terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pesquisa avalia uso de ‘creme de canguru’ para prevenir câncer de pele

Cangurus podem fornecer a chave para um tratamento que previna câncer de pele, afirmam cientistas australianas. O alvo da pesquisa é uma ezima reparadora de DNA localizada nos mamíferos marsupiais que não existe no organismo humano. Essa enzima conserta um tipo de dano associado aos tumores de pele. O estudo, noticiado nesta segunda-feira (30) pelo jornal britânico “Daily Mail”, é conduzido pelas pesquisadoras Linda Feketeova e Uta Wille, da Universidade de Melbourne. Também participam cientistas da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

Os grupos de pesquisa estão simulando a exposição de pele de canguru à luz ultravioleta em laboratório, e então analisado o processo de reparação de DNA.

Os resultados das análises devem ser publicados na revista especializada Chemical Communications.

O melanoma maligno é causado por exposição excessiva ao sol (ou a brozeamento artificial, que acabou sendo proibido no Brasil) e constitui o tipo mais grave de câncer de pele, pois pode espalhar-se para outros órgãos do corpo. É extremamente mortal porque se estende aos gânglios linfáticos, reduzindo as possibilidades de sobrevivência em 30% ou 40%. Se chegar a órgãos como o fígado ou o cérebro, pode reduzi-las em 10%. (Fonte: G1)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50139

69 galos de uma rinha são apreendidos pela Força Verde da Polícia Militar do Paraná

Sessenta e nove galos que estavam em uma rinha foram apreendidos pela Força Verde da Polícia Militar, em Nova Prata do Iguaçu, no Oeste do Paraná, nesta segunda-feira (30). Três galos estavam mutilados. Outros objetos utilizados na atividade ilegal também foram encontrados, como anabolizantes, seringas, esporas de aço, esparadrapos, entre outros.

A polícia chegou até o local por meio de denúncias anônimas, cerca de 60 pessoas participavam da rinha, mas fugiram, de acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado. Porém, 12 pessoas e 30 veículos foram identificados pela polícia.

O responsável pelo evento foi autuado por exposição dos animais a duelos esportivos e maus-tratos. A pena varia de três meses a um ano de detenção e a multa pode chegar a três mil reais por animal. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50161