quinta-feira, 29 de maio de 2008

PORTUGAL Protestem contra a realização de uma tourada e de uma garraiada em Oliveira do Bairro

Fonte: Movimento Internacional Anti-Touradas

Oliveira do Bairro acolherá entre os dias 5 a 13 de Julho a I Feira do Cavalo e no programa provisório desta feira inclui-se uma tourada e uma garraiada.

Para ver o programa na página da Câmara Municipal:
http://www.cm-olb.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=3780

Oliveira do Bairro - I Feira do Cavalo pode criar uma tradição

Há sempre uma primeira vez

Com a I Feira do Cavalo, Oliveira do Bairro passará a ser o ponto central em matéria de feiras equestres no país: "será a Golegã a Sul, Ponte de Lima a Norte e Oliveira do Bairro ao centro", afirmou o vereador António Mota, responsável pela actividade, durante a apresentação do evento, que se realiza entre 5 e 13 de Julho.

Uma Feira que a Câmara "achou por bem levar a efeito depois do êxito que tiveram no Espaço Inovação, em Vila Verde, os concursos de saltos indoor e outdoor", adiantou o presidente Mário João Oliveira. O autarca destacou as vantagens da região, "geograficamente bem localizada e com acessos rápidos à A1", salientando que a Câmara terá "um empenho especial na divulgação do evento", a que são esperados "mais de 50 mil visitantes".

Apesar de admitir que "não há tradição na Bairrada deste tipo de eventos", Mário João Oliveira ressalvou que "há sempre uma primeira vez e, com certeza, poderá significar o início da tal tradição".

Programa provisório. Do programa constam várias actividades, de que se destacam o Grande Prémio Cidade de Oliveira do Bairro e uma corrida de touros com nomes bem conhecidos da tauromaquia nacional. Diariamente, o recinto recebe demonstrações de saltos no picadeiro indoor, concursos de atrelagens, desfiles de cavalos, e outros espectáculos, nomeadamente uma Garraiada com a Escola de Toureio da Azambuja e um Sarau da Escola Equestre de Aveiro.

Oriana Pataco
http://www.jb.pt/home.aspx


Por favor enviem cartas de protesto para:

Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Praça do Município
Edf. Paços do Concelho
3770-851 Oliveira do Bairro

T. 234 732 100
F. 234 732 112
E. cmob@cm-ob.pt

Sugestões
Email: comunicacao@cm-olb.pt

Exmo.Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Tive conhecimento através da comunicação social que V.Exa., vai autorizar a realização de uma tourada e de uma garraiada na I Feira do Cavalo que terá lugar no seu município.

As touradas/garraiadas são eventos moral e éticamente inaceitáveis, porquanto têm como finalidade divertir uns quantos á custa da tortura e do sofrimento de um animal não humano que não desejou ou deseja estar numa praça.
Os animais não humanos experienciam e sentem o mesmo que nós animais humanos, falamos de uma vida, não de um objecto que se usa e se deita fora quando já não nos interessa.

Acreditamos que na qualidade de edil de Oliveira do Bairro, terá concerteza como objectivo melhorar a vida da sua cidade bem como a vida dos seus concidadãos, ora a realização destes eventos, não é concerteza uma forma de melhorar a vida dos seus municípes, pelo contrário.

Aquilata-se a qualidade de um autarca pela forma como gere o seu município e isso passa pela qualidade de vida que confere aqueles que o elegeram, pela qualidade de empreendimentos que concede á cidade e pela qualidade de educação dada, entre outros. As touradas/garraiadas são exactamente o oposto de tudo o que atrás foi dito.

Pelo exposto, venho por este meio requerer a V.Exa., que cancele os referidos eventos substituindo os mesmos por outro tipo de actividades que passem pela educação dos seus municípes no sentido de respeitarem os animais e a natureza..

Atentamente
Nome/País

E.U.A. Digam á TNT a verdade sobre o circo Ringling Bros.



Fonte: KinshipCircle

Fontes de informação:

Let TNT Know What You Think of Its Ringling Bros. Reality Show
http://www.api4animals.org/actionalerts.php?p=1553&more=1&cat=41

TNT's Ringling Reality Series: Sickest Show On Earth?
http://www.huffingtonpost.com/duncan-strauss/tnts-ringling-reality-ser_b_96302.html

VIDEO: Ringling Bros. Bullhook Abuse And Lame Elephants 2006
http://www.youtube.com/watch?v=rDolPQa6JEM

The Sadist Show on Earth?
http://blog.nj.com/njv_joel_schwartzberg/2008/04/trouble_with_the_circus.html

Por favor enviem cartas para:

Steve Koonin, President, Turner Entertainment Networks
1050 Techwood Dr.; Atlanta, GA 30318
ph: 404-827-3933; fax: 404-575-5294
email (his assistant): anne.smith@turner.com

Mark Wolper, President, The Wolper Organization
4000 Warner Blvd., Bldg. 14, Room 200
Burbank, CA 91522-0001
ph: 818-954-1421; fax: 818-954-1593
email (his assistant): kathleen.doise@wbtvprod.com

Al Hassas, Executive Producer, Collective Media
9100 Wilshire Blvd., Suite 700; West Beverly Hills, CA 90212
ph: 310-888-1522; fax: 310-888-1555
email: al@thecollective-la.com


Dear Mr. Koonin, Mr. Wolper, and Mr. Hassas:

Reality shows have saturated airwaves and lost their authenticity. To better showcase Turner Network Television's new reality program starring Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, please include affidavits about handlers who batter elephants bloody and chain them inside train cars for days.

You may wish to consult Tom Rider, a former Ringling "barn man" who testified before Congress: "Elephants live in confinement and are beaten all the time when they don't perform properly." In sworn deposition, Rider said elephants are chained up to 23 hours daily. He described the particularly brutal beatings of Benjamin, a baby elephant who died.

Perhaps past employee Archele Hundley can lend her eyewitness accounts of an elephant soaked in blood after a half-hour beating, a horse thrashed with a metal-tip lead for 10 minutes, or a miniature horse knocked senseless from a trainer's closed-fist punch. Ms. Hundley says: "The public has no idea Ringling's handlers are taught to keep animals afraid. I saw elephants, horses, and camels punched, beaten, and whipped by circus staff members."

To give the show even more realism, I suggest producers canvass public records. For example, in one of numerous complaints filed with the USDA, [USDA# 52-C-0137 (past # 58-C-0106), 8607 Westwood Center Dr., Vienna, VA 22182] Ringling Bros. fails to meet federal Animal Welfare Act requirements.

USDA inspection reports routinely cite the circus for:
* Trauma, physical harm and behavioral stress to animals;
* Failure to possess records of veterinary care;
* Dispensing expired medication;
* Insufficient exercise, space and shade for animals;
* Improper feeding, unsanitary food and dirty storage trucks.

Recently, a federal judge ruled an animal cruelty case against Ringling Bros., and its parent company Feld Entertainment, could proceed. Documents uncovered during a lawsuit filed under the Endangered Species Act reveal circus workers strike, chain and wound endangered Asian elephants. The circus is accused of forcibly removing pre-weaned elephants from mothers and
beating them into submission.

