quarta-feira, 21 de maio de 2008

ઇ‍ઉ “Qualquer pedaço de floresta tropical cortada lá... dói aqui”


Harrison Ford, que está para voltar às telas na pele de Indiana Jones, também está num comercial da Conservação Internacional depilando o peito para falar em defesa da florestas tropicas úmidas do mundo. Ford fala da importância dessas matas para mitigar o aquecimento global e enquanto é depilado, passa um recado. “Qualquer pedaço de floresta tropical cortada lá... dói aqui”, diz apontando para o pedaço de seu corpo que acaba de ser pelado.
http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=69

ઇ‍ઉ ONG cria 'cãodomínio' para animais abandonados no RS


Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Agência RBS
ONG mantém animais acorrentados a casinhas e luta por melhoria para o local (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Agência RBS)

A Associação Amigos dos Animais (Soama) atualmente abriga cerca de 1.800 cães e gatos abandonados em Caxias do Sul (RS) e luta contra queixas da população da cidade.

“As reclamações acontecem porque ainda há animais abandonados pelas ruas, mas precisamos de uma estrutura melhor”, afirma Natasha Oselame Valenti, diretora de marketing da ONG.

De acordo com ela, ao todo, o local conta com aproximadamente 1.500 cães e 300 gatos, que vivem em canis e gatis, presos a correntes, em um terrenos de três hectares, localizado na zona rural da cidade. “Sabemos que mantê-los acorrentados não é o melhor. Se tivéssemos um espaço maior, teríamos condições de soltá-los, por enquanto isso ainda não é viável”, diz.

Ainda segundo Natasha, os animais consomem mensalmente 12 toneladas de ração. “Temos uma dívida de R$ 18 mil com os fornecedores de comida”, afirma. Por meio da venda de camisetas, a ONG tenta arrecadar recursos para a manutenção do local.

A Associação Amigos dos Animais conta com nove funcionários e 15 voluntários.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL489716-5598,00-ONG+CRIA+CAODOMINIO+PARA+ANIMAIS+ABANDONADOS+NO+RS.html

repassado para mim por:
Cataclisma

ઇ‍ઉ Senegaleses salvam 80 baleias encalhadas

Senegal, 21/05/2008 - População socorre baleia encalhada na praia de Yoff. Moradores dizem que é a primeira vez que o fenômeno acontece na região. » Leia mais

Corpos de pelo menos vinte baleias do tamanho de um homem adulto foram encontrados em uma praia de Yoff, no Senegal. Moradores conseguiram salvar cerca de 80 baleias. Não foi divulgado o motivo que teria feito as baleias nadarem em direção à costa. Moradores da região dizem nunca ter visto o fenômeno antes.


De acordo com a AP, as baleias foram vistas na noite de ontem, aproximando-se da orla, segundo os habitantes de vilarejos vizinhos. Na manhã de hoje, várias estavam encalhadas.

Crianças entraram na água e tentaram espantar as baleias. Um pescador prendeu uma das baleias com um cabo e usou um barco de madeira para levá-la de volta ao mar.

Até mesmo o equipamento roliço que ajuda a mover os barcos até o mar foi colocado embaixo de uma baleia para levá-la até a água, mas o animal estava quase morrendo.

Após saberem que as baleias estavam mortas, as crianças brincaram com os corpos, enquanto alguns moradores cortaram pedaços de carne das baleias para utilizar a gordura em óleos de massagem.


ઇ‍ઉ Camundongos gigantes ameaçam aves raras

Duas espécies de aves entraram na lista de mais ameaçadas, uma de albatroz e outra de pintassilgo
Duas espécies de aves entraram na lista de mais ameaçadas, uma de albatroz e outra de pintassilgo

Na diminuta ilha de Gough, localizada no Atlântico Sul, camundongos domésticos que cabiam na palma da mão estão de duas a três vezes maiores, sendo possivelmente os maiores camundongos no mundo. Eles se tornaram carnívoros, devorando filhotes de raras aves marítimas, incluindo algumas delas na lista de aves em extinção nesta semana.


Segundo o site do The Guardian, a ilha, pertencente à Grã-Bretanha, foi descoberta há 150 anos, é considerada a maior colônia de aves marinhas no mundo e abriga a procriação de 22 espécies. De acordo com os primeiros exploradores que estiveram no local, era quase impossível caminhar sem pisar nos ninhos de aves, que incluem espécies de albatroz, petrel e cagarra.

Os camundongos chegaram à ilha quando um barco pesqueiro, provavelmente britânico, levava os roedores que pularam do barco quando ele estava atracado em Gough. Agora há cerca de 700 mil espécimes no local.

