animais deram positivo para o vírus H1N1, mas que os dois trabalhadores rurais, suspeitos de terem transmitido a doença para os animais, não foram atendidos por médicos e, portanto, não há como se provar se têm ou não o vírus.

(Por Helen Popper)


http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/07/01/ult729u80417.jhtm

Orangotangos de fraldas causam polêmica na Malásia


Um santuário de filhotes de orangotangos na Malásia gerou polêmica por tratar os animais como se fossem bebês humanos.

A fundação Ilha Orangotango, em Bukit Merah, localizada numa ilha de 35 acres no norte da Malásia, abriga 25 filhotes de orangotangos que usam fraldas, dormem em berços e são cuidados por enfermeiras.

A instituição é uma grande atração para turistas, que tiram fotos dos animais no berçário. Mas o cuidado dispensado aos animais, alimentados a cada duas horas pelas sete enfermeiras em serviço, não agrada especialistas, que dizem que essa não é a forma adequada para cuidar de animais selvagens em perigo de extinção.

Monitorados 24 horas por dia, os animais tomam vitaminas, fazem exames de sangue, e são tratados com aparelhos de alta-tecnologia do mesmo nível de uma unidade de pré-natal.

"Eles cuidam deles como se fossem bebês porque esses animais perderam as mães ou houve algum outro problema", disse à BBC Brasil a Associação Australiana de Sobrevivência de Orangotangos de Bornéo.

"Há vários níveis, primeiro é o berçário, depois a escola na floresta, onde eles aprendem e ficam preparados para, mais tarde, serem transferidos ao seu habitat natural. Eles não se apegam às pessoas, mas é como cuidar de uma criança pequena", disse Susan Chen, da associação, que recentemente visitou o local.

Críticas

Segundo especialistas, o tratamento dado aos animais distancia eles da realidade de seu habitat natural. "Até o momento nenhum dos animais foi libertado no habitat natural", disse Roy Sirinanne, veterinário que trabalha em zoológicos na Ásia por mais de 40 anos.

"É ridículo ter orangotangos em fraldas. Como eles vão conseguir ser reintroduzidos à selva", disse Sirinanne à mídia australiana.

"Manter os animais em uma ilha em cativeiro não é um programa de conservação, pois é quase impossível colocá-los novamente nas florestas". O Grupo Amigos da Terra, na Malásia, também se opõe ao santuário, que chama de "parque temático com vida selvagem em cativeiro".

"Orangotangos criados em cativeiro não possuem resistência a doenças", disse Mohamad Idris, presidente da instituição.

Ecoturismo

O centro veterinário, aberto em 2000, foi inaugurado como um parque de ecoturismo; Um dos diretores, D. Sabapathy, admitiu que houve falhas que induziram a morte de animais entre os anos de 2000 e 2003.

"Mas muito foi aprendido desde então. O que queremos é proteger a espécie da extinção", disse.

A Fundação estuda e coleta dados de orangotangos confiscados no estado florestal de Sarawak, em Bornéo.
"Depois de estudá-los os levaremos de volta a Sarawak", disse ele.
Segundo Sabapathy, os filhotes são apenas removidos das mães no caso de estarem desnutridos, terem sido rejeitados ou estarem correndo risco de vida.

Cerca de 60 mil orangotangos vivem em habitat natural atualmente. Destes, 80% estão na Indonésia e o resto na Malásia.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/ult4550u704.jhtm