domingo, 17 de agosto de 2008

Ação Urgente: Um fim às pesquisas de dor com animais

Ação Urgente:
Se você não concorda com o uso de animais em experimentos ajude a protestar (instruções abaixo)

1
1

Sidney Rezende publicou um ótimo artigo com o título ?Um fim às pesquisas de dor com animais? em http://www.sidneyrezende.com/noticia/16837+um+fim+as+pesquisas+de+dor+com+animais
Por outro lado, a lei Arouca (PLC 00093/2008) vai entrar em pauta no Senado, agora, após receber relatório favorável. É uma lei que ser for aprovada significará um grande retrocesso para a luta em defesa dos direitos dos animais. Esta lei estabelece procedimentos para o uso científico de animais, e assim oficializa um crime contra os animais.
Se você não concorda com o uso de animais em experimentos ajude a protestar.
Para reforçar seus argumentos, vejam este site: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/tfotos.htm
**********************

Ação Urgente:
1) Vamos ligar no Alô Senado: 0800-612211 e pedir para que o projeto de lei não seja aprovado.
2) Vamos escrever para a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que, estando à serviço da lucrativa indústria farmacêutica e das multinacionais está dando apoio aos experimentos dolorosos em animais. Emails para: sbpc@sbpcnet.org.br
sbpc arroba sbpcnet.org.br
3) Vamos postar comentários no site de Sidney Rezende elogiando o artigo ?Um fim às pesquisas de dor com animais? em http://www.sidneyrezende.com/noticia/16837+um+fim+as+pesquisas+de+dor+com+animais

******************************************************
Um fim às pesquisas de dor com animais
Redação SRZD | Ciência | 16/08/2008 09:17:00|
Utilizar animais em pesquisas sobre a dor tem "valor limitado" e deveria ser substituído por novas tecnologias, afirmam médicos de toda a Inglaterra. Os testes conseguem simular apenas alguns aspectos da dor e são muito simplistas. Com novas técnicas, mais estudos poderiam ser feitos em humanos.



Existem apenas alguns poucos tratamentos eficazes para dor crônica, assim como aqueles oferecidos a pessoas com artrite e fibromialgia, contam os pesquisadores de Londres, Manchester, Liverpool e Oxford. Os experimentos são feitos com animais anestesiados e conscientes.



Questões éticas são levantadas a respeito do uso de animais. Em um workshop organizado para arrecadar fundos e promover alternativas para tais experimentos, especialistas disseram que scanners cerebrais modernos e potentes podem substituir a técnica polêmica.



Voluntários saudáveis e pacientes com dor seriam necessários nos estudos, nos quais cientistas monitorariam os efeitos de anestésicos no cérebro através de MRI, ou outros scanners.



Outra pesquisa feita em laboratório, com células e tecidos humanos também poderia ajudar na investigação sobre a dor.
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/08/426441.shtml

I CONGRESSO MUNDIAL DE BIOÉTICA E DIREITO ANIMAL


Palestrantes Confirmados:

Internacionais:

Tom Regan:

Professor Emérito de Filosofia da Universidade da Carolina do Norte é reconhecido mundialmente como um dos maiores nomes da Bioética Publicou, entre outros, The Case of Animal Rights e Animal Rights and Human Obligations (organizado em conjunto com Peter Singer).

David Favre:

Professor Favre ensina Direito dos Animais, Direito Ambiental da Fauna Silvestre e Direito Ambiental Internacional na Faculdade de Direito da Michigan State University. Ele tem atuado na defesa jurídica dos animais desde o começo da década de 80, e participou de vários eventos mencionados nesse artigo.

Professor Favre também foi membro fundador do Animal Legal Defense Fund (associação civil que mantém um fundo privado para a defesa jurídica dos animais), presidindo-o entre os anos de 2003 a 2005. Favre escreveu vários livros e artigos para revistas jurídicas sobre o tema, e viajou pelo mundo para discutir e aprender sobre direitos dos animais. Resumo: www.law.msu.edu. Ele é editor-chefe do www.animallaw.info, o maior sítio eletrônico sobre Direito Animal na internet.

