domingo, 17 de abril de 2011

A memória dos Animais

Um psicólogo de animais examinou a memória de um boi que, 
após dois anos, não havia esquecido o que havia visto no matadouro.

O psicólogo de animais Patfield comprou um bezerro e um boi em um
matadouro de Chicago. Antes, havia combinado que os dois animais  fossem  "presenciar" a matança de 150 bois. Em seguida, foram levados de  caminhão para um pasto com estábulo que Patfield alugou.

Patfield conseguiu que cinco dos abatedores que trabalhavam no matadouro fossem  mostrados ao bezerro e ao boi, várias vezes, durante a matança. Ao longo dos dois anos seguintes, os animais adquiridos do matadouro não  tornaram a ver os abatedores.

Enquanto o boi ficou sozinho, o  bezerro foi encorporado a um rebanho após um ano. Patfield fez duas  grandes marcas em suas orelhas. Após os dois anos, o psicólogo convidou  os abatedores e os levou até o pasto onde o boi estava calmamente  deitado na relva. Quando os homens desceram do carro, o boi se assustou.
Levou apenas alguns segundos e se enfureceu, devastou seu estábulo e
jogou-se contra a cerca de arame, onde caiu ferido. Ele gemia e urrava
de medo ao ver os homens se aproximarem.

No pasto, junto com o  rebanho, o bezerro marcado foi o único que fugiu quando se aproximaram os cinco homens que estavam gravados em sua memória. Ele desembestou em  pânico. Esperaram, de propósito, 24 horas para procurar o animal. A  equipe de busca encontrou o bezerro após cinco dias, a uma distância de  190 km, onde havia se juntado a um rebanho estranho. Havia perdido 55  quilos do seu peso.

( Texto retirado do livro "Aprendendo a  respeitar a vida" de Hildegard Richter, tendo como fonte  "Informationskreis Gegen" - Suíça )