sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Leão Ariel já consegue levantar as patas em Maringá

O leão Ariel apresenta melhora nos reflexos das patas, consegue erguê-las e colocar as garras das patas traseiras para fora. A informação é do dono de Ariel, Ary Marcos Borges da Silva.

Após passar por uma cirurgia para descompressão da medula no dia 10 de dezembro do ano passado, Ariel segue fazendo sessões de fisioterapia diariamente, e os cuidados com o leão levam cerca de quatro horas por dia. "Ele teve escaras por ficar muito tempo deitado, e leva bastante tempo para tratar dessas feridas", afirma Silva.

A cadeira de rodas, que seria o presente de Natal do leão para auxiliar em sua recuperação, chegou a ser testada, mas teve que voltar para a fábrica para adaptações. "As rodinhas não aguentaram o peso do Ariel, e ele ficou muito bravo", aponta o dono. A previsão é que a cadeira de rodas chegue na semana que vem.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/385661/leao-ariel-ja-consegue-levantar-as-patas/

Uma rotina de maus-tratos - Passo Fundo-RS

Na manhã de ontem um cavalo foi encaminhado ao atendimento veterinário após cair por puxar uma carroça. Cadastramento dos carroceiros e identificação dos animais deve começar ainda em fevereiro

Clarissa Ganzer/ON

Um cavalo foi encontrado caído por volta do meio-dia de ontem (16) na Rua Paissandú próximo a Rua Bento Gonçalves. O animal foi encaminhado ao atendimento veterinário. O carroceiro pode responder processo por crime ambiental.
O animal era responsável por puxar uma carroça e apresentava sinais de cansaço. Agentes da segunda delegacia passavam pelo local no momento em que o animal estava no chão. Um deles contou que o cavalo parecia velho e que estava carregando excesso de peso. A Brigada Militar foi chamada em seguida.

Atendimento
O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, diz que por volta das 13h o animal foi encaminhado ao atendimento veterinário no ambulatório da Universidade de Passo Fundo e depois deverá permanecer em repouso em uma hospedaria.

Carroceiro
Os dados de identificação do carroceiro foram recolhidos e ele vai receber uma notificação. Caso seja comprovado que o animal sofreu maus-tratos, ele será intimado a pagar uma multa - que pode variar de R$500 a R$5 mil - e o processo será encaminhado ao Ministério Público para que ele responda a um inquérito civil de crime ambiental: maus tratos com o animal.
Mesmo que o condutor da carroça não seja o dono do cavalo, ele pode ser igualmente responsabilizado.

Outro dono
Depois do repouso, o cavalo pode ser devolvido ao dono mediante um termo de compromisso ou encaminhado a pessoas que vivem em zonas rurais e tenham condições de cuidar do animal. “Fazemos um cadastro e podemos doar a essas pessoas, visitando com periodicidade o cavalo”, explica o secretário. Estima-se que existam cerca de 600 cavalos que puxam carroças na cidade.

Denúncias
As denúncias de maus-tratos são rotineiras em Passo Fundo. Existe na Secretária do Meio Ambiente (SMAM) uma coordenadoria com fiscal, técnico, motorista e viatura para atender a demanda.

Cadastro e chip
Alves diz que ainda em fevereiro um cadastro com dados dos carroceiros e dos cavalos deve ser elaborado na cidade. As carroças serão emplacadas e os animais chipados. Esta é uma parceria com a Secretária de Serviços Gerais e Secretária de Segurança Pública. No Bairro São Luiz Gonzaga deve começar a ser desenvolvido o primeiro trabalho de campo.

http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/13143

Doença e morte de animais podem causar depressão

Os animais de estimação são parte da família moderna. Recebem atenção e mimos, entram em casa, dormem, muitas vezes, na cama dos donos e recebem tratamento igual ao dado às pessoas. Portanto, não é de se estranhar que a morte de um pet seja sentida com a mesma tristeza que a partida de um amigo próximo.

