sexta-feira, 19 de junho de 2009

Moradores encontram sete cães mortos em Pelotas

Uma das fêmeas deixou sete filhotes órfãos na cidade gaúcha.
Animais foram recolhidos pela Central de Zoonoses.

Sete cães foram encontrados mortos em uma estrada de Pelotas (RS), na manhã desta sexta-feira (19). A suspeita da Central de Zoonoses da prefeitura é de que os animais tenham sido envenenados.

Pelas estradas da região, vizinhos se multiplicavam, uns a pé e outros a cavalo, na busca de mais animais. Na propriedade de Marcos Vinicius Duarte Silva, 40 anos, a morte da cadela Baia deixou sete filhotes órfãos (quatro machos e três fêmeas). Os bichinhos nasceram semana passada.


"Um vizinho disse que tem uma cadela da raça pit bull com gravidez piscológica. Quem sabe ela acaba adotando os filhotes", afirmou Silva.

Uma equipe de Central de Zoonoses da Prefeitura de Pelotas recolheu os cachorros mortos. Os animais foram levados para o laboratório de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde serão feitas as necropsias para apurar as causas da morte. Os resultados devem ser revelados em sete dias.

O Batalhão de Polícia Ambiental esteve no local, mas a investigação do caso será feita pela Polícia Civil.


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1200992-5598,00.html

Blitz em loja no Centro apreende aves exóticas vendidas ilegalmente

Foram apreendidas, nesta sexta-feira, por agentes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, 13 aves silvestres que estavam sendo vendidas, ilegalmente, em uma loja na Rua do Teatro, número 23, no Centro do Rio. A comissão também flagrou medicamentos fora da validade, e um papagaio morto dentro de uma geladeira.

Os fiscais informaram que o estabelecimento estava em péssimas condições de higiene, e com problemas na estrutura e na conservação. Os agentes chegaram ao local por meio de denúncia anônima. O proprietário, identificado como Geraldo Eloi, não forneceu a documentação necessária, e vai responder a processo por maus tratos e venda ilegal de animais silvestres.

Os animais apreendidos incluem 12 faisões exóticos, das espécies dourado e prata, e uma ave semelhante a uma calopsita. Eles foram encaminhados ao zoológico do Rio.


http://www.sidneyrezende.com/noticia/43832+blitz+em+loja+de+animais+no+centro+apreende+aves+exoticas+vendidas+ilegalmente

Cidade chinesa anuncia política de um só cão de estimação

Autoridades de Guangzhou, na China, anunciaram que levarão a cabo a partir do mês que vem uma "política de um só cão de estimação" para tentar reduzir o número de vira-latas nas ruas da cidade.

Pelas novas regras, os donos que tiverem mais de um cão terão de escolher qual deles manterão. Se não conseguirem encontrar um lar para os outros animais, eles serão sacrificados, afirmaram as autoridades.

Guangzhou, na província de Guangdong, tem desfrutado nos últimos anos de fartos recursos provenientes do forte ritmo de crescimento da economia chinesa.

Ter um animal de estimação, algo que durante a era de Mao Tse Tung era considerado "pequeno-burguês" e decadente, passou a atrair famílias que pela primeira vez se tornaram proprietárias de animais.

O problema é que, segundo o correspondente da BBC em Xangai, Chris Hogg, muitas vezes os donos não se preocupam em castrar os animais ou se cansam deles, fazendo com que os cães acabem nas ruas. O correspondente disse que a província tem um problema sério de raiva - doença que mata milhares de pessoas em todo o país.

No início deste mês, uma cidade na província de Shaanxi, no norte da China, ordenou o sacrifício de todos os cães em áreas afetadas pela raiva, que havia matado 12 pessoas pouco antes. Mais de 36 mil animais foram mortos.

Iniciativa semelhante gerou uma onda de protestos em Pequim três anos atrás, quando cerca de 30 mil cães foram removidos das ruas da cidade.

Em Guangzhou, contou o correspondente da BBC, os donos de animais estão agora buscando brechas na legislação que os permitam manter seus cães - ou esperando que, após os primeiros momentos da "política de um só cão", as autoridades simplesmente se cansem de fazer cumprir a lei.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/06/19/cidade+chinesa+anuncia+politica+de+um+so+cao+de+estimacao+6825934.html


Defensores dos animais criticam Obama por "execução" de mosca

A imagem do presidente norte-americano, Barack Obama, em seu tapa certeiro sobre uma mosca que o atrapalhava durante uma entrevista correu o mundo desde ontem, despertando admiração a respeito da agilidade do político. Contudo, nem todos gostaram da cena: do lado da mosca, uma organização de proteção aos animais levantou a voz contra a "execução" promovida por Obama.

"Em resumo, nossa posição é: Obama não é Buda, ele é um ser humano, e os seres humanos têm um longo caminho a percorrer até que consigam pensar antes de agir", afirma um comunicado no blog do PETA, associação que defende o "tratamento ético com os animais".
O grupo pede que o chefe último das forças militares do mais poderoso país do mundo mostre um pouco mais de compaixão até com "o menos simpático dos animais".

O grupo enviou ao presidente uma armadilha que captura as moscas e permite que elas sejam liberadas em campo aberto. "Acreditamos que as pessoas deveriam mostrar compaixão por todos os animais", explicou o porta-voz do PETA, Bruce Freidrich.

A "execução" da mosca aconteceu durante uma entrevista com um jornalista da CNBC. Obama foi interrompido algumas vezes pelo inseto e, visivelmente incomodado, deu um tapa na mosca quando ela pousou em sua mão. A equipe técnica de gravação chegou a aplaudir o presidente.

Obama brincou com o jornalista e disse que o ato foi "impressionante". Em seguida, retirou o "corpo" morto no chão com um guardanapo.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/06/18/ult1859u1121.jhtm



Mãe é quem cria


Assim que chegou a um centro de resgate para aves de rapina, em Cornualha, no Reino Unido, a bebê coruja Bramble tratou de encontrar uma nova mãe. E a escolha foi bem incomum: a cadela Sophie, da raça cocker spaniel.

Aos três anos, Sophie usa seu instinto maternal para cuidar da corujinha, que, segundo o jornal “The Sun”, ganha até banhos à base de lambidas.

A ave parece ter gostado tanto do tratamento que passou a voar até a casa principal do centro, onde vive Sophie, para a sua higiene diária, digamos.

“Quando Bramble chegou ela não tinha penas, e teve que ficar confinada dentro de casa. No primeiro dia, Bramble encostou no sofá onde Sophie estava, e a cadela a limpou. A partir de então, elas se tornaram inseparáveis”, afirma Sharon Bindon, que dirige o centro.

http://colunas.globorural.globo.com/bloggloborural/2009/06/15/mae-e-quem-cria/