quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Manada de elefantes aterroriza aldeias na Indonésia

Jacarta, 29 out (EFE).- Uma manada de elefantes selvagens tem aterrorizado várias aldeias do norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, onde já destruiu casas e colheitas, noticia hoje a imprensa indonésia.

O chefe de uma das povoações, M. Sabi, contou que cerca de 30 elefantes rondam a aldeia há uma semana, e já derrubaram três casas e destruíram arrozais.

Segundo ele, os animais caminham tranquilamente e perseguem qualquer aldeão que esteja a seu alcance, embora por enquanto não haja vítimas em nenhuma das povoações locais.

Perante a falta de resposta das autoridades regionais e nacionais, os próprios habitantes da região formaram grupos que a cada noite tentam espantar os animais com barulho.

O desmatamento descontrolado e a proliferação das plantações de óleo de palma, componente básico para biocombustíveis, destroem as selvas de Sumatra e o habitat natural de elefantes, tigres e orangotangos.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, a população de elefantes em Sumatra diminuiu 75% em apenas duas décadas. Hoje há entre três e quatro mil desses animais na ilha.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/10/29/ult1766u33902.jhtm

Tigres correm risco de estarem extintos na natureza dentro de 20 anos

Os tigres que vivem livres na natureza podem se extinguir em todo o mundo dentro de duas décadas, a não ser que sejam intensificados os esforços de conservação para frear o declínio de sua população, disseram especialistas em vida selvagem nesta quarta-feira.

Estima-se que hoje existam apenas 3.500 tigres vivendo livres em 12 países asiáticos e na Rússia, contra cerca de 100 mil há um século, disseram especialistas e conservacionistas.

Os tigres vêm sendo caçados ilegalmente para a extração de partes de seus corpos, e a Ásia está ao centro de um comércio ilegal de animais selvagens que a organização policial internacional Interpol estima possa movimentar mais de US$ 20 bilhões dólares por ano.

As peles dos tigres são vendidas no mercado negro para servir de tapetes ou capas. Em países como a China, uma pele de tigre pode valer até 20 mil dólares no mercado negro.

De acordo com conservacionistas, outros perigos enfrentados pelo chamado "patrimônio asiático" que é o tigre são a destruição de seus habitats e a redução da base de presas das quais eles se alimentam.

"Se a conservação dos tigres continuar sendo tratada como vem sendo até agora, a população de tigres estará fadada à extinção nos próximos 15 a 20 anos", disse à Reuters o diretor de programas do Fundo Salvar os Tigres, de Washington, Mahendra Shrestha, falando durante uma conferência sobre a conservação de tigres.

Shrestha disse que uma ação policial, patrulhas para combater a caça ilegal e a preservação dos habitats ainda remanescentes podem melhorar a situação.

"Existe esperança. Podemos fazer isto. Não se trata de ciência de vanguarda. Não é algo que exija muitas novas atividades", disse Shrestha.

"Mas é preciso uma vontade política forte de conservar os tigres, e também apoio internacional forte para as atividades dos países em que vivem tigres."

Ainda há tigres vivendo em liberdade em Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Rússia, Tailândia e Vietnã.

John Seidensticker, cientista chefe do Centro de Ecologia da Conservação do Zoológico Nacional Smithsonian, disse que o habitat dos tigres foi reduzido em 40 por cento na última década, devido à destruição das florestas.

"Nosso desafio é fazer as paisagens com tigres vivos valer mais que aquelas em que os tigres foram mortos", disse Seidensticker. "Acho que temos uma década para evitarmos a morte dos tigres."
(Fonte: Reuters / Folha Online)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=49271

Protesto do Greenpeace suspende reunião da Câmara

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados chegou a suspender hoje sua reunião após o protesto realizado por três militantes do Greenpeace contra a votação do projeto do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Eles se acorrentaram uns aos outros e acionaram uma sirene que impediu a continuidade dos trabalhos da comissão. Ele seguravam um cartaz com os dizeres "A bancada ruralista quer destruir nossas florestas".

A Polícia Legislativa desligou a sirene e escoltou os ativistas para fora da sala. A reunião foi retomada.

O projeto recebeu substitutivo do relator, deputado Marcos Montes (DEM-MG), que vem sendo chamado por ambientalistas de "Floresta Zero".

A proposta isenta de multas ambientais os proprietários de áreas desmatadas ilegalmente e dispensa a obrigatoriedade de recompor florestas degradadas.

O relator nega que esteja favorecendo desmatadores e diz que está apenas adequando legislação à realidade.

Adiamento

O presidente da comissão, deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), adiou para a semana que vem a discussão do substitutivo do deputado Marcos Montes (DEM-MG) ao projeto de lei.

O adiamento foi solicitado pelo presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA). Antes disso, por mais de duas horas, a proposta enfrentou obstrução de parlamentares ambientalistas.

