terça-feira, 16 de setembro de 2008

Veja idéias para combater a produção de gases tóxicos no "Dia Internacional da Camada de Ozônio"

Em 16 de setembro de 1987, 24 nações assinaram um tratado que estabelecia a gradual eliminação do uso de produtos químicos que castigam a camada de ozônio, que ficou conhecido como Protocolo de Montreal. Em 2007, a EPA (Agência para a Proteção Ambiental) do governo dos Estados Unidos revelou que devido aos esforços dos 191 países signatários, o buraco da camada de ozônio foi reduzida em quase todo o mundo.

De acordo com o livro "1001 Maneiras de Salvar o Planeta", editado pela Publifolha, "ainda existe um buraco grande na camada de ozônio sobre a Antártica, mas no restante do mundo ela parece estar se recuperando. Essa regeneração não pode ser atribuída apenas ao Protocolo de Montreal, mas ela sugere que é possível corrigir nossos erros com uma ação conjunta".

Leia abaixo trechos do livro que ensinam a proteger a Camada de Ozônio.

*

1. Limpeza sem cloro: Muitos detergentes e outros produtos de limpeza contêm cloro, que, misturado a outras substâncias, pode produzir gases tóxicos. Cada átomo de cloro é capaz de destruir dezenas de milhares de moléculas de ozônio -- nos últimos 25 anos, a concentração de cloro na camada superior da atmosfera quadruplicou. Portanto, compre seus produtos de limpeza sem cloro.

2. Abaixo o spray: Embora os aerossóis não mais contenham CFCs, famosos devoradores de ozônio, muitos persistem em usar propelentes à base de hidrocarbonetos, que são poluentes. Considerando que suas embalagens são produzidas a partir de uma série de recursos valiosos e que depois de vazias não podem ser reutilizadas, nem recicladas, os aerossóis deveriam ser banidos da lista de compras de todo consumidor com consciência ecológica. Use produtos com borrifador.

3. Refrigerador amigo do ozônio: Da próxima vez que comprar uma geladeira, procure por um modelo "ecológico", que, no lugar de CFCs, HFCs e HCFCs -- verdadeiros devoradores de ozônio --, usa butano e propano. Além disso, as versões "ecológicas" em geral consomem uma quantidade menor de energia.

4.Tire a tinta com segurança: Fique longe de removedores de tinta à base de solventes. Além de provocar dor de cabeça, queimar a pele e descolorir a madeira, eles prejudicam o meio ambiente desde a hora em que são produzidos até o momento em que são usados. Seus compostos voláteis orgânicos contribuem para a redução da camada de ozônio e podem ser cancerígenos. Para evitar esses efeitos desagradáveis, use removedores à base de água. Eles têm PH neutro, são biodegradáveis e muito mais agradáveis de usar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u445387.shtml

Venda de filhotes gera protesto - RS

Integrantes do Grupo de Abolição ao Especismo (GAE) realizaram na tarde do último domingo, 14, um protesto em frente ao Shopping Figueiras contra a venda de animais. No local, aconteceu uma feira de filhotes durante três dias.
De acordo com a componente do GAE, Márcia Chaplin, o protesto teve como objetivo conscientizar a comunidade de que a venda de animais não é correta. "Cada vez que uma pessoa compra um animal, deixa de contribuir e adotar um de rua, que não custa nada", explica. Além disso, segundo o integrante do GAE João Centurion Junior, durante a feira de filhotes, alguns visitantes ganhavam um peixinho e na compra de um ingresso concorriam ao sorteio de um cachorrinho. "Muitas pessoas deixaram os peixes no lixo. Outros entraram no local apenas para visitar, mas não querem ter um animal. Esse sorteio estimula o abandono desses animais", salienta.
Além disso, o grupo afirmou que a Prefeitura Municipal somente concede alvará para a realização de uma feira de filhotes se houver uma médica veterinária responsável. Segundo Márcia, havia uma veterinária, porém no momento que foi procurada pelo grupo, os responsáveis pela feira informavam que essa não se encontrava no local.


Animais doentes


Essa é a terceira vez que a Feira de Filhotes é realizada no Município este ano. Nas duas primeiras, grande parte dos animais vendidos teve doenças e outra acabou morrendo.
A estudante de Direito de 26 anos, Marusia Pires, pagou R$ 400 por uma cachorrinha labradora, na feira realizada de 13 a 15 de junho. Ela conta que uma semana depois o animal começou a apresentar uma forte tosse. "Levei ao veterinário e ele constatou que a cachorrinha estava com cinomose. Lutamos contra a doença durante um mês, mas não conseguimos salvá-la", diz. Indignada, Marusia procurou os responsáveis pela feira no último fim de semana. Segundo ela, uma funcionária lhe passou um telefone para que possa entrar em contato para reaver seu dinheiro. "Não me importo tanto pelo dinheiro, porque isso não vai trazer a cachorrinha de volta, mas entre os vários veterinários que conversei, todos me disseram que o local pode estar contaminado", afirma.
A médica veterinária, Kathlen Corrêa, afirma que atendeu cerca de 20 animais comprados nas duas primeiras feiras com doenças como verminoses, desnutrição, cinomose, pneumonia e infecção urinária. A veterinária conta ainda que recebeu pessoas que disseram ter sido recomendadas por profissionais da feira a não procurar orientação pediátrica para os filhotes na cidade. "Acredito que o maior problema é a qualidade dos criadores desses animais", garante.
Kathlen recomendou ainda que pessoas que tenham comprado animais na Feira de Filhotes no último fim de semana procurem o quanto antes um veterinário para orientação sobre os filhotes. A reportagem do Jornal Agora procurou os responsáveis pela Feira de Filhotes no último domingo, 14, para esclarecimento das informações, no entanto, não foi atendida.
Melina Brum Cezar

http://www.jornalagora.com.br/site/?caderno=19&noticia=55613&pagina=3_61__

Tráfico de animais silvestres é debatido em Santos

O tráfico de animais silvestres será o tema principal da 9ª reunião ordinária do Conselho Municipal para Proteção à Vida Animal, que acontece hoje, às 5 da tarde, no auditório da Prodesan, na Praça dos Expedicionários, 10. Haverá palestra ministrada pelo tenente da Polícia Ambiental João Soares, que também falará do trabalho da corporação na área de fiscalização contra maus-tratos a animais. O Coselho é integrado por representantes de secretarias municipais, universidades, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e entidades de proteção animal. A reunião é aberta ao público. Outras informações pelo telefone 3226-8080.

Iara Correia
Jornalista Responsável
jornalismo@radiocultura.com.br

http://www.radiocultura.com.br/fm/noticia-6063.htm