Denny's, Lukoil, General Mills, Burger King, Liz Claiborne, MasterCard, Visa, Sears, Roebuck & Co. and other large corporations terminated promos for animal acts such as Ringling Bros., once informed about fear-driven training based in animal abuse.

A single letter cannot detail decades of Ringling animal abuse, neglect and death. However, it is not my job to present veracity in reality programming. I call upon TNT's president and the show's producers to either air a genuine Ringling portrait or abandon the show altogether.

Thank you,
Nome/País

ESPANHA PROTESTO CONTRA "El Toro de Coria", CORIA

Fonte: Movimento Internacional Anti-Touradas

Data 23 a 29 de Junho

O touro calcorreia e corre horas nas ruas enquando uma multidão atira dardos. Quando está demasiado cansado para continuar a fugir, é morto a tiro e cortam-lhe os testículos .


Por favor enviem cartas de protesto ou os postais que podem copiar em:
http://www.iwab.org/ongoingcampaignspor.html


Câmara Municipal de Coria
Email: info@coria.org

Turismo
Avd. Extremadura, 39
10800 Coria
Caceres
Spain
Email: turismo@coria.org

Diputacion Provincial de Caceres
Plaza de Santa Maria, s/n
10071 Caceres
Spain
Fax + 34 927255471
Email: presidencia@dip-caceres.es

Colombia Zapatoca declara-se cidade anti-touradas

O Presidente da Câmara Municipal de Zapatoca, Octavio Gutiérrez Rueda, assinou o Acordo Muncipal apresentado pelo Conselheiro Reynaldo Díaz Rueda, declarando a cidade contrária a touradas e lutas de galos e ordenando que a praça de touros existente se dedique somente a actos culturais onde "se celebre a vida".
Desaparecem assim os perversos espectáculos de tortura pública de animais para entertenimento. A última tourada que teve lugar em Zapatoca realizou-se em Janeiro de 2007. Já em 2008 o Presidente da Câmara recusou-se a patrocinar touradas.
Para mais informações:
http://www.zapatoca.com/entidades/erradicacion-ferias-toros.html

O exemplo de Zapatoca é único, porque embora existam inúmeras cidades que se declararam anti-touradas em vários países, essas declarações são meramente formais uma vez que as mesmas cidades ou nunca tiveram touradas ou as que tiveram continuam a ter. Neste caso as touradas e as lutas de galos foram mesmo proíbidas e não voltarão a realizar-se.

Por favor enviem uma curta mensagem de agradecimento aos responsáveis por tão louvável decisão.

Alcalde Octavio Gutiérrez Rueda
municipiozapatoca@yahoo.com

Concejal Reynaldo Díaz Rueda
muchogustodonrey@hotmail.com

fonte:recebi por email

ÁUSTRIA Violento Ataque contra o Movimento de Defesa Animal

Fonte: Fabrice Alvarez

Carta tipo: Maria Lopes


Comunicado de Imprensa, 28 de Maio de 2008:

Violento ataque contra o Movimento de Defesa Animal

Rusgas a casas e escritórios, dez pessoas detidas sem acusação e uma série de violações dos direitos humanos resultam em sete pessoas em greve da fome

Na manhã do dia 21 de Maio a polícia austríaca fez um raide massivo contra todos os movimentos de defesa animal em todo o território austríaco.

Um total de 24 casas e escritórios de activistas dos direitos dos animais foram invadidas pela polícia ás 6,15 da manhã. Harald Balluch director da VGT (Association against Animal Factories) descreveu a cena no seu apartamento. "Acordei com o som da porta a ser arrombada e de imediato um grupo de pessoas armadas e encapuçadas rodeou a cama onde eu e a minha namorada dormíamos, apontando-nos as armas. Gritaram que se me movesse atirariam á cabeça. Nós temos dois cães velhinhos que foram brutalmente agarrados pela polícia. Como podem imaginar todos nós estávamos aterrorizados".

Sete organizações foram alvo desta rusga e 10 pessoas foram presas. A polícia justificou esta acção com o argumento que os activistas eram suspeitos de pertencer a uma organização criminosa artigo 278a do Código Penal austríaco. Contudo uma semana depois estas pessoas continuam presas sem qualquer acusação.

O Movimento de Defesa Animal austríaco tem conseguido grandes resultados nos últimos anos em defesa dos animais. A lista de sucessos inclui a proibição de quintas de peles, a proibição de animais em circos, etc. A Áustria é vista no mundo inteiro como um dos países com melhores leis de protecção animal.

Harald Balluch diz que o seu Movimento VGT e ele próprio não praticam quaisquer actividades ilegais. "Esta acção da polícia tem como finalidade desacreditar o trabalho feito em prol dos animais. A intenção é danificar a reputação dos activistas e o seu trabalho. Devido a estas rusgas o nosso escritório e outros quatro estão parados. Os nossos computadores com todas as informações bem como os nossos telemóveis foram confiscados. Não temos possibilidade de contactar os nossos apoiantes. O nosso telefone e fax não funcionam sendo impossível contactarmos com a comunicação social".

Uma série de violações dos direitos humanos

Os advogados que representam os dez activistas apresentaram queixas contra a polícia por violação dos direitos humanos. Esta violação inclui detenção sem acusação, uso desnecessário de força durante as rusgas e obtenção pela força e contra a vontade dos detidos de amostras de ADN.

Greve da Fome

Num esforço para protestar contra esta injustiça sete dos detidos encontram-se em greve da fome. O seu pedido de sumo de fruta diluído foi negado, portanto só têm água.
A familía e a namorada de Balluch tiveram permissão para o visitar pela primeira vez no dia 27 de Maio, ou seja sete dias depois de ter sido detido e ficaram horrorizados com o estado em que se encontra. Está no sétimo dia de greve da fome e os seus movimentos e fala encontram-se muito debilitados.

Por favor enviem cartas de protesto contra esta flagrante violação dos direitos humanos. Não esqueçam que amanhã pode ser qualquer um de nós.
Esta acção não vinha acompanhada de carta tipo, portanto tomei a liberdade de redigir uma, por favor tentem modificar.

Home Secretary; Dr Günter Platter
ministerbuero@bmi.gv.at

Minister for Justice; Frau Dr Berger
minister.justiz@bmi.gv.at

Federal President; Dr Heinz Fischer
heinz.fischer@hofburg.at

Federal Chancellor; Dr Alfred Gusenbauer
alfred.gusenbauer@bka.gv.at

Dear Sirs,

On the 21st of May several homes and offices were raided by police and ten people arrested. More than a week after these events, the detainees are still in prison and yet no charges have been brought against them. This is not happening in some banana republic, but in Austria. Nor are the detainees suspected terrorists, but animal welfarists.

It is chilling that such a blatant violation of Article 11 of the Universal Declaration of Human Rights can be committed by a Member State of the EU against its citizens.

I urge you to either charge the detainees or release them immediately. Some of them have begun hunger strikes and should they die, the Austrian Government would be morally guilty of murder.

I await your urgent response.