A obstrução foi liderada pelo deputado Edson Duarte (PV-BA), com o apoio do líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), que passou pela comissão.

Anistia

Conforme cálculos de ambientalistas, o substitutivo concede anistia a proprietários ou ocupantes ilegais de mais de 35 milhões hectares desmatados ilegalmente no país --área equivalente a nove vezes o estado do Rio de Janeiro ou 18 vezes a área de Sergipe.

Outras mudanças

O relator acrescentou também dezenas de alterações ao Código Florestal (Lei 4.771/65). Por exemplo, ele repassa para os estados a competência de definir os percentuais de reserva legal e de áreas de proteção permanente (APPs).

Originalmente, o projeto apenas permite a reposição de áreas florestais, em reservas legais, com palmeiras que podem ser exploradas economicamente, como o açaí, o dedenzeiro e o babaçu. O objetivo é permitir a exploração econômica das partes das propriedades rurais destinadas à preservação ambiental.
(Fonte: Agência Câmara / Folha Online)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=49279

Robô-gari recolhe o lixo e ajuda as pessoas

Uma sociedade na qual os robôs acompanham os idosos em viagens e os ajudam a jogar fora o lixo pode estar mais perto de se tornar uma realidade do que se poderia pensar. Pelo menos nesse segundo aspecto.

Com um financiamento de 2 milhões de euros, cientistas europeus apresentaram os primeiros protótipos de robôs assistentes cujo objetivo será ajudar as pessoas a manter as suas casas limpas.

Robôs de limpeza

O primeiro deles é o DustCart, algo como "carrinho de lixo," um robô projetado para interagir com seu dono, recolher o lixo doméstico quando for orientado a isso e colocar o lixo na lixeira externa, onde o material poderá ser recolhido pelo serviço público.

O segundo robô é o DustClean ("limpador de poeira"), que também poderá se chamar robô-gari - seu principal objetivo é fazer a limpeza de calçadas, ruas e outras áreas públicas. Ele foi montado sobre a plataforma de um SegWay, o que facilita sua mobilidade.

Além dos tradicionais sistemas de visão artificial, para permitir que os robôs identifiquem a sujeira e evitem ficar batendo nas coisas, os dois protótipos foram dotados de sensores de ozônio e monóxido de carbono, permitindo que eles emitam alertas no caso da qualidade do ar cair muito.

Segundo os pesquisadores, os dois robôs representam a melhor solução disponível para a limpeza de áreas de difícil acesso e para a limpeza e coleta de lixo na frente das residências, acima de tudo, das pessoas que têm problemas de mobilidade e dificuldades para levar seu lixo doméstico para as lixeiras externas.

Guia e vigilância

Os robôs são capazes de se orientar, navegar e se comunicar com outras máquinas, o que os torna colaboradores autônomos e multifuncionais.

Isto significa que cada robô poderá ser utilizado para limpar várias áreas, e não apenas o ambiente controlado de uma residência. Por exemplo, com base nas informações de um mapa, como os encontrados nos sistemas de navegação por GPS dos automóveis, o DustBot pode monitorar a sujeira em grandes espaços.

Sem a incumbência de limpar, o robô pode ser adaptado para atuar como guia em centros comerciais e museus, para transportar mercadorias e para ajudar as pessoas com necessidades especiais dentro e fora de suas casas.

Os robôs são apenas protótipos para testes de funcionalidades e demonstrações e não deverão ser fabricados para comercialização.
(Fonte: Redação do Site Inovação Tecnologica)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=49296

Animais: Luta de cães dá pena prisão até um ano Pt

Lisboa, 29 Out (Lusa) - Quem promove ou participa em lutas de cães pode ser punido com prisão até um ano, segundo um diploma hoje publicado em Diário da República que permite a reprodução ou criação de animais potencialmente perigosos em locais autorizados.

O decreto-lei 315/2009, que entra em vigor no próximo dia 1 de Janeiro, agrava a penalização dos promotores de lutas de cães e dos detentores das raças de cães potencialmente perigosos, como o Pit Bull ou o Rottweiler, que não cumpram os requisitos que a lei exige, como o registo e o licenciamneto destes animais.

Até agora quem não cumpria estes requisitos habilitava-se apenas a uma multa que variava entre os 500 e os 3740 euros para particulares, mas atingia os mais de 44 mil euros no caso das pessoas colectivas, de acordo com um despacho publicado no ano passado.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1404874

eco4planet

O mesmo sistema do google, mas agora com uma cara diferente, chamado eco4planet, com a mesma tecnologia e qualidade de busca do google convencional.
As novidades:
- A cada 50.000 consultas uma árvore será plantada e fica disponível no portal o número
de mudas atingido.
- O fundo preto da tela, que a princípio gera estranhamento, acaba por descansar os olhose economizar 20% da energia do monitor (as práticas responsáveis quase sempre acumulam
vantagens).
- A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou mês passado) e vale a pena divulgar.
http://www.eco4planet.com/pt/