quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cão vítima de maus tratos é entregue pelo dono - RIBEIRÃO PRETO

Animal foi encaminhado para a clínica veterinária da AVA, onde passa por avaliação


O dono do cão vítima de maus tratos em uma casa no Jardim Paulista entregou o animal para a Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto nesta quarta-feira (2). O cão foi levado para a clínica veterinária da AVA (Associação Vida Animal), onde passa por avaliação.

O cachorro tem aproximadamente 15 anos e foi encontrado em uma garagem, em meio a muito lixo. Ele está magro, com manchas pelo corpo e com dificuldades de locomoção.

A delegacia de proteção aos animais recebeu diversas denúncias sobre o caso e aguardava uma decisão judicial para entrar na casa e recolher o cão. O proprietário do animal irá responder, em liberade, pelo crime de maus tratos.

A AVA vai definir o destino do animal com base nos exames veterinários. Se for necessário tratamento longo, o cachorro vai permanecer na clínica. Caso esteja saudável, o cão pode ser entregue à filha do antigo dono ou ser doado. Os interessados em adotar o cachorro podem entrar em contato com a AVA pelo telefone (16) 3632-1054 ou enviar um e-mail para ava@ava.org.br.

Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas pelo telefone (16) 3610-6067.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,2,334070,Cao+vitima+de+maus+tratos+e+entregue+pelo+dono.aspx

Voluntários cuidam dos animais vitimados pelas chuvas na serra fluminense

O centro de operações montado na região serrana fluminense pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, vem atendendo, desde o início das operações, no dia 27 de janeiro, de 15 a 20 animais por dia. A informação foi dada nesta quarta-feira (2) à Agência Brasil pela gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosangela Ribeiro.

Quatro equipes de voluntários, cada uma com cinco estudantes universitários e um veterinário, fazem visitas diárias a localidades atingidas pelas enxurradas para atender aos animais. Por meio de doações em dinheiro, a WSPA conseguiu comprar 13 toneladas de ração, sendo 12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada para gatos, que estão sendo distribuídas às famílias carentes, de acordo com as necessidades de cada animal.

O atendimento dos voluntários, contudo, não se restringe aos animais domésticos, mas também a animais de grande porte, como cavalos, vacas e porcos.

No centro de operações estão armazenados alimentos, medicamentos veterinários e outros produtos destinados aos animais. Os animais feridos são tratados em hospitais veterinários e devolvidos aos donos. Os abandonados são recolhidos e encaminhados à adoção.

No próximo sábado (5), em atendimento à solicitação da Cruz Vermelha, será montado pela WSPA Brasil um posto de atendimento veterinário na Central de Abastecimento (Ceasa) de Nova Friburgo. Ali, os animais da região serão vacinados contra raiva e leptospirose e as famílias receberão pacotes de ração.

Nos primeiros dias após a tragédia, ocorrida entre 11 e 12 de janeiro, o número de voluntários era bem grande, disse Rosangela. “Hoje, as equipes de voluntários diminuíram 80%. No momento, as áreas que estão sendo abertas pela Defesa Civil estão precisando muito de atendimento”. (Fonte: Agência Brasil)


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/03/66010-voluntarios-cuidam-dos-animais-vitimados-pelas-chuvas-na-serra-fluminense.html