sábado, 16 de agosto de 2008

Ibama limita ação de criatórios

artigo 6º da Lei 5.197/1967 que estimula a construção de criatórios destinados aos animais silvestres para fins econômicos e industriais pode sofrer uma alteração. Uma deliberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Instrução Normativa (IN) 169, quer limitar a atuação do setor. Bem próximo de Belo Horizonte, numa área verde de 30 hectares em Betim, na região metropolitana, mil aves da fauna nacional e exótica vivem no criatório comercial do Vale Verde Parque Ecológico. Elas se reproduzem e garantem a continuidade de 100 espécies, das quais 11 estão ameaçadas de extinção: pomba-goura, cuiu-cuiu, papagaio-do-peito-roxo, loris amor amor, derbiana, três espécies de tiriba, ararajuba, papagaio-do-espírito-santo e arara-azul-grande (os dois últimos são típicos do Leste de Minas, na divisa capixaba e com o Rio de Janeiro, e do Nordeste de Minas, respectivamente).

“Há 400 espécies nas mãos de criadores comerciais, e o Ibama vai lançar uma lista restringindo esse número para 20. Todas que não estiverem na relação terão prazo de três anos para ser devolvidas à natureza. Será uma tragédia ambiental, pois elas terão de ir para os zoológicos, que não têm condições de recebê-las, ou aos mantenedores, que são proibidos de estimular a procriação”, afirma o coordenador do criatório do parque, o biólogo Paulo Machado.

A auditora interna Érica Vieira de Carvalho, de 30 anos, é de São Paulo e, num compromisso de trabalho em Betim, aproveitou para conhecer o parque. “A preservação ambiental é um dos focos das discussões no mundo e há um desequilíbrio enorme devido à extinção das espécies. Como a fiscalização não tem olhos para combater as causas dessa ameaça na natureza, é importante que a população tenha a iniciativa de preservar”, disse.

Com a nova instrução do Ibama, o parque e outros criatórios podem fechar as portas e interromper projetos de educação, que têm foco turístico e ambiental. Para Paulo Machado, o uso de populações em cativeiro é de extrema importância para apoiar os projetos de conservação. “Há vários casos de espécies que foram recuperadas na natureza devido a esse fator. Um caso clássico é o ganso-do-havaí. Hoje, temos a arara-de-spix, que está extinta em ambiente natural e, no futuro, temos a esperança de reintroduzi-la”, afirma.

Segundo o biólogo, um dos principais pontos das discussões entre pesquisadores, integrantes do governo, organizações não-governamentais e grupos de conservação, no que se refere aos criadores comerciais, são os recursos financeiros envolvidos no empreendimento. “É inviável investir sem um retorno financeiro. No Vale Verde, gastamos R$ 30 mil com as aves. É romântica a idéia de que a preservação da flora e da fauna seja auto-sustentável”, diz.

O coordenador de Fauna do Ibama, João Pessoa, informou que o número de 20 grupos indicados por Paulo Machado não procede, pois ainda está sendo analisado. Segundo ele, há 1,4 mil criatórios no Brasil, dos quais 50% concentrados em São Paulo e em Minas Gerais. Acrescentou que a atividade é importante para a preservação das espécies porque reduz a pressão sobre os animais na natureza.
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/08/16/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=75809/em_noticia_interna.shtml

Campanha Anti-Rábica começa hoje; 40 postos em Marília

Neste sábado tem início a 32ª Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal no município de Marília. Para o primeiro dia de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 40 postos destinados à vacinação de cães e gatos da zona norte, leste e distritos, das 7h às 17h. No dia 23, outros 40 postos vacinarão os animais da zona sul e oeste. O rescaldo será realizado no dia 20 de setembro.

A Secretaria deverá ter como parceiro o curso de medicina veterinária da Unimar (Universidade de Marília). Dos 250 profissionais que atuarão na campanha, cerca de 130 estudantes deverão atuar na parte operacional, aplicando as vacinas.

A campanha é voltada a cães e gatos acima de três meses, não tendo outras restrições. “Não importa se é animal fêmea que está amamentando ou então prenhe. Todos os animais devem ser vacinados obrigatoriamente todos os anos. E se o animal tomou a primeira dose há pouco tempo, deve reforçar agora na campanha”, informou o coordenador da Campanha Anti-rábica, Lupércio Garrido Neto.

O coordenador chama atenção principalmente dos proprietários de gatos. “Percebemos que através dos anos o número de incidência da doença em cães tem caído de maneira intensa. De centenas de casos, passamos para um ou dois casos em cães, e isso se deve à vacinação. Porém, os gatos não tem sido muito vacinados. É preciso lembrar que a vacina no animal também protege a família. A raiva não tem cura, somente prevenção”, alerta.