Ameaça de extinção
Testemunhas do fenômeno dizem que os camundongos gigantes atacam à noite, sozinhos ou em grupo, roendo ninhos e os corpos dos filhotes de aves. Os pais, que nunca enfrentaram predadores, são incapazes de defender os pequenos dos ataques furtivos dos roedores.

Nesta segunda-feira, uma aliança global de grupos ambientalistas, a Bird International, afirmou que o camundongo mutante, que não têm predadores, estão completamente fora do controle e ameaçam extinguir diversas das mais raras espécies de pássaros.

Tanto albatrozes-de-Tristão, Diomedea dabbenena quanto Gough bunting, Rowettia goughensis, um pequeno pintassilgo que não existe em nenhum outro ponto do planeta, entraram para a lista de aves em estado crítico de extinção, o nível mais alto de ameaça.

Envenenamento
"As coisas estão piorando em Gough. Na presença dos camundongos, os albatrozes bunting não têm chance de sobrevivência. A única esperança para estas aves ameaçadas é a completa erradicação dos camundongos", afirmou um cientista da Royal Society for the Protection of Birds(RSPB), Dr Geoff Hilton, que estuda problemas de preservação em territórios britânicos, em entrevista ao Mail Online.

Estudos sugerem que cerca de 60% dos filhotes de aves de Gough morrem em seus ninhos, provavelmente por causa dos roedores. "É uma catástrofe. Os filhotes de albatroz pesam até 10 kg. Por ironia, eles se desenvolveram em Gough porque não tinham predadores mamíferos - e é por isso que eles são tão vulneráveis. Os camundongos pesam somente 35g; é como um gato atacar um hipopótamo", disse Hilton.

A RSPB sugeriu nesta segunda contratar helicópteros para jogar milhares de toneladas de veneno de rato na ilha. "Um estudo patrocinado pelo governo realizado com a Nova Zelândia, que erradicou camundongos de diversas ilhas, mostra que isso é possível. Os camundongos tomariam o veneno e iriam até seus ninhos morrer. Nós pensamos que isto pode ser feito facilmente e custaria cerca de 2,6 milhões de libras (cerca de R$ 8,4 milhões)", disse uma porta-voz da organização.

Com agências internacionais.


ઇ‍ઉ Abraço Guarapiranga 2008 une ecologia e diversão em programa para toda a família

A Represa de Guarapiranga abastece 3,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Apesar da importância para o abastecimento público, sua situação é preocupante. A Guarapiranga é o mais ameaçado entre os mananciais que fornecem água para a maior metrópole do País. Sua bacia hidrográfica está ocupada de forma desordenada e apresenta em muitas áreas alta densidade populacional. A população que vive ao redor da represa é estimada em 800 mil pessoas, e apenas metade dela conta com algum sistema de coleta de esgotos. Além disso, a maioria do esgoto coletado continua sendo despejada na represa, fazendo com que a qualidade das águas dos rios e a da própria represa piorem ano a ano. A Guarapiranga sofre ainda com o assoreamento de suas margens, diminuição do espelho d´água, desmatamento e uso intensivo do solo, ademais dos impactos gerados pela construção do Trecho Sul do Rodoanel.

A reversão do quadro de degradação da represa, portanto, não é uma tarefa de fácil ou rápida solução. Para tanto, é necessário o envolvimento permanente de diferentes segmentos do governo e da sociedade em ações integradas e efetivas, que valorizem e protejam a produção de água para abastecimento público. Neste processo, cada setor social um tem sua respectiva parcela de responsabilidade. O papel do cidadão, consumidor de água, passa por usar o recurso de forma racional e pressionar o Poder Público para que assuma responsabilidades e invista em ações de recuperação e proteção do manancial.

Apenas metade da população que vive na bacia da Guarapiranga conta com algum sistema de coleta de esgotos


No próximo dia 1° de junho a população de São Paulo poderá exercer sua cidadania em prol da Guarapiranga. Nesse dia vai acontecer o Abraço Guarapiranga 2008, evento aberto a todos e que pretende reunir os moradores da cidade e consumidores de água em defesa da represa. O abraço, que está em sua terceira edição, vem se tornando um momento importante para a população de São Paulo expressar seu carinho com a centenária represa, protestar pela situação de degradação do manancial e pressionar por mudanças que garantam a preservação das fontes de água da cidade. A pressão, por sinal, tem dado resultado. Nos últimos meses, a prefeitura de São Paulo criou diversos parque na orla da represa e derrubou muros que impediam que a população pudesse avistar a represa. A revitalização e transformação da orla da Guarapiranga em um espaço de lazer para os moradores significa uma represa mais limpa e bem-cuidada.