Sincerely,
Nome/País

fonte:
recebi por email

DIREITOS E DEVERES DO DONO DE ANIMAIS

ERRO MÉDICO

A morte de um animal ou o dano irreversível por um eventual tratamento veterinário incorreto, pode levar o dono a tomar duas providências. Uma é relatar o ocorrido ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de seu Estado, por escrito, com o maior número de evidências possível (como testemunhas, exames e laudos de outros veterinários). A outra é entrar com uma ação na Justiça para indenização por perdas e danos. No primeiro caso, o objetivo é penalizar o mau profissional. A carta é analisada pelo presidente do Conselho, que decide encaminhar a denúncia ou não ao Conselho de Ética, que convocará o profissional e o reclamante para darem explicações. O veterinário tem direito a defesa, e será punido ou, até, terá seu registro cassado se for provada sua culpa..

LOCAL PÚBLICO

Shopping centers, parques, restaurantes, praças, transportes coletivos, clubes, praias... afinal, bicho pode ou não freqüentá-los? Depende. O acesso a esses locais é regulamentado pelos municípios e, portanto, varia de cidade para cidade. O advogado especializado em Direito Civil, Eronildes Santana de Oliveira, recomenda que o dono de animais se informe na Secretaria de Saúde da sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, a lei de Controle de Zoonoses, de 22/4/1987, em seu Artigo 30, proíbe a permanência de animais em locais "públicos ou privados de uso coletivo". A Lei excetua os recintos "legal e apropriadamente instalados, destinados a venda, treinamento, exibição e competições". As administrações de alguns parques e de pelo menos dois grandes shopping centers paulistanos permitem a entrada de cães e gatos. Segundo Eronildes, há uma diferença entre permanência, que é proibida, e circulação. "Apenas passear com um animal nesses locais não constitui infração", entende.

Um mandado de segurança pode garantir o direito de ficar, ir e vir livremente com seu bicho. Dá trabalho, mas é possível. Esse recurso é muito útil para quem depende do animal, como um cão-guia no caso de deficientes físicos ou visuais. Nos locais públicos onde a presença de animais é permitida, é recomendável que o proprietário conduza seus animais de estimação com responsabilidade. E, se vier a acontecer um acidente, poderá demonstrar ao juiz que foi cauteloso e procurou evitá-lo ao máximo. A vacinação anti-rábica anual é obrigatória e pode ser comprovada por qualquer documento que a ateste, expedido em campanhas públicas ou pelo veterinário. É importante a condução de cães com guia e coleira. Muitos municípios têm legislação definindo esse tipo de cuidado.

Animais que representem ameaça à segurança das pessoas também são alvo das leis. A legislação paulistana obriga o uso de focinheira em cães "perigosos" e sua condução por pessoa com idade e força para controlá-los. Em Porto Alegre, a lei simplesmente não aceita que animais assim circulem entre a população.
De nível federal, o Artigo 1.527 do Código Civil atribui responsabilidade ao dono de um animal que cause acidentes, a menos que prove que o guardava e vigiava com cuidado; que foi provocado por outro; que houve imprudência da vítima ou que houve interferência de "motivos de força maior" (como fuga de cão bravo, em caso de enchente ou terremoto). Mas há decisões que mostram que os juízes podem não ser condescendentes. Por exemplo: um deles decidiu que donos de canis são sempre obrigados a reparar danos causados por seus animais. Em um caso envolvendo um Dobermann, um juiz determinou que "alguém que assume o risco de possuir um cão dessa raça deve responder por todo e qualquer dano causado pelo cachorro". Quando o animal é comprovadamente manso, a defesa fica mais fácil. Foi o que aconteceu com um caso julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Segundo o juiz, o cão que atacou um menino nada tinha de perigoso, já que morava num sítio freqüentado por dezenas de crianças, alunas de uma escola da vizinhança. "Se é certo que o animal mordeu um menino, o que transparece nos autos é que este o provocou", concluiu, absolvendo o dono. Já o Decreto-Lei 3.688 de 3/10/41, mais conhecido como Lei das Contravenções Penais, determina pena de prisão simples, de dez dias a dois meses, a quem incorrer em omissão de cautela na guarda ou condução de animais.
"O Judiciário vem entendendo que basta o risco, a simples ameaça, para que a contravenção seja caracterizada", lembra Mônica. Normalmente, cães não são considerados pelos Tribunais como animais perigosos. A exceção fica por conta das raças de guarda. Segundo decisão de um Tribunal de São Paulo e de outro de Santa Catarina, são educadas para a agressão e, portanto, tornam-se indiscutivelmente perigosas.
Mas a advogada levantou um caso em que o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo deu ganho ao dono de um cão de guarda que atacou um intruso em sua casa. "O juiz entendeu que houve imprudência da vítima, pois havia ali alertas quanto à presença do animal", diz. Por isso é que os proprietários de animais bravos devem alertar sobre a existência deles, com placas visíveis da rua. Na cidade de São Paulo, uma lei obriga esse procedimento (Lei 10.876/90). O mesmo ocorre em Porto Alegre (Lei 6.831/91).
O advogado Eronildes lembra que em São Paulo, o Decreto Municipal 19.483 de 17/2/84, determina que os cães devem ser registrados no Centro de Controle de Zoonoses para permitir a localização do proprietário, se o cão for eventualmente recolhido pela "carrocinha", por meio de uma plaquinha com um número de identificação. O dono recebe também uma carteirinha de identidade. Os dados devem ser sempre mantidos atualizados, pois caso o Centro não consiga localizar o dono, o cão será sacrificado depois de doze dias, se até lá não tiver sido adotado ou retirado pelo dono (se não tiver plaquinha, o sacrifício é feito em três dias).

CONDOMÍNIOS

Normalmente, quem tem um animal em apartamentos não costuma deparar com questões como as relacionadas a cães bravos, pois dificilmente opta por um animal de grande porte e de guarda. Mas pode esbarrar na intolerância dos vizinhos, nas convenções de condomínio ou numa eventual inadequação do animal a espaços pequenos. "Antigamente era comum os estatutos proibirem animais, mas a quantidade de ações vitoriosas na Justiça provou que esse arbítrio é totalmente ilegal", afirma Silvia. Em São Paulo, por exemplo, a Lei 10.309 (Art. 17) de 22/4/87 determina: "A manutenção de animais em edifícios condominiais será regulamentada pelas respectivas convenções". Porém, a Lei Federal 4.591/64, em seu Artigo 19, diz: "cada condômino tem o direito de usar e fruir com exclusividade de sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionadas umas às outras às normas de boa vizinhança". As sociedades protetoras dos animais tiveram um papel fundamental na divulgação das sentenças favoráveis aos proprietários, o que levou a maioria dos condomínios a abolir essa cláusula de seus estatutos.
A jurisprudência garante a permanência de animais de pequeno porte. Os maiores podem ser alvo de discussão, mas a decisão depende do entendimento do juiz em relação aos possíveis prejuízos causados pelo animal. Segundo Silvia, tanto a Constituição quanto o Código Civil garantem ao dono o direito de propriedade. Se o animal está com o dono há mais de seis meses, é direito adquirido.
O que não se pode discutir é a autoridade dos condomínios em legislar sobre as áreas coletivas. O condomínio pode proibir um cãozinho de passear nos jardins do prédio, ou de andar no elevador, mas não de morar com seus donos. Da mesma forma, a presença de animais inconvenientes, que perturbem a ordem, a higiene e o sono dos outros moradores pode ser questionada.
E isso independe do porte do animal. Um papagaio pode incomodar mais do que um cachorro, por exemplo, e se prejudicar a norma da boa vizinhança pode ser impedido de permanecer. Nesse caso, o próprio dono deve tomar providências por uma questão de respeito e cidadania, e não esperar por processos judiciais. "Mas se a presença do animal não viola as leis, ele pode ser mantido a despeito dos protestos do síndico ou dos vizinhos", diz Silvia. Quem tem animais na zona urbana também precisa observar as leis que determinam a quantidade máxima permitida por residência. No município de São Paulo, por exemplo, a Lei 10.309, (Art. 29), permite até dez animais adultos, considerando cães e gatos juntos.