Para que a segurança seja mantida na campanha, Garrido pede aos proprietários dos animais que os levem com coleira e guia para passeio, e se for agressivo, com focinheira. Também deve ser conduzido por pessoas que possam conte-los, evitando assim brigas e acidentes de trânsito.

Estima-se que sejam vacinados cerca de 40 mil animais, porém não se pode precisar o número de cães e gatos vacinados em clínicas particulares ou postos. E determinar este dado é um dos objetivos do trabalho inédito do censo que está sendo realizado para contabilizar a população de cães e gatos em Marília, iniciado no mês de julho com previsão para ser concluído em setembro.

Agentes de saúde estão percorrendo as residências e, além de levantarem as informações sobre a aplicação de vacinas, colhem dados sobre a população animal e a castração.

http://www.diariodemarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=17940

Chile aprova lei que proíbe caça às baleias

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou na quinta-feira (14), por unanimidade, um projeto de lei que proíbe a caça de baleias e estabelece pena de prisão para quem matar ou perseguir baleias em águas chilenas.

O projeto incorporou à Lei de Pesca e de Agricultura uma série de medidas específicas para a conservação e proteção das baleias.

"Foi tão rápida a votação que nem sequer aplaudimos, não houve tempo para festejar e pensamos que as 57 pessoas eram o auditório e não que todos tinham votado a favor", comentou Samuel Leiva, coordenador da campanha do Greenpeace para a proteção às baleias.

"Aqui não há setores políticos contra esse tema", acrescentou Leiva, que instalou em frente ao edifício do Congresso uma baleia gigante, com 35 metros de comprimento, 15 de largura e seis de altura. (Fonte: Folha Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40083

Escola promove dia da natureza na 305 Sul

Um dia inteiro dedicado natureza. Foi assim que uma escola modelo de Brasília reuniu alunos, professores e pais neste sábado (16/08), logo pela manhã. Ibama, polícia florestal, produtores orgânicos e outros parceiros estiveram presentes no evento. Entre eles, a própria comunidade, da quadra 305 sul, no Plano Piloto, que já faz um projeto sustentável, que inclui coleta seletiva e uso de adubo orgânico nos jardins.

A sustentabilidade já faz parte do nosso conteúdo pedagógico. Mas o projeto começou quando um morador e a prefeitura da quadra nos procuraram e começaram a oferecer palestras para os alunos. Daí por diante outras pessoas se juntaram e envolveu toda a comunidade escolar, explicou a diretora da Escola Classe 305 Sul Aldenora Nunes.

Segundo ela, as crianças estudantes de 1ª a 5ª série do ensino fundamental fazem pequenos trabalhos, como utilizar o chorume (líquido que resulta do lixo orgânico) para adubar plantas nas proximidades da quadra e confeccionam sacolinhas para que os pais coloquem o lixo dentro dos carros. Nós percebemos que a comunidade que está distante da escola, formada por alunos que moram nas cidades satélites ou do entorno do Distrito Federal, também veio. Isso quer dizer que as crianças levaram o conteúdo para lá, completou a diretora.

O aluno da 3ª série, Henrique Resck Grecov, de 9 anos, confirma o envolvimento das crianças com o tema. Eu acho que o dia da natureza foi muito importante porque nos dá idéias como a necessidade de reciclar, afirmou Henrique, que ganhou o prêmio de melhor desenho sobre conscientização ambiental.

Para explicar melhor aos alunos sobre temas preocupantes como tráfico de animais silvestres e queimadas nesta época do ano, quando a umidade do ar baixa a 15% em Brasília, técnicos do Ibama levaram animais empalhados, peles apreendidas e muitos panfletos didáticos. De acordo com Maurício Gaudino, do Núcleo de Conscientização Ambiental do instituto, as crianças são os melhores multiplicadores dessas informações. Nós sempre fazemos campanhas em escolas, igrejas e centros comunitários. E percebemos que os adultos ouvem e ficam acanhados de reproduzir. Já as crianças repetem, levam para os amigos da rua, para a família, explica.

O secretário de educação do Governo do Distrito Federal, José Valente, garantiu que iniciativas como essa são incentivadas em outras escolas. Nós não reproduzimos para não haver uma padronização, que não seria saudável. Mas outras escolas têm seus próprios projetos, explica.
http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2008/08/16/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=25637/noticia_interna.shtml

Ativistas protestam contra touradas pelados em Bilbao


Mais de 50 pessoas protestaram peladas, neste sábado, contra as touradas, na frente do Museu Guggenheim de Bilbao (País Basco, norte espanhol), convocadas pela Fundação Equanimal.