A terceira edição do Abraço Guarapiranga, marcada para ocorrer no Parque Ecológico da Guarapiranga, Solo Sagrado e Barragem da Guarapiranga, será realizada no domingo 1º de junho, abrindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente, e contará com atrações para toda a família. Na programação estão previstos shows, oficinas artísticas e educativas, caminhada, expedição fotográfica, velejada, recreação, praça de alimentação, além do abraço simbólico na represa. A programação completa do evento, mapas de como chegar e demais informações de cada um dos pontos do abraço, está disponível na Internet: www.mananciais.org.br/abraco2008. Domingo, dia 1º de junho, das 9h30 às 17h30. O abraço acontece às 13hs, compareça!

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2681

ઇ‍ઉ Legislação do Reino Unido ameaça "arca de Noé" para animais em extinção

da Ansa, em Londres

Um ambicioso projeto científico para conservação de espécies animais em extinção está ameaçado pela rígida legislação do Reino Unido relativa aos experimentos com animais. Os pesquisadores britânicos querem construir uma espécie de "arca de Noé", um banco de informações genéticas com células e material de DNA de espécies ameaçadas.

Segundo o jornal "The Times", o grupo de cientistas do Zoológico de Londres foi proibido de coletar pequenas mostras de animais vivos, em sua maioria já extintos do mundo selvagem, por causa das travas burocráticas e leis que regulamentam qualquer processo que envolva animais. O Ministério do Interior também não deu, por enquanto, o aval para recolher as amostras.

O projeto "Arca Gelada", criado em 2004, tenta preservar material biológico e genético das espécies que correm mais risco, evitando que tais animais desapareçam definitivamente do planeta no caso de extinção.

Além do DNA, os pesquisadores querem armazenar células vivas, espermas e óvulos, que serão congelados para uso em futuras pesquisas científicas. O grupo afirma que o projeto poderia servir, mais adiante, para recriar animais extintos através da clonagem.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u403934.shtml

ઇ‍ઉ Filhote de pingüim rejeitado é "adotado" por tratadoras

O filhote, de 37 dias e cerca de 1 kg, foi rejeitado pelos pais após o nascimento
O filhote, de 37 dias e cerca de 1 kg, foi rejeitado pelos pais após o nascimento

Um filhote de pingüim que foi abandonado pelos pais após o nascimento, no aquário da Nova Inglaterra, em Boston, nos Estados Unidos, ganhou o carinho de duas mães substitutas. Há algumas semanas, duas biólogas que trabalham no centro "adotaram" o pequeno animal de 37 dias e cerca de 1 kg.


A bióloga Caitlin Hume e a colega Heather Urquhart informaram que a equipe de tratadores notou que um ovo de um casal de pingüins ultrapassou em uma semana o tempo normal de gestação da espécie, que é de cerca de 38 dias. Depois de algumas complicações, pequenas partes da casca tiveram que ser cortadas para a retirada do animal.

Quando os biológos levaram o filhote de volta para os pais, eles o rejeitaram, como se tivessem desinteressados após o tempo distantes.

Todas as noites, as "novas mães" cuidam do filhote, colocando-o delicadamente em um pequeno refrigerador de plástico. Dentro da estrutura, o pingüim de cores azul e cinza descansa enrolado em uma toalha branca durante o percurso que as funcionárias fazem do aquário até sua casa.

Em casa, a ave descansa no quarto de visitas até que as mulheres façam a sua comida aquecida a 36°C, uma mistura de crustáceos parecidos com camarões. A alimentação é feita quatro vezes por dia por meio de uma seringa com uma ponta especial.

O pequeno animal deve ser apresentado aos outros filhotes do aquário no final deste mês. O sexo só poderá ser definido após três meses de nascimento.

AP

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2899453-EI8145,00.html

ઇ‍ઉ Símbolo da biopirataria, cupuaçu ganha status de fruta nacional do Brasil

a Folha de S.Paulo, em Brasília

Depois de uma série de disputas que se estenderam por seis anos, o Brasil pode, finalmente, dizer: "O cupuaçu é nosso". A lei que estabelece o produto como fruta nacional foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem no Diário Oficial.

Raul Inui/Folha Imagem
Cupuaçu é uma fruta tipicamente nacional; do mesmo gênero do cacau, é alimento dos povos indígenas da região amazônica
Cupuaçu é uma fruta tipicamente nacional; do mesmo gênero do cacau, é alimento dos povos indígenas da região amazônica

O cupuaçu é uma fruta tipicamente nacional. Do mesmo gênero do cacau, é alimento dos povos indígenas da região amazônica. Dela se faz sucos, cremes, sorvetes, geléias, doces e, mais recentemente, chocolate.