SAÚDE PÚBLICA

Uma obrigação nem sempre cumprida à risca pelos donos, diz respeito a questões de higiene, limpeza e saúde pública. Cocô na rua é proibido - se o cão usar o passeio público como banheiro, o dono deve limpar. Em São Paulo, a Lei do Controle de Zoonoses estabelece multa aos infratores, mas a falta de fiscais faz com que a lei seja desobedecida. Não apenas essa lei, mas também a Lei Estadual (de São Paulo) 40.400, de 24/10/95 - que regula o funcionamento e manutenção de estabelecimentos veterinários (nos quais estão incluídos, além dos locais que cuidam da saúde dos bichos, canis, circos e outros), que foi alvo de reportagem de Cães & Cia, na edição 208, também corre o risco de não ser respeitada, pelo mesmo motivo. Entre outras coisas, essa lei obriga os estabelecimentos a ter registro no CRMV, veterinário responsável e alvará da Prefeitura para funcionar. O veterinário encarregado do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Olympio Geraldo Gomes, admitiu esse problema à revista em setembro último. Para ele, é preciso contar com a colaboração de todos para que as regras sejam cumpridas e epidemias, maustratos aos animais e desrespeito aos consumidores sejam evitados.

http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/gen002.htm

60 países se comprometem a deter desmatamento até 2020

Ministros assinaram documento da WWF em que reconhecem necessidade de reduzir desmatamento a zero

Efe


BONN, Alemanha - Ministros do Meio Ambiente de 60 países assinaram em Bonn uma declaração da ONG Fundo Mundial da Natureza (WWF, na sigla em inglês) pela qual se comprometem a trabalhar para conter o desmatamento até 2020. A entidade explicou nesta quinta-feira, 29, que nos documentos preparados pela WWF, os ministros reconhecem a necessidade de reduzir a zero o desmatamento das florestas até 2020.

O recolhimento das assinaturas aconteceu durante a 9ª Conferência das Partes (COP9) da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), que termina amanhã, em Bonn.

Segundo a WWF, esse compromisso contribuirá para proteger a biodiversidade, deter a mudança climática e garantir o bem-estar da população. "A WWF espera que os Governos se envolvam no desafio que é reduzir a zero o desmatamento até 2020", afirmou o diretor-geral internacional da instituição, James Leape.

Leape pediu que outros países sigam o exemplo de Alemanha, África do Sul, Peru, México, Colômbia e Indonésia, e se comprometam com o cumprimento desta meta.

O diretor-geral da WWF International voltou a pedir à Conferência das Partes (COP) para que adote a "meta de desmatamento zero" em sua declaração final, que será divulgada amanhã.

"Os governos precisam agir imediatamente, ou iremos perder ainda mais florestas vitais para manter a nossa qualidade de vida", acrescentou Leape, que lembrou que cerca de 90% da biodiversidade da Terra está concentrada em florestas e selvas.

O ritmo de desmatamento, que gera 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2) do planeta, atingiu um nível alarmante, segundo a WWF, com uma perda mundial de perto de 13 milhões de hectares ao ano, o que equivale ao desaparecimento de 36 campos de futebol por minuto.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid180422,0.htm


Dolphin massacre in Japan

Crueldade Dinamarquesa

Pode-se observar anualmente este dantesco espectáculo nas ilhas Feroe, Região Autónoma da Dinamarca.É incrível que poucos digam algo sobre um atentado ecológico monumental como este. Trata-se de uma festa anual, onde os rapazes participam activamente para manifestar a sua passagem à idade adulta.E estão na União Europeia!...Se esta é uma das nações que dizem mais desenvolvidas do mundo...

Como é possível?



Justificam-se actos como estes, tendo como base a tradição? A história dos seus antepassados?


Para provar o quê?


Em que século vivemos?

Poderá ler... Aqui


( Recebido por mail )

CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) divulga nota lamentando decisão do STF

da Folha Online

A CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) divulgou nota na noite desta quinta-feira (29) lamentando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias.

Seis ministros do tribunal votaram a favor das pesquisas. Outros cinco sugeriram mudanças na lei. As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano.

Na nota, os bispos afirmam que "a decisão do STF revelou uma grande divergência sobre a questão". "Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade."

Confira o comunicado na íntegra:

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou a validade constitucional do artigo 5º e seus parágrafos da Lei de Biossegurança, n. 11.105/2005, que permite aos pesquisadores usarem, em pesquisas científicas e terapêuticas, os embriões criados a partir da fecundação in vitro e que estão congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização.

A decisão do STF revelou uma grande divergência sobre a questão em julgamento, o que mostra que há ministros do Supremo que, nesse caso, têm posições éticas semelhantes à da CNBB. Portanto, não se trata de uma questão religiosa, mas de promoção e defesa da vida humana, desde a fecundação, em qualquer circunstância em que esta se encontra.

Reconhecer que o embrião é um ser humano desde o início do seu ciclo vital significa também constatar a sua extrema vulnerabilidade que exige o empenho nos confrontos de quem é fraco, uma atenção que deve ser garantida pela conduta ética dos cientistas e dos médicos, e de uma oportuna legislação nacional e internacional.

Sendo uma vida humana, segundo asseguram a embriologia e a biologia, o embrião humano tem direito à proteção do Estado. A circunstância de estar in vitro ou no útero materno não diminui e nem aumenta esse direito. É lamentável que o STF não tenha confirmado esse direito cristalino, permitindo que vidas humanas em estado embrionário sejam ceifadas.

No mundo inteiro, não há até hoje nenhum protocolo médico que autorize pesquisas científicas com células-tronco obtidas de embriões humanos em pessoas, por causa do alto risco de rejeição e de geração de teratomas.

Ao contrário do que tem sido veiculado e aceito pela opinião pública, as células-tronco embrionárias não são o remédio para a cura de todos os males. A alternativa mais viável para essas pesquisas científicas é a utilização de células-tronco adultas, retiradas do próprio paciente, que já beneficiam mais de 20 mil pessoas com diversos tipos de tratamento de doenças degenerativas.

Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade: todo comportamento que possa constituir uma ameaça ou uma ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, primeiro de todos o direito à vida, é considerado gravemente imoral.

A CNBB continuará seu trabalho em favor da vida, desde a concepção até o seu declínio natural.

Brasília, 29 de maio de 2008.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB"

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u406873.shtml

Macacos preferem alimentos cozidos aos crus, diz estudo

da BBC Brasil

Os macacos parecem preferir comida cozida a carne e legumes crus, segundo uma pesquisa publicada no "Journal of Human Evolution".

