quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Petição exige medidas de esterilização de animais aos partidos - PT

Responsável denuncia que partidos são «inactivos» em relação a este assunto


«Os animais não votam. Mas nós votamos». É com este lema que um grupo de cidadãos lançou na Internet, no dia 5 de Agosto, uma petição para pressionar os candidatos às eleições autárquicas e legislativas em relação à esterilização dos animais.

Em pleno Verão e em tempos de crise, em que muitos são os animais abandonados nas ruas ou abatidos nos canis, surge a petição «Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos», que tem actualmente 1385 assinaturas.

A petição vai ser entregue aos partidos políticos a 15 de Setembro.

«Tal como existem associações que fazem protocolos com clínicas para ter um custo mais reduzido, as autarquias podem fazer as esterilizações através de veterinários municipais nos canis ou através de protocolos com veterinários privados», explicou ao tvi24.pt Maria Margarida Garrido, promotora da petição realizada em conjunto com vários cidadãos.

«A política de abate não é solução», acrescenta a primeira assinante da petição, que defende que as autarquias podem suportar os custos nos canis ou ajudar à esterilização de animais, cujos donos não tenham capacidade financeira para o fazer.

Partidos políticos inactivos em relação aos animais

«É mais barato esterilizar um animal do que mandá-lo abater», defendeu ainda.

A responsável garantiu que há muitas famílias que não têm condições para pagar, por exemplo, a esterilização de uma gata, que custa cerca de 150 euros.

«É uma emergência», fez entender, revelando que os partidos são «inactivos» em relação às medidas de protecção dos animais e salientando que as pessoas não são «civilizadas».

«Nós só votamos nos partidos que se comprometam a tomar medidas para ajudar os animais», sublinha Maria Margarida Garrido, que exige ver estas medidas nos programas políticos.

Veja aqui a petição link externo

«Animais de Rua» ajuda pessoas a esterilizar os animais

Para ajudar na esterilização dos animais, foi criada em 2005 a associação «Animais de Rua», que se dedica exclusivamente a esse objectivo. A associação faz uma ponte entre as pessoas que querem esterilizar os animais de rua e as clínicas veterinárias. Os cargos são, assim, menores, devido a protocolos realizados. De acordo com a associação, já se evitou o nascimento de 97 mil animais.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24-animais-peticao-partidos-esterilizacao-sociedade/1081681-4071.html