Peter Singer (tele-conferência):

Peter Singer foi o fundador e o primeiro presidente da International Association of Bioethics (IAB). Atualmente, é professor da Princeton University, nos Estados Unidos. Foi fundador e professor de Filosofia do Centre for Human Bioethics, da Monash University, Melbourne, Australia. É autor dos livros: Liberação dos Animais e Ética Prática.

Gary Francione (tele-conferência):

Nascido em 1954, professor da Faculdade de Direito da Rutgers School of Law-Newark. Mundialmente conhecido pelo seu trabalho sobre a teoria dos direitos dos animais. Sua teoria é voltada para três principais questões: 1) o status de propriedade dos animais; 2) as diferenças entre o direito dos animais e o bem-estar animal, e 3) a teoria dos direitos animais baseada na senciência´. Pioneiro na teoria abolicionista dos direitos dos animais.



8 a 11 de outubro de 2008

Local: UFBA - Pós -graduação em Direito - Salvador - Bahia

Faça sua inscrição: Clique Aqui



Mais informações: http://www.abolicionismoanimal.org.br

Preservação de primatas

Cerca de 48% das 634 espécies de primatas do mundo corre risco de extinção, segundo revelou um estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza. O relatório advertiu que as principais ameaças dos primatas são a caça, os incêndios e o desmatamento. Apesar disso, os pesquisadores comemoram o fato de o mico-leão-negro e o mico-leão-dourado deixaram a categoria "em risco crítico de extinção" e passaram para "em risco de extinção" no Brasil.

http://www.opovo.com.br/opovo/internacional/812361.html

Polícia apreende armas e pássaros silvestres em Camboriú

As armas e os animais foram encontrados em uma casa na localidade de Vila das Pedras

A Polícia Ambiental e a Polícia Militar apreenderam, na sexta-feira, quatro armas e cinco pássaros silvestres em Camboriú, no Litoral Norte. As armas e os animais foram encontrados em uma casa na localidade de Vila das Pedras.

Os policiais ambientais chegaram ao local através de uma denúncia, e apreenderam um revólver, um rifle, quatro espingardas e 32 cartuchos, seis deles no berço de um bebê. Na casa também foram encontrados dois tico-ticos, dois coleirinhas e um sabiá amarelo.

O dono da casa fugiu ao ver a polícia. A esposa, Juraci da Silva, foi encaminhada à delegacia e multada em R$ 2,5 mil por manter pássaros da fauna nativa em cativeiro, além de R$ 500 por caçar essas espécies. O Conselho Tutelar também foi acionado porque havia cinco menores no local.

Os pássaros foram encaminhados para a Policia Militar Ambiental de Tijucas.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2123536.xml

Gwyneth Paltrow é criticada por campanha com pele de animais

A imagem da atriz, de 35 anos, envolta na pele de raposa utilizada na campanha da empresa italiana Tod's indignou os defensores dos animais, que dizem que Paltrow, casada com o cantor da banda Coldplay e famoso vegetariano Chris Martin, deveria sentir vergonha.

Ao se referir às torturas infligidas aos animais dos quais se extraem as peles, o diretor-adjunto da ONG vegetariana Viva!, Tony Wardle, declarou ao jornal britânico "The Independent": "Nada menos feminino que introduzir um eletrodo no ânus de uma raposa totalmente aterrorizada e eletrocutá-la".

"Gwyneth Paltrow deveria estar envergonhada de fazer publicidade de algo que se baseia no sofrimento dos animais. Eu só posso crer que ou Paltrow é ignorante, ou não tem nem decência e compaixão", criticou por sua vez o diretor da organização Respect for Animals, Mark Glover.

Ainda segundo o "Independent", a desenhista Stella McCartney, filha do ex-beatle Paul McCartney e que seguiu os costumes vegetarianos de sua mãe, aparentemente também está aborrecida com sua amiga Paltrow.

Um porta-voz da ONG People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) disse, neste final de semana, que tinha escrito várias vezes para a atriz e enviado a ela vários vídeos que mostravam como os animais são mortos para terem suas peles retiradas, mas não recebeu nenhuma resposta.
http://celebridades.uol.com.br/ultnot/efe/2008/08/17/ult4250u947.jhtm