quinta-feira, 27 de maio de 2010

Serra - Adote um animal no sábado-ES

O Centro de Controle de Zoonoses da Serra realiza mais um plantão de adoção de animais neste sábado, dia 29. Ao todo, há 57 animais – 25 filhotes de cachorro, seis filhotes de gato, seis cães machos adultos, 16 cadelas adultas, duas gatas adultas e dois gatos adultos. O plantão acontece de 8h a meio-dia. De segunda a sexta, das 7 às 17h, também é possível adotar um bichinho. Portanto, quem quiser se antecipar para escolher o seu, basta ir ao CCZ amanhã. De janeiro a dezembro do ano passado, 380 cães e 72 gatos foram adotados em feiras ou na sede do CCZ. Todos os animais são entregues imunizados contra raiva; e os filhotinhos, vermifugados. Para adotar, o interessado tem de ser maior de 18 anos, apresentar identidade e assinar um termo de responsabilidade pelo animal. A pessoa poderá ainda receber a visita de um supervisor de adoção.

Garanta o seu!

Endereço: O CCZ funciona no km 2,5 da rodovia ES-010, estrada para Jacaraípe
De segunda a sexta: das 7 às 17 horas
Plantão: neste sábado, das 8 ao meio-dia
Contato: 3338-9907

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/05/643193-serra++adote+um+animal+no+sabado.html

Ladrões levam animais de Centro de Zoonoses de Campinas

Polícia investiga o caso; cavalos, cabras, bode e bezerro foram os alvos.
Vigilante do local só percebeu a ação dos criminosos pela manhã.


Animais foram levados do Centro de Controle de Zoonoses de Campinas, a 94 km de São Paulo, na madrugada da terça-feira (25).

Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, os assaltantes levaram cinco cavalos, duas cabras, um bode e um bezerro.

Durante a madrugada, a segurança do local é feita por um vigilante, mas ele só percebeu que os animais haviam sido levados pela manhã.

A polícia investiga o caso. A ocorrência foi registrada no 4ª Distrito Policial de Campinas. A informação na delegacia é que os animais foram localizados na tarde desta quarta (26).


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/ladroes-levam-animais-de-centro-de-zoonoses-de-campinas.html

Ministério Público antecipa criação de Grupo de Defesa Animal

Participaram do encontro a advogada Stela Prado, o coordenador do grupo Sentiens Defesa Animal, Maurício Varallo, o deputado estadual Fernando Capez e o procurador geral de justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira.

Em audiência ocorrida na última segunda-feira, o Procurador Geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, anunciou a antecipação da criação do Grupo Atuação Especial de Defesa Animal dentro do Ministério Público de SP, que agirá na repressão aos crimes cometidos contra os animais. O grupo contará com promotores de justiça especialistas no tema e responderá diretamente ao Procurador Geral, atuando nas áreas cível e criminal.

A adiantamento em relação a prazo manifestado anteriormente pelo MP ocorre em atenção ao pedido do deputado estadual e procurador de justiça Fernando Capez e dos apoiadores da campanha "Direitos animais, uma questão de JUSTIÇA!", representados no encontro pelo coordenador do grupo Sentiens Defesa Animal, Maurício Varallo. A campanha conta até o momento com o apoio de mais de 17 mil signatários e o endosso de cerca de 210 instituições de todo o país.

O procurador Fernando Grella Vieira se comprometeu a concluir a instalaçao do grupo até o próximo mês de dezembro. A equipe terá sua base na Procuradoria Geral de Justiça, em São Paulo, capital.

A criação de um Grupo Especial é o primeiro passo para a criação da Promotoria de Defesa Animal, caminho percorrido para a instalação de outras promotorias especializadas, como a de combate à sonegação fiscal.

Veja a cronologia da criação da Promotoria de Defesa Animal

* 28 de outubro de 2007 - Apresentação e aprovação da tese sobre a criação da Promotoria de Defesa Animal no 11º Congresso de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo, em São Roque/SP, texto de autoria do promotor de justiça de São José dos Campos, Laerte Fernando Levai.

* 06 de abril de 2008 - Publicação da tese da Promotoria de Defesa Animal na Revista Pensata Animal - http://www.pensataanimal.net/artigos/46-laertelevai/56-promotoria-de-defesa-animal.

* 21 de fevereiro de 2010 - Início da campanha "Direitos animais, uma questão de JUSTIÇA", pela criação da 1 Promotoria de Defesa Animal do Brasil.

* 14 de abril de 2010 - Protocolamento de petição pelo deputado Fernando Capez solicitando a criação da Promotoria de Defesa Animal em SP

* 24 de maio de 2010 - Anúncio da criação do Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal pelo Procurador Geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, que recebeu em audiência o deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALESP, Fernando Capez, a advogada Stela Prado e o ativista Maurício Varallo.



Fonte:Assessoria de Comunicação do MPE