A descoberta sugere que os ancestrais do homem tinham uma preferência inata à comida cozida e teriam começado a cozinhar alimentos assim que descobriram o fogo, segundo o antropólogo Richard Wrangham, da Universidade americana de Harvard, um dos autores do estudo.

"Não teria demorado muito (depois da descoberta do fogo) para que pedaços de alimentos acabassem cozidos acidentalmente, e se eles gostassem acabariam repetindo o experimento", disse Wrangham à revista "New Scientist".

Wrangham está usando a descoberta de que macacos gostam de alimentos cozidos como um argumento para a sua teoria de que cozinhar foi essencial para a evolução humana.

Segundo ele, alimentos cozidos são digeridos mais facilmente e seu consumo teria impulsionado mudanças anatômicas no homem, como cérebro maior, intestinos menores e dentes mais fracos.

Pesquisa

Para determinar se hominídeos pré-históricos podem ter usado o fogo para preparar seus alimentos porque o gosto era melhor, os pesquisadores fizeram experimentos com vários tipos de primatas - como chimpanzés, gorilas e orangotangos - para saber se eles preferem alimentos cozidos ou crus.

"Nós queríamos saber se poderíamos considerar os ancestrais do homem, os chamados australopithecine, como pré-adaptados a gostar de comida cozida", disse Wrangham à "New Scientist".

Wrangham admite que o fato de a comida cozida ter sido uma "novidade" para muitos dos macacos pode ter influenciado os resultados em alguns casos, assim como o fato de que alguns já tinham tido a experiência.

Experimentos para descobrir porque os macacos preferem alimentos cozidos foram inconclusivos.

No entanto, a reportagem da "New Scientist" afirma que nem todos no mundo científico concordam com a sugestão de que a preferência por alimentos cozidos teria influenciado a evolução humana.

Henry Bunn, da Universidade de Wisconsin, afirma que "chimpanzés não são australopithecinesHomo e, por isso, as preferências deles não podem constituir provas do que aconteceu".
ou

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u406798.shtml

SP: Prefeitura proíbe cavalo e boi nas ruas da capital paulista

Fabio Saraiva, Diário de S.Paulo
SÃO PAULO - O prefeito Gilberto Kassab regulamentou uma lei de 2006,
que proíbe a circulação de carroças puxadas por animais, como cavalos
e bois, além de não permitir a presença desses bichos nas vias
públicas pavimentadas da cidade, estejam eles com alguém montado ou
não. Apenas os cavalos utilizados pelo Exército e pela PM estão livres
da lei.

Na prática, caberá ao agente de trânsito reter o animal e a carroça e
acionar o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura para a remover
o bicho. De acordo com a CET, hoje cerca de 1.700 agentes fiscalizam
as ruas da capital.

Com isso, os moradores do Jardim São Roberto, região de Sapopemba, na
Zona Leste, esperam que algo seja feito com os bois que andam
diariamente pelas ruas do bairro.

- Além de atrapalhar o trânsito, os bois reviram o lixo em busca de
comida e são um pouco agressivos. Ficamos com receio, pois eles pastam
no terreno baldio ao lado de uma creche - reclama a dona-de-casa Léa
dos Santos, de 37 anos.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, cerca de
300 animais soltos, entre eqüinos e bovinos, são apreendidos por ano.

Mas como medida anti-trânsito, há quem ache o decreto inofensivo.

- Este tipo de transporte é raro na cidade, portanto, a lei é inócua -
acredita o comerciante Antônio Rocha.

http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/05/29/prefeitura_proibe_cavalo_boi_nas_ruas_da_capital_paulista-546554023.asp

http://ativismo.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=271&Itemid=89

WSPA pressiona Vietnã para pôr fim ao sofrimento nas fazendas de ursos

Oitenta ursos negros asiáticos em risco de extinção, mantidos ilegalmente em fazendas, poderão ser removidos pelas autoridades vietnamitas.

Em 2005 o Vietnã anunciou que pretendia acabar com as fazendas de ursos e introduzir uma lei que permitiria o confisco desses animais sem microchip encontrados nessas propriedades. A WSPA, junto com a Unidade de Proteção Florestal do Vietnã, identificou com microchips todos os ursos do país a fim de monitorar as fazendas e não permitir a entrada de novos animais nessa indústria.

Justin Gosling, Gerente do Programa de Vida Selvagem da WSPA na Ásia, comenta:

- Após sete meses, o destino desses ursos ainda está indeciso. O governo da província de Quang Ninh, que irá tomar uma decisão até 15 de maio de 2008, precisa agir agora para evitar mais sofrimento desnecessário dos ursos. Eles devem ser confiscados de acordo com a lei e soltos num santuário disponibilizado pela Animals Asia Foundation.

Esses 80 animais poderão ser submetidos a dor e sofrimento causados pela extração diária de bile, que é desnecessária, uma vez que existem alternativas para substituir a bile na medicina tradicional. A embaixada vietnamita brasileira foi contatada mas não se pronunciou sobre o assunto.

Gosling complementa:

- Uma descoberta alarmante tem causado ainda mais preocupação: a indústria de turismo, alimentada pelas fazendas de ursos na província de Quang Ninh cresceu, turistas visitam as fazendas para consumir carne e bile de ursos e assistir a demonstrações do processo de extração. O governo precisa agir imediatamente para assegurar o fim definitivo dessas fazendas no país.”

Curiosidades

Os Ursos Negros Asiáticos, também conhecidos como Ursos da Lua, estão em risco de extinção e são listados como “vulneráveis” na Lista Vermelha da IUCN (lista de espécies em extinção). Eles são uma espécie protegida no Vietnã e, na Ásia, a maior ameaça a esses ursos é a demanda por sua bile.

Hoje, mais de 14 mil ursos na China, Coréia e Vietnam são mantidos em condições chocantes, em gaiolas do tamanho de uma cabine telefônica, enquanto são submetidos à dor intensa do processo de extração de bile. Alguns ursos sobrevivem nessas terríveis condições por mais de 10 anos. A maioria dos ursos criados para a produção de bile na Ásia são Ursos Negros Asiáticos, que são uma espécie em extinção

http://www.wspabrasil.org/news0557.html?newsID=557

Ibama apreende 89 Kg de Lagosta no Piauí

Parnaíba (27/05/08) - Em ação conjunta dos fiscais das Superintendências do Ibama nos estados do Piauí e Ceará foram apreendidos 89 kg de lagostas armazenada em depósito de comercialização de pescados no município de Luis Correia, litoral piauiense.

A fiscalização conjunta é parte da estratégia da operação “Impacto Profundo” que o Ibama realiza para coibir a pesca predatória da lagosta na costa brasileira.

O defeso, período proibido para pesca em razão do momento reprodutivo da espécie, vai até o dia 31 de maio. Os pescadores profissionais devidamente cadastrados junto às Colônias de Pesca têm direito ao benefício do seguro-desemprego de um salário mínimo por mês garantido pelo Governo Federal.

Além de capturada em período proibido, a lagosta apreendida era toda inferior ao tamanho mínimo estabelecido pela legislação. O proprietário do empreendimento comercial foi autuado em R$ 3.890,00 .

A lagosta foi doada para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI de Parnaíba que mantém seis unidades de atenção a crianças carentes e em situação de risco.

