terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Delegacia aciona Justiça para salvar cão vítima de maus-tratos - Ribeirão Preto

Animal está magro, com feridas pelo corpo e anda com dificuldade


A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto acionou a Justiça para retirar do dono um cão vítima de maus tratos.

O animal, da raça Fila, desperta a atenção, está muito magro, com os ossos a mostra, tem manchas pelo corpo e anda com dificuldade e está abandonado em uma garagem, em meio a muito lixo.

A casa parece estar abandonada, mas segundo um vizinho, o dono do cão mora no local. A situação do cão causa indignação aos vizinhos.

O delegado Norberto Bocamino diz que recebeu diversas denúncias sobre o caso e aguarda um mandado judicial para entrar na casa e recolher o cachorro.

A advogada Associação Vida Animal Viviane Alexandre diz que irá acompanhar o caso.

Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas pelo telefone da Delegacia de Proteção aos Animais – (16) 3610-6067.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,2,333832,Delegacia+aciona+Justica+para+salvar+cao+vitima+de+maus+tratos.aspx

Comerciante é preso em Piçarras por manter 56 animais em condições precárias


Homem exibia bichos exóticos em um shopping de verão da região

Um homem foi preso nesta sexta-feira, em Piçarras, no Litoral Norte, por manter 56 animais em condições precárias. Segundo o Ibama, os bichos estavam expostos ao calor excessivo, sem água nem comida e se não fossem recolhidos agora, muitos deles poderiam ter morrido.

O comerciante foi levado para a Polícia Federal de Itajaí, assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Ele terá que pagar mil reais por animal e mais R$ 7 mil por não apresentar a documentação necessária para ter um Furão.

O Ibama chegou ao local ao receber uma denúncia de que o comerciante exibia animais exóticos em um shopping de verão. Ao chegaram ao local onde ele mantinha os bichos, constataram a situação degradante.

— Era uma espécie de tenda de lona, com uma temperatura ambiente superior a 35ºC. A maioria dos animais estava sem água e as condições sanitárias eram péssimas. Muitos animais doentes, com doenças contagiosas estavam juntos com animais saudáveis. - explicou a analista ambiental do Ibama Gabriela Breda.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3192131.xml

Cão é devolvido por não “combinar” com as cortinas

Crédito: Reprodução/ Telegraph

Britânica devolveu Harvey apenas dois dias depois de tê-lo adotado, causando indignação nos funcionários do abrigo

O sonho de todo animal abandonado, sem dúvida, é encontrar um lar amoroso e seguro. Tudo indicava que este era o caso do Jack Russell Harvey, que teria finalmente um final feliz também. Ele foi adotado por uma mulher que não quis ser identificada, em Lower Halstow, Inglaterra, mas para o desapontamento geral, acabou sendo devolvido.

Segundo informações do jornal Telegraph a mulher de 40 anos disse a Barry Shuttleworth, gerente do abrigo, que não podia mais ficar com o cãozinho porque as cores do animal não combinavam com suas cortinas. Por incrível que pareça, esse tipo de “desculpa ridícula é mais comum do que se imagina”, explicou Corrina, mulher de Barry.

No caso de Harvey, a mulher chegou ao abrigo interessada em adotar um cãozinho e logo se apaixonou pelo animal. Ela o visitou durante sete dias antes de finalmente adotá-lo, mas no mesmo dia já teria entrado em contato reclamando do pet.

Em entrevista à publicação Barry contou que orientou a senhora a colocar o cachorro em outro local que não entrasse em confronto com as “caríssimas cortinas”, mas não teve conversa. Dois dias depois o animal foi devolvido. “Ela disse que pagou muito caro por elas e que não queria mais o Harvey”.

Dentre outras razões estúpidas dadas para a devolução dos animais, Barry contou que teve um homem que não quis mais um Labrador porque não era para o pet latir tanto. Já em outro caso, o cachorro não era “carinhoso o bastante”.

“Algumas pessoas simplesmente não pensam sobre o motivo pelo qual desejam um cachorro, é por isso que tantos acabam sendo abandonados”, disse Barry. O gerente do abrigo explicou ainda a necessidade das pessoas pensarem muito bem antes de querer adotar um bichinho, para que não haja arrependimentos.


http://petmag.uol.com.br/noticias/cao-e-devolvido-por-nao-combinar-com-as-cortinas/

Sacrifício "cruel" de cem cães choca o Canadá

A Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) do Estado de Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, está investigando o sacrifício, aparentemente cruel, de cem cães puxadores de trenós para neve que teriam sido sacrificados por uma empresa de turismo de aventura.

Segundo a imprensa local, os cães teriam sido mortos de forma cruel pela empresa devido ao baixo número de turistas e atirados em uma vala comum na cidade de Whistler, um centro de prática de esqui perto da cidade de Vancouver.

Acredita-se que a empresa, chamada Outdoor Adventures Whistler, esperava uma expansão dos negócios depois da Olimpíada de Inverno de Vancouver, ocorrida em fevereiro de 2010.

Mas houve uma queda no movimento depois da Olimpíada, e os cães não foram mais necessários.
Em um comunicado citado pelo jornal canadense Vancouver Sun, o porta-voz da Outdoor Adventures, Graham Aldcroft, disse que não há armas de foto no local onde os cães teriam sido mortos e que, embora tivessem conhecimento da morte dos cães, a empresa não tinha conhecimento de detalhes divulgados pela imprensa.

Gargantas cortadas
As mortes foram descobertas depois que o funcionário que teria sacrificado os animais ganhou uma indenização devido a problemas de estresse pós-traumático que ele teve depois de matar os cães.

Segundo o jornal Vancouver Sun, após as mortes o funcionário passou a sofrer com pesadelos, ataques de pânico e depressão.

O relatório preparado para avaliar o pedido de indenização, divulgado pelo jornal canadense, indica que o funcionário, cujo nome não foi divulgado, recebeu ordens para sacrificar os animais em abril de 2010.

O documento diz que alguns cães teriam sido mortos a tiros, outros tiveram as gargantas cortadas.
A diretora da divisão de investigações sobre crueldade da SPCA da Colúmbia Britânica, Marcie Moriarty, disse que a organização quer agora exumar os corpos dos cães para examinar os ferimentos, mas isso não pode ser feito no momento devido ao excesso de neve na região.

De acordo com a agência de notícias AFP, a polícia também está investigando o caso. Cory Steinberg, advogado do funcionário, disse à rádio local CKNW que as mortes não eram sempre “limpas”. “Inevitavelmente ele (o funcionário) tinha que dar um fim a algumas cenas horríveis", disse o advogado.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/2011/02/01/sacrificio-cruel-de-cem-caes-choca-o-canada.jhtm