terça-feira, 16 de junho de 2009

ExpoCães doa 36 cachorros abandonados em Bento Gonçalves

Pelo menos 36 animais foram doados pela Associação de Proteção aos Animais de Bento Gonçalves (APABG). A entidade aproveitou a ExpoBento, encerrada no domingo, para sensibilizar os cerca de 170 mil visitantes para a posse responsável de animais de estimação. Durante o evento, a associação doou 36 dos 40 cães e cadelas esterilizadas que precisavam de um lar.

A entidade segue o trabalho doando animais. Quem puder ajudar um cão abandonado pode entrar em contato com a associação pelo e-mail apabg@apabg.net.

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2547118,ExpoCaes-doa-36-cachorros-abandonados-em-Bento-Goncalves.html

Novartis rejeita doar vacina contra a gripe para nações pobres

A empresa farmacêutica Novartis desafiou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e disse nesta segunda-feira (15) que não fará doações de vacina para os países pobres combaterem a pandemia de gripe suína.

O laboratório argumentou que os países em desenvolvimento ou os países doadores deveriam cobrir os custos da vacina, segundo reportagem do Financial Times. "Se você quer que a produção seja sustentável, tem de criar incentivos financeiros", disse ao jornal o presidente da Novartis, Daniel Vasella.

Ele acrescentou que avaliará a possibilidade de vender a vacina com desconto para os países de baixa renda. As declarações são uma resposta a Margaret Chan, diretora-geral da OMS, que na semana passada declarou que a gripe suína se tornou uma pandemia. Ela havia pedido que os fabricantes de vacina mostrassem "solidariedade" e doassem vacinas para os pobres.

A negativa da Novartis expõe uma divisão no setor farmacêutico, pois o laboratório britânico GlaxoSmithKline se comprometeu a distribuir gratuitamente entre os países pobres até 50 milhões de doses de sua vacina contra a gripe. Outros produtores mais modestos de países em desenvolvimento também querem distribuir gratuitamente 10% de sua produção.

A Novartis é proprietária do laboratório americano Chiron, que na última sexta-feira (12) declarou ser o primeiro a desenvolver a vacina graças a uma técnica acelerada de base celular, em vez de recorrer à produção tradicional em ovos.

Primeira morte na Europa - A primeira vítima mortal da gripe suína na Europa, registrada no domingo,14, na Escócia, foi uma mulher de 38 anos que tinha dado à luz há duas semanas, confirmaram nesta segunda-feira autoridades sanitárias escocesas.

A mulher, identificada como Jacqueline Fleming, tinha outros problemas de saúde não especificados e havia passado por um parto prematuro. Sua família divulgou um breve comunicado dizendo que estavam "totalmente desestabilizados" e disserem que ela estava há várias semanas hospitalizada.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46269

Lobão critica ambientalistas e 'exagero' de autoridades

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, criticou ambientalistas e alertou que autoridades dentro do próprio governo estariam "exagerando" na implementação de leis ambientais. Lobão, que no domingo (14) chegou a Genebra, na Suíça, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguirá viagem para reunião na Rússia com os países emergentes. Ele defendeu uma posição diferente a dos ambientalistas. "Hoje, usamos apenas um terço de nossa capacidade hidrelétricas. Teríamos o potencial de gerar 200 mil megawatts de energia. Mas as dificuldades criadas pelo Meio Ambiente criam embaraços para a construção", disse.

Segundo Lobão, "é possível que haja uma interpretação excessiva (das leis ambientais)". O ministro afirmou que "as pessoas esquecem que precisam de energia, o Brasil não pode ter mais apagões". Questionado se suas críticas eram dirigidas ao Ministério do Meio Ambiente, Lobão sorriu. "As pessoas precisam entender que, se esses embaraços ocorrem, quem acaba pagando mais caro pela energia são os consumidores. O embaraço de ambientalistas é um custo no bolso das pessoas."

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46270

Paul McCartney sugere dia sem carne para reduzir efeito estufa

O músico Paul McCartney e suas filhas, Stella e Mary, aderiram a uma campanha internacional para que as pessoas deixem de comer carne um dia por semana para combater as mudanças climáticas. O objetivo da mobilização "Segunda-feira sem Carne" é reduzir as emissões de gás do rebanho mundial, que contribui mais para o aquecimento global do que os transportes.

As vacas emitem em suas eructações grandes quantidades de gás metano, 21 vezes mais potente para o efeito estufa do que o dióxido de carbono. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o gado é responsável por 18% do efeito estufa, ao passo que o transporte corresponde a 13%. "Deveríamos nos preocupar com as mudanças climáticas porque, se não o fizermos, deixaremos como herança a nossos filhos e netos um problema gravíssimo" disse McCartney ao diário "The Independent".

Os ecologistas estão preocupados com o impacto ambiental dos animais destinados à alimentação humana e com a destruição de áreas na Amazônia e outras florestas para a criação de gado. O presidente do grupo intergovernamental da ONU sobre as mudanças climáticas, Rajendra Pachauri, recomenda a dieta vegetariana por um dia na semana.

A família McCartney conseguiu o apoio de outras personalidades para a campanha, como a artista Yoko Ono, os atores Kevin Spacey, Woody Harrelson e Joanna Lumley, o cantor Chris Martin e o empresário Richard Branson, fundador da companhia aérea Easyjet. Conhecidos chefs britânicos também aderiram à campanha e passaram a oferecer às segundas-feiras menus vegetarianos.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46268