terça-feira, 19 de agosto de 2008

Polícia japonesa obtém ordem de prisão para três defensores das baleias

A Polícia de Tóquio obteve nesta segunda-feira (18) uma ordem judicial de detenção para três ativistas de defesa das baleias que são membros da organização Sea Shepherd Conservation Society por interferir nas atividades japonesas de caça de baleias na Antártica em 2007.

Essa é a primeira vez que a Polícia acusa defensores das baleias de crimes, apesar de desde 2000 serem freqüentes os movimentos de ativistas contra a caça a esses animais, informa a agência Kyodo.

A Corte Judicial do distrito de Tóquio emitiu hoje as ordens de detenção contra Ralph Koo, Jonathan Batchelor - dois americanos de 41 e 30 anos, respectivamente - e Daniel Bebawi, um britânico de 28 anos.

Os três acusados interromperam o trabalho de um navio baleeiro do Japão que trabalhava em águas internacionais ao sul da Nova Zelândia em 12 de fevereiro de 2007, segundo a Polícia de Tóquio.

Koo, Batchelor e Bebawi estarão a partir de hoje em uma lista de busca internacional, depois que a Polícia de Tóquio solicitou hoje a ordem judicial de detenção.

A caça às baleias é proibida pela Comissão Baleeira Internacional desde 1986, mas, desde 1987, o Japão caçou estes cetáceos sob o pretexto de pesquisa com fins científicos, o que os ativistas tacham de desculpa para realizar sua comercialização.

A organização Sea Shepherd Conservation Society foi estabelecida em 1977 e sua sede fica em Washington (EUA). (Fonte: Estadão Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40114

Deputado propõe medidas contra maus-tratos e abandono de animais de rua

Os maus-tratos sofridos por animais de rua, que se reproduzem em larga escala nas cidades brasileiras, levaram o deputado Carlos Gomes (PPS) a apresentar o Projeto de Lei nº 154/2008. "Esses animais colocam em risco a saúde pública, mas falta uma campanha de adoção e controle", afirma o parlamentar. "Eles acabam sendo sacrificados a pauladas, eletrocutados, submetidos a todo tipo de tortura. E sabemos que não pode ser desta forma. O projeto trata sobre isso. Aqueles animais que tiverem que ser sacrificados que o sejam da maneira correta, por injeção", defende.
O projeto de lei define as diretrizes a serem seguidas por programas de controle reprodutivo de cães e gatos de rua e medidas que visem à proteção desses animais, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais de conscientização pública.


Práticas ineficientes
Segundo o deputado, milhares de animais são sacrificados há mais de 20 anos nas cidades onde existem centros de zoonoses. "Porém, em todos esses anos de extermínio, o número de animais nas ruas aumentou, do que se deduz que essa prática é ineficiente", afirma. A conclusão é corroborada, segundo ele, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para o deputado, ao investir em práticas ineficientes, o município incorre em malversação de verbas públicas, sob a justificativa de erradicar doenças como a raiva, a sarna, a leishmaniose e a leptospirose. "Em geral, os cães e gatos contraem doenças devido à falta de informação e ao descaso da própria comunidade, principal responsável pelo abandono de animais nas vias públicas".
De acordo com o parlamentar, enquanto a população não for orientada, continuará permitindo a procriação descontrolada de animais que, por sua vez, permanecerão vivendo nas ruas sem alimentação, higiene e cuidados preventivos, podendo vir a ser portadores de doenças. "Trata-se de um ciclo vicioso onde os animais são vítimas da irresponsabilidade dos seres humanos".
Pelo texto do projeto, fica vedado o extermínio de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais. A exceção é feita à prática da eutanásia, permitida nos casos de enfermidades irreversíveis. O procedimento, diz o texto, deve ser justificado por laudo do responsável técnico pelos órgãos citados, precedido, de exame laboratorial. O projeto também prevê que o animal de rua com histórico de mordedura, injustificada e comprovada por laudo clínico e comportamental, seja castrado e inserido em programa especial de adoção.
Denize Furtado, da ONG Gatos & Amigos, apóia a iniciativa do parlamentar. "Sempre orientamos sobre a posse responsável, a importância da castração para evitar a superpopulação de animais e acreditamos ser este o caminho certo", diz ela. "Acreditamos que é importante as crianças serem estimuladas nas escolas a respeitarem todos os seres vivos, pois, com certeza, estaremos ajudando a combater a violência".


Medidas
O projeto sugere que o poder público destine local para a manutenção e exposição de animais disponibilizados para adoção, promova campanhas que conscientizem o público da necessidade de esterilização e de vacinação periódica e do aspecto criminal de maus-tratos e abandono, e forneça orientação técnica aos adotantes e ao público em geral para os princípios da tutela responsável de animais. Também propõe o estabelecimento de convênios e parcerias com municípios, entidades de proteção animal, organizações não-governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas e privadas e entidades de classe.