O projeto para transformar o cupuaçu em fruta nacional, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), tramitava no Congresso Nacional desde setembro de 2003. À época, ONGs que atuam na Amazônia compraram uma briga pela paternidade da fruta, mobilizadas pela contestação à concessão dos direitos de comercialização da marca "cupuaçu" à empresa japonesa Asahi Foods.

A Asahi criou uma espécie de subsidiária, a Cupuacu International [sem cedilha], que pediu também o registro de patente para os métodos de produção industrial do cupulate, o chocolate obtido a partir da semente da fruta.

A campanha "O Cupuaçu é Nosso" virou, à época, um símbolo da luta de ONGs contra a biopirataria. Foi comparada com o bordão "O Petróleo é Nosso", pregação que durou seis anos (entre 1947 e 1953) e resultou na criação da Petrobras.

Entidades como a Embrapa e a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) comemoraram a sanção da lei. O diretor da Ceplac, Gustavo Moura, defendeu que outras plantas com valor econômico e social fossem protegidas, como o cacau e a seringa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u404005.shtml

ઇ‍ઉ Mangabeira defende pecuária intensiva em áreas devastadas

RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

O ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), responsável pela coordenação do PAS (Plano Amazônia Sustentável), defendeu ontem a necessidade de um "plano estratégico" para a Amazônia que incluiria a "intensificação da pecuária" nas áreas já desmatadas da região e o uso de financiamentos internacionais para a preservação. A manifestação do ministro foi feita logo após seu encontro, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR).

"A Amazônia não é apenas uma coleção de árvores, mas um grupo de pessoas. Nela vivem mais de 25 milhões de brasileiros. Se essas pessoas não tiverem oportunidades econômicas, serão impelidas a uma atividade desordenada que levará ao desmatamento", disse o ministro, cuja nomeação para o PAS foi apontada como um dos motivos da saída de Marina Silva da pasta do Meio Ambiente.

Sobre Maggi, Mangabeira disse que o encontro mostra o "compromisso sagrado" de ambos na busca pela "reconciliação entre desenvolvimento e preservação". "É preciso lembrar que Mato Grosso não é apenas Amazônia, é também Centro-Oeste. E desempenha um papel exemplar na construção da agricultura brasileira. É um dos dínamos agrícolas, não só do Brasil, mas do mundo."

Segundo o Inpe, Mato Grosso foi o Estado que mais devastou a Amazônia nos últimos cinco meses de 2007 -na lista dos 36 municípios que mais desmatam a floresta, 19 são mato-grossenses. Para o ministro, porém, não é hora de "atribuir culpas ou medalhas".

Ao enumerar os pontos principais de seu plano para a região, citou a regularização fundiária. "A partir daí será possível estabelecer um grande zoneamento econômico e ecológico para a região, definindo estratégias para a Amazônia com floresta e sem floresta."

Nas áreas "sem floresta" --definidas por ele como "áreas de transição entre a Amazônia e o cerrado"--, defendeu o incentivo a uma agricultura "moderna e democratizada". Ele se disse favorável à ampliação dos mecanismos que prevêem fundos internacionais para financiar preservação e projetos de desenvolvimento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u404006.shtml

ઇ‍ઉ Quem tem boca, ops.... Bico volta para casa!

Papagaio perdido volta para casa após explicar onde vivia

da Efe, em Tóquio

Um papagaio doméstico que tinha se perdido no Japão foi devolvido a sua casa pela polícia depois de conseguir comunicar o nome de seu dono e onde ele vivia, informou hoje a agência local Kyodo.

As autoridades da Província de Chiba (centro) capturaram no dia 6 de maio um papagaio-cinza africano que foi levado posteriormente a uma clínica veterinária.

O papagaio repetia incessantemente o nome "Nakamura Yosuke-kun", que recebeu de seu dono, Yoshio Nakamura, e o endereço onde vivia, incluindo o número da residência, segundo as autoridades policiais.

Os responsáveis da clínica veterinária informaram à polícia no último dia 19 que o papagaio tinha fornecido esses dados e, pouco depois, as autoridades localizaram Nakamura e lhe devolveram seu animal de estimação.

"Não estava preocupado porque [o papagaio] praticamente não voa. Além disso, ensinei a ele como dizer o nosso endereço", disse o dono às autoridades policiais.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u404008.shtml