terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morte de bezerro na festa de Barretos será levado à justiça

Barretos - A morte de um bezerro na última sexta-feira, depois de uma prova na 56ª Festa do Peão de Barretos (423 km de SP), gerou indignação entre entidades de proteção aos animais. O caso será levado à Polícia Civil e ao Ministério Público. O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, cuja mobilização conseguiu extinguir a prova do laço no país há quatro anos, vai acionar a Justiça para tentar proibir a modalidade bulldog.
"Nessa prova, o peão se atira sobre o animal e torce o pescoço. Isso é crueldade", afirmou a presidente do fórum, Sônia Fonseca. No bulldog, o peão precisa derrubar o bezerro com as mãos, sem equipamentos. No caso, o bezerro ficou imóvel após ser derrubado. Como o animal não se levantava, precisou ser carregado para fora da arena.
Anteontem, uma necropsia constatou que o bezerro havia sofrido uma lesão nas vértebras e, por isso, ficou tetraplégico. Diante da situação, o bezerro foi sacrificado. A organização da festa disse que o caso foi uma "fatalidade".
A advogada Viviane Alexandre, representante da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), afirmou que levará o caso ao recém criado Grupo de Atuação Especial de Defesa Animal, do Ministério Público. "A morte do bezerro é a prova de que essa atitude grotesca, que eles chamam de esporte, provoca maus tratos aos animais", disse.
O presidente da ONG PEA (Projeto Esperança Animal), Carlos Rosolen, disse que a entidade irá registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil para a instauração de inquérito de maus tratos. A PEA foi alvo de decisão da Justiça de Barretos, em 2006, depois que a organização da festa entrou com uma ação civil proibindo a ONG de divulgar opiniões sobre o tratamento aos animais. Em março, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a decisão.
Em Ribeirão Preto (313 km de SP), a AVA (Associação Vida Animal) também irá à Promotoria. Para a presidente da entidade, Cristina Dias, os animais são forçados a participar do que ela chama de "espetáculo de horror".
Contradição
Na noite de sexta, membros da organização da festa não se entenderam sobre o destino do animal. O veterinário Marcos Sampaio de Almeida, da empresa Os Independentes -que organiza a Festa do Peão de Barretos-, dizia que o bezerro havia sido levado para uma ambulância veterinária e que passava bem. Mas Orivaldo Tenório de Vasconcelos, diretor do Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), ligado à organização do evento, dizia que havia a suspeita de que o bezerro tivesse sofrido uma fratura na coluna. (Folhapress)


http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Morte%20de%20bezerro%20na%20festa%20de%20Barretos%20ser%C3%A1%20levado%20%C3%A0%20justi%C3%A7a&NotID=8928