segunda-feira, 27 de julho de 2009

UE proíbe comércio de pele e produtos derivados das focas

Os países da União Europeia aprovaram a proibição do comércio de produtos derivados da foca, apesar das ameaças do governo do Canadá, um dos grandes exportadores, de denunciar esta decisão ante a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A decisão foi tomada pelo bloco nesta segunda-feira (27).

O fechamento do mercado europeu a estes produtos, a partir de 2010, se soma aos embargos decretados pelos Estados Unidos e México, principais sócios comerciais do Canadá.

Ottawa autoriza todos os anos a matança de 338 mil focas, um número que, segundo as autoridades, não coloca em perigo a sobrevivência da espécie.

Canadá, Groenlândia e Namíbia matam 60% das 900 mil focas abatidas a cada ano no mundo. (Fonte: Folha Online)

Aparecem mortos 8 lobos marinhos no litoral peruano

Lima, 27 jul (EFE).- Oito lobos marinhos apareceram mortos hoje em uma praia de Chimbote, cidade do litoral norte do Peru, devido aparentemente à elevada poluição da região, que causa a morte destes animais regularmente, informou a imprensa local.

"Os animais morreram por causa da poluição nessa zona litorânea e não devido à caça indiscriminada, já que os animais não apresentam ferimentos", declarou o chefe da Polícia Ecológica de Chimbote, Juan Coral Pajuelo, à emissora peruana "RPP".

Nos arredores de Chimbote, opera um crescente número de empresas dedicadas à produção de farinha de pescado.

A direção regional da produção de Ancash, região onde Chimbote está localizada, realizará as investigações do caso dos animais mortos, que tinham quatro metros de comprimento e mais de 300 quilos.

No entanto, o jornal "El Comercio" divulgou hoje, em sua versão digital, uma segunda versão sobre os fatos que, segundo um de seus correspondentes, os lobos marítimos apresentavam feridas de lança no lombo e no focinho e que foram mortos por escadores, já que estes mamíferos costumam atacar suas redes para comer os peixes.

O jornal afirmou que os pescadores pediram às autoridades, em ocasiões anteriores, que sacrificassem lobos marinhos, por prejudicarem sua atividade.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/07/27/ult1766u32464.jhtm