Segundo o coordenador da Operação no Piauí, Fernando Gomes, “a fiscalização está sendo intensificada neste período, concentrando-se em duas linhas: por terra, verificando os principais pontos de estocagem e comercialização de lagosta; e, no mar os fiscais averiguam a permissão e os equipamentos de pesca”.

A operação do Ibama tem o apoio da Polícia Militar do Piauí que objetiva realizar uma ação de caráter preventivo no período de defeso, impedindo a captura e o desembarque ilegal de lagostas das espécies verde e vermelha. Também são alvos da fiscalização pelo Ibama outras fases da cadeia produtiva como a comercialização e a exportação do crustáceo.

Ibama/PI

http://www.ibama.gov.br/2008/05/27/ibama-apreende-89-kg-de-lagosta-no-piaui/

Mais um criadouro irregular foi fechado em SP

São Paulo (29/05/08) - O Ibama fechou na última terça-feira (27) mais um criadouro de aves silvestres no estado de SP. O criadouro conservacionista de Carlos Antonio Mathias, no município de Mairiporã, havia sido homologado em 2000, mas nunca apresentou documentos de origem dos animais, nem os relatórios anuais de movimentação de plantel, que são obrigatórios. O proprietário, que já tinha sido autuado em 2006 no valor de R$ 33,8 mil, foi novamente autuado ontem em R$ 3,5 mil, por ter acrescentado ao plantel mais sete animais, também sem origem legal. Ele terá que responder por crime ambiental.

Todas as aves do criadouro (cerca de 150) foram retiradas e destinadas para criadouros legalizados. Dentre elas, várias estão ameaçadas de extinção, como duas araras-azuis, três ararajubas e um papagaio-da-cara-roxa. Mas o que mais chamou a atenção dos analistas da Divisão de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama em SP foi a presença de cinco araçaris-letrados (Pteroglossus inscriptus). Originárias da Amazônia, essas aves não estavam no criadouro na última vistoria feita pelo Ibama no local, em 2006. Segundo os analistas, essa é outra evidência de que o proprietário continuou agindo à revelia das normais legais.

Na tarde de ontem (28), os veterinários responsáveis pelo recebimento das aves nos criadouros de destino informaram que o estado de saúde dos animais é bom. Uma das ararajubas já botou um ovo. Apenas um passeriforme morreu durante a retirada.

O Ibama agradece o apoio da Polícia Federal que, através da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico em SP, enviou cinco agentes para a operação.

Airton De Grande

Ascom Ibama/SP

http://www.ibama.gov.br/2008/05/29/mais-um-criadouro-irregular-foi-fechado-em-sp/

Supremo já tem os seis votos necessários para aprovar pesquisas com células-tronco

Por Ana Luiza Zenker e Marco Antônio Soalheiro, da Agência Brasil

Brasília - Com o voto do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que se posicionou pela constitucionalidade do artigo 5º da Lei de Biossegurança, prevalece no Plenário do Supremo, a autorização do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas, sem restrições.

O ministro Celso de Mello e o presidente da Corte, Gilmar Mendes, ainda irão se manifestar, mas a tese defendida pelo relator Ayres Britto já tem seis votos favoráveis, do total de 11 da Corte.

Marco Aurélio argumentou que a vida pressupõe não só a fecundação, mas a viabilidade, “e essa inexiste sem a presença do que se entende por gravidez, ou seja, gestação humana”.

Ele destacou que o texto legislativo traz restrições ao uso de embriões, considerando apenas o uso de embriões produzidos por fertilização in vitro, inviáveis, congelados há mais de três anos e com o consentimento dos pais, que forneceram o material.

“Ficando assim descartada, quer sob o ângulo da utilidade, quer sob o ângulo da vontade do casal, a viabilidade de implantação no útero”, disse.

“A questão é saber se serão destruídos fazendo o bem a outras pessoas ou não; ao meu ver, a resposta é óbvia”, disse.

Na opinião do ministro, a função dos ministros, neste julgamento é “definir o destino dos óvulos fecundados, que fatalmente seriam destruídos e podem, devem ser utilizados sempre na tentativa inesgotável do progresso da humanidade”.

(Envolverde/Agência Brasil)

http://envolverde.ig.com.br/?edt=34&PHPSESSID=f50086f76f731458c7ecafcaf67d276f

GREENMEETING VIII Encontro Verde das Américas

A Capital Federal de Brasília sediará nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2008, o VIII Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”, “Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Um importante e concorrido Fórum que vem reunindo a cada ano um número maior de pessoas, com o objetivo de propor soluções sustentáveis para as principais questões sócioambientais do Brasil, das Américas e do mundo.

http://www.greenmeeting.org/

RJ: Lei sancionada nesta terça cria serviço voluntário no estado

Está vigorando no Estado do Rio desde esta terça-feira (27/05) o Serviço Voluntário Ambiental criado a partir da Lei 5.246/08, que normatiza o voluntariado ecológico com o objetivo de facilitar a adesão dos interessados em prestar serviços não remunerados nas áreas de educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações, prestação de informações a visitantes, serviços administrativos e identificação de focos de incêndio, dentre outros. Idealizada pelo deputado André do PV e aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio no último dia 29 de abril, a norma teve sua sanção publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta terça. De acordo com o texto, o serviço voluntário ambiental não irá gerar vínculo empregatício nem obrigações trabalhistas ou previdenciárias, mas será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre entidades públicas ou privadas e o voluntário. "Embora simples, a lei permitirá aos interessados em oferecer serviços ambientais a regulamentação deste tipo de trabalho, para todos os que desejam e não sabem como ajudar na preservação ambiental de nosso estado", explica o autor.

Ainda segundo a nova lei, o Serviço Voluntário Ambiental será prestado por pessoas físicas nas unidades de Conservação Ambiental (UCAs) fluminenses. "O projeto criará um canal entre as pessoas que têm o interesse em se oferecer para este tipo de trabalho e as UCAs. Nosso objetivo foi exatamente esse: mediar este contato, aumentando o serviço voluntário ambiental no Rio", comenta André do PV.


Departamento de Comunicação Social da Alerj
Fernanda Pedrosa (diretora)
(21) 2588-1404 / 2588-1627
(21) 9981-5119

www.portaldomeioambiente.org.br

Ativista ecológico assume política ambiental em Duque de Caxias

José Miguel da Silva, 45 anos, conhecido popularmente como "Miguel do Pó" por sua luta contra o depósito de pó de broca (o inseticida BHC) na Cidade dos Meninos na década de 80, assumiu recentemente o comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Duque de Caxias.

Ativista ecológico reconhecido em nível nacional devido ao seu trabalho de articulação junto as organizações não-governamentais, José Miguel da Silva vem trabalhando pelo fortalecimento da participação da sociedade civil nas decisões do poder público local através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), indicando que entre suas prioridades está a recuperação financeira do Fundo Municipal de Controle Ambiental com recursos dos royalties do petróleo para a criação de um aterro sanitário que atenda a população caxiense, a descontaminação da Cidade dos Meninos e a implantação das unidades de conservação existentes no território municipal. Para o novo secretário, organizar o sistema de licenciamento ambiental de pequeno e médio porte e implementar a Agenda 21 municipal também são objetivos da sua gestão.