Um estudo da Universidade de Michigan-Flint analisou como 174 adultos que perderam um cão ou gato reagiram à morte do pet. Os resultados mostram que 85,7% dos donos apresentaram ao menos um sintoma de luto nos momentos iniciais. Após seis meses, a dor ainda era sentida por 35,1% dos adultos, e, mesmo depois de um ano, 22,4% das pessoas ainda sentiam os efeitos da partida.

Os autores da pesquisa alertam que a perda de animais de estimação deveria receber atenção clínica, especialmente se a pessoa era muito apegada ao animal.

“A depressão após a perda de um animal de estimação pode acontecer, sobretudo com crianças e idosos”, afirma o diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Mário Marcondes. No caso das crianças, a falta de compreensão sobre a morte costuma gerar confusão e nervosismo. Já para os idosos, que têm muitas vezes os pets como verdadeiras companhias, a perda do animal pode resultar em um quadro severo de tristeza e ansiedade.

“Por isso, oferecemos no hospital o serviço gratuito de acompanhamento psicológico para os donos de animais em estado crítico”, diz Mário. A psicóloga é acionada sempre que os veterinários que atendem o caso desconfiam que a pessoa precisa de suporte. Por meio de conversas, a psicóloga explica que muitas pessoas passam por isso e ajuda o dono a lidar com o luto. Também é discutida a possibilidade de adquirir um novo animal ou esperar um tempo para preservar a memória do companheiro falecido.

Nos casos de animais que passam por tratamentos intensivos, como a quimioterapia, cabe ao profissional garantir que o dono terá condições emocionais de lidar com a própria dor, para cuidar do pet da forma adequada. “O animal precisa de um dono saudável para cuidar dele, dar a medicação e reportar os sintomas observados aos veterinários”, afirma o diretor. Afinal, na saúde e na doença, o proprietário é responsável por seu melhor amigo.

Fonte: Época SP


http://www.crmvsp.org.br/site/noticia_ver.php?id_noticia=3211

Exposição de jaguatirica no carnaval causa polêmica

São Paulo - Uma jaguatirica estará no Sambódromo do Anhembi no carnaval deste ano. Ela será levada pela Escola Tom Maior. A agremiação pretende usar ainda um segundo animal - uma suçuarana ou um lagarto. Embora os felinos estejam ameaçados de extinção, a entidade não pretende pedir autorização para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por temer que ela não seja concedida. Veterinários consideram a exposição dos animais "absurda" e dizem que eles podem até morrer por estresse.

A Tom Maior, que vai homenagear a cidade de São Bernardo do Campo e pretende ainda trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificou a presença dos animais. "Queremos fazer uma brincadeira e passar a mensagem da preservação", disse o presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva.

Ainda não está claro se as feras vão ou não desfilar. Silva deu duas versões sobre a atuação dos bichos. No domingo, garantiu que eles desfilariam e a documentação havia sido enviada ao Ibama. Ontem, o presidente afirmou que os animais não entrarão na avenida. "Eles vão ficar em jaulas com rodinhas e vão até a concentração." A ideia é que os animais fiquem antes da comissão de frente. Assim que o desfile começar, as jaulas seriam levadas para outro ponto da concentração.

Silva ainda garantiu ontem que não vai pedir autorização ao Ibama, apesar de ela ser obrigatória. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito". Segundo o Ibama, a Tom Maior precisa de autorização do órgão para o transporte dos animais ao sambódromo e eles devem viver em criadouro registrado no instituto.

A São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval paulistano, diz que o caso deve ser analisado pela Liga das Escolas de Samba. Já o regulamento do carnaval é omisso em relação ao caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/02/17/exposicao-de-jaguatirica-no-carnaval-causa-polemica.jhtm


Alguém já viu algum animal preparando a sua fantasia para o carnaval?
Suponho que não...
Então, por favor, deixem os animais FORA DISSO!!
É CADA ABSURDO