domingo, 14 de setembro de 2008

Polícia apreende animais silvestres no Mercado Central

A polícia apreendeu, na manhã deste domingo (14), 122 marrecos, sabiás, corrupiões, casacas e outras espécies de aves que eram comercializadas ao ar livre no Centro de Teresina. A batida policial aconteceu no Mercado Central, na região conhecida como “feira dos pássaros”, e foi realizada pela Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipama) e 1° Batalhão da Polícia Militar.

As aves foram recolhidas e enviadas para o IBAMA, algumas debilitadas. Nenhum vendedor foi preso. Ao perceberem a chegada dos policiais eles correram, deixando pra trás animais e gaiolas.

Mesmo clandestina, a “feira dos pássaros” existe há anos e é onde os traficantes repassam os animais silvestres retirados de seus habitats naturais. O major José Soares, comandante do Cipama, admite que as autoridades sabem da existência da feira, mas o combate à venda ilegal de animais não depende apenas da polícia. “Enquanto houver comprador vai haver o traficante. As pessoas devem se abster de comprar. Falta conscientização”, resume.

Para o major, a penalidade prevista para esse tipo de crime é outra barreira contra o combate a ilegalidade. Mesmo preso em flagrante, o acusado responde ao processo judicial em liberdade. Se condenado, cumprirá de seis meses a um ano de prisão e será posto em liberdade, podendo continuar a traficar aves e outros tipos de animais silvestres.

http://www.acessepiaui.com.br/interna.php?id=95078&col_id=6

Zoológico pretende ficar com os animais do Le Cirque

O Zoológico de Brasília quer ficar com todos os animais do Le Cirque caso a Justiça se pronuncie a favor da permanência deles em zôos. "Só um louco não gostaria", afirma o diretor da fundação, Raul Gonzalez, que aguarda ansioso pela decisão judicial que será seguida, também, por outra: a do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que resolve o destino final dos bichos. Raul Gonzalez, disse, neste domingo (14/09), que se puder ficar com todos, as providências serão tomadas.

O elefante africano, o rinocerante — hóspede inédito no zôo brasiliense — as girafas e o hipopótamo, estão fazendo sucesso entre os visitantes. Tanto, que o público aumentou em 15% desde que eles chegaram ao local há cerca de um mês, depois de retirados do circo pelo Ibama. Últimos animais a chegar ao zôo do total de 25 apreendidos pelo Instituto que constatou maus tratos pelo Le Cirque, o elefante e o rinoceronte viajaram durante quatro dias.

Os bichos estavam em Campo Grande (MS) esperando para retornarem a Brasília. Em agosto, seus colegas de circo foram trazidos ao zôo. São duas girafas, nove pôneis (eram 10, um morreu), uma zebra, um hipopótamo, cinco elefantes, dois camelos e um casal de lhamas.

http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2008/09/14/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=32269/noticia_interna.shtml