quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Biólogos se emocionam ao devolver pingüins ao mar

Com uma despedida emocionada, cerca de cem pingüins que estavam em reabilitação no litoral de São Paulo foram devolvidos na terça-feira (14) ao oceano.

Os animais, encontrados em várias praias do litoral paulista durante o inverno, receberam tratamento especial por cerca de três meses nos aquários de Ubatuba, Santos e do Guarujá.

O primeiro grupo enviado ao mar era composto por 35 pingüins que estavam no aquário municipal de Santos.

Trajeto

Com a supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os biólogos colocaram as aves em caixas. Do aquário municipal de Santos, a equipe seguiu para o porto, onde uma embarcação da Marinha já aguardava para levar os animais de volta pra casa.

Cada animal recebeu um anel de identificação, que serve para monitorar o deslocamento.

A experiência é inédita no estado de São Paulo. “É importante uma iniciativa como essa, para que as pessoas possam ver o resultado do esforço de readaptação e de recuperação de alguns animais”, afirmou o biólogo Demétrio de Carvalho.

Pouco antes do início da tarde, eles estavam a bordo para serem soltos em alto-mar, a mais de 60 km da costa de Santos, a 72 km de São Paulo. Na hora de jogá-los no mar, os biólogos ficaram emocionados. "Vai garoto, boa viagem", dizia uma integrante da equipe.

Ao chegar à água, alguns pingüins mergulhavam, destemidos, enquanto outros faziam o reconhecimento da área. Ele foram deixados em alto-mar para que possam pegar as correntes marinhas que seguem em direção ao Pólo Sul. Não se sabe, no entanto, quanto tempo os pingüins levarão para chegar à Patagônia. Nem se vão conseguir completar o caminho.

Outro grupo

Outros 58 pingüins foram soltos em alto-mar, no fim da tarde de terça, a mais de 200 km da costa. Eles viajaram junto com um lobo-marinho. A equipe levou mais de 20 horas para chegar ao ponto certo para devolver os animais ao oceano.

Eles receberam tratamento no aquário de Ubatuba e em um centro de reabilitação na Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, até que estivessem prontos para voltar para a casa.


De acordo com o aquário de Ubatuba, só este ano foram resgatados 220 pingüins no Litoral Norte.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL799404-5605,00.html

Polícia Militar investe na conscientização ambiental

A Polícia Militar de Mato Grosso vem desenvolvendo uma série de projetos de conscientização ambiental. Nesta semana, mais dois eventos acontecem em Cuiabá (Comando Regional I) e em Cáceres (Comando Regional VI) visando alertar a população quanto à necessidade de preservação do meio em que vivemos.

A descentralização das ações de policiamento ambiental da Polícia Militar em Mato Grosso tem resultado em uma série de ações positivas de repressão (apreensões). Desde janeiro de 2007 as ações foram difundidas para Núcleos Especializados. Na prática, os policiais atuam nas áreas que conhecem, garantindo assim celeridade ao processo de fiscalização.

No próximo sábado (18.10) o 9º Batalhão de Policia Militar, por meio do Centro de Educação Ambiental, realizará o 1º evento “Rua Viva”. Uma ação social onde a Polícia Militar Ambiental, juntamente com o Executivo municipal e a comunidade se reúnem para promover Educação Ambiental e bem estar social através da preservação do meio ambiente. O evento acontecerá a partir das 7h, no residencial "Sonho Meu", instalado no bairro Pedra 90, em Cuiabá. No local serão plantadas quatrocentas mudas de árvores doadas pelo horto florestal.

O 9º BPM é responsável pelo policiamento em toda região da Grande Coxipó e ainda pela cidade de Santo Antônio de Leverger. Diariamente são realizadas ações de fiscalização, muitas delas em parcerias com órgãos como Juizado Volante Ambiental (Juvam) para repressão a crimes ambientais.

Já na cidade de Cáceres, o 2º Batalhão de Fronteira, em parceria com a Unemat, Escola Agrotécnica de Cáceres, Grupo Cultural Futuro da Vida, Grupo Guerreiros da Natureza e Paróquia Cristo Trabalhador, deu início ao projeto “Mês do Rio Paraguai”. Estão sendo realizadas palestras sobre educação ambiental em escolas públicas, em centros comunitários, assentamentos.

A meta é sensibilizar pessoas de diferentes idades e culturas sobre a importância da preservação do rio. As atividades terminam no dia 14 de novembro, dia do “Rio Paraguai”, com uma audiência pública, às 7h30, com o tema: “Zoneamento Sócioambiental e Agroecológico da região de Cáceres”. O evento será realizado no Salão Paroquial da Catedral São Luiz
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=270350