Acompanhado de representantes da sociedade civil integrantes da Câmara Técnica de Unidades de Conservação do COMDEMA, José Miguel da Silva esteve hoje em reunião na sede do Parque Natural Municipal da Taquara para definir metas para sua ampliação, regularização fundiária e implantação.


José Miguel da Silva pode ser encontrado através do celular (21) 9292-0192.

Fonte: Gerhard Sardo.

www.portaldomeioambiente.org.br

Mil árvores são plantadas na margem do Rio Paraíba do Sul

Créditos: Celso Sellmer
Pelos menos 600 pessoas participaram no domingo retrasado (18/5), do plantio de mil mudas de árvores nativas em Resende. O evento, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, teve o objetivo de reflorestar a margem direita do Rio Paraíba do Sul, no trecho localizado no bairro Morada da Felicidade. Entre as espécies que foram plantadas estão Ipês Amarelos e Roxos, Imburuçú, Pau-jacaré e Sangue de Adrago. Segundo o presidente da Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende), Luís Felipe César, o evento foi um grande sucesso.

“Conseguimos mobilizar pessoas de todas as idades para um causa tão nobre: o meio ambiente”, disse, lembrando que a Organização Não Governamental UBEM foi parceria na iniciativa.

Estiveram no evento estudantes da rede pública, grupos de escoteiros dos municípios de Resende e Itatiaia, além de integrantes de motoclubes da região, do PX Clube e da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Todas as mudas utilizadas no mutirão foram produzidas no Horto Municipal Oficina de Florestas. “Outro ponto importante é que esta foi uma iniciativa compartilhada entre governo e organizações da sociedade, promovendo, portanto, a integração institucional e fortalecendo o espírito de parceria, fundamental para superar os desafios ambientais”, diz César.

Paralelamente ao plantio realizado neste final de semana, a Amar desenvolve atualmente dois programas de arborização: o Floresta Sustentável, destinado aos produtores rurais e empreendedores que desejam recuperar áreas degradadas e nascentes; e o Resende Verde, que é dividido em dois subprogramas - o de Arborização Urbana e o de Revitalização de Praças, Parques e Jardins - atuando na revitalização e manutenção paisagística desses locais.

Link: www.resende.rj.gov.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=2434

Fonte: AMAR-Resende.

www.portaldomeioambiente.org.br

ONG prepara estratégia ambiental para candidatos em eleições municipais

da Folha Online

A Fundação SOS Mata Atlântica está preparando um documento que trará sugestões de ações na área ambiental que candidatos a prefeito ou vereador poderão desenvolver durante seu mandato caso sejam eleitos. A versão final do documento deve ser lançada em julho.

A idéia, segundo explica a ONG, é que a Plataforma Ambiental aos Municípios sirva como base para que a população cobre dos representantes locais maior compromisso com o meio ambiente. As propostas foram desenvolvidas em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.

"Até a eleição passada, a SOS apresentava uma proposta ao candidato e, por mais que ele achasse legal, dizia ser importante salvar o planeta, ele dizia que ia fazer e não fazia nada. Desta vez faremos diferente, o eleitor poderá cobrar que seu candidato cumpra", afirma Mario Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica.

Ele explica que o site da organização terá um espaço para que o eleitor registre o compromisso de seu candidato ao lado de cada proposta. "O ideal é que o candidato não seja ambientalista, mas que tenha aspectos ambientais em seu mandato", diz Mantovani.

São Paulo

A Fundação também desenvolveu uma plataforma específica para a cidade de São Paulo. Para isso, contou com a ajuda de voluntários que desenvolveram um conjunto de idéias de acordo com alguns temas, como o rio Tietê, poluição do ar e trânsito.

O projeto Plataforma Ambiental será apresentado no evento Viva a Mata, que a ONG organiza a partir de sexta-feira (30) no parque Ibirapuera, em São Paulo. Para Mantovani, será uma boa oportunidade para que pré-candidatos possam conhecer o projeto e analisar que tipo de proposta pode ser aplicável em seu município.

A base do documento deve ser colocada no site da SOS Mata Atlântica já a partir da semana próxima semana.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u406664.shtml

Mãe rinoceronte ataca filmadora que registrava filhote; assista

da BBC

Dois rinocerontes de uma das espécies mais raras do mundo foram filmados pela primeira vez por uma câmera de vídeo instalada nas selvas do Parque Nacional Ujung Kulong, em Java, na Indonésia.

Mas ao ver a câmera, a fêmea, que estava acompanhada pelo filhote, atacou a câmera, que voou longe.

BBC
Câmera de vídeo flagrou rinoceronte raro e foi atacada por fêmea na ilha de Java, na Indonésia; clique aqui para assistir ao vídeo
Câmera de vídeo flagrou rinoceronte raro e foi atacada por fêmea na ilha de Java, na Indonésia; clique aqui para assistir ao vídeo

Os rinocerontes-de-java correm risco de extinção. Estima-se que restam apenas entre 60 e 70 animais da espécie na natureza.

Um porta-voz do grupo ambientalista WWF diz que as imagens capturadas pela câmera dão uma idéia do comportamento dos animais no habitat natural.

Stephen Hogg, que projetou as câmeras e também é membro do WWF, afirma que o ataque do rinoceronte contra a câmera foi inesperado.

"Usamos câmeras que funcionam com luz infravermelha justamente para não assustar os animais quando o sistema é ativado", contou Hogg.

Os rinocerontes-de-java podem ser encontrados em apenas dois lugares. Um deles é o Parque Nacional Ujung Kulong, que fica na ilha. O parque abriga 90% da população total da espécie.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u406747.shtml

Pássaro proibido da Bíblia é nomeado ave nacional de Israel

da Reuters, em Jerusalém
da Folha Online

Nesta quinta-feira, Israel nomeou a poupa (Upupa epops) sua ave nacional. O pássaro, conhecido mundialmente como hoopoe --ou duchifat em hebreu--, é descrito no Antigo Testamento (Levitício 11:19 e Deuterônimo 14:18) como alimento "sujo" e proibido para os judeus.

Divulgação
Hoopoe ou poupa, pássaro cujo nome científico é _Upupa epops_; ave foi vencedora de concurso nacional realizado em Israel
Hoopoe ou poupa, pássaro cujo nome científico é Upupa epops; ave foi vencedora de concurso nacional realizado em Israel

O presidente Shimon Peres declarou que a ave foi a campeã em um concurso que coincide com o aniversário de 60 anos do Estado de Israel, localizado na rota de aves migratórias entre a Europa e a África.

Cerca de 155 mil pessoas votaram. A poupa ganhou de outras espécies como o bulbul da mancha amarela (Pycnonotus goiavier) e o Cinnyris oseus, conhecido como palestine sunbird.

O Livro de Levítico lista a poupa no grupo de pássaros como a águia, o falcão e o pelicano, consideradas "abominações", indignas de servirem de alimento.

Os animais da espécie têm de 25 a 30 centímetros de comprimento, com envergadura que chega a quase 50 centímetro.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u406713.shtml

Teste de DNA revela traição entre gorilas de zôo na Suíça

da France Presse

Um teste de paternidade realizado com os gorilas do zoológico suíço da Basiléia revelou que uma das crias não é filhote do chefe do grupo, uma situação "quase inacreditável, que transgride as regras em vigor entre esses animais", segundo os funcionários do centro.