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=54217

PRF apreende animais 'sumidos' de circo no DF


Cinco elefantes e um rinoceronte foram localizados em Mato Grosso do Sul.
Ibama tem mandado de apreensão dos animais.

Cinco elefantes e um rinoceronte do circo “Le Cirque” foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul, na BR-163, em São Gabriel do Oeste e em Jaraguari.

Os animais já haviam sido recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (12), mas a Justiça permitiu que os bichos voltassem ao circo.

Animais foram transportados iregularmenre para MS (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal)

No sábado (16), a Polícia Civil do Distrito Federal voltou ao circo para recolher mais uma vez animais que, de acordo com denúncias, são maltratados. Quando os agentes chegaram ao local, no entanto, os bichos haviam sumido.

Recuperação

A primeira apreensão ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), quando foram encontrados quatro elefantes. A segunda, logo em seguida, a polícia apreendeu mais um elefante e um rinoceronte. As três carretas foram escoltadas e enviadas para a Polícia Montada Militar.

O "Le Cirque" estava em Brasília desde a semana passada, mas não pode se apresentar depois que o Ibama constatou maus-tratos aos animais, após vistoria. O instituto recorreu ao Tribunal de Justiça de Brasília ( Terceira Vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília ) e garantiu um mandado de busca e apreensão, para retirada de 14 animais, entre eles, um hipópotamo e um rinoceronte branco.

O advogado da companhia, Luiz Sabóia, disse ter orientado os donos da empresa a retirar os animais de Brasília para pedir à administração um alvará para que o circo pudesse se apresentar sem os bichos.

Segundo o delegado adjunto da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), Rário Temporim, o inquérito policial para apurar maus-tratos de animais, com base no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que vinha tramitando na Dema, agora transformou-se em processo criminal.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL728902-5598,00-PRF+APREENDE+ANIMAIS+SUMIDOS+DE+CIRCO+NO+DF.html

Cães "ecológicos" ganham adeptos nos EUA

O Clube Metropolitano do Cachorro (Metropolitan Dog Club), em Nova York, famoso por reunir ricos e apaixonados por esses pets, realizou nesta semana a conferência "Sendo Ecológico com os Pets", marcando a presença do melhor amigo do homem no campo ambiental.

Nos Estados Unidos, é freqüente ver desfiles de moda caninos, tratamentos psicológicos e até mesmo heranças milionárias para os cachorros. Agora, a nova moda é o cão ecologicamente correto.

Apesar dos gastos "ambientalmente corretos" envolvendo cachorros representar apenas 2,3% do faturamento de US$ 40 bilhões por ano da indústria relacionada aos animais domésticos, a onda ecológica parece promissora.

"Esse é um 'salão literário' para cachorros", afirma a presidente do clube, Charlotte Reed, especialista em animais domésticos. Para o encontro, ela convidou os autores de "Eco-Dog - Uma Vida Saudável para Você e seu Pet", Jim Deskevich e Corbett Marshall. O livro de conselhos foi publicado há três meses e já tem uma reedição.

Com desenhos, fotos e cifras eles detalham, por exemplo, como fabricar brinquedos não-tóxicos com meias de algodão, transformar uma calça em um travesseiro para o cachorro ou mesmo como evitar envenenar o animal com produtos tóxicos utilizados para a limpeza doméstica.

"Meu marido é cozinheiro e, apesar disso, a cozinha é melhor para nossos animais do que para nós", disse Charlotte, dona de três cachorros e três gatos, no evento. "Claro que preparamos para eles muitas verduras, mas nossos cachorros gostam de biscoitos de aveia e de queijo", acrescenta.

"Tenham muito cuidado com os alimentos industriais para cachorros, apesar de agora os fabricantes estarem lançando produtos macrobióticos, mas nada substitui o alimento natural produzido por vocês mesmos", advertiu Charlotte para uma platéia que mal piscava.

Efetivamente, os sites "verdes" para animais domésticos estão se proliferando. "O mercado está em plena expansão", afirmaram Deskevich e Mashall, que vivem no campo, a duas horas de Nova York, onde possuem uma oficina de roupas e acessórios naturais para os cachorros.

"Não há nada chinês, só utilizamos algodão natural e tudo é fabricado nos Estados Unidos, próximo daqui. Ou seja, não temos de agregar o valor do transporte", destacaram.

Segundo as últimas estatísticas da APPMA (Associação de Fabricantes de Produtos para Animais Domésticos), 63% das residências americanas (71 milhões de casas) possuem um animal.

Os americanos possuem 88 milhões de gatos, 74 milhões de cachorros e 13 milhões de répteis. (Fonte: Folha Online)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=38888