quinta-feira, 3 de março de 2011

Biólogos decretam fim do puma no leste dos EUA

Biólogos federais anunciaram o fim dos pumas no leste dos Estados Unidos, espécie que durante muito tempo constou na lista de animais ameaçados de extinção.

A Fish and Wildlife Service, agência do governo americano responsável pela proteção da fauna silvestre, disse que não há mais nenhuma espécie nessa região em específico.

Com a declaração, o puma do oriente será removido da lista de animais ameaçados.

Embora ainda sejam vistos pumas em Maine e na Carolina do Sul, o serviço americano sustenta que esses felinos se enquadram em outras categorias.

Esses animais vieram de outras áreas dos EUA, como do sul e do oeste, ou escaparam ou foram soltos de cativeiros. (Fonte: Folha.com)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/03/03/67073-biologos-decretam-fim-do-puma-no-leste-dos-eua.html

Polícia Civil ministra curso de capacitação para atendimento de animais vítimas de maus tratos

A Polícia Civil de Ribeirão Preto, em parceria com ONG's e Sociedades Protetoras de Animais, ministrou na última segunda-feira, 28 de fevereiro, junto a Academia de Polícia Civil - Núcleo Ribeirão Preto, o “1º Curso de Capacitação para Atendimento de Ocorrências de Maus Tratos a Animais”, tendo dele participado policiais civis que trabalham no Setor de Proteção aos Animais da cidade e em plantões policiais, policiais militares, funcionários da Zoonoses, das ONG's e advogados representantes da OAB.O curso buscou sensibilizar os participantes para a causa animal, fornecer-lhes informações fundamentais para o desempenho das atividades rotineiras e prepará-los para a imediata solução no atendimento de maus tratos a animais, conhecendo todos os procedimentos a serem adotados, desde a denúncia, até a futura adoção do animal, nos casos em que esta for a medida necessária.

A capacitação, que foi ministrada pela médica veterinária Ana Lúcia, foi muito elogiada pelos participantes, motivo pelo qual, já estão sendo discutidas datas futuras para novo curso, abrangendo um número cada vez maior de policiais civis e integrantes das demais corporações, ONG's e representantes da OAB.

http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=1153

Sozinha, a petrolífera Exxon Mobil polui mais do que muitos países

A especialista em Mudanças Climáticas e Sequestro de Carbono, da Universidade Positivo (Curitiba), Mônica Pinto, que concedeu entrevista a jornalista Andrea Margon, de Vitória (ES), está preocupada com o impacto da exploração do pré-sal. Diz ela:

“Para se ter uma ideia do impacto da indústria petrolífera, basta dizer que a Exxon Mobil, a maior companhia do mundo no negócio de petróleo e gás, tem parcela superior na emissão mundial de gases de efeito estufa – com ênfase para o dióxido de carbono - do que a maior parte de países inteiros. Em outros termos, se fosse um país, a companhia seria o sexto maior do planeta em emissões de C02, ultrapassando inclusive nações desenvolvidas como o Canadá e o Reino Unido”.

Já no caso da Petrobras, Mônica Pinto destaca:

“Passando ao caso brasileiro, a Petrobras tem se mostrado razoavelmente atenta à nova ordem. Lançou o Projeto Estratégico Mudança Climática, incorporado a seu Planejamento Estratégico 2020, em que estabelece indicadores, metas e políticas relativos às suas emissões de CO2 e à eficiência energética. Trata-se de um exercício de sensatez porque nenhum país que tenha reservas de petróleo abrirá mão de usá-las. Isso é utópico, ainda mais tendo em vista que o mundo está longe de exterminar a dependência de combustíveis fósseis, que se verifica em maior ou menor grau conforme cada Nação. O que se mostra absolutamente fundamental é investir concretamente nas alternativas viáveis no campo da geração energética renovável, com a urgência que o cenário requer. Sempre digo que se observam hoje avanços no campo da qualidade ambiental, mas não na velocidade desejável, pois a Terra tem pressa”.


http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=41853

Ibama veta animais em desfile de escola de samba, diz MPF

Tom Maior pretendia levar jaguatirica para Sambódromo do Anhembi.
Ibama disse que não recebeu pedido, mas negará eventual solicitação.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que a escola de samba paulistana Tom Maior ainda não fez nenhum pedido para a utilização de animais silvestres no desfile de sexta-feira (4), mas já avisou que uma eventual solicitação será recusada imediatamente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo MPF, que cobra explicações da agremiação sobre o assunto.

A Tom Maior tem até o final desta quarta-feira (2) para deixar claro se pretende, ou não, levar uma jaguatirica e um outro bicho para o Sambódromo do Anhembi. Para o Ibama, conforme informações do MPF, a exposição dos animais no desfile "configuraria, sem sombra de dúvidas, uma grave situação de maus-tratos, ato ilícito pela Lei de Crimes Ambientais".

Em reportagem publicada no último dia 17 pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o presidente da escola, Marko Antonio da Silva, disse que queria levar à avenida uma jaguatirica e um outro animal, uma suçuarana ou um lagarto, mas que não considerava pedir autorização ao órgão ambiental por temer que ela fosse recusada. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito", afirmou, segundo a reportagem.

Nesta quarta-feira, Silva não quis se pronunciar a respeito e afirmou que a resposta ao MPF é uma "decisão interna" da Tom Maior. Tanto a jaguatirica quanto a suçuarana são animais ameaçados de extinção. A escola fará uma homenagem a São Bernardo do Campo, no ABC, no desfile deste ano e convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da apresentação.

http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/ibama-veta-animais-em-desfile-de-escola-de-samba-diz-mpf.html