AP
Gorila é o maior dos primatas; animal vive em grupos que têm um chefe, responsável por se acasalar com as fêmeas e gerar filhotes
Gorila é o maior dos primatas; animal vive em grupos que têm um chefe, responsável por se acasalar com as fêmeas e gerar filhotes

Kisoro, um macho dominante de 17 anos, não é o pai de Chelewa. O filhote de dois anos e meio é fruto de Viatu, um jovem gorila de nove anos --que, pelo jeito, conquistou uma das fêmeas do grupo.

Nas comunidades de gorilas, apenas os machos de no mínimo 12 anos podem se acasalar.

O zôo realizou o teste de DNA com o objetivo de completar os dados sobre os nascimentos em cativeiro na Suíça.

Foi a atitude da mãe, Wima --que sempre mostrou uma certa inclinação pelos outros machos do grupo-- que fez aumentar as dúvidas sobre a paternidade de Chelewa, acrescentou a porta-voz do zôo de Basiléia, Tania Dietrich.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u406659.shtml

Macacos usam braço robótico controlado pela mente

Macaco comanda o braço robótico para pegar comida por meio de sinais cerebrais
Macaco comanda o braço robótico para pegar comida por meio de sinais cerebrais

Pesquisadores americanos conseguiram fazer com que dois macacos controlassem com seus pensamentos um braço robótico para pegar alimentos e comê-los, avanço que traz esperança aos portadores de deficiência física.


É a primeira vez que a "função" do braço robótico envolve pegar um alimento, segurá-lo e então levá-lo à boca unicamente através da mente, segundo a equipe de Andrew Schwartz, da Universidade de Pittsburgh (Pennsylvania), cujo estudo foi publicado na revista britânica Nature.

Em ensaios anteriores sobre o assunto, "algumas fases do gesto eram guiadas com a ajuda de um computador", explica Schwartz. Além disso, o braço, que se move em três dimensões, foi aperfeiçoado.

Alguns desses métodos de interação entre o cérebro e a maquina foram testados com humanos e podem ser usados para facilitar a vida de pessoas paralíticas que sofreram um derrame cerebral, um traumatismo da medula espinhal ou uma doença neuromuscular degenerativa.

Freqüentemente, a doença deixa intactas as partes do cérebro que controlam os movimentos, permitindo que o órgão do paciente seja capaz de continuar produzindo a atividade motriz. Por este motivo, a solução consiste em gravar a ordem cerebral em eletrodos implantados no córtex e transmiti-la ao braço robô.

Os pesquisadores ensinaram dois macacos imobilizados a controlar com o pensamento sua extremidade artificial. Entretanto, ainda resta uma série de obstáculos pelo caminho antes que se possa estabelecer uma aplicação clínica da tecnologia, escreve na Nature John Kalaska, da Universidade de Montreal.

"A confiabilidade a longo prazo dos eletrodos ainda deve ser melhorada", explica o cientista. Outro problema é que o êxito dessas técnicas continua restrito aos laboratórios, já que o material é pouco portátil e necessita da supervisão constante de um técnico experiente.

Do mesmo modo, os pacientes devem ser capazes de sentir e controlar a força do gesto, para evitar, por exemplo, que o objeto manipulado seja amassado. Essas informações passam normalmente pelos receptores sensoriais da pele, dos músculos e das articulações.

Os robôs, portanto, devem ser equipados com "sensores" equivalentes, um dos desafios de desenvolvimento do projeto, mas que não são insuperáveis, segundo Kalaska.

AFP

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2914021-EI300,00-Macacos+usam+braco+robotico+controlado+pela+mente.html

Danos à natureza "cortarão padrão de vida de pobres"

RICHARD BLACK
da BBC News

Danos a florestas, rios, vida marinha e outras reservas naturais podem reduzir pela metade os padrões de vida das populações pobres do planeta, deverá concluir um estudo a ser divulgado durante a Convenção sobre Diversidade Biológica que está sendo realizada nesta semana em Bonn, na Alemanha.

Segundo a pesquisa "The Economics of Ecosystems and Biodiversity" (TEEB, ou "A Economia de Ecossistemas e Biodiversidade", em tradução livre), os atuais índices de declínio na natureza podem reduzir o PIB (Produto Interno Bruto) global em cerca de 7% até 2050.

"Chegamos a respostas como 6% ou 8% do PIB", disse o líder do projeto, Pavan Sukhdev, "quando pensamos sobre os benefícios de ecossistemas intactos, em que há um controle do uso da água, de enchentes e secas e do fluxo de nutrientes da floresta para o campo".

"Mas aí você percebe que os grandes beneficiários (da natureza) são os 1,5 bilhão de pobres do mundo; esses sistemas naturais representam de 40% a 50% do que nós definimos como 'PIB dos pobres'", disse Sukhdev.

A iniciativa de realizar o estudo foi lançada pelo governo alemão e a Comissão Européia quando a Alemanha estava na Presidência do G8 --até meados do ano passado-- e segue o modelo do relatório Stern, encomendado pelo governo britânico e publicado em 2006, que faz uma análise do impacto das mudanças climáticas sobre a economia mundial.

Sukhdev, um diretor da divisão de mercados globais do Deutsche Bank, foi escolhido para liderar o estudo.

O documento a ser divulgado durante a convenção é um relatório preliminar sobre o que a equipe reconhece ser assuntos complexos, difíceis e pouco estudados.

Florestas

O dado de 7% é, em grande parte, baseado na perda de florestas, e o relatório irá reconhecer que o custo associado à perda de alguns ecossistemas ainda não foram quantificados adequadamente.

Os danos ambientais, entretanto, são bem especificados - uma redução de 50% de áreas pantanosas nos últimos 100 anos, uma taxa de perda de espécies entre 100 e mil vezes a que ocorreria sem 6,5 bilhões de humanos no planeta, um declínio acentuado em estoques de peixe e um terço dos recifes de corais danificados.

Mas a equipe reconhece que colocar um valor monetário nesse impacto é provavelmente muito mais difícil do que colocar um custo nos efeitos da mudança climática.

O relatório deve abordar algumas das zonas do planeta danificadas ecologicamente, como o Haiti, onde o desmatamento intenso --provocado em grande parte pelos pobres que cortam madeira para vendê-la-- acaba deixando o solo menos produtivo.

"Muito pouco, muito tarde"

Há indicações de que a biodiversidade e assuntos relacionados a ecossistemas estão agora sendo ouvidos nos altos escalões da política.

Ministros do meio ambiente do G8, que se reuniram no Japão no último fim de semana, escreveram um documento dizendo que "biodiversidade é a base da segurança humana e (...) a perda de biodiversidade exacerba desigualdade e instabilidade na sociedade humana".

Durante a convenção em Bonn, na quarta-feira, 60 países se comprometeram a acabar com o desmatamento até 2020.

Mas o objetivo de "parar e começar a reverter" a perda de biodiversidade até 2010 - lançado na Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992 --não deve ser alcançado.

Um rascunho da TEEB vista pela BBC, conclui que "lições dos últimos 100 anos demonstram que o homem tem feito muito pouco e muito tarde diante de ameaças semelhantes --asbestos, clorofluorcarbonos, chuva ácida, declínio de áreas de pesca, e, mais recentemente, mudança climática".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u406550.shtml