Segundo a nota da organização, 54 manifestantes protestaram "deitados no chão, nus, simulando estarem ensangüentados e com bandeirinhas cravadas nas costas", com o objetivo de "chamar a atenção para o sofrimento e a morte infligidos aos animais nas festas populares".

Muitos carregavam cartazes com o slogan "Abolição da Tauromaquia", em espanhol, euskera e inglês.

A cidade de Bilbao celebra, a partir deste sábado, sua "Semana Grande", quando acontecem as festas locais, cuja programação inclui várias touradas.

AFP

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3101835-EI8142,00.html

Animais somem de circo em Brasília

Policiais haviam ido ao local apreender os bichos


16/08/2008 - 12:24 - A Polícia Civil do Distrito Federal voltou na manhã deste sábado (16) a um circo que está na cidade para recolher mais uma vez animais que, de acordo com denúncias, são maltratados. Quando os agentes chegaram ao local, no entanto, os bichos haviam sumido.

Os animais já haviam sido recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (12), mas a Justiça permitiu que os bichos voltassem ao circo.

Neste sábado, os policiais foram ao local para cumprir novo mandado de apreensão, concedido pela terceira Vara Criminal de Brasília. A decisão judicial determinou a retirada dos bichos por risco à segurança.

A polícia esperava encontrar cinco elefantes, duas girafas, um hipopótamo, uma zebra, dois camelos e vários pôneis. Quando chegaram, receberam a informação de que foi vista uma carreta transportando animais na rodovia que liga Brasília a Goiânia - e nenhum animal no circo.

O circo confirma que os animais foram retirados da cidade. Sem eles, os espetáculos, que estavam interrompidos, podem continuar.

O dono, Augusto Stevanovich, apresentou laudos que comprovariam não haver maus tratos aos animais: um, do zoológico de Brasília; o outro, do Ministério Público.

Ele contesta outro laudo recente que mostra que os chimpanzés são castrados.

Segundo Stevanovich, os macacos já vieram assim, além de terem chegado sem dentes do laboratório holandês de onde foram comprados. Mesmo o elefante, de acordo com o dono, já teria chegado ao circo sem as presas.

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?224406


Filhote de felino silvestre é apreendido na Zona Sul de SP

Policiais da Guarda Ambiental apreenderam nesta sexta-feira (15) um filhote de felino silvestre que estava sendo criado em cativeiro em uma casa em Vargem Grande, no bairro de Parelheiros, extremo da Zona Sul de São Paulo. Uma denúncia de um vizinho levou os policiais até o local.

O pequeno animal foi levado para a Delegacia do Meio Ambiente, que fica junto ao 4º Distrito Policial, na Consolação, na região central de São Paulo, onde o caso foi registrado. Em seguida, foi encaminhado para o Viveiro Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul, onde deverá ser qualificado por biólogos, para determinar se o felino é filhote de jaguatirica ou de gato do mato.

Uma mulher de 20 anos que estava na casa no momento que os guardas ambientais chegaram foi levada para a delegacia para dar mais esclarecimentos. Ela disse que deram o nome de Kiara ao felino, por achar que era uma fêmea, e que foi um presente do padrasto à mãe dela, mas não soube precisar a origem do animal.

Segundo os guardas ambientais, o vizinho, ao fazer a denúncia, disse que o homem que vivia na casa é um caçador e que mantinha outros animais em cativeiro. Criar animal silvestre em casa é crime, de acordo com a lei, e pode ser punido com prisão. (Fonte: G1)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40086

Cães e gatos com deficiência enfrentam dificuldades para encontrar donos

Salva à beira do sacrifício

A veterinária Cristiane Astrini, de 34 anos, conheceu a gata Corujinha há cinco anos, quando ela foi levada para o seu consultório para sacrifício. A gata vivia na rua e perdeu o movimento das patas traseiras depois de cair de uma árvore. Como era conhecida no bairro, algumas pessoas ainda bancaram um tratamento para ela recuperar os movimentos, mas não teve jeito. Como ela andava se arrastando na rua, os vizinhos decidiram entregar ela à veterinária para sacrifício.

“Eu fiquei com dó e resolvi tentar cuidar dela. Tratei com homeopatia e contei com a ajuda de uma amiga que é acupunturista”, conta Cristiane. Corujinha recuperou apenas a sensibilidade das patas direitas, mas garantiu o direito de continuar vivendo.


“Como ela tem incontinência urinária, precisa usar fralda todos os dias”, conta a veterinária, que, diariamente, faz massagem na região da bexiga da gata para estimular o xixi. “Mas ela se vira muito bem. Até entra em briga com os outros gatos e escala as gaiolas. Ela apronta mesmo”, relata a dona.


Mas corujinha não é a única “portadora de necessidades especiais” de que Cristiane toma conta. A outra vira-lata Dolly é surda e foi resgatada da rua quando ignorava as buzinas dos carros. “Meu cunhado resgatou ela, mas ninguém sabia que a gata era surda”. A vida fez com que Dolly fosse parar no escritório do sogro de Cristiane, mas o regulamento do condomínio não permitia animais.


“Descobriram que ela morava lá porque ela miava muito alto, justamente porque ela é surda”, conta. Dolly, então, foi doada para uma amiga da família, que tinha outros cinco gatos. A nova dona morreu e Dolly ficou órfã com os irmãos. “Meu sogro resgatou os gatos e levou para o consultório. Quatro eram saudáveis, e eu consegui novos donos logo. Ficaram Dolly e outra gata que era velha, preta, desdentada e gorda. Essa ninguém ia querer adotar mesmo, e eu levei para a minha casa”.


Depois de passar por tantos donos, Dolly conseguiu um lar definitivo, por mais que ele seja uma clínica veterinária. “Achei que não era justo mandar ela para outra família”, diz Cristiane, que cuidará de Dolly e de Corujinha “até elas morrerem de velhice”.


“Acho que as pessoas têm medo de enfrentar a situação, pensam nos gastos e que vão ter que ficar presas em casa”, observa. “As pessoas são mais dispostas a encarar a situação [cuidar de um bicho com limitações] quando ela acontece com um animal que já faz parte da família”, completa.



Quem adota um animal deficiente diz que o mascote é "igual a qualquer outro".
Dona diz que não adianta ficar com pena, é preciso dar chance ao bicho.
Quando o operador de telemarketing Kleber Alves, de 26 anos, levou a vira-lata Charlote para casa, há sete meses, achava que a nova mascote da família iria dar muito mais trabalho que um bicho de estimação comum, porque a cachorra não tem a pata esquerda da frente.

O jovem nunca tinha cuidado de um animal de estimação com limitações, mas percebeu que a ausência da pata não fez de Charlote um animal apático. “Ela é fujona e adora correr atrás da molecada do prédio. Às vezes, ela tropeça, principalmente quando está correndo e vai parar. Acho que é porque não tem muito apoio”, conta Alves, fazendo questão de mostrar que a mascote contrariou suas expectativas e se mostrou um animal “normal”.


Charlote já nasceu com a deficiência e foi abandonada ainda filhote em uma feira de adoção de animais da ONG Natureza em Forma, na Avenida Paulista, nos Jardins. Alves costuma trabalhar como voluntário no local e sabia que seria difícil encontrar alguém disposto a adotá-la. “As pessoas deviam olhar mais para esses animais porque eles também merecem uma chance”, acredita o jovem.


Gato preto e cego Além do medo de encarar a responsabilidade de cuidar de um bicho deficiente, há ainda o sentimento de pena. Esse sentimento foi o primeiro que passou pela cabeça de Angélica Perez, de 27 anos, quando ofereceram para ela um gato que, além de preto, estava ficando cego.

“De cara, eu me assustei porque achava que não ia conseguir cuidar dele, que ia ter muita dó”, conta. Mas o gatinho precisava de um dono com urgência, pois ia passar por uma cirurgia justamente para retirar os olhos doentes e não tinha ninguém para cuidar dele. Angélica, então, topou o desafio e levou Teddy Murfy para casa logo que ele recebeu alta do hospital veterinário.


“Ele ainda estava com os pontos e a carinha toda raspada, sem pêlo. Sempre que ia pegar ele no colo para limpar, ele ficava nervoso, e eu percebi que era trauma de tanto levar injeção quando estava doente”, relembra.


Meses depois da adoção, que está perto de completar um ano, Teddy se recuperou e virou xodó da família. “Ele corre no quintal, brinca com os meus dois cachorros e já apareceu em casa com inseto e passarinho na boca”, diz a dona.


Angélica diz que seu mascote é um gato “como qualquer outro”. “Ele pega mosquito voando, levanta a cabeça quando a gente fala com ele. Com Teddy eu aprendi que não adianta ficar com dó. A gente tem de dar uma chance para eles viverem felizes”.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL725347